Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 1 hora:

eu tb não fico nada confortável, prima facie, as possibilidades que se levantam na Letónia.

Em termos normais tb acho que qualquer minoria (nativa?) tem direito à sua cultura.

Mas aqui começa logo o problema de aferir se os Russos na Letónia são "nativos" ou não. Haverá os de todos os estilos de background, e certamente tb os haverá que estão lá desde o século XVIII quando a Rússia tomou a antiga Livónia da Suécia. E certamente tb estarão lá Russos que a URSS mandou para lá nos anos 70 (como fez um pouco por todas as Repúblicas) visando tornar cada RSS mais parecida à RSS da Rússia e assim as prender para sempre. É muito complicado aferir o estatuto e a ligação dos Russos ao território Letão.

Porém, o que torna este caso particulamente fora do que apelido de "termos normais", é o facto de a minoria ética em questão ser oriunda - ou cultural-etnica-linguisticamente filiada num vizinho, hiper.-poderoso, militarista e agressor que, por mais que uma vez ameaçou e CONCRETIZOU uma pulsão de invadir outro vizinho com o pretexto de "proteger os meus que lá estão". Nesse contexto, acho que o único erro foi a Letónia não ter expulso os Russos logo em 1992 e pronto, "resolvia-se" logo a coisa.

Vamos imaginar que a União Ibérica durava até, sei lá 1910. Que a Revolução Republicana teria sido não para instalar uma monarquia apenas, mas apra correr com a monarquia Espanhola de cá, e que portanto, nesses 300 anos, teria havido maior penetração da língua, cultura e etnia espanholas no nosso território, tanto que, sei lá, o Algarve e o distrito de Bragança eram agora de maioria hispanófona. Que faríamos nós? Aceitávamos pacatamente? Mesmo com a Espanha ali ao lado sempre a dizer que "El Algarve es Español e tenemos derecho a el" a cada 5 anos?  

Por isso reitero o que disse no primeiro post: é muito difiicl para nós protugueses pronunciarmo-nos sobre a situação da Letónia, porque nos falta sentir na pele a situação deles. E seria muito fácil apenas dizer "Que horror, expulsar gente" ou "Acho muito bem, fuck Russia" do pé para a mão, mas que sustentação filosófica maturada teríamos em qualquer dessas opiniões simplistas?

Tendo em conta a nossa política de imigração relativamente a asiáticos, não estou nada admirado com o apoio dos portugueses às atitudes da Letónia. 

Quero ver quando os BRICS crescerem para a UE e USA e nós absolutamente de minados de indianos do Punjab. Especialmente na capital. 

Ainda vamos a tempo de combater a aliança putinista! 🤌

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 14 minutos:

e nós absolutamente de minados de indianos do Punjab. Especialmente na capital. 

para 'combater' os indianos do Punjab, só há uma hipótese: trazer Paquistaneses do Punjab 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 42 minutos:

para 'combater' os indianos do Punjab, só há uma hipótese: trazer Paquistaneses do Punjab 😅

choose your fighter:

220px-First_Minister_Humza_Yousaf_(52784

vs

220px-Prime_Minister_Rishi_Sunak_arrives

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos:

choose your fighter:

vs

antc3b3nio-costa.jpg?resize=616,850&ssl=

• Like 4
  • Haha 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 30 minutos:

choose your fighter:

vs

a rivalidade Inglaterra x Escócia ganhou todo uma nova layer do Hindustão!

Compartilhar este post

Link para o post

Começa-se a ver cada vez mais indianos/paquistaneses/etc sem abrigo no Porto, perto do meu escritório dormem 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Começa-se a ver cada vez mais indianos/paquistaneses/etc sem abrigo no Porto, perto do meu escritório dormem 2

Ontem estava um a pedir no Pingo Doce da Avenida da Boavista.

Compartilhar este post

Link para o post

O Townhall do Trump já começou com um shitshow sobre as ultimas eleições, as alegações de que foram roubadas e 6 de Janeiro.

E de notar que o publico escolhido pela CNN é composto só de republicanos e "indecisos" de pendor republicano.

A Kaitlan Collins até está a tentar rebatar todas as falsidades mas a cada tirada do Trump o publico ri e aplaude.

Trump diz que irá perdoar os condenados por sedição e violência por 6 de Janeiro. O publico aplaude e ri.

Trump diz que não se pode confiar nos tribunais. O publico aplaude e ri.

Trump goza com a senhora que foi abusada por ele. O publico aplaude e ri.

Trump diz que o resultado do julgamento de ontem foi bom para ele porque vai subir nas sondagens. O publico aplaude e ri.

Trump chama "nasty" à entrevistadora na cara dela. O publico aplaude e ri.

Parabéns à CNN americana por darem palco a isto.

Que degradação.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 17 horas:

Eu concordo que não vai virar, mas sabes bem que nem sempre as eleições locais têm resultados iguais às nacionais. 

1280px-2022_US_House_of_Representatives_Election_by_States.svg.png

no senado e governadores ya, mas na camara de representantes costuma bater certo. este poderia ser um mapa presidencial onde os republicanos ganham o voto popular por 3%

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

será bastante deprimente se em 2024 tivermos a parte II do Showdown entre o Biden e o Trump. Dois ointentões para liderar a nação dita mais energética do mundo diz muito sobre a psique actual da América: medo do futuro.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 30 minutos:

será bastante deprimente se em 2024 tivermos a parte II do Showdown entre o Biden e o Trump. Dois ointentões para liderar a nação dita mais energética do mundo diz muito sobre a psique actual da América: medo do futuro.

