Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moss

Processo ao Sporting por acusação de racismo: ‘Tenho a impressão que já foi operado à próstata’.

Publicações recomendadas

Citação de Jamarcus, há 55 minutos:

Mas pronto, não acho que seja racismo. É estupidez, no máximo uma "piada racista", o que é diferente. Ainda para mais dizer isso sobre um rapaz de 16 anos.

Mas repara. Um piada racista sine quae non é racismo, certo? Não é racismo de Ku Klux Klan, não é o que ng está por aqui a dizer, mas não deixa de ter um substrato racista.

Citação de Pickle Rick, há 30 minutos:

Coloca-te no lugar da criança que foi gozada, ou coloca-te como pai. Aliás, nem precisas de ir muito longe, coloca-te como treinador do miúdo. Ias aceitar tudo isso ? Eu não mas se calhar eu é que ando mal neste mundo da bola.

Por falar em piadas racistas, estava uma aqui tão fácil de fazer....

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 30 minutos:

É uma questão de decoro na profissão e como mete crianças ao barulho ainda é pior, achava que isso estava patente. Tu podes fazer a avaliação que quiseres, tal como eu, ninguém nos ouve, ninguém nos lê, não temos qualquer impacto significativo na vida de tais pessoas. Agora jornais e estações de televisão ? Não, não podem e isso ainda é pior quando se fala de crianças sejam elas pagas ou não.

Acho que não entedeste o motivo de comparação com as condições que cada uns têm, isso não possibilita o gozo público. Só serve para acentuar que é normal veres as diferenças de qualidade entre uns e outros e não me parece correcto estar a abusar ainda mais disso em plena televisão nacional ou jornal. E a função de um jornal ou televisão não é colocar os jogadores com os pés no chão.

Coloca-te no lugar da criança que foi gozada, ou coloca-te como pai. Aliás, nem precisas de ir muito longe, coloca-te como treinador do miúdo. Ias aceitar tudo isso ? Eu não mas se calhar eu é que ando mal neste mundo da bola.

Se calhar temos é maneiras de ver as coisas diferentes.
Tu queres um mundo onde ninguém vá ferir os sentimentos dos outros, eu se calhar por já ter estado nesse lugar sei que isso nunca vai acontecer, nunca vai mudar.
A tua solução é meter tudo numa bolha a minha é: foste gozado, criticaram-te agora vai, dá a volta por cima e cala toda a gente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 7 horas:

Se calhar temos é maneiras de ver as coisas diferentes.
Tu queres um mundo onde ninguém vá ferir os sentimentos dos outros, eu se calhar por já ter estado nesse lugar sei que isso nunca vai acontecer, nunca vai mudar.
A tua solução é meter tudo numa bolha a minha é: foste gozado, criticaram-te agora vai, dá a volta por cima e cala toda a gente.

Já sei, é preciso bater punho. Mudar comportamentos incorrectos em espaços públicos ? Não, a solução é as mudar as pessoas que são gozadas.

Daqui a pouco estamos a cair para a conversa dos problemas mentais, bullying ou outros do género. Com mentalidade dessa não trabalho eu. Pessoas assim não têm espaço na televisão, não é uma questão de bolha.

É uma questão de respeito e decoro de quem trabalha em órgãos com a magnitude de estações de televisão e jornais.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 6 minutos:

tinhas mais piada quando eras troll puro @Plagio o Original😞

piada não sei se era o termo. mas pelo menos tinha um papel definido aqui no fórum. Agora é um Sumudicka-wannabe,  mas sem acuidade nas intervenções.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 horas:

Mas repara. Um piada racista sine quae non é racismo, certo? Não é racismo de Ku Klux Klan, não é o que ng está por aqui a dizer, mas não deixa de ter um substrato racista.

Por falar em piadas racistas, estava uma aqui tão fácil de fazer....

Lá porque teve graça não quer dizer que fosse uma piada. Uma piada, não, não era racista. Eu achei graça mas ouvindo o video não acho que ele tivesse intenção de a ter.

Foi um comentário desprovido e ofensivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a maior conclusão a que chegamos é de que o racismo reside no facto do rapaz ser preto.

