Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moss

Processo ao Sporting por acusação de racismo: ‘Tenho a impressão que já foi operado à próstata’.

Publicações recomendadas

Que atrasado. O outro ainda tentou desviar a conversa, coitado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 13 horas:

É impressão minha ou o jogador que ia entrar era igualmente africano? Então porque raio é que a piada foi apenas referente ao que ia a sair e não em relação aos dois? Talvez porque o que ia a sair tinha uma aparência notoriamente mais velha do que aquele que ia a entrar. Racismo? Só na vossa cabeça...

Quanto ao facto de estar numa TV e questões de deontologia profissional não quero nem saber. Agora que aquele comentário não foi racista, isso não foi!

Claro que é. Basta que a aparência do dito cujo levante dúvidas acerca da sua idade.

ò Desc, estou em crer que passaste ao lado do ponto, pelo menos do ponto da minha intervenção. Obviamente que o comentador fez a piada porque de facto o jogador em causa aparenta ter mais idade. Até aqui parece tudo muito inocente e a tua tese pareceria a adequada.

Mas a questão é um pouco mais densa que isso, pela experiência comum: qualquer africano está sujeito a ver a sua idade questionada, quando um europeu não está. É racismo? Um pouco, sim, porque é uma generalização. É racismo por preguiça, por costume. Até é natural. Por isso mesmo, não me parece que seja racismo com consequências profundas e sérias. É o bitaite semi-racista que às vezes sai. Bola para a frente.

Mas para que não pareça que sou um sjw com o cabelo pintado de 9 cores a clamar contra racismos, reais e inventados, deixa-me assumir o meu racismo consciente, precisamente nesta questão das idades do pessoal que vem de África. Sim, à imagem do tal comentador da SportingTV eu também desconfio em grande medida das idades dos jogadores que vêm de África, não só por casos conhecidos da praça pública (o Cao, o Minala, o Mbemba - sim, outra vez arroz - aquela mítica selecção jovem da nigéria dos anos 90 que tinha todos os jogadores a nascer a 1 de janeiro, enfim, são muitos), como também por casos que conheci directamente nas camadas jovens e distritais, porém nada mediatizados. Aliás certa vez vi um documentário sobre essa temática, que a dada altura era passado na academia do Chelsea do Gana, em que um jogador, instrumentalizado pelo Catió Baldé lá do sítio, declarava: "Eu tenho 23 anos. Mas no mundo do futebol tenho 17. É para ter mais chances de ir para a Europa".

Tudo isto, mais os casos que a gente desconfia pela aparência, e os que a gente desconfia por aos 18 anos serem titulares em grandes clubes e aos 29 estarem reformados ou perdidos no Azerbaijão (Obafemi Martins e Babayaro, por exemplo), pintam, de facto, esse cenário indesmentível que os jogadores vindos de Africa amiude têm a sua idade adulterada, seja pela natureza precária dos organismos estatais, em que os registos são feitos quando forem feitos (não precisamos de ir mais longe. Aqui também, toda a gente tem um pai, um avô ou um tio que nos idos anos do Salazarismo foram registados bem fora da data de nascimento. Só a minha avó foram dois anos depois...), seja pela pressão económica própria/da família/do empresário de virem para a Europa.

E pensar isto, embora possa ser sustentado em factos concretos não deixa de ter um pico de racismo associado, que eu assumo, enfim, não se pode ser perfeito. Mas ao contrário do comentador da SportingTV teria o bom senso de não fazer esse tipo de insinuações gratuitamente (porque não tem nenhuma indicação nesse sentido, a não ser a mera aparência, que é sempre subjectiva) e em directo na televisão, como se estivesse na tasca com um amigo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

Obviamente que o comentador fez a piada porque de facto o jogador em causa aparenta ter mais idade.

É só isto. Não há racismo nenhum.

Os exemplos todos que deste têm a ver com o nível de desenvolvimento dos países africanos e com a forma como funcionam as suas instituições. Não tem nada a ver com raças ou etnias. A não ser que tu queiras desenvolver a tese de que existe algum estereótipo de que muitos africanos têm o seu registo de nascimento aldrabado apenas porque são pretos. E isso não existe. Assinalar-se que as instituições em África funcionam de forma deficiente quando comparadas com as que existem nos países mais desenvolvidos não é racismo. Dizer-se que funcionam de forma menos eficiente porque os pretos não sabem organizar-se é racismo.

