Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Plagio o Original

Greve das bombas de gasolina

Publicações recomendadas

Preferia que os transportes públicos fossem gratuitos. Era da maneira que o tugão deixava de andar de carro. Tudo melhorava, a qualidade das estradas, dos transportes públicos, etc. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 4 minutos:

Preferia que os transportes públicos fossem gratuitos. Era da maneira que o tugão deixava de andar de carro. Tudo melhorava, a qualidade das estradas, dos transportes públicos, etc. 

Não é pelo preço que as pessoas não andam de transportes públicos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Syn, há 2 minutos:

Eu não ando por causa do preço. 😬

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, Agora:

Eu não ando por causa do preço. 😬

Não é 30 ou 40€ em quase todo o país? Ou estou só a ver a coisa da perspetiva do privilégio Lisboeta?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Syn, há 53 minutos:

O preço é mais elevado do que devia ser, acho que pode chegar facilmente aos 60/70€ por mês. Mas no meu caso nunca foi questão de preço, agora como trabalho relativamente perto de casa deve ser ela por ela mas quando ia para a faculdade ficava-me mais barato os transportes que levar carro. Simplesmente tinha a sorte de poder suportar o carro e preferia fazer uma viagem de 20 minutos mesmo ficando mais caro ao fim do mês que as 2h e 30 que os três autocarros que tinha que apanhar levavam em conjunto.

Ao longo dos 5/6 anos que andei de autocarro infelizmente foi sempre Vimeca e o feedback é muito mau, autocarros que saem de 30 em 30 minutos, constantemente atrasados, percursos longos o suficiente para que os problemas da frequência e atrasos se convertam em deixar uma pessoa 1h à espera. Quando estudava em Benfica houve um dia que perdi o autocarro à hora de almoço, fui andando os 8km a pé até casa e só na penúltima paragem, depois de pouco mais que uma hora a andar (a cerca de 500m), passou um autocarro por mim, sendo também importante dizer que esse percurso de autocarro demora em média 20 minutos quando há pouca gente como nessas horas imediatamente depois de almoço.

Nos tempos da faculdade para ir de casa até Belas, que são 8 minutos de carro (5km) tinha que ir de autocarro até ao centro da Amadora e de lá para Belas, o que me levava entre meia-hora a 45 minutos incluindo a espera no transbordo. E de Belas para o Taguspark era um percurso de mais 30~40 minutos de autocarro.

Dito isto, considero que o metro e comboio funcionam relativamente bem e usaria se trabalhasse no centro de Lisboa nem que fosse pelo estacionamento mas no meu caso nunca poderia largar o carro porque moro relativamente longe de metro e comboio e os autocarros têm estes problemas. Acho que temos muito trabalho pela frente para que os transportes públicos possam ser viáveis para uma percentagem ainda maior de população.

Editado por andre26

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 3 minutos:

O preço é mais elevado do que devia ser, acho que pode chegar facilmente aos 60/70€ por mês. Mas no meu caso nunca foi questão de preço, agora como trabalho relativamente perto de casa deve ser ela por ela mas quando ia para a faculdade ficava-me mais barato os transportes que levar carro. Simplesmente tinha a sorte de poder suportar o carro e preferia fazer uma viagem de 20 minutos mesmo ficando mais caro ao fim do mês que as 2h e 30 que os três autocarros que tinha que apanhar levavam em conjunto.

Ao longo dos 5/6 anos que andei de autocarro infelizmente foi sempre Vimeca e o feedback é muito mau, autocarros que saem de 30 em 30 minutos, constantemente atrasados, percursos longos o suficiente para que os problemas da frequência e atrasos se convertam em deixar uma pessoa 1h à espera. Quando estudava em Benfica houve um dia que perdi o autocarro à hora de almoço, fui andando os 8km a pé até casa e só na penúltima paragem (a cerca de 500m) passou um autocarro por mim, que obviamente não apanhei.

Na faculdade para ir de casa até Belas, que são 8 minutos de carro (5km) tinha que de autocarro até ao centro da Amadora e de lá para Belas, o que me levava entre meia-hora a 45 minutos incluindo a espera no transbordo. 

Dito isto, considero que o metro e comboio funcionam relativamente bem e usaria se trabalhasse no centro de Lisboa nem que fosse pelo estacionamento mas no meu caso nunca poderia largar o carro porque moro relativamente longe de metro e comboio e os autocarros têm estes problemas. Acho que temos muito trabalho pela frente para que os transportes públicos possam ser viáveis para uma percentagem ainda maior de população.

Desde Abril que os passes sociais só custam entre 30€ e 40€ para todos os transportes e julgo que já a nível nacional. Nas zonas do interior é ainda mais barato.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 7 horas:

Ao longo dos 5/6 anos que andei de autocarro infelizmente foi sempre Vimeca e o feedback é muito mau, autocarros que saem de 30 em 30 minutos, constantemente atrasados, percursos longos o suficiente para que os problemas da frequência e atrasos se convertam em deixar uma pessoa 1h à espera. Quando estudava em Benfica houve um dia que perdi o autocarro à hora de almoço, fui andando os 8km a pé até casa e só na penúltima paragem, depois de pouco mais que uma hora a andar (a cerca de 500m), passou um autocarro por mim, sendo também importante dizer que esse percurso de autocarro demora em média 20 minutos quando há pouca gente como nessas horas imediatamente depois de almoço.

