Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de Almeno, há 1 minuto:

Favoritos a ganhar, ficam em terceiro.

Não é uma derrota.

É o equivalente ao levantar a cabeça e continuar a trabalhar?

Ganharam o voto popular. Podem agarrar-se a isso como os progressistas/liberais, onde me incluo, se agarram às derrotas do Trump no voto popular. E dizer, correctamente, que o sistema eleitoral não respeita a vontade do povo

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 9 minutos:

Favoritos a ganhar, ficam em terceiro.

Não é uma derrota.

É o equivalente ao levantar a cabeça e continuar a trabalhar?

Ganharam 88 assentos no parlamento. Claramente ganharam

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 14 minutos:

No cenário de ontem, toda a gente dizia, incluindo eles próprios, que iam vencer e perderam ficando em terceiro. 

Também o Ventura ia ganhar as legislativas nas palavras da boca dele e que se demitia se não acontecesse. Mas o que é que interessa o que os líderes deles dizem ou deixam de dizer? São os gurus da verdade?

O que é factual é que vamos ter um governo fragil centrista/centro-esquerda a desgastar-se mais 3 anos depois de 7 anos desgastantes em vez de desgaste da RN .

E o que é facto é que eles não tiveram a vitória que conta para agora em 2024 mas que conta para 2027, a do voto popular. Porque as presidenciais não são FPTP como estas o foram.

E eu nunca disse que eles venciam. Aliás, antes das eleições mostrei-me preocupado com o cenário que efetivamente se veio a verificar. (Vitória clara no voto popular da RN sem conseguirem governar).

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 18 minutos:

Estamos a tapar o sol com a peneira

Estamos a tapar o sol com dois governos de esquerda (chamar isto ao Starmer faz-me alguma confusão mas pronto) que tem o dever de responderem aos verdadeiros problemas das pessoas para que as mesmas percebam que há esperança num país melhor: não é uma fatalidade o estado atual das coisas. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

eu não sei se é no discord ou no reddit mas alguém anda-te a dar um bailinho jesus @Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 21 minutos:

Ganharam o voto popular. Podem agarrar-se a isso como os progressistas/liberais, onde me incluo, se agarram às derrotas do Trump no voto popular. E dizer, correctamente, que o sistema eleitoral não respeita a vontade do povo

O Trump por pouco ia vencendo 2020 com uma derrota estrondosa no voto popular. Bastavam apenas umas dezenas de milhares de votos na Georgia, Wisconsin e Arizona.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 2 minutos:

Se calhar suspendíamos a democracia para evitarmos que ela seja destruída!

Manuela Ferreira Leite... és tu?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 31 minutos:

Estamos a tapar o sol com dois governos de esquerda (chamar isto ao Starmer faz-me alguma confusão mas pronto) que tem o dever de responderem aos verdadeiros problemas das pessoas para que as mesmas percebam que há esperança num país melhor: não é uma fatalidade o estado atual das coisas. 

O problema é que estes governos de "esquerda" têm pés de barro, o voto popular não demonstra os resultados em termos de deputados. A vitória que se celebra, não é a vitória que se pensa ter existido, na minha opinião. Acho que existe, infelizmente, muita vontade popular em eleger governos extremistas com carácter fascista e xenófobo, e estas vitórias não me fazem pensar "que bem que França esteve em derrotar o fascismo!" quando é óbvio que os resultados continuam a pintar uma tela negra sobre o presente e o futuro do país, não no sentido de governo, mas no sentido das pessoas mesmo

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

A situação no UK é diferente.. o Reform estar a comer grande parte do eleitorado dos Tories (apesar de não refletido em MPs) também é preocupante, mas a vitória do Labour dá-lhes uma maioria estável para um novo ciclo político que se começa agora. É uma situação bastante melhor que em França

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Houve aqui um momento qualquer da discussão política em que faz sentido querer um governo de extrema-direita para evitar uma presidência de extrema-direita daqui a três anos. Deve ter sido o mesmo momento em que tentar adivinhar o que quer que seja daqui a três anos é chamado de pragmatismo. Ninguém sabe que Europa e que mundo é que vamos ter daqui a três anos.