Mas nada disto está aqui em causa. Aqui existe apenas a evidência de que o jogador aparenta ter mais idade do que aquela que é permitida para o escalão em causa. E o comentador assinalou isso mesmo. Se o fez da forma mais correta e deontologicamente adequada? Não faço ideia. O seu patrão que decida o que entender. Mas que não se despeça o homem devido a uma acusação de racismo sem ponta por onde se pegue. Isto foi tão racista como foi sexista o árbitro que penalizou a Serena Williams por ter violado as regras.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu acho que facilitaria a discussão saudável que cada um dissesse o que entende por racismo.

Leio aqui muitos posts e não vai de encontro ao que aprendi na escola e penso que isso pode ser a raiz da discussão descambar

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o comentário é inaceitável, não só porque é totalmente escusado (ele é comentador de futebol, não é delegado nem jurista nem o raio que o parta) mas também porque foi feito de forma jocosa e nada elegante. Mas também acho que se está a exagerar nas acusações. O gajo até pode ser mais fascista que o Mário Machado, mas acho que não faz sentido andar atrás do homem com as forquilhas na mão à procura de sangue apenas com base numa tirada super infeliz.

Por mim a coisa resolvia-se com uma reprimenda (privada) do Sporting à pessoa e um pedido de desculpas público do Sporting ao clube e ao jogador.

Editado por Ghelthon
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O racismo tem que ver com relações de poder. Um comentador do Sporting TV não tem qualquer poder sobre a vida do pretinho. Facto.

Pode entender-se a piada como preconceituosa. Seja pela superioridade genética dos africanos ou porque existem suspeitas do registo de alguns jogadores que apresentam essa dita superioridade. Veja-se Renato Sanches. 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não existem suspeitas, o Estrela que também é das escolas do Benfica tem a idade aldrabada, essa eu garanto a 100%.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh im offended!

Isso é tão 2018, deixem de ser meninas.

Foi despropositado o comentador dizer isso ao vivo mas tipo, para quê este alarido todo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 30 minutos:

É só isto. Não há racismo nenhum.

Os exemplos todos que deste têm a ver com o nível de desenvolvimento dos países africanos e com a forma como funcionam as suas instituições. Não tem nada a ver com raças ou etnias. A não ser que tu queiras desenvolver a tese de que existe algum estereótipo de que muitos africanos têm o seu registo de nascimento aldrabado apenas porque são pretos. E isso não existe. Assinalar-se que as instituições em África funcionam de forma deficiente quando comparadas com as que existem nos países mais desenvolvidos não é racismo. Dizer-se que funcionam de forma menos eficiente porque os pretos não sabem organizar-se é racismo.

Mas nada disto está aqui em causa. Aqui existe apenas a evidência de que o jogador aparenta ter mais idade do que aquela que é permitida para o escalão em causa. E o comentador assinalou isso mesmo. Se o fez da forma mais correta e deontologicamente adequada? Não faço ideia. O seu patrão que decida o que entender. Mas que não se despeça o homem devido a uma acusação de racismo sem ponta por onde se pegue. Isto foi tão racista como foi sexista o árbitro que penalizou a Serena Williams por ter violado as regras.

Não estamos assim tão distantes. Mas deixa-me fazer aqui dois ou três reparos.

O questão é que o tal comentador não é (e nem nenhum de nós) um alien que aterrou hoje no planeta terra, ou uma ilha isolado dos demais. Qualquer pessoa sabe, ele também, e tu também, que há esse estigma contra os africanos (e não há contra outros grupos étnicos) e se portanto alguém ceder, nem que seja momentaneamente e por piada, a uma generalização estigmatizante, está a incorrer, ainda que inconscientemente, num acto para-racista.

Quanto a isto ser equiparável à cena da Serena Williams, acho que não é o caso, de todo. Pois que até dás a pista fundamental na ultima frase da tua intervenção: de facto a Serena violou as regras. E estava a ser punida de acordo. Aqui não se sabe se o jogador em causa violou as regras. A intervenção do comentador é gratuita. Faz uma diferença grande. Pois é nesta gratuitidade que está o picozinho de racismo desta história. Nada de grave, certo, mas ainda assim, nada de bonito.

Citação de Ghelthon, há 24 minutos:

Eu acho que o comentário é inaceitável, não só porque é totalmente escusado (ele é comentador de futebol, não é delegado nem jurista nem o raio que o parta) mas também porque foi feito de forma jocosa e nada elegante. Mas também acho que se está a exagerar nas acusações. O gajo até pode ser mais fascista que o Mário Machado, mas acho que não faz sentido andar atrás do homem com as forquilhas na mão à procura de sangue apenas com base numa tirada super infeliz.