Contudo, não sendo isso explícito, o racismo é algo que está latente também em quem viu o vídeo e fez a mesma dedução que o jornalista: preto sobredesenvolvido, logo catanado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Reverend, há 11 horas:

Contudo, não sendo isso explícito, o racismo é algo que está latente também em quem viu o vídeo e fez a mesma dedução que o jornalista: preto sobredesenvolvido, logo catanado.

Isso faz-me lembrar uma piada que eu vi há pouco tempo (talvez do Trevor Noah que é gajo para se pôr a dizer este tipo de m*rda sem sentido algum) a propósito de racismo no futebol, citando um caso (não me lembro se era real, ou se era só sketch) de alguém atirar uma banana para o campo no aquecimento pré-match de um jogo (creio que era da selecção Holandesa). Então, segue o relato, um jogador branco aproximou-se do local, atirou a banana com o crl, virou-se para a bancada e reprovou tal acto, e confortou o colega de equipa preto que estava ali próximo do local onde a banana caiu.

A punch line era algo na linha de: o racismo estava era no jogador branco que intervém, porque, estão 22 pessoas em campo, como é que ele sabe que a banana tinha sido atirada para o jogador preto?

¯\_(ツ)_/¯

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 8 minutos:

Isso faz-me lembrar uma piada que eu vi há pouco tempo (talvez do Trevor Noah que é gajo para se pôr a dizer este tipo de m*rda sem sentido algum) a propósito de racismo no futebol, citando um caso (não me lembro se era real, ou se era só sketch) de alguém atirar uma banana para o campo no aquecimento pré-match de um jogo (creio que era da selecção Holandesa). Então, segue o relato, um jogador branco aproximou-se do local, atirou a banana com o crl, virou-se para a bancada e reprovou tal acto, e confortou o colega de equipa preto que estava ali próximo do local onde a banana caiu.

A punch line era algo na linha de: o racismo estava era no jogador branco que intervém, porque, estão 22 pessoas em campo, como é que ele sabe que a banana tinha sido atirada para o jogador preto?

¯\_(ツ)_/¯

E quando atiravam carne de porco para dentro de campo nos jogos do Leverkusen. Ficava tudo a olhar para o çalhanoglu. Awkward

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 horas:

¯\_(ツ)_/¯

Não era só, mas também. Porque também fez o mesmo tipo de associação de quem atirou a banana.

Qual é a diferença entre o preconceito de ambos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Reverend, há 27 minutos:

Não era só, mas também. Porque também fez o mesmo tipo de associação de quem atirou a banana.

Qual é a diferença entre o preconceito de ambos?

O problema desta tua linha de raciocínio é bifurcado:

De um lado, se for tomada na sua acepção mais ingénua [a banana/o comentário do gajo da SportingTV não é explicitamente racista] tem o problema de precisamente fazer o jogo dos racistas. Ou seja, se tomarmos essa stance mais ingénua de dizer que aquilo, em si, e tomado isoladamente não é necessariamente racista, estamos precisamente a fazer aquilo que os racistas perpretradores de tais actos querem e que alegariam em sua defesa quando chamados à pedra "o quê, uma banana, porque é que há-de ser racista? é só uma banana!" diz Benito Marconi, membro dos Irreducibili da Lázio, cabeça rapada, duas tattoos com cruzes gamadas nos braços, quando acaba de atirar uma banana a um jogador negro (e para os Irreducibili, tanto dá que seja adversário ou da própria equipa...)

No segundo ponto, se tomarmos pelo lado mais insidioso [se essas atitudes não são explicitamente racistas, o racismo da questão está na cabeça de quem o afirmar] tem o condão interessante de branquear a conduta do atirador da banana/ comentador no caso em questão, que de repente vê ali uma benesse, já não tem o foco de cima dele, é como se nada tivesse feito, e o foco vira-se para quem aponta o dedo, quem alerta contra o racismo, que é desse modo germinado com o atirador da banana, sendo desse modo como que regado pelo mesmo molho de racismo do perpretrador, numa adulteração do provérbio ""tão ladrão é o que vai à horta, como o que fica à porta", agora dito "tão racista é o que atira a banana, como que que acha que isso é inadmissivel". Uma vez mais, faz o jogo do racista.