A única coisa que temos são patetas a querer antever os piores cenários possíveis só para poderem dizer que tinham razão.

• Like 12
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 19 minutos:

O problema é que estes governos de "esquerda" têm pés de barro, o voto popular não demonstra os resultados em termos de deputados. A vitória que se celebra, não é a vitória que se pensa ter existido, na minha opinião. Acho que existe, infelizmente, muita vontade popular em eleger governos extremistas com carácter fascista e xenófobo, e estas vitórias não me fazem pensar "que bem que França esteve em derrotar o fascismo!" quando é óbvio que os resultados continuam a pintar uma tela negra sobre o presente e o futuro do país, não no sentido de governo, mas no sentido das pessoas mesmo

Acho que a única ilação positiva daqui é quando o povo não facho se sente ameaçado ainda se consegue unir para evitar o mal maior. Contudo essa base cada vez é menor.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

toda esta discussão era inexistente se parássemos de ver eleições como jogos de futebol, em que há um vencedor e um derrotado. a RN não vai formar governo, o que é bom, mas fica claro que em 2027 vão partir de uma ótima posição, o que é péssimo. as pessoas têm razão para estar contentes por uma coisa e tristes pela outra. os dois sentimentos podem estar sobrepostos, não são mutualmente exclusivos

• Like 10
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 57 minutos:

pá eu cá acho isso whining. Eles já sabem qual é o sistema, que trabalhem sobre isso. Sim, estas eleições vão, basicamente, decidir-se em dois ou três condados do Wisconsin e dois ou três da Pensilvânia, tudo o resto parece mais ou menos entregue, epá é ir para o terreno nesses sítios e batalhar por cada voto, mesmo que fisicamente, pegar no eleitor pelos colarinhos e "listen here you piece of shit! Ya ain't gonna vote for a dictator, capisce!" (sim, trazem um mafioso de NJ para fazer o trabalho de campo)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 4 minutos:

Houve aqui um momento qualquer da discussão política em que faz sentido querer um governo de extrema-direita para evitar uma presidência de extrema-direita daqui a três anos. Deve ter sido o mesmo momento em que tentar adivinhar o que quer que seja daqui a três anos é chamado de pragmatismo. Ninguém sabe que Europa e que mundo é que vamos ter daqui a três anos.

A única coisa que temos são patetas a querer antever os piores cenários possíveis só para poderem dizer que tinham razão.

Basta olhares para a história do que tem sido o crescimento do populismo no mundo, nos últimos anos, não é preciso ser um adivinho para perceber que se o comboio vai a 200km h rumo a uma ponte partida vai cair num desfiladeiro. Isso não é prever o futuro. É constatar o óbvio. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém que vá buscar os posts do comboio do covid.

• Like 3
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 3 minutos:

Basta olhares para a história do que tem sido o crescimento do populismo no mundo, nos últimos anos, não é preciso ser um adivinho para perceber que se o comboio vai a 200km h rumo a uma ponte partida vai cair num desfiladeiro. Isso não é prever o futuro. É constatar o óbvio. 

Acho que especialmente depois das tuas contribuições por aqui nos inícios do covid, deverias repensar um bocadinho antes de encher este tipo de tópicos que mexem com a vida das pessoas com as tuas previsões catastróficas e apocalípticas sem qualquer tipo de sustento. 

Editado por La Flame
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 31 minutos:

Acho que especialmente depois das tuas contribuições por aqui nos inícios do covid, deverias repensar um bocadinho antes de encher este tipo de tópicos que mexem com a vida das pessoas com as tuas previsões catastróficas e apocalípticas sem qualquer tipo de sustento. 

Sim, porque quando em Fevereiro de 2020 andava tudo a dizer que wuhan estava controlado enquanto eu dizia que iamos ter 1M de mortos no mundo ou mais estava ser "catastrofista". Enganei-me plenamente. A covid realmente foi uma gripe e não uma catastrofe. Não podias ter ido buscar pior exemplo.