Nos tempos da faculdade para ir de casa até Belas, que são 8 minutos de carro (5km) tinha que ir de autocarro até ao centro da Amadora e de lá para Belas, o que me levava entre meia-hora a 45 minutos incluindo a espera no transbordo. E de Belas para o Taguspark era um percurso de mais 30~40 minutos de autocarro.

Pronto, aí já concordo. Os transportes públicos são desconfortáveis, deviam passar mais vezes e existe também a questão cultural de que devemos todos ter o nosso popo. Pelo preço não, os transportes são quase gratuitos.

Eu, pessoalmente, não tenho muitas razões de queixa da Carris e ando lá diariamente para ir para a faculdade.

Editado por Syn

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de King JC, há 11 horas:

Que dure mais um mês por favor

Não me digas que passaste no Continente, ainda encontraste latas de atum e isso te deixou triste...

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 9 horas:

Desde Abril que os passes sociais só custam entre 30€ e 40€ para todos os transportes e julgo que já a nível nacional. Nas zonas do interior é ainda mais barato.

Não é bem assim. Há ainda muitas autarquias- Braga, por exemplo- que até ao fim de Maio ainda não tinham os passes PART definidos. Barcelos, dando outro exemplo, só dava a estudantes. Não é para toda a gente e as autarquias estão a usar critérios muito discricionários.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Syn, há 10 horas:

Não é 30 ou 40€ em quase todo o país? Ou estou só a ver a coisa da perspetiva do privilégio Lisboeta?

Eu não sei como é agora, mas quando vivia em paredes e ia para o porto de autocarro, pagava mais de 100€ por mês só no passe de autocarro. Se depois precisasse de viajar de metro, eram mais uns 30€ (ou mais) em cima disso... E tinha colegas que precisavam de fazer autocarro+comboio+metro, que fazia o passe chegar quase aos 170. Mas acho que agora (finalmente) paredes deve estar na zona andante, o que deve baixar muito o preço

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Syn, Em 14/08/2019 at 23:11:

O Pedro Nuno Santos é espectacular, vai dar um belo primeiro-ministro daqui a uns anos.

Sem dúvida que vai ser ele.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 10 horas:

Abri agora o site da Vimeca para ver uma coisa e deparei-me com um banner a dizer que o passe é 60€ ou 80€ com metro, com desconto fica esses preços que indicaste mas a quem é aplicado o desconto?

Citação de Syn, há 3 horas:

Pronto, aí já concordo. Os transportes públicos são desconfortáveis, deviam passar mais vezes e existe também a questão cultural de que devemos todos ter o nosso popo. Pelo preço não, os transportes são quase gratuitos.

Eu, pessoalmente, não tenho muitas razões de queixa da Carris e ando lá diariamente para ir para a faculdade.

Mas a Carris é mais barata que a Vimeca/LT e sinceramente também me parece funcionar melhor, tendo mais autocarros a circular e percursos mais curtos. O problema é que a Carris funciona praticamente só no centro de Lisboa, tens muitas zonas de sombra como os pólos empresariais do Taguspark e Lagoas Park que são servidos nas condições que referi.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 hora:

Eu não sei como é agora, mas quando vivia em paredes e ia para o porto de autocarro, pagava mais de 100€ por mês só no passe de autocarro. Se depois precisasse de viajar de metro, eram mais uns 30€ (ou mais) em cima disso... E tinha colegas que precisavam de fazer autocarro+comboio+metro, que fazia o passe chegar quase aos 170. Mas acho que agora (finalmente) paredes deve estar na zona andante, o que deve baixar muito o preço

Paredes pertence à AMP, tem o passe para tudo a 40€.

Compartilhar este post

Link para o post

Considero que Lisboa em termos de metro e autocarros, no centro da cidade está bem servida, em termos de carreiras, o problema são os constantes atrasos e supressões. E se uma carreira se atrasa no meio do percurso devido ao trânsito, obviamente tenho de aceitar isso, agora a carreira partir atrasada porque o motorista está a acabar de fumar o seu cigarro?

Começando a afastar-se do centro de Lisboa, o cenário é medonho, começando em Belém. No outro dia para chegar ao centro de Lisboa, saindo uma pessoa da Nova FCT na Margem Sul, ao mesmo tempo que eu saía do Restelo, ambos de transportes públicos, essa pessoa ainda ficou 10 minutos à minha espera. E à medida que vamos para Algés e afins, pior fica, com o serviço a ser insuficientemente fornecido pela Vimeca/Scott que eram ainda mais caras que a Carris. Outra medida que já podiam ter tomado era promover Belém a estação principal, já que não há metro, pelo menos que não se tivesse de estar 20 minutos à espera de comboio e a esclarecer turistas perdidos que nem todos os comboios param em Belém...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tuckius, há 1 hora:

Paredes pertence à AMP, tem o passe para tudo a 40€.

