Ir para conteúdo
Serpa Pinto

[EPL] Todas as jornadas

Publicações recomendadas

Citação de JohnyM, Agora:

Top 4 do ano passado:

1º Liverpool saltou da Champions nos oitavos

2º Arsenal meias finais Champions

3º City playoff Champions

4º Chelsea vencedor da Conference

Top 4 epoca 23/24:

1º City quartos de final Champions

2º Arsenal quartos Champions

3º Liverpool quartos da Liga Europa

4º Aston Villa meias finais da Conference

Top 4 época 22/23:

1º City vencedor Champions

2º Arsenal oitavos Liga Europa

3º United quartos Liga Europa

4º Newcastle sem competições europeias

À exceção do 4º classificado de há 3 épocas atrás, nenhuma equipa do top-4 ficou sem competições europeias portanto gostava de perceber o motivo para alguém achar que é essa meia dúzia de jogos que vai fazer diferença na performance de uma equipa. As equipas de topo evoluem é a jogar e não no treino. Isso é conversa de equipa pequena e mentalidade de pequenos e nunca pode ser o padrão de uma equipa como o United. Se o objetivo é voltar aos títulos não ganhar um (ainda por cima o segundo maior do continente) é coisa para prejudicar mais do que beneficia seja qual for o contexto.

Tens literalmente 3 exemplos aí. As equipas inglesas jogam com 11s secundários na Conference porque a diferença de qualidade é tão absurda, e mantêm o 11 titular fresco. Quem tá na Conference é como se não tivesse competições europeias.

Concordo que é mais uma "cena" a meio da tabela e para equipas pequenas, e que só vale meia dúzia de pontos. Mas isso é a realidade do Utd atual lol. Não vão ganhar um crl este ano nem que chegasse o Guardiola, estão em competição é com Brightons e Aston Villas e qualquer pontinho faz grande diferença naquela tabela tão equilibrada. E há exemplos de equipas em que não ter jogos a meio da semana ajudou para levar ao título mesmo, lembro-me agora do Leicester do Ranieri, do Chelsea do Conte, e do Nápoles também do Conte no ano passado.

Em relação ao Bruno Fernandes, não tem e nunca teve lugar numa equipa de topo topo topo mundial. Grande jogador, mas nem é disciplinado no posicionamento nem é disciplinado em posse, não pauta o jogo e vai sempre para tentar forçar o golo, o que f*de completamente o ritmo duma equipa. Ou alternativamente é encaixado neste papel mais comedido que está a ter neste início de época, em que joga contra os seus instintos e não sobressai em nada. Foi durante muitos anos o melhor jogador de longe do Sporting e o melhor jogador de longe do Utd, porque eram equipas na m*rda e onde encaixava na perfeição um "salvador" em que o sistema é dar a bola a ele e esperar que faça magia. Só que nenhuma equipa que de facto esteja ao nível de ganhar uma Champions joga assim. O facto de chegar a esta idade e não ter ganho nenhum campeonato faz todo o sentido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 23 minutos:

Vai beneficiar o substituto do Amorim.

Ora aí está.

Essa é, na verdade, a minha única motivação para participar ativamente nestas discussões. Porque o Poeira disse naquela altura (e foi apoiado por mais alguns) que a derrota na Liga Europa era o melhor que podia ter acontecido ao Amorim.

Não era, não é e nunca será em cenário algum. É apenas uma construção teórica que desvaloriza aquilo que é mais importante no futebol: os resultados.

Citação de JohnyM, há 9 minutos:

Isso é conversa de equipa pequena e mentalidade de pequenos e nunca pode ser o padrão de uma equipa como o United.

Não é conversa de equipa pequena. É conversa das equipas pseudo-grandes do nosso campeonatozinho da treta para justificar eliminações precoces na Europa. Algumas delas bastante patéticas, diga-se. E que depois se pretende aplicar aos colossos europeus, o que é, na minha opinião, uma tremenda parvoíce.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 2 minutos:

Tens literalmente 3 exemplos aí. As equipas inglesas jogam com 11s secundários na Conference porque a diferença de qualidade é tão absurda, e mantêm o 11 titular fresco. Quem tá na Conference é como se não tivesse competições europeias.

