Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Diogo_CFB

[Liga Portugal Betclic] Todas as jornadas

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 10 minutos:

Que golaço do Paulo Bernardo. Dificilmente não será o golo do campeonato.

Até a assistência é deliciosa. 

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 1 minuto:

Que p*ta de golo. 

Está a ser filmado de um helicóptero?

Compartilhar este post

Link para o post

na próxima jornada há um Marítimo - Benfica e um Paços - Santa Clara. com jeitinho o Paços ainda passa à frente dos dois

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, Agora:

na próxima jornada há um Marítimo - Benfica e um Paços - Santa Clara. com jeitinho o Paços ainda passa à frente dos dois

E Porto vs Estoril, que provavelmente vai acabar nessa luta também. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 3 horas:

A semente do Vitória

A cerca de uma semana do arranque desta época, o Vitória trocou de treinador. Entrou Moreno, conhecedor do ADN do clube que chegou a estar oito jogos sem vencer, mas a paciência e visão de projeto têm mostrado os ganhos. Tomás da Cunha explica como no atual 5.º classificado da I Liga se vê um processo coletivo sempre reconhecível, uma segurança defensiva há muito não vista e bases para o Vitória viver com estabilidade

Quando se soube que Pepa ia deixar o comando técnico do Vitória Sport Clube, a cerca de uma semana do arranque da temporada 22/23, as previsões eram desoladoras. Além disso, a saída de uma pérola como André Almeida e de uma referência como Rochinha (entre outros nomes importantes) dava a sensação de que o plantel estava demasiado enfraquecido para chegar aos objetivos. Poucos seriam capazes de perspetivar que, uns meses depois, os vimaranenses iam ter um rumo definido, juntando resultados e a valorização de jogadores da casa. Não se compreende o estado atual sem perceber o papel de Moreno, que subiu na hierarquia.

É reconhecido o amor fiel (irracional, ao mesmo tempo) da massa adepta vitoriana. Tirando os três principais clubes, não haverá lugar mais exigente do que Guimarães no que toca ao compromisso com as cores. Para o bem e para o mal. Moreno sabe o que isso representa para todos. Viveu-o na pele enquanto jogador, passando até pela amargura da descida de divisão. Essa compreensão do ADN do emblema da cidade-berço é um dos pontos fortes. Pode haver limitações técnicas ou táticas, mas nunca dispensando o orgulho de estar em campo com aquela camisola. Do ponto de vista técnico e tático, a relação com João Aroso parece dar a necessária harmonia entre a experiência de balneário e o conhecimento metódico.

O Vitória já teve momentos complicados na temporada, sobretudo com as duas derrotas em Braga e uma série de oito encontros sem vencer. Nessa fase, o caminho mais fácil passaria por tentar a troca de treinador. Mas o processo coletivo sempre foi reconhecível e, por vezes, os resultados não surgiam por ineficácia e erros individuais. Um projeto sólido destaca-se precisamente pela capacidade de leitura dos acontecimentos, sem ceder a pressões exteriores e pensando a longo prazo. Moreno saiu por cima e o arranque de segunda volta tem sido extraordinário, com vitória no dérbi minhoto incluída.

Há, desde logo, uma mudança significativa em comparação com épocas anteriores no que diz respeito à segurança defensiva. Neste momento, só Benfica e Porto têm menos golos sofridos do que o Vitória. Nos últimos anos, a tendência para o erro comprometedor em zonas recuadas – por razões individuais e coletivas – acabava por levar à perda de pontos. Não dava para ambicionar muito. Moreno estabilizou os vimaranenses no 3-4-2-1, dando espaço de afirmação a André Amaro – margem de crescimento notável - e aproveitando o construtor Villanueva pela esquerda. Bamba, como central do meio, é um dos jogadores mais cobiçados do plantel, apresentando atributos físicos de excelência para a antecipação, controlo de profundidade e imposição nos duelos.

mw-768

As relações de complementaridade trouxeram uma consistência coletiva assinalável em todas as fases. No meio-campo, a experiência e rotatividade de André André ou a criatividade de Tiago Silva combinam perfeitamente com o perfil de Dani Silva, um dos médios em destaque na liga portuguesa. Oferece-se nas costas da pressão, tem atributos no primeiro toque e assume a distribuição facilmente. É um dos jovens que merece aposta continuada de Moreno (Maga e Afonso Freitas também, sendo que Händel até perdeu a temporada) e uma das razões que ajuda a entender o crescimento do Vitória no corredor central. Com Pepa, a equipa dependia em excesso de cruzamentos para a área.

