Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moss

Processo ao Sporting por acusação de racismo: ‘Tenho a impressão que já foi operado à próstata’.

Publicações recomendadas

Citação de Casual 1904, há 1 hora:

O Arigold ficou orgulhoso, aposto.

Orgulhoso? Só se for da tua estupidez...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Syn, há 5 horas:

Sim?

Parece-me óbvio que só fez a piada porque é preto. Fosse um branco grande e não dizia nada.

Porque raio é que não dizia?

Eu fico abismado quando uma situação destas é associada a racismo. Dizer que alguém é calmeirão é racismo? Os caucasianos não têm próstata? 'Tá tudo parvo... Foi uma piada dando a entender que aquele indivíduo aparenta ter mais idade do que a permitida para aquele escalão. Onde é que está aqui o racismo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 5 horas:

Isso é uma interpretação à posteriori da nossa parte. Vai ser algo complicado provar essa intenção com base naquilo que foi dito.

Citação de Descartes, há 16 minutos:

Eu fico abismado quando uma situação destas é associada a racismo. Dizer que alguém é calmeirão é racismo? Os caucasianos não têm próstata? 'Tá tudo parvo... Foi uma piada dando a entender que aquele indivíduo aparenta ter mais idade do que a permitida para aquele escalão. Onde é que está aqui o racismo?

Vá, agora voltem ao mundo real. E no mundo real toda a gente sabe que existe um estigma (fundado, até) em relação à idade dos atletas africanos e toda a gente também sabe que fazer uma piada ou pseudo-piada a intuir que um determinado atleta tem mais idade do que a que diz ter, acontece apenas por esse atleta ser africano. é racismo. Não é racismo de acabar o mundo por isso, enfim, há episódios de racismo bem mais prementes e gravosos nas sociedades multiétnicas, mas não deixa de ser racismo.

Acima de tudo é coisa que se diz no café (quem nunca ouviu o clássico "este já se foi registar de bicicleta") mas numa TV, há que ter mais decoro e acima de tudo mais responsabilidade de quem tem o microfone à frente.

Edit: Mas posto isto, não acho que devesse haver grandes consequências quanto a este episódio. Enfim, toda a gente pode ter um deslize deste género, não deve perder o emprego por isso. A não ser que seja reincidente, claro.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 38 minutos:

Como toda a gente sabe, isto é dito de forma indiscriminada em relação a todas as raças e etnia.

De qualquer forma, sendo ou não racismo, só a implicância de que certo atleta é catanado em televisão nacional era o suficiente para irem parar ao centro de emprego. Nem que seja a própria ERC a fazê-lo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 27 minutos:

Vá, agora voltem ao mundo real. E no mundo real toda a gente sabe que existe um estigma (fundado, até) em relação à idade dos atletas africanos e toda a gente também sabe que fazer uma piada ou pseudo-piada a intuir que um determinado atleta tem mais idade do que a que diz ter, acontece apenas por esse atleta ser africano. é racismo. Não é racismo de acabar o mundo por isso, enfim, há episódios de racismo bem mais prementes e gravosos nas sociedades multiétnicas, mas não deixa de ser racismo.

Acima de tudo é coisa que se diz no café (quem nunca ouviu o clássico "este já se foi registar de bicicleta") mas numa TV, há que ter mais decoro e acima de tudo mais responsabilidade de quem tem o microfone à frente.

Edit: Mas posto isto, não acho que devesse haver grandes consequências quanto a este episódio. Enfim, toda a gente pode ter um deslize deste género, não deve perder o emprego por isso. A não ser que seja reincidente, claro.

É impressão minha ou o jogador que ia entrar era igualmente africano? Então porque raio é que a piada foi apenas referente ao que ia a sair e não em relação aos dois? Talvez porque o que ia a sair tinha uma aparência notoriamente mais velha do que aquele que ia a entrar. Racismo? Só na vossa cabeça...

Quanto ao facto de estar numa TV e questões de deontologia profissional não quero nem saber. Agora que aquele comentário não foi racista, isso não foi!