Por mim a coisa resolvia-se com uma reprimenda (privada) do Sporting à pessoa e um pedido de desculpas público do Sporting ao clube e ao jogador.

Subscrevo tudo, por inteiro.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Leston, há 18 minutos:

Oh im offended!

Isso é tão 2018, deixem de ser meninas.

Foi despropositado o comentador dizer isso ao vivo mas tipo, para quê este alarido todo?

Já estamos em 2019, caro Leston.

Compartilhar este post

Link para o post

E tocar no ponto mais importante? Ele está a falar de jovens, de crianças que ainda se estão a desenvolver mesmo em termos psicológicos.

Qual é a necessidade de gozar com um miúdo de 16 anos na rara vez que o mesmo tem a oportunidade de ver o seu jogo televisionado ? E isto seria o mesmo se fosse dito que algum dos miúdos não tinha jeito para jogar a bola ou devia dedicar-se a outro desporto. São crianças, maior parte delas não vai chegar a jogador e a prática de desporto é um elemento extremamente importante na vida e crescimento da mesma para chegar ao campo de um clube com a visibilidade do Sporting e ser gozado só porque sim.

• Like 5
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 2 horas:

Já estamos em 2019, caro Leston.

O rly

Preciso de fazer um desenho é? 🤔

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 2 horas:

E tocar no ponto mais importante? Ele está a falar de jovens, de crianças que ainda se estão a desenvolver mesmo em termos psicológicos.

Qual é a necessidade de gozar com um miúdo de 16 anos na rara vez que o mesmo tem a oportunidade de ver o seu jogo televisionado ? E isto seria o mesmo se fosse dito que algum dos miúdos não tinha jeito para jogar a bola ou devia dedicar-se a outro desporto. São crianças, maior parte delas não vai chegar a jogador e a prática de desporto é um elemento extremamente importante na vida e crescimento da mesma para chegar ao campo de um clube com a visibilidade do Sporting e ser gozado só porque sim. 

naom_52c8960095640.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

O comentador não pode dizer se o jogador é mau por ser das camadas jovens?  Então é só elogiar até chegar aos seniores, depois já se pode dizer que é um meco LOL.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 5 horas:

Não estamos assim tão distantes. Mas deixa-me fazer aqui dois ou três reparos.

O questão é que o tal comentador não é (e nem nenhum de nós) um alien que aterrou hoje no planeta terra, ou uma ilha isolado dos demais. Qualquer pessoa sabe, ele também, e tu também, que há esse estigma contra os africanos (e não há contra outros grupos étnicos) e se portanto alguém ceder, nem que seja momentaneamente e por piada, a uma generalização estigmatizante, está a incorrer, ainda que inconscientemente, num acto para-racista.

Quanto a isto ser equiparável à cena da Serena Williams, acho que não é o caso, de todo. Pois que até dás a pista fundamental na ultima frase da tua intervenção: de facto a Serena violou as regras. E estava a ser punida de acordo. Aqui não se sabe se o jogador em causa violou as regras. A intervenção do comentador é gratuita. Faz uma diferença grande. Pois é nesta gratuitidade que está o picozinho de racismo desta história. Nada de grave, certo, mas ainda assim, nada de bonito.

Subscrevo tudo, por inteiro.

Mas qual estigma? O que existe são dados comprovados como os que elencaste num post anterior. Mas volto a dizer que não é nada disso que se passa aqui. Se fosse uma questão de estigma para com os africanos o comentador teria feito comentários jocosos em relação a todos os negros que estavam em campo. E, pelo que se sabe, não o fez. Fê-lo apenas àquele porque era o que aparentava ter idade superior à permitida. Se fosse um branco de bigode, com mais de 2 palmos de altura dos restantes, a jogar no escalão Sub-16 os comentários seriam semelhantes. Não se diria, no entanto, a parvoíce que se tratava de racismo.

Citação de Pickle Rick, há 3 horas:

Penso que estás a confundir as coisas. Para mim o ponto mais importante é acusar alguém de racismo por ter dito que um negro é "calmeirão" e ter feito uma piada sobre operações à próstata. Diga-se, no entanto, em abono da verdade, que o corpo da notícia em lado nenhum refere que a queixa foi baseada em comentários racistas. O racismo, na verdade, só vem à baila no título da notícia, no título do tópico CMPT e no título do vídeo no youtube. Vai na volta e só estamos para aqui a discutir racismos porque houve um indivíduo que achou que podia ganhar umas quantas visualizações e partilhas só por acrescentar, abusivamente, a "palavra mágica".

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Descartes o comentário é feito por ele ser alto, certo. Mas duvido muito que ele tivesse o mesmo comentário se o jogador fosse branco.

