Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de Pavel, há 1 hora:

golpe de estado desta vez no Gabão 

mais um país pronto para se juntar aos BRICS

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Macron in shambles

está difícil para o Macron. Kickado de África e depois de ter sido convidado em Janeiro, pelo Lula, para participar na cimeira dos países da Amazónia acabou por ficar de fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Há uns stresses entre o Brasil e a Guiana Francesa por causa do garimpo de ouro, basicamente naquela zona da fronteira da Amazónia aquilo é zona de ninguém tipo Faroeste e há acusações de parte a parte sobre a ineficácia em combater o tráfico ilegal de ouro. 

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que a Rússia recusou a ajuda do Brasil na investigação do acidente do Prigozhin (visto que o avião era de fabrico brasileiro). Não sendo surpreendente, é mais um indício claro do que aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 horas:

Há uns stresses entre o Brasil e a Guiana Francesa por causa do garimpo de ouro, basicamente naquela zona da fronteira da Amazónia aquilo é zona de ninguém tipo Faroeste e há acusações de parte a parte sobre a ineficácia em combater o tráfico ilegal de ouro. 

o rio, nessa região, está extremamente poluído devido aos químicos que usam no garimpo do ouro.

mas o problema deles é o tráfico ilegal. O Lula, em Angola, já deu a entender que se está a cagar para o ambiente e que os países ricos é que devem se preocupar. Mais dia, menos dia começa a extração de petróleo no Amazonas

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 47 minutos:

Another one

Irá ter acesso aos melhores cuidados médicos e medicação disponíveis. 

Acesso que aliás passou uma vida inteira a lutar para que continuasse a ser exclusivo de quem pode pagar por ele.

Já outros americanos têm de escolher entre comer ou tomar a medicação.

Citação de Puto Perdiz, há 9 horas:

o rio, nessa região, está extremamente poluído devido aos químicos que usam no garimpo do ouro.

mas o problema deles é o tráfico ilegal. O Lula, em Angola, já deu a entender que se está a cagar para o ambiente e que os países ricos é que devem se preocupar. Mais dia, menos dia começa a extração de petróleo no Amazonas

As tiradas do Lula nas últimas semanas sobre o ambiente são qualquer coisa de especial.

Mas se os States lhe abanar em com dinheiro/apoios talvez mude a posição.

Aliás, ainda há pouco elogiou o Biden como sendo o primeiro presidente americano que ele conhece que se preocupa com os trabalhadores e que a última conversa que tiveram foi música para os seus ouvidos.

Por falar em países dos BRICS, e depois do anúncio do alargamento, tivemos um belo momento em que o governo chinês aprovou um mapa em que partes do território indiano surgem como partes integrantes da China.

A coisa não foi muito bem recebida em Nova Deli 

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, Em 24/08/2023 at 23:46:

Muita coisa que concordo e discordo. Concordo totalmente que tem um discurso horrendo, que é tão ou mais deplorável que o próprio discurso Trumpista, no sentido que por ser alguém de uma minoria étnica e newcomer, sem grande experiência política (para o bem ou para o mal), torna-se mais "complicado" de atacar por parte de quem aliás ele tenta copiar. Concordo também que para o republicano médio (que é Trumpista) foi ele que ganhou o debate. Para mim quando olho para ele imagino o PM inglês a rir-se quando falava em deportar imigrantes. Como são de minorias étnicas torna-se mais "aceitável" dizerem o que os outros só podem pensar dizer.

Quanto ao resto. Muita coisa que discordo.
"Mas duvido que algum dia passe de uma novidade momentânea."

Começando por aqui, até pode não ser ele a novidade momentânea, ok, aceito. Mas não seria a primeira novidade momentânea a fazer um sucesso estrondoso. Basta olhar que o Bill Clinton no primeiro estado que foi a primárias teve 2% dos votos e quase ninguém o via como contender. O próprio Obama era visto como um outsider (não tão menosprezado como o Clinton) e dizia-se que a Clinton tinha a eleição no papo em 2008 a dada altura (chegou-se a dizer que seria entre ela e o John Edwards).

"É de uma minoria racial o que o prejudica com os racistas republicanos"
Sim, por isso julgo que nunca terá grandes chances contra o Trump, anyway, não acho descabido que possa ficar em segundo lugar destacado. Por motivos estratégicos eleitorais muitos podem apoiá-lo. É o idiota útil. Muitos republicanos comeriam sapos para tirar de lá os "establishment" democrata do poder, mesmo que para isso tivessem de votar num "monhé" como eles gostam de dizer. Daria um "bom" candidato a VP do Trump. Que lhe ajudaria a afastar o espectro racista da sua candidatura.