Concordo que é mais uma "cena" a meio da tabela e para equipas pequenas, e que só vale meia dúzia de pontos. Mas isso é a realidade do Utd atual lol. Não vão ganhar um crl este ano nem que chegasse o Guardiola, estão em competição é com Brightons e Aston Villas e qualquer pontinho faz grande diferença naquela tabela tão equilibrada. E há exemplos de equipas em que não ter jogos a meio da semana ajudou para levar ao título mesmo, lembro-me agora do Leicester do Ranieri, do Chelsea do Conte, e do Nápoles também do Conte no ano passado.

Ah então ir à Champions é mau, mas ir à Conference é bom porque permite rodar o plantel. O problema é ter mais jogos, agora o problema passa a ser ter jogos na Champions. Vou esperar mais um bocadinho que com jeitinho mau é ganhar jogos.

Usar o Leicester como exemplo do que quer que seja é absurdo e nem vale a pena. O Nápoles ganhou um título no ano passado em competições europeias, mas o mesmo Nápoles ganhou o título nacional em 22/23 indo até aos quartos da Champions, portanto não é por não ter competições europeias que ficaram melhor (e nota que foi em 22/23 que quebraram um jejum de décadas). O Chelsea do Conte ganhou o título em 16/17 sem competições europeias, mas o Chelsea de 14/15 foi até aos oitavos da Champions e também ganhou o título. Podemos continuar a dar exemplos se quiseres, mas o ponto vai ser o mesmo: uma equipa para se tornar vencedora tem de ganhar títulos e isso não se faz perdendo jogos

Compartilhar este post

Link para o post

Isso das competições europeias e lutar por campeonato é algum trauma/meme sportinguista

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

quase todas as equipas que fazem top4 na epl jogam competições europeias no mesmo ano.

claro que há exceções, mas regra geral...

pelo menos, desde que me lembre

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 1 minuto:

Ah então ir à Champions é mau, mas ir à Conference é bom porque permite rodar o plantel. O problema é ter mais jogos, agora o problema passa a ser ter jogos na Champions. Vou esperar mais um bocadinho que com jeitinho mau é ganhar jogos.

Usar o Leicester como exemplo do que quer que seja é absurdo e nem vale a pena. O Nápoles ganhou um título no ano passado em competições europeias, mas o mesmo Nápoles ganhou o título nacional em 22/23 indo até aos quartos da Champions, portanto não é por não ter competições europeias que ficaram melhor (e nota que foi em 22/23 que quebraram um jejum de décadas). O Chelsea do Conte ganhou o título em 16/17 sem competições europeias, mas o Chelsea de 14/15 foi até aos oitavos da Champions e também ganhou o título. Podemos continuar a dar exemplos se quiseres, mas o ponto vai ser o mesmo: uma equipa para se tornar vencedora tem de ganhar títulos e isso não se faz perdendo jogos

Tu não tás a perceber o que eu quero dizer. Eu concordo que quanto mais jogos se ganhar melhor. Qualificar-se para a Champions é melhor do que se qualificar para a Conference, por razões de prestígio, dinheiro, motivação, atrair melhores jogadores, por tudo e mais alguma coisa. Claro que sim. Eu não concordo e nunca concordei que a "melhor coisa que aconteceu ao Amorim foi perder a liga Europa" etc.

Apenas acho que PODE ser uma vantagem física, no meio da desgraça. É muito difícil de quantificar, mas tu notas essa vantagem em certas equipas, a certo ponto da época, em certas circunstâncias, em que a capacidade física seja muito importante e/ou em que afinar muito bem o sistema jogo a jogo seja muito importante.

É um pouco como quando um clube está numa grave crise financeira, isso obriga o clube a meter jogadores jovens a jogar porque não há outra opção, e acabam por ser muito bons e evoluir imenso e de repente o clube rejuvenesce. Aconteceu p.ex com o Barça nos últimos anos, e a um nível menor com o Sporting pós-ataque de Alcochete. Significa que a melhor coisa que pode acontecer a um clube é ter uma grave crise financeira? Não. Significa que todos os clubes que têm graves crises financeiras lançam grandes gerações de jovens jogadores logo a seguir? Também não. Mas PODE acontecer. É uma espécie de: no meio da desgraça, a desgraça em si PODE criar condições para beneficiares dela própria, algo inesperadamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 16 minutos:

Ya, um jogador que não ficará nos anais da história como o Gerrard que nunca ganhou um campeonato. 