Mas pronto, não acho que seja racismo. É estupidez, no máximo uma "piada racista", o que é diferente. Ainda para mais dizer isso sobre um rapaz de 16 anos.

Editado por Jamarcus

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 1 hora:

O comentador não pode dizer se o jogador é mau por ser das camadas jovens?  Então é só elogiar até chegar aos seniores, depois já se pode dizer que é um meco LOL.

Parece-me óbvio que considerações sobre a qualidade de miúdos de 16 anos que treinam no máximo 3 vezes por semana a dividir campos conequipas, que não recebem para jogar e em muitos casos ainda  tem de pagar mensalidade contra miúdos que treinam 5 vezes por semana, que passam um campeonato inteiro a distribuir goleadas, já recebem ordenados e têm condições de topo é só parvo, burro e completamente despropositado.

Ou também achaste que o trato dado pelo o jornal A Bola ao Valenciano quando levou 7 do Vitória SC também foi feito ? É uma questão de respeito por pessoas que estão ali por amor ao desporto e não recebem um único cêntimo. Mas neste país já não me admiro de nada tendo os espetáculos deprimentes a que já assisti  em todos os anos que tive nas camadas jovens.

Citação de AriGold76, há 1 hora:

E tu não que fosses a personagem do costume que só polui e não acrescenta nada de útil.

Começo a achar que isto é só uma paixão não correspondida.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi o vídeo mas por ser alto, negro e "forte" é sinal de que é mais velho? 

Credo, então eu no fim de semana joguei contra Juvenis só pode. É que eram brancos, "tinham" 11-13 anos mas a maior parte "tinha" a minha altura e uma boa robustez. Querem ver que em vez dos país meterem adubo nos pés dos garotos, os fizeram mais cedo do que o registo indica? 😮

Editado por Genzo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 1 minuto:

Parece-me óbvio que considerações sobre a qualidade de miúdos de 16 anos que treinam no máximo 3 vezes por semana a dividir campos conequipas, que não recebem para jogar e em muitos casos ainda  tem de pagar mensalidade contra miúdos que treinam 5 vezes por semana, que passam um campeonato inteiro a distribuir goleadas, já recebem ordenados e têm condições de topo é só parvo, burro e completamente despropositado.

Ou também achaste que o trato dado pelo o jornal A Bola ao Valenciano quando levou 7 do Vitória SC também foi feito ? É uma questão de respeito por pessoas que estão ali por amor ao desporto e não recebem um único cêntimo. Mas neste país já não me admiro de nada tendo os espetáculos deprimentes a que já assisti  em todos os anos que tive nas camadas jovens.

Portanto se for do Sporting/Porto/Benfica já posso dizer que é um meco? Já deixam de ser miúdos se tiverem condições?
Há o insulto, gozo gratuito como nesse caso do Valenciano, agora não poder ser avaliado por causa da idade e do clube?!

Nos grandes e semi-grandes possivelmente até muitos se perdem por não terem quem os avalie e os meta com os pés no chão, são todos uns craques do caraças e depois batem de frente com a realidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 8 minutos:

Portanto se for do Sporting/Porto/Benfica já posso dizer que é um meco? Já deixam de ser miúdos se tiverem condições?
Há o insulto, gozo gratuito como nesse caso do Valenciano, agora não poder ser avaliado por causa da idade e do clube?!

Nos grandes e semi-grandes possivelmente até muitos se perdem por não terem quem os avalie e os meta com os pés no chão, são todos uns craques do caraças e depois batem de frente com a realidade.

É uma questão de decoro na profissão e como mete crianças ao barulho ainda é pior, achava que isso estava patente. Tu podes fazer a avaliação que quiseres, tal como eu, ninguém nos ouve, ninguém nos lê, não temos qualquer impacto significativo na vida de tais pessoas. Agora jornais e estações de televisão ? Não, não podem e isso ainda é pior quando se fala de crianças sejam elas pagas ou não.

Acho que não entedeste o motivo de comparação com as condições que cada uns têm, isso não possibilita o gozo público. Só serve para acentuar que é normal veres as diferenças de qualidade entre uns e outros e não me parece correcto estar a abusar ainda mais disso em plena televisão nacional ou jornal. E a função de um jornal ou televisão não é colocar os jogadores com os pés no chão.

Coloca-te no lugar da criança que foi gozada, ou coloca-te como pai. Aliás, nem precisas de ir muito longe, coloca-te como treinador do miúdo. Ias aceitar tudo isso ? Eu não mas se calhar eu é que ando mal neste mundo da bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...