"Tem uma arrogância não carismática brutal que o mata com os menos radicais do partido e nunca na vida um moderado americano (que por si já é de centro direita) vai votar neste gajo numa eleição geral."

Aqui também discordo, acho que ele tem carisma. Muitas vezes o carisma vive mais da imagem e da forma como falamos do que do conteúdo em si mesmo do discurso, da intelectualidade do discursante, da razão que o mesmo tem, etc.
Se num debate das legislativas um Sócrates otimista (a figura mais carismática a meu ver que passou em Política cá em portugal no século XXI) em 2009 disse que o pais ia no bom caminho e que não havia crise nenhuma e uma Manuela Ferreira Leite pessimista (uma das figuras menos carismáticas que me lembro no século XXI) em 2009 disse exatamente o contrário, defendendo rigor das contas públicas e o adiamento de projetos naquele momento, obviamente os portugueses acreditaram no primeiro e nada na segunda. E ele ganhou depois do PS ter perdido europeias e autárquicas naquele mesmo ano.

Pelo que percebi as sondagens pós debate não lhe foram muito favoráveis.

E desde aí que o tipo tem andado de canal em canal com um desfile de apresentadores a confronta lo com as mentiras e aldrabices que diz que não tem se safo muito bem. Até o Hannity apertou com ele.

E acho mesmo que ele não tem carisma. Não domina interação nenhuma com ninguém e fica várias vezes sem resposta. O Trump também mente por todo o lado mas é um gajo que quando está no seu top atropela o seu interveniente.

Fazer comparações com o Clinton tb me parece abusivo. O Clinton era relatable para o homem médio branco americano. Era um gajo que passava a aura do homem comum ao mesmo tempo que transparecia uma inteligência e humor facilmente compreensível.

Ainda por cima o tipo é hindu.

Até pode ser que se o Musk (e os amigos ali do leste europeu) decidir lhe dar mais apoio que ele possa ser considerado como um candidato a VP mas aí parece me que a Kari Lake parte muito na frente.

Editado por SAS_Robben
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Glória e honra aos BRICS! Irá expandir em janeiro e estou ansioso pela entrada dos novos miúdos. Faz lembrar quando o Lage enfiava 5 jogadores do Seixal ao calhas no onze titular. 

Ojo el canal del Suez! Ya es BRICS! Ojo! 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 horas:

Só dá pena. O homem precisa de ir para um lar e andam ali a exibi-lo...

Zero pena, quando morrer é dia de festa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 7 horas:

As tiradas do Lula nas últimas semanas sobre o ambiente são qualquer coisa de especial.

Mas se os States lhe abanar em com dinheiro/apoios talvez mude a posição.

Aliás, ainda há pouco elogiou o Biden como sendo o primeiro presidente americano que ele conhece que se preocupa com os trabalhadores e que a última conversa que tiveram foi música para os seus ouvidos.

Por falar em países dos BRICS, e depois do anúncio do alargamento, tivemos um belo momento em que o governo chinês aprovou um mapa em que partes do território indiano surgem como partes integrantes da China.

A coisa não foi muito bem recebida em Nova Deli 

Não me admira nada as tiradas do Lula nas últimas semanas. Como disse há 2/3 meses aqui, ele deu ordens para que se estude a exploração de petróleo na foz do amazonas. Até pode ser a posição lamentável dele, mas ao menos ficava calado quando usava o tema ambiental para atacar o Bolsonaro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 29 minutos:

tema ambiental para atacar o Bolsonaro.

desmatamento-amazonia-2021-2-conexao-pla

custo-emissao-efeito-estufa-on-2.jpg

Não brinquemos.

O Lula tem como cadastro ambiental uma redução absolutamente histórica do desmatamento da Amazônia (ver o que aconteceu entre 2003 e 2011 no segundo gráfico). O Bolsonaro tem como cadastro ambiental um aumento igualmente histórico desse mesmo desmatamento. A média anual desse desmatamento foi equivalente à área de Manaus, um aumento de 57 por cento face ao governo anterior.O Bolsonaro tem ainda como cadastro ambiental a menor média de orçamento do Ministério do Ambiente dos últimos seis governos. Nesse mesmo governo, as multas ambientais na Amazônia diminuíram 35 por cento. E podia continuar.

As declarações recentes do Lula foram infelizes mas para passarem Neo Blanc num dos seres mais asquerosos que a política mundial viu nos últimos largos anos tem que se esforçar mais um bocadinho.

Editado por HappyKing
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 28 minutos:

desmatamento-amazonia-2021-2-conexao-pla

custo-emissao-efeito-estufa-on-2.jpg

Não brinquemos.

