Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[Discussão Geral] Compra Desktop/Portátil/Híbrido

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 38 minutos:

Por aqui não deu para evitar mais a compra de um PC. Após muito brainstorming, decidi desistir da ideia de comprar um 2 em 1 barato por causa das limitações. Vou manter o meu iPad para ler eBooks e junto-lhe um portátil para trabalho.

Comprei um Lenovo Ideapad 3 de 14" por 603€. Pica os meus pontos todos: não é demasiado grande, bom processador, teclado retroiluminado, relativamente leve.

Só fiquei ligeiramente desiludido com as opções de memória. Queria 16GB, só deu para 12GB. Para já até 8GB chegaria, mas tornava-o mais future proof.

image.png.b7faeefa34fe641f532fa9f3915ca3f6.png

Agora é espetar nisto o Ubuntu 21.10 e está feito.

@John Bonifácio aprovas?

 

simplesmente usaste o personalizador do site deles e construíste o teu?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de UnReal, Agora:

simplesmente usaste o personalizador do site deles e construíste o teu?

Exatamente. De outra forma iria entrar em loop porque nunca há um que me agrade totalmente 😂

E mesmo este teve a questão dos 12GB de RAM, mas isso até concedo facilmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 2 horas:

Exatamente. De outra forma iria entrar em loop porque nunca há um que me agrade totalmente 😂

E mesmo este teve a questão dos 12GB de RAM, mas isso até concedo facilmente.

E mesmo asism não achas os 12GB de RAM pouco? 

Eu nos últimos meses tenho usado o meu pc para trabalhar e facilmente esgoto a ram (Ubuntu 20.04, 16GB). Até ponderei passar para os 32 agora na black friday..

Editado por toze2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, Agora:

E mesmo asism não achas os 12GB de RAM pouco? 

Eu nos últimos meses tenho usado o meu pc para trabalhar e facilmente esgoto a ram (Ubuntu 20.04, 16GB). Até ponderei passar para os 32 agora na black friday..

Para o meu caso de uso 8GB ou 12 GB estão no ponto.

Tenho trabalhado com 16GB em casa e no trabalho e no pico estou a gastar 9 ou 10GB

Mas se desse para escolher 16GB, escolhia, simplesmente não foi um deal braker

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 22 horas:

Por aqui não deu para evitar mais a compra de um PC. Após muito brainstorming, decidi desistir da ideia de comprar um 2 em 1 barato por causa das limitações. Vou manter o meu iPad para ler eBooks e junto-lhe um portátil para trabalho.

Comprei um Lenovo Ideapad 3 de 14" por 603€ 610€. Pica os meus pontos todos: não é demasiado grande, bom processador, teclado retroiluminado, relativamente leve.

Só fiquei ligeiramente desiludido com as opções de memória. Queria 16GB, só deu para 12GB. Para já até 8GB chegaria, mas tornava-o mais future proof.

image.png.a93c3a9a0b490c8a220526cfd0b11233.png

Agora é espetar nisto o Ubuntu 21.10 e está feito.

@John Bonifácio aprovas?

EDIT: Esqueci-me de pedir o teclado retroiluminado 😄 Mas eles são incríveis, cancelaram-me logo a encomenda (Paypal) e pus de seguida outra. A diferença foi de 7€, teria sido uma burrice

 

Processador top(eficiente, mas musculado), display com brilho decente, boa seleção de portas para o tamanho(hdmi e leitor sd!?), bateria respeitável e um teclado retro iluminado? 

Se não te importas de só ter 8gb de RAM em dual channel, está aí um negócio muito bom para produtividade móvel. 👌

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 7 minutos:

Processador top(eficiente, mas musculado), display com brilho decente, boa seleção de portas para o tamanho(hdmi e leitor sd!?), bateria respeitável e um teclado retro iluminado? 

