Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
El Shafto

Bruxelas vai mesmo propor o fim da mudança de hora

Publicações recomendadas

Citação de Genzo, há 1 minuto:

Isso foi quando?

Eu por um lado também sou adepto do deixar como está, só custa a adaptação dos primeiros dias do novo horário, mas sempre a manter o horário de Verão como querem, o que dizer das crianças e jovens que têm que apanhar o transporte para irem para a escola, é que praticamente vão de noite. 

"Ai tal fica de dia até mais tarde, sempre dá para poupar alguma eletricidade", mas depois o que é "poupado" de tarde é gasto de manhã. Vai dar ao mesmo.

1992

Compartilhar este post

Link para o post

Num inquérito aos Europeus onde apenas 1% da população total da UE responde, sendo que dos 4,6 milhões de participantes 3 milhões são alemães, e a Comissão Europeia acha que isto é minimamente vinculativo, tanto que irá levar a proposta ao Parlamento e ao Conselho Europeu? Ok...

Isto é um disparate, tal como a famosa intenção, em tempos, do Cavaco Silva em acertar o fuso horário português ao centro da Europa. Mais sentido faz Espanha retomar o seu fuso horário natural, o nosso e dos britânicos.

Compartilhar este post

Link para o post

E não é só isso, é que já por várias vezes se tentou acabar com isto, mas a cada crise mais significativa lá se voltou a este modelo. Tem prós e contras como qualquer modelo, mas já em vários períodos diferentes se pensou que já não fazia sentido implementar um sistema tão rudimentar porque estamos tecnologicamente mais avançados do que os nossos antiquados antepassados, os quais tiveram de recorrer a isto porque, coitados, não tinham outra solução melhor. Invariavelmente voltámos atrás porque afinal os nossos avós não eram mais burros do que nós. Lá vamos nós a mais uma voltinha.

Por outro lado, levar isto a um referendo, seja ele online ou um mais convencional, é de uma parvoíce tremenda. A decisão de se alterar o modelo tem de ser tomada por quem souber o que ele significa, através de estudos científicos que suportem e demonstrem que é vantajoso mudá-lo. Não são as pessoas como eu e a maioria que aqui está quem deve tomar este tipo de decisões pois somos totalmente ignorantes no assunto, a nossa decisão é baseada em factores triviais irrelevantes para o assunto.

Editado por Black Hawk
  • Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carmelo Anthony, há 25 minutos:

Num inquérito aos Europeus onde apenas 1% da população total da UE responde, sendo que dos 4,6 milhões de participantes 3 milhões são alemães, e a Comissão Europeia acha que isto é minimamente vinculativo, tanto que irá levar a proposta ao Parlamento e ao Conselho Europeu? Ok...

Isto é um disparate, tal como a famosa intenção, em tempos, do Cavaco Silva em acertar o fuso horário português ao centro da Europa. Mais sentido faz Espanha retomar o seu fuso horário natural, o nosso e dos britânicos.

Europa = Alemanha. 

Se têm sido eles a decidir tudo, isto também passa por eles. E só para nos f*derem. Eles é que precisam de mais horas de sol. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de tutu, há 8 horas:

Isto de ter uma OPINIÂO sobre um tema sem estar informado é um caso de estudo. ISto não deveria ter nada a ver com o facto de gostar ou não de ser noite/dia as x horas. Ha factos que apontam no sentido de manter a mudança de hora, só um atrasado mental defenderia o contrario por uma questão de gosto.

É um facto que os dias em que a hora muda não trazem grandes benefícios para a saúde. O problema é que se pretende manter o horário de verão. Acontece que o horário de verão é aquele que está mais desfasado da nossa hora solar.

Editado por Tio Hans

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kendrick Lmao, há 42 minutos:

mas já não fizemos isso e voltamos a 2 horários porque o pessoal reclamou?

fazes isto parecer tão casual :4_joy:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kendrick Lmao, há 43 minutos:

Creio que não, mas sem certezas. O que aconteceu foi que quando o Cavaco era PM, se resolveu por a nossa hora igual à de Espanha.

Compartilhar este post

Link para o post

É me igual. Vou continuar a ter que começar a vergar a mola às 8.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kendrick Lmao, há 14 horas:

Corria o ano de 1992. Portugal, cujo Governo era encabeçado por Cavaco Silva, adoptava o horário da Europa Central (fuso +1), sob a máxima de facilitar as comunicações e transportes internacionais.

Contudo, as queixas iam-se acumulando. As pessoas saíam de casa às 9 horas da manhã, no Inverno, ainda o Sol despontava no horizonte. No Verão, o céu enegrecia por completo apenas por volta da 1 hora. "Isto interferia na vida social e económica", ressalva Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Para este cientista, o fuso horário zero, alterado no governo de António Guterres, a partir de 1996, "reúne consenso".

https://www.jn.pt/sociedade/interior/fuso-horario-ainda-divide-opinioes-1399875.html

Compartilhar este post

Link para o post

Para começar, acho logo parvo elevar o assunto a um âmbito comunitário. Cada país deveria ter liberdade para gerir o seu fuso horário, com a única condicionante de não haver diferenças de minutos entre fusos horários.