Sim, até têm um currículo bastante parecido.

Ambos estiveram presentes na melhor equipa do ano da FIFA e da Uefa por vários anos, ambos ganharam ligas dos campeões e foram mvp da final e ambos ficaram em terceiro lugar numa bola de ouro…

Realmente muito parecido mesmo 

Só que não 😞

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, digo mais, prevejo que a certo ponto desta época vai haver equipas que foram ao Mundial de clubes que vão estoirar fisicamente e/ou ter crises de lesões, mais do que as equipas que não foram. Significa que o ideal era não se qualificar para o mundial de clubes e não ganhar aquele prize money todo? Não.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra opinião polémica, mas o Ruud Van Nistelrooy, independentemente do conhecimento tático e do que fez posteriormente no Leicester, teria sido a melhor opção para se ter terminado a época passada.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 13 minutos:

since-md12-of-2024-25-ruben-amorims-first-game-in-charge-of-v0-7crtzfh276pf1.png?width=1080&crop=smart&auto=webp&s=ba5be6e67ca9723acef19ba3a81e662f9d60488a

Football Heritage 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kimi Raikkonen, há 6 minutos:

Outra opinião polémica, mas o Ruud Van Nistelrooy, independentemente do conhecimento tático e do que fez posteriormente no Leicester, teria sido a melhor opção para se ter terminado a época passada.

Ao sábado é sempre fácil acertar no Euromilhões de 6ª 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

o maior erro até acho que foi antes, ao escolher o ten hag quando tinham o Conte disponível. Não estavam no estado em que estão agora

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 1 minuto:

02rwrt0w36pf1.jpeg?auto=webp&s=d0e547ba9

a nova direção também só tem feito m*rda

manter o eth depois do fim da segunda época dele e apostar no amorim

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 36 minutos:

Eu estou muito confuso. Tinha a ideia que tu é que lançaste o argumento de que "é preciso dar tempo". Tu é que disseste que sem as competições europeias estavam criadas as condições para ele poder lutar por um dos 4 primeiros lugares no campeonato e que, só a partir da época 26-27 se poderia exigir algo mais como a luta pelo título ou boas prestações na Europa.

E agora juntas-te ao grupo daqueles que andam desde dezembro do ano passado a dizer que ele tem que sair se o próximo resultado não for positivo. Isto depois de uma derrota com o City. Quando o número de jogos europeus disputado pelas duas equipas este ano é exatamente igual: zero. Ou seja, numa altura em que as tais vantagens comparativas ainda não se podem manifestar.

Afinal até parece que os resultados e os títulos são importantes. Mesmo a curto prazo. Até começa a parecer que a derrota na final da Liga Europa terá sido, no fim de contas, o pior que lhe podia ter acontecido. Porque adiou uma eventual onda positiva suportada numa mentalidade vencedora e porque limitou imenso a capacidade de atuação no mercado. A ausência nas competições europeias levou a que o Utd tivesse apenas ao seu dispor produtos de menor qualidade a preço mais caro.

Exactamente. Pedi tempo durante toda a temporada passada, independentemente dos resultados e das exibições. Pedi os reforços que acreditava que ele precisaria para atingir os objectivos que referiste, pedi que existisse apoio total da estrutura para que esses reforços chegassem, e para que ele pudesse continuar a afastar todos os elementos do plantel que quisesse. Pedi ainda que lhe dessem uma pré-época completa para trabalhar e implementar melhor as suas ideias.

À excepção de um central, tudo isto aconteceu. O tempo foi-lhe dado independentemente do que acontecia em campo. Os restantes reforços chegaram. A estrutura deixou que ele afastasse 5 ou 6 jogadores do plantel. Investiram-se mais de 250M€ sem vendas (a maior receita de Verão foi a percentagem que detinham do Carreras, na venda do Benfica para o Real Madrid). A pré-época foi completa, sem grandes sobressaltos e já terminou. Novamente: à excepção do central, todas as condicionantes que eu apontei foram cumpridas.