O Lula tem como cadastro ambiental uma redução absolutamente histórica do desmatamento da Amazônia (ver o que aconteceu entre 2003 e 2011 no segundo gráfico). O Bolsonaro tem como cadastro ambiental um aumento igualmente histórico desse mesmo desmatamento. A média anual desse desmatamento foi equivalente à área de Manaus, um aumento de 57 por cento face ao governo anterior.O Bolsonaro tem ainda como cadastro ambiental a menor média de orçamento do Ministério do Ambiente dos últimos seis governos. Nesse mesmo governo, as multas ambientais na Amazônia diminuíram 35 por cento. E podia continuar.

As declarações recentes do Lula foram infelizes mas para passarem Neo Blanc num dos seres mais asquerosos que a política mundial viu nos últimos largos anos tem que se esforçar mais um bocadinho.

Do meu lado não irás ler grandes comparações entre Lula e Bolsonaro.

O que o Bolsonaro fez ao Brasil e Amazônia foi de um grau de criminalidade e destruição brutal. E claro incluo não só o desmatamento mas tb o genocídio dos indígenas.

E mesmo tendo todas as discordâncias e mais algumas com a política externa do Lula, eu voltaria a apoiar Lula contra Bolsonaro (que em política externa era tenebroso) e a festejar a sua vitória sobre o animal. Para os brasileiros é como passar do diabo a um santo.

Agora que tenho ficado cada vez mais de pé atrás com as declarações de política ambiental do Lula, tenho. Até porque tem demonstrado que a sua política externa (que é a parte mais influente da gestão da Amazônia) anda muito ao sabor de quem lhe dá mais.

E atenção, é legítimo defender os interesses do Brasil acima de alianças. No entanto , quando falamos do impacto desta forma de estar no pulmão do planeta é claro que fico preocupado.

Editado por SAS_Robben
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 15 minutos:

Agora que tenho ficado cada vez mais de pé atrás com as declarações de política ambiental do Lula, tenho. Até porque tem demonstrado que a sua política externa (que é a parte mais influente da gestão da Amazônia) anda muito ao sabor de quem lhe dá mais.

E atenção, é legítimo defender os interesses do Brasil acima de alianças. No entanto , quando falamos do impacto desta forma de estar no pulmão do planeta é claro que fico preocupado

Sem dúvida, tenho a mesma preocupação. Apenas não concordei com uma comparação que me pareceu totalmente descabida que o Ticampos fez.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 horas:

Sem dúvida, tenho a mesma preocupação. Apenas não concordei com uma comparação que me pareceu totalmente descabida que o Ticampos fez.

Não estou a comparar os 2, obviamente o mandato dos 2 é dispar em tudo o que diz respeito ao ambiente, o que digo é que apesar de tudo, parece exagerado e contraditório o Lula vir com discurso a favor do petróleo após defender o contrário nos debates com o Bolsonaro. Referia-me ao conteúdo do discurso. Em lado algum os comparei diretamente. Foi no debate do Bolsonaro como podia ter sido com a Tebet ou com o ciro. Anyway foi no debate entre os 2 que ouvi o Lula a ter essa argumentação e foi daí que veio o meu exemplo.

E repara que não se estava a falar em desmatamento da floresta amazónica mas sim quanto à exploração petrolífera poluente.

Além do mais nos 2 mandatos Lula as emissões de CO2 aumentaram e foi só no segundo mandato Dilma que começaram a reduzir até hoje. Tem a ver com o crescimento económico também. Mas as preocupações ambientais apesar de serem inúmeras vezes maiores que as do adversário direto que é praticamente um terraplanista, são muito menores que as típicas na Europa e nunca estiveram na parte de cima da mesa.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 18 minutos:

nunca estiveram na parte de cima da mesa.

Isso não é verdade. 

Nos dois mandatos anteriores:

O Lula criou o Plano 'Amazônia Sustentável', que queria reduzir o desmatamento na Amazônia em 80% até 2012.

O Lula criou o Plano de Aceleração do Crescimento, que investiu em energia renovável e saneamento básico.

E podia estar aqui a tarde e noite toda a dar mais exemplos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Lula da Silva é o estadista mais importante deste século. Já superou XI Jinping e Barack Obama. 

Que África vire as costas à Europa. Que a América do Sul vire as costas à América do Norte.

Que reine a justiça! Que haja fome no ocidente, para que se coma karma. 

Compartilhar este post

Link para o post

E tecnicamente é verdade. O que não é normal, nem aceitável, é em 2023 ainda se usar isso como argumento. Isso ficou no tempo dos Afonsinhos, já não existe.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...