Citação de Wincing Hálldor, há 6 minutos:

Como toda a gente sabe, isto é dito de forma indiscriminada em relação a todas as raças e etnia.

Claro que é. Basta que a aparência do dito cujo levante dúvidas acerca da sua idade.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou de acordo com o Descartes. 

Acho que se está a exagerar um bocado, o tipo disse aquilo num Tom descontraído, sem maldade nenhuma por o jogador parecer mais velho do que aparenta. O contexto com o que ele diz isto não é o de humilhar

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

Os jogadores com idades marteladas não são exclusivo das comunidades africanas.
O Leandro Lima tinha a idade aldrabada e dava para comentar X idade só se for em cada perna...

E tivemos á pouco um caso fantástico na índia.

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 7 minutos:

O Leandro Lima tinha a idade aldrabada e dava para comentar X idade só se for em cada perna...

E fala-se no Falcao também.

Citação de Wincing Hálldor, há 1 hora:

De qualquer forma, sendo ou não racismo, só a implicância de que certo atleta é catanado em televisão nacional era o suficiente para irem parar ao centro de emprego. Nem que seja a própria ERC a fazê-lo.

Tenha sido ou não oportuno foi uma piada sem qualquer intenção maliciosa. 

Como é que podes falar assim do emprego de alguém com tanta ligeireza?

Compartilhar este post

Link para o post

É costume gozarmos com pretos e dizer que eles são catanados em Portugal. Não é racismo, é cultura. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 16 minutos:

O Leandro Lima acho que foi o contrário: fez de conta que era mais velho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

Mas isso foi para entrar numa boate. Quem nunca...

Editado por AlBoorg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

Nope, nasceu em 85 mas disse 87.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ascom, há 59 minutos:

Tenha sido ou não oportuno foi uma piada sem qualquer intenção maliciosa. 

Como é que podes falar assim do emprego de alguém com tanta ligeireza?

Se o teu emprego é comunicar coisas numa plataforma audível para toda a nação e a tua forma de usufruir essa plataforma é gozar com quem não se pode defender então se calhar esse emprego nunca devia ter ido para essa pessoa.

"Já foi operado à próstata" fds achas isso normal? Sem intenção maliciosa, acredito, mas se não perceber porque é que não foi levado a bem então esse senhor tem uma gigantesca falta de noção.

Compartilhar este post

Link para o post

o q vale é q o marega n deve percebe portugues, se n tava td f*dido

edit: lembrei-me do senhor paulo dentinho q n pode gozar com o ronaldo no facebook, mas este comentador n fez tão mal pq n foi um comentário racista

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 4 minutos:

edit: lembrei-me do senhor paulo dentinho q n pode gozar com o ronaldo no facebook, mas este comentador n fez tão mal pq n foi um comentário racista

E eu lembrei-me que tu devias ter mais juízo. Mas isso talvez seja pedir demais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 14 minutos:

E eu lembrei-me que tu devias ter mais juízo. Mas isso talvez seja pedir demais.

Talvez tenha faltado adicionar açúcar no pingo matutino.

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que não é racismo quando se elogia a superioridade genética dos africanos para o futebol. Mas soa mal, claro.

Ai este é tão superior, tão melhor fisicamente, tecnicamente, veloz, etc, só pode ser mais velhos que os outros. Não, é só melhor. É geneticamente superior. É lidar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 5 minutos:

Atenção que não é racismo quando se elogia a superioridade genética dos africanos para o futebol. Mas soa mal, claro.

Ai este é tão superior, tão melhor fisicamente, tecnicamente, veloz, etc, só pode ser mais velhos que os outros. Não, é só melhor. É geneticamente superior. É lidar. 

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que há gente que insiste em rebaixar as conversas à boçalidade do Facebook? É para se sentirem confortáveis ou é só para inibirem os seus interlocutores com o nível bacoco de argumentação apresentado?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não vi racismo nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...