Citação de La Flame, há 31 minutos:

Mas que previsão catastrofista fiz em 2020 nos inicios da covid que não se concretizou? Mais de 1 milhão de mortos? Confinamentos? Estado de emergência? Perda de controlo no contágio? Que iamos praticamente todos apanhar covid e andar de máscara? Mostra-me. Quem te ouve falar ate parece que defendia a tese da extinção da raça humana. Nesse caso repito, mostra-me.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 11 minutos:

Se isso foi também um "jab" subtil a mim por dizer que temos que ser pragmáticos a encarar estes resultados, deixa-me esclarecer: eu não estou a dizer que a extrema direita vai ganhar no futuro em França. Digo que ganhou o voto popular no presente, e isso é que preocupa estar a ser varrido para debaixo do tapete porque em termos práticos não vai ter consequência.

E com isso faço ligação ao que o @IlidioMAdisse: acho que é um problema muito grande da democracia que assim seja, que um condado ou dois seja o que define o futuro de um país. Para mim um sistema de representação proporcional é a única forma de garantir democracia respeitada, porque eu também não gostaria de ver a esquerda ganhar o voto popular mas a estratégia da RN garantir mais deputados porque fizeram a campanha nos sítios certos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Os votos nesse "bloco de esquerda" foram, em grande parte, apenas para tirar o RN do poder?

É que uma coisa é votar num programa em que se acredita que é o melhor para o país, outra é votar para evitar a tomada do poder pelos fachos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 7 minutos:

Os votos nesse "bloco de esquerda" foram, em grande parte, apenas para tirar o RN do poder?

É que uma coisa é votar num programa em que se acredita que é o melhor para o país, outra é votar para evitar a tomada do poder pelos fachos. 

Citação de Petar Musa, há 7 minutos:

acho que já ng acredita em melhorar o país. anda tudo a ver se não piora mas é.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 25 minutos:

Sim, porque quando em Fevereiro de 2020 andava tudo a dizer que wuhan estava controlado enquanto eu dizia que iamos ter 1M de mortos no mundo ou mais estava ser "catastrofista". Enganei-me plenamente. A covid realmente foi uma gripe e não uma catastrofe. Não podias ter ido buscar pior exemplo.

Mas que previsão catastrofista fiz em 2020 nos inicios da covid que não se concretizou? Mais de 1 milhão de mortos? Confinamentos? Estado de emergência? Perda de controlo no contágio? Que iamos praticamente todos apanhar covid e andar de máscara? Mostra-me. Quem te houve falar ate parece que defendia a tese da extinção da raça humana. Nesse caso repito, mostra-me.

É que nem sequer estou a dizer que é um destino traçado a eventual vitória da extrema direita em França. Apenas estou a constatar que essa ameaça existe é maior de acontecer do que não acontecer e não diminuiu só porque num sistema político fptp a 2 voltas ganhando o voto popular ficaram em terceiro no número de deputados. Agora não tenho dúvidas que quase de certeza vão aumentar na segunda volta vs 2022. Se isso significa 45 ou 55% não sei... mas quem pensa que vão cair e tornar-se um cds da vida só se está a iludir.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 6 minutos:

Bem, se os governos não mudarem a sua mentalidade muito rapidamente, então já está perdido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 30 minutos:

E tu achas que um governo de blocagem (??) para impedir outro grupo de governar composto por tudo de esquerda que nunca se entenderam, e viu-se nas europeias, mais os centristas que eles chamam de direita e que nem os podem ver em alguns casos num mês se entenderam, tudo ficou resolvido e que o país vai ser governado com a fiabilidade dos comboios no Japão? 

Certo, é melhor que um governo de extrema direita, mas no fundo não está a resolver problema nenhum. É só isso que se tem dito. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Macron se complicou agora. Tem inimigos dentro e fora do governo.

O desgaste interno e externo será grande. Não há governo que dure assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...