Um Kennedy random vai concorrer. Entretanto será morto pela cia, desculpem-me o spoiler. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 21 minutos:

Um Kennedy random vai concorrer. Entretanto será morto pela cia, desculpem-me o spoiler. 

o QAnons dizem que o Kennedy que morreu em 99 vai concorrer.

E conhecendo os Americanos, eles seriam bem capazes de eleger um zombi.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 40 minutos:

O Covid mata-o primeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Eiiiiiii a Polónia foi atingida por um míssil russo. Finalmente teremos a solução que garante a integridade territorial da Ucrânia, o fim do expansionismo russo e a paz no continente europeu. 

Venham os nukes. Artigo 5! Close the sky! Ana Gomes 4thewin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 9 horas:

E será.

O Trump vai limpar o chão com o DeSantis.

A base dele é aquela base que goza com uma vitima de abuso sexual e aplaude piadinhas do absuador sobre ela. Se o DeSantis for a um debate com o Trump vai ser um massacre.

Eu não tenho mesmo palavras para o lixo, a nojeira, o esgoto que ontem vi. Quando alguém acha que já se chegou ao fundo do poço, eis que ele continua até ao centro da terra.

Sobre o Biden, admito que sempre achei que ele renunciaria a meio do mandato ou pelo menos não concorresse mas parece-me que a questão da Ucrânia e a ausência de alguém minimamente forte no partido levou-o a tomar a decisão.

É uma espécie de Lula vs Bolsonaro. Se só Lula poderia derrotar Bolsonario, provavelmente só o Biden consegue derrotar novamente o Trump.

E o Kennedy que está a concorrer contra o Biden é um alucinado das teorias da conspiração. Foi um dos primeiros anti-vacinas que me lembro, muito, muito antes da pandemia. E de notar que está a ter apoio na sua campanha do Bannon que o quer usar para destabilizar os democratas.

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os Kennedys eram chalupas. O que foi baleado também tinha a teoria da conspiração da CIA. Ao menos vou vivenciar um belo nepotismo antes da NATO ativar o artigo 5 e acabar com o mundo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

a ausência de alguém minimamente forte no partido levou-o a tomar a decisão.

a não-existência da Harris é uma surpresa bastante negativa e o seu flop monumental vai atrasar a causa das mulheres na vida política americana uns tempos. é que às mulheres, infelizmente, ainda não se tolera que sejam políticas incompetentes, sem que isso passe a ser caracterísitca comum à classe. 

E as minorias idem. Vá lá que o Obama foi um bom presidente e um tipo esclarecido se não, não voltaria a haver um serious contender negro à Casa Branca durante décadas. Olha, é como o Brasil que não tem um GR titular negro desde o Barbosa na Copa de 50. Um homem branco quando é mau não contamina todos quantos com ele se pareçam, mas para as mulheres e as minorias, ui.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 7 minutos:

a não-existência da Harris é uma surpresa bastante negativa e o seu flop monumental vai atrasar a causa das mulheres na vida política americana uns tempos. é que às mulheres, infelizmente, ainda não se tolera que sejam políticas incompetentes, sem que isso passe a ser caracterísitca comum à classe. 

E as minorias idem. Vá lá que o Obama foi um bom presidente e um tipo esclarecido se não, não voltaria a haver um serious contender negro à Casa Branca durante décadas. Olha, é como o Brasil que não tem um GR titular negro desde o Barbosa na Copa de 50. Um homem branco quando é mau não contamina todos quantos com ele se pareçam, mas para as mulheres e as minorias, ui.

a Kamala Harris já estava morta mesmo antes de ser vice-presidente. A aceitação dela sempre foi mais dos media e do DNC do que das bases democratas e da população em geral.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 21 minutos:

a Kamala Harris já estava morta mesmo antes de ser vice-presidente. A aceitação dela sempre foi mais dos media e do DNC do que das bases democratas e da população em geral.

eu acho que o Biden devia ter colhões e trocar de VP para o próximo mandato, mas acho que isso ia levantar muito falatório e por isso ela ficará apenas por hábito, basicamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 3 horas:

Eu não tenho mesmo palavras para o lixo, a nojeira, o esgoto que ontem vi. Quando alguém acha que já se chegou ao fundo do poço, eis que ele continua até ao centro da terra.

Por incrível que pareça, não é o elemento mais perigoso de toda esta história. O mais perigoso é isto:

Aterrador.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 11 horas:

Olha, é como o Brasil que não tem um GR titular negro desde o Barbosa na Copa de 50

O Dida existiu Ilídio e nem foi há muito tempo 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vakjew, há 1 hora:

O Dida existiu Ilídio e nem foi há muito tempo 

nao foi titular em nenhuma copa, por causa disso. Em 98 foi o Taffarel embora já estivesse no Galatasaray  e decadente. Houve polémica e tudo.

Em 2002 tb houve polémica, mas o Marcos acabou por estar à altura. O Dida apesar de ter tido qualidade para tal, nunca foi titular numa copa por causa do Barbosa.

plenty of literature na net sobre o tema.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...