As exibições continuam a ser más e os resultados não aparecem. Portanto, perante isto, onde é que existe qualquer tipo de incoerência em apontar o Amorim como o principal culpado agora?

O resto da discussão é algo que dura há vários meses, e que é muito simples: tu achas que os benefícios de vencer a Liga Europa e qualificar-se para a Champions seria algo totalmente positivo para o United, a todos os níveis. Eu discordo, e acho que os benefícios efectivos de vencer uma final e uma competição (na altura não pensei que fosse preciso escrever uma verdade de La Palice, se calhar o problema foi esse...) não ultrapassariam o que considero serem 8 jogos adicionais que, nesta fase, seriam prejudiciais para o desenvolvimento da equipa. Incluindo, nos benefícios, o tal reforço motivacional e de mentalidade vencedora que referes, e que poderiam ter efeito logo nestes jogos que já se desenrolaram.

Quanto ao mercado, também discordamos. Porque eu não acho que o United tenha tido um mau mercado, para aquilo que pretendiam. Acho é que a maioria das pessoas tem uma interpretação do plantel do United distinta daquela que acontece, em primeiro lugar, pelo próprio clube. Eu pedi mais um central, o United pelos vistos queria mais um médio. Mas, dos 4 reforços efectivos, dois deles preferiram o United ao Newcastle, que está presente na Champions.

Citação de JohnyM, há 32 minutos:

E nota-se bem a vantagem de não ter jogos de provas europeias neste arranque de campeonato. 

O Amorim é incompetente porque não ganha jogos. Se calhar se tem ganho mais um na época passada (aquele que era prejudicial) tinha mais apoio por parte dos adeptos e jogadores e, com o extra de jogar na Champions se calhar podia ter uma margem maior para atacar o mercado de verão. Agora todos já perceberam que é uma questão de tempo até seguir o mesmo caminho de todos os que vieram depois do Ferguson

Mais apoio ainda? De quanto apoio é que ele precisa, de todas as partes, para ganhar dois jogos seguidos?

Eu não vou alimentar muito mais o debate, porque estamos claramente em pontos demasiado distintos. Não tenho problema nenhum em dizer que, a menos que ele saque de um golpe de génio agora e ainda dê a volta por cima, estava errado quando achei que o Amorim iria ter mãos para chegar ao United e montar um projecto positivo e no caminho certo. Ele não teve capacidade para isso, e provavelmente não irá ter nesta fase. Aliás, acho que ele próprio já sabe disso, e começa quase a "pedir" o despedimento.

Mas toda a gente que trabalha e apoia o United está a 200% com o Amorim desde o primeiro dia. Incluindo o plantel. Os que não estavam, eles fez questão de os correr, com o apoio total da estrutura. Eu vi o United x Arsenal da 1ª jornada, e aquilo é claramente uma equipa e uma base de fãs que confia imenso e que está disposta a acreditar cegamente nas ideias dele.

Quanto ao mercado, os jogadores que estão ali não são aqueles que sobraram. São os que o United e o Amorim quiseram. O Sesko e o Mbeumo, 2 dos 4 reforços, rejeitaram o Newcastle, equipa inglesa qualificada para a UCL 25/26, em detrimento do United. Se não chegaram reforços adicionais, foi porque o clube e o Amorim não os consideraram absolutamente necessários.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim o erro da atual diretoria do United é rejeitar sua cultura. O clube só teve um desempenho bom quando abraçou o que o Fergunson construiu como filosofia de jogo. O ruim é que se sair o Amorim, o Gareth pode assumir e os mesmos problemas continuarão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Aleef456, há 22 minutos:

Pra mim o erro da atual diretoria do United é rejeitar sua cultura. O clube só teve um desempenho bom quando abraçou o que o Fergunson construiu como filosofia de jogo. O ruim é que se sair o Amorim, o Gareth pode assumir e os mesmos problemas continuarão. 

O Ferguson não tinha filosofia de jogo. A filosofia era: o treinador é rei senhor imperador ditador e controla tudo. Saiu ele, não há nem vai haver outro igual que consiga fazer tudo de forma igual. Em termos táticos reinventou-se várias vezes e nos últimos anos da carreira dele até era frequentemente negativo/defensivo.