Sobre o tema em si não tenho opinião formada, mas como já disseram isto não pode nunca ser uma questão de opiniões, é ridículo. Existindo evidência científica da interferência no sono da exposição solar (ou da falta dela), é aplicar o que for melhor biologicamente para os seres humanos. Mesmo se o melhor fosse, por exemplo, mudar de hora 4 vezes por ano em vez das atuais duas.

Compartilhar este post

Link para o post

Então e para quando esta idiotice que 4 milhões de europeus querem?

Só aceitaria isto se fosse num referendo por voto presente e que seja devidamente informado, não deste tipo de cenas quem nem todos têm conhecimento da sua existência.

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo perceber a lógica de se pretender um referendo para este tema, conforme explicou, e bem, o Puro. Mas...Genzo, porque achas necessário um referendo?

Compartilhar este post

Link para o post

Se bem percebi pelo que até hoje fui lendo, cada país é que escolhe que fuso horário adotar sendo que existe pelo menos o Chipre e outro país que vão recusar a proposta.

A mim o que não me passa pela cabeça é isto ir avante quando os 84% a favor nesta sondagem no total dos participantes europeus equivale a pouco mais que 1/3 de portugueses. Então mas só há 7 milhões em toda a Europa?

Portanto, se o homem quer que os países escolham o fuso horário, perante isto, não custa nada fazer um referendo para saber quantos afinal querem ou não esta mudança.

Edit: Alem do mais, nós não elegemos PR, PM e PC por sondagens no facebook, ou discutimos sobre o Aborto ou outros temas nessa forma. Porque fazer agora isto quando mexe com a vida de bilhoes de europeus?

Editado por Genzo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 7 horas:

Se bem percebi pelo que até hoje fui lendo, cada país é que escolhe que fuso horário adotar sendo que existe pelo menos o Chipre e outro país que vão recusar a proposta.

A mim o que não me passa pela cabeça é isto ir avante quando os 84% a favor nesta sondagem no total dos participantes europeus equivale a pouco mais que 1/3 de portugueses. Então mas só há 7 milhões em toda a Europa?

Portanto, se o homem quer que os países escolham o fuso horário, perante isto, não custa nada fazer um referendo para saber quantos afinal querem ou não esta mudança.

Edit: Alem do mais, nós não elegemos PR, PM e PC por sondagens no facebook, ou discutimos sobre o Aborto ou outros temas nessa forma. Porque fazer agora isto quando mexe com a vida de bilhoes de europeus?

triliões até

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 17 minutos:

*trilhões

Ambas tão corretas.

A questão é o @Genzo dizer que o fim da mudança da hora (ou não) bilhões (ou milhares de milhões) de pessoas, quando a UE tem "apenas" (segundo a wiki) ~508 milhoes de habitantes

Editado por Siul

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Siul, há 11 minutos:

Ambas tão corretas.

A questão é o @Genzo dizer que o fim da mudança da hora (ou não) bilhões (ou milhares de milhões) de pessoas, quando a UE tem "apenas" (segundo a wiki) ~508 milhoes de habitantes

Não me fiz entender. Estava a ironizar com o "bilhão" utilizado. Sim, tecnicamente está correcto, mas não só não é a nossa forma em português de Portugal como até no Brasil já não é utilizada.

PS: continuo a falar do bilhão.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Siul, há 19 minutos:

triliões até

Citação de Black Hawk, há 13 minutos:

*trilhões

Neste caso, o termo correcto até é colhões. i.e. colhões de Europeus. É o que devemos dizer quando não sabemos o número exacto.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 8 minutos:

Não me fiz entender. Estava a ironizar com o "bilhão" utilizado. Sim, tecnicamente está correcto, mas não só não é a nossa forma em português de Portugal como até no Brasil já não é utilizada.

Ah ok. O interessante é que o termo portugues é mil vezes superior ao brasileiro , em termos numericos, e que surpreendentemente pra mim, pouca gente sabe, então nos tempos de escola, era o unico que sabia

Citação de Ghelthon, há 7 minutos:

Há uns tempos não se falou que a Espanha ia adoptar o nosso fuso horário?

Nem percebo qual é o sentido de estarem no fuso horário +1

Editado por Siul

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 43 minutos:

Neste caso, o termo correcto até é colhões. i.e. colhões de Europeus. É o que devemos dizer quando não sabemos o número exacto.

Muito obrigado pelo teu comentário. Tenho o prazer de te presentear com a minha reputação, visto que foram cumpridos todos os meus critérios. Saudações 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 36 minutos:

Muito obrigado pelo teu comentário. Tenho o prazer de te presentear com a minha reputação, visto que foram cumpridos todos os meus critérios. Saudações 

E se o Descartes fizer um post, ainda tens reps?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...