Quem aproveitava com isso era Estupiñán, avançado de área que saiu do D.Afonso Henriques para Inglaterra. As dúvidas sobre os atacantes disponíveis, à partida para a temporada, eram enormes. Moreno encontrou a fórmula perfeita. Jota chegou como um dos melhores da segunda liga e tem a personalidade certa para conquistar os adeptos, além de todos os recursos na condução, no ataque ao espaço e na relação com a baliza. Há muita mobilidade no trio ofensivo, com André Silva também a baixar para ligar e a procurar desmarcações de rutura. Safira demorou a convencer, mas já tinha provado na B SAD que é um dos melhores cabeceadores a atuar em Portugal. Impõe-se como referência. Ainda há nomes como Anderson Oliveira, Lameiras, Nélson da Luz e o talentoso Mikey Johnston (bastante confortável entre linhas), todos com alguns momentos de relevância na temporada. Sem craques anunciados, Moreno soube valorizar os recursos disponíveis.

O que esperam os adeptos do Vitória é que, no mínimo, o fosso para os quatro da frente seja menor do que em anos anteriores. Ir diminuindo a distância de forma progressiva é a responsabilidade do clube. A roda-viva de treinadores (cargo específico e exigente) e as incertezas no plantel têm provocado altos e baixos constantes em temporadas recentes. As bases para que exista estabilidade estão lançadas. Ainda está para perceber o papel do fundo V Sports na SAD vitoriana, mas há um treinador que conhece a casa como poucos, jogadores identificados e com margem de progressão. Dá para fazer melhor no mercado, ambicionando algo mais. O desastre antecipado com a saída de Pepa representou, no fundo, a oportunidade de plantar uma semente para florescer – não cortando as raízes - nos próximos tempos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso esperava por esta altura que o Moreno já não tivesse emprego. O Vitória está a crescer a olhos vistos.

Compartilhar este post

Link para o post

Haha. O GR do chaves com amarelo a perder tempo, o Mota dá o segundo. Não sei se o Mota não se tinha esquecido que ele já tinha. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, Agora:

Haha. O GR do chaves com amarelo a perder tempo, o Mota dá o segundo. Não sei se o Mota não se tinha esquecido que ele já tinha. 

Deve ser a 1a vez que acontece por cá 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 5 minutos:

Deve ser a 1a vez que acontece por cá 😅

Já vi acontecer no CP 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 13 minutos:

Espero bem que tenha sido intencional. 

Finalmente. 

Dá-se sempre o primeiro amarelo, mas depois os GRs poderem repetir vezes sem conta a razão que lhes deu o primeiro amarelo não faz sentido nenhum. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 35 minutos:

Paços deixa o último lugar.

Ainda não deixa. Até à última jornada, o primeiro critério de desempate é o GA.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 2 minutos:

Ainda não deixa. Até à última jornada, o primeiro critério de desempate é o GA.

Gil, eu sei que estás em negação com o facto devido ao teu Santa, mas eu posso corrigir a frase 🙂

Se o campeonato acabasse hoje, o Paços já não era último classificado. 

Acho que assim está correto a todos os níveis, factualmente e em termos práticos. 

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Gil, eu sei que estás em negação com o facto devido ao teu Santa, mas eu posso corrigir a frase 🙂

Se o campeonato acabasse hoje, o Paços já não era último classificado. 

Acho que assim está correto a todos os níveis, factualmente e em termos práticos. 

Ele continua a ter razão. Se o campeonato acabasse hoje ainda não tinham jogado todos contra todos e por isso o critério de desempate é o GA 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 17 minutos:

O Paços ainda tem uma boa chance de ir, pelo menos, ao PO.

O Paços vai-se safar sem se cansar muito e sem precisar de PO.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...