Por isso é que eu estive aqui a bater me neste tópico contra as posições naïves que por exemplo tu e o descartes manifestaram, vendo a atitude em causa como perfeitamente neutra, e o racismo de tal atitude apenas como uma malícia do intérprete. Mas essa ingenuidade joga a favor do racista e contribui zero para a luta contra o racismo.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 3 horas:

De um lado, se for tomada na sua acepção mais ingénua [a banana/o comentário do gajo da SportingTV não é explicitamente racista] tem o problema de precisamente fazer o jogo dos racistas. Ou seja, se tomarmos essa stance mais ingénua de dizer que aquilo, em si, e tomado isoladamente não é necessariamente racista, estamos precisamente a fazer aquilo que os racistas perpretradores de tais actos querem e que alegariam em sua defesa quando chamados à pedra "o quê, uma banana, porque é que há-de ser racista? é só uma banana!" diz Benito Marconi, membro dos Irreducibili da Lázio, cabeça rapada, duas tattoos com cruzes gamadas nos braços, quando acaba de atirar uma banana a um jogador negro (e para os Irreducibili, tanto dá que seja adversário ou da própria equipa...)

No segundo ponto, se tomarmos pelo lado mais insidioso [se essas atitudes não são explicitamente racistas, o racismo da questão está na cabeça de quem o afirmar] tem o condão interessante de branquear a conduta do atirador da banana/ comentador no caso em questão, que de repente vê ali uma benesse, já não tem o foco de cima dele, é como se nada tivesse feito, e o foco vira-se para quem aponta o dedo, quem alerta contra o racismo, que é desse modo germinado com o atirador da banana, sendo desse modo como que regado pelo mesmo molho de racismo do perpretrador, numa adulteração do provérbio ""tão ladrão é o que vai à horta, como o que fica à porta", agora dito "tão racista é o que atira a banana, como que que acha que isso é inadmissivel". Uma vez mais, faz o jogo do racista.

Por isso é que eu estive aqui a bater me neste tópico contra as posições naïves que por exemplo tu e o descartes manifestaram, vendo a atitude em causa como perfeitamente neutra, e o racismo de tal atitude apenas como uma malícia do intérprete. Mas essa ingenuidade joga a favor do racista e contribui zero para a luta contra o racismo.

Eu não subscrevi a opinião do D.

Eu sei que o comentário teve laivos racistas. Só não estou tão certo que o comentador o tenha feito em consciência e com intenção racista.

Eu levantei o dilema do racismo estar ou não no pensamento precisamente para perceber onde se traça a linha entre um ato declaradamente racista- atirar a banana- e uma declaração infeliz pelo preconceito latente- comentar que um preto sobredesenvolvido tem a idade adulterada.

Não se trata de definir níveis de aceitação ao racismo, atenção, mas de fazer a destrinça entre a sua manifestação consciente e inconsciente.

A não ser que queiramos usar dessa naivete para justificar que um skinhead leva uma banana para um estádio para se alimentar durante o jogo e por engano a atira ao jogador preto, quando a sua intenção era ter-lhe partido a cabeça com um Zippo.

Da mesma forma, não tens como argumentar que a intenção do comentador foi a de menorizar aquele indivíduo pelo seu tom de pele. Apenas achas que sim, porque sabes como facto que era uma prática comum em jogadores africanos a idade ser martelada. Contudo, não nos foi dado a conhecer se o jogador é africano, sequer. Sabemos que é grandinho e preto e que foi enxovalhado na TV por uma dessas qualidades. A outra foi metida ao barulho depois...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 7 horas:

Não mistures o que não pode ser misturado.

O ato de atirar uma banana a um negro tem a seguinte lógica: 1. Os pretos são macacos. 2. Os macacos gostam de bananas (como bem explicou o Zé Cid). 3. Todos os pretos gostam de bananas.

O ato de chamar calmeirão a um negro não tem a seguinte lógica: 1. Os pretos aldrabam a idade. 2. Quem aldraba a idade aparenta ser mais velho do que diz ser. 3. Todos os pretos aparentam ser mais velhos do que alegam.

Ou seja: dar uma banana a um negro é sempre um ato racista! Dizer que um negro deve ser mais velho do que diz ser não é um comentário racista. É apenas a constatação de um facto ou uma mentira. Neste caso trata-se da constatação de um facto.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...