Sim, felizmente acho que ja entraram nisso, mas tambem ja nao estou la ha' ano e meio. Lembro-me e' que o Celso ja' tinha anunciado isso prai' em 2015 mas esteve muito tempo em aguas de bacalhau.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Syn, há 5 horas:

Não é questão cultural, é mesmo fora de Lisboa e do Porto os transportes públicos ainda serem uma m*rda. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, Agora:

Não é questão cultural, é mesmo fora de Lisboa e do Porto os transportes públicos ainda serem uma m*rda. 

Isso, mas não só. Eu posso escolher entre pagar cerca de 30€ mensais e ir e vir para o trabalho de autocarro, só tenho de andar a pé 1km ou 1,5km, não me cai nada. A alternativa é pagar 60€ de gasóleo para vir de carro. Em termos monetários seria uma poupança de 30€ mensais, mas tem um revés: devido aos horários dos autocarros, teria de sair de casa meia hora mais cedo e regressaria 1h mais tarde. 1h30m por cada dia de trabalho dá, ao fim do mês, mais de 30h, e para mim essas 30h valem bem mais do que 30€.

Mas há casos em que nem alternativa há ao automóvel, e não muito longe de mim (Paços de Ferreira, em certas localidades).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 50 minutos:

Sim que os centros de Lisboa e Porto, que têm bons transportes, são um paraíso sem carros 🙃

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 15 horas:

por acaso curti o dia de hoje, houve muito menos carros na rua do que é habitual, mesmo para um feriado

que a greve nunca mais acabe, abaixo os carros! ❤️

O pessoal que estava a ir para a praia discorda. filas e filas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Syn, há 18 minutos:

Sim que os centros de Lisboa e Porto, que têm bons transportes, são um paraíso sem carros 🙃

Mas isso é as questões que estão a ser faladas e que O Pastel referiu e bem, mesmo que lá dentro sejam bons se estás a ir de fora para fazer alguma coisa em Lisboa apanhas transportes muito maus. Já para não falar que os horários por exemplo de noite são extremamente limitativos, o que não tenho ideia de acontecer em outras cidades. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 9 minutos:

Mas isso é as questões que estão a ser faladas e que O Pastel referiu e bem, mesmo que lá dentro sejam bons se estás a ir de fora para fazer alguma coisa em Lisboa apanhas transportes muito maus. Já para não falar que os horários por exemplo de noite são extremamente limitativos, o que não tenho ideia de acontecer em outras cidades. 

Eu sei, li os posts e respeito quem vem de fora e precisa de trazer o carro, por ser mais rápido, cómodo, barato, etc. Mas, pegando na minha experiência, eu vivo na zona da Alameda, em Lx. Durante a noite, depois das 18h quando a EMEL deixa de fazer a ronda, é ver carros em segunda fila, carros em cima da passadeira, carros em segunda fila em cima da passadeira. Achas que pessoas que vivem na Alameda (e que quase de certeza trabalham em Lisboa) necessitam mesmo de um carro individual quando têm 10 carreiras na Alameda, mais umas quantas na rotunda do Areeiro ou em Arroios, metro e a estação de comboios de Roma? Claro que não necessitam mas existe o sonho Português de ter o carrinho. Também se sente isso quando somos todos pressionados para tirar a carta aos 18, quem não o faz é considerado um anormal.

Ele diz que as pessoas têm um carro porque os transportes são merdosos fora das vidades. Novamente, respeito quem vêm de fora ou quem vive nas zonas que não possuem transportes públicos ou outro tipo de mobilidade.  Não entendo para que é que as pessoas têm um carro no centro da cidade e considero ser algo que já está dentro da cultura portuguesa.

Editado por Syn

Compartilhar este post

Link para o post

a CP é uma m*rda, o metro é bem decente, autocarros não costumo usar em lisboa durante e semana, não sei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 20 horas:

E o conceito de greve em Portugal é MUITO leviano. Trabalho com malta lá de fora e digo por experiência que na Italia e em França existem greves mês sim, mês sim, em vários setores.

Tu tás a gozar só pode. 

Aquilo que se passa em Itália e França é excepção.

É uma vergonha existirem leis da greve tão permissivas como em Itália e França. Uma vergonha!

A de Portugal também é ridícula e tem de ser revista - É simplesmente insustentável teres situações que comprometem a ordem civil como está, não é admissível e tem de se rever e apertar as leis. 

Os exemplos que utilizaste estão nos antípodas daquilo que é comum. A norma não é essa. 

Compartilhar este post

Link para o post

Eles até já se contradizem com a greve, isto está lindo. Uns garantem que há mediador, governo diz que não. Uns suspendem a greve mas no outro momento já não .

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...