Talvez seja isso que falta ao Amorim, se reinventar taticamente. Levar o 3-4-3 com as mesmas dinâmicas para a cova parece-me estúpido.

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 1 hora:

Ao sábado é sempre fácil acertar no Euromilhões de 6ª 

Nem é questão de hindsight, era uma questão de qual seria o mal menor. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 1 hora:

À excepção de um central, tudo isto aconteceu.

Médios.

O maior erro de todos neste United é a ausência de pelo menos um médio centro em condições. Sempre foi a posição mais crítica no sistema de jogo do Amorim e é claramente a que está em pior estado no United.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 12 minutos:

Médios.

O maior erro de todos neste United é a ausência de pelo menos um médio centro em condições. Sempre foi a posição mais crítica no sistema de jogo do Amorim e é claramente a que está em pior estado no United.

O meio-campo e os wingbacks. Para a direita pelo menos consegues optar por entre alguém que ataca bem (Amad) ou alguém que defende bem (Mazraoui, Dalot), o o que não é ideal porque devias ter ambas as coisas em simultâneo mas pelo menos tens algo competente numa das fases do jogo; mas para wingback esquerdo as únicas opções são um miúdo de 20 anos que chegou do Lecce e um de 18 que chegou do Paraguai. Ou o Dalot na esquerda (medo).

Os centrais não são fantásticos, mas quando regressar o Lisandro e caso continua a evoluir o Heaven dá para desemerdar. Acho que meio-campo e WBL são as 2 posições flagrantes que falta qualidade ainda antes dos centrais.

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 7 minutos:

O meio-campo e os wingbacks. Para a direita pelo menos consegues optar por entre alguém que ataca bem (Amad) ou alguém que defende bem (Mazraoui, Dalot), o o que não é ideal porque devias ter ambas as coisas em simultâneo mas pelo menos tens algo competente numa das fases do jogo; mas para wingback esquerdo as únicas opções são um miúdo de 20 anos que chegou do Lecce e um de 18 que chegou do Paraguai. Ou o Dalot na esquerda (medo).

Os centrais não são fantásticos, mas quando regressar o Lisandro e caso continua a evoluir o Heaven dá para desemerdar. Acho que meio-campo e WBL são as 2 posições flagrantes que falta qualidade ainda antes dos centrais.

O Dalot é uma m*rda tho

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 1 hora:

As exibições continuam a ser más e os resultados não aparecem. Portanto, perante isto, onde é que existe qualquer tipo de incoerência em apontar o Amorim como o principal culpado agora?

A incoerência está no facto de já teres feito o julgamento em meados de setembro, após 5 jogos oficiais.

Sim, a vitória que obteve foi caída do céu; sim, o empate devia ter sido vitória; sim, a eliminação na Taça da Liga foi escandalosa; sim, a derrota com o Arsenal poderia ter sido evitada porque foi em casa; sim, a derrota de hoje foi por números desequilibrados. É tudo verdade. Mas também é verdade que estamos na fase inicial da época.

A questão aqui é que os resultados imediatos nesta época não estão a corresponder ao que tu antecipavas que iria acontecer e, por isso, como a "culpa" nunca poderá ser do teu raciocínio, só pode ser do Amorim, que afinal não é tudo aquilo que tu pensavas que ele seria.

Compartilhar este post

Link para o post

Após a derrota (0-3) do Manchester United no terreno do Manchester City, Ruben Amorim sublinhou que não pretende alterar a sua filosofia de jogo e que uma mudança de estilo terá de partir de cima, ou seja, da INEOS, dona do clube. A resposta surgiu na conferência de imprensa, após o treinador português ser confrontado com as 8 vitórias em 31 jogos na Premier League.

"Não é um registo que se deva ter no Manchester United. Há muitas coisas que não sabem que aconteceram nos últimos meses. Aceito isso. Mas não vou mudar. Quando quiser mudar a minha filosofia, eu mudo. Caso contrário, têm que mudar o treinador (...) Não acredito nisso do sistema. Jogarei da minha forma até entender que devo mudar", atirou Amorim.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...