Se não te importas de só ter 8gb de RAM em dual channel, está aí um negócio muito bom para produtividade móvel. 👌

Optei também por uma bateria maior que a que vem por defeito (abdicando de um slot HDD/SDD adicional - não quero saber). Fantástica a profundidade de personalização por parte da Lenovo, permitiram mexer em quase tudo.

Quanto à RAM, sim, será o calcanhar de aquiles, mas acredito que não vá fazer grande mossa. A boa notícia é que a motherboard suporta até 36GB (lol), portanto se no futuro os 12GB estiverem a prejudicar imenso o PC, compra-se uma DIMM de 16GB e pronto.

Acho que por 610€ não conseguia extrair mais valor. O meu perfil é de quem procura mobilidade, autonomia, e desempenho qb. Nunca irei jogar (só se for FM e se estiver fora de casa muitos dias), é PC para trabalho.

Lenovo e Linux são coisas que costumam casar bem, também.

Depois deixo feedback.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 2 horas:

Optei também por uma bateria maior que a que vem por defeito (abdicando de um slot HDD/SDD adicional - não quero saber). Fantástica a profundidade de personalização por parte da Lenovo, permitiram mexer em quase tudo.

Quanto à RAM, sim, será o calcanhar de aquiles, mas acredito que não vá fazer grande mossa. A boa notícia é que a motherboard suporta até 36GB (lol), portanto se no futuro os 12GB estiverem a prejudicar imenso o PC, compra-se uma DIMM de 16GB e pronto.

Acho que por 610€ não conseguia extrair mais valor. O meu perfil é de quem procura mobilidade, autonomia, e desempenho qb. Nunca irei jogar (só se for FM e se estiver fora de casa muitos dias), é PC para trabalho.

Lenovo e Linux são coisas que costumam casar bem, também.

Depois deixo feedback.

Por acaso também fiquei impressionado com o atendimento por parte da Lenovo quando se deu um problema com a finalização do pagamento do portátil. E mesmo durante o processo de compra sempre foram muito atenciosos nos canais online.

Isso dá para fazer upgrade à RAM?? Bolas, que canovete suíço!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 3 minutos:

 

Isso dá para fazer upgrade à RAM?? Bolas, que canovete suíço!

Dá, e para colocar um SSD 2280 (o que vem é 2242), o que pode vir a dar jeito já que são muito mais comuns. Mas julgo (e espero) não precisar nem de uma coisa nem de outra.

Compartilhar este post


Link para o post

Boas malta, neste momento tenho um Lenovo thinkpad t480 de 14 polegadas, processador Intel Core i7-8550u,  32GB de RAM e disco SSD de 1TB. Estou a pensar vendê-lo porque devo ter o Carbon Extreme da Lenovo daqui a uns meses. Alguém sabe onde posso ter uma ideia do valor justo de uma possível venda? O portátil tem cerca de 2 anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Solero, Em 01/12/2021 at 19:07:

Boas malta, neste momento tenho um Lenovo thinkpad t480 de 14 polegadas, processador Intel Core i7-8550u,  32GB de RAM e disco SSD de 1TB. Estou a pensar vendê-lo porque devo ter o Carbon Extreme da Lenovo daqui a uns meses. Alguém sabe onde posso ter uma ideia do valor justo de uma possível venda? O portátil tem cerca de 2 anos.

Esses portáteis são máquinas de guerra. Eu listava a 1200€~1300€. Infelizmente o processador é uma cena que desvaloriza rapidamente, e em termos de performance tens aí um i3 moderno, mas o facto de ser i7 vende, mais os 32GB de RAM, o TB de SSD e claro, a qualidade de construção magnífica.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Vision, Em 05/12/2021 at 10:53:

Desktops até 500€, conseguem-se arranjar boas máquinas?

Já montados? Não. A maioria que vês por aí já estão desatualizados, são Core i3 de 8ª geração, ou seja com três gerações de atraso.

É preferível escolheres tu as peças e pedir à loja para assemblar o PC (nem que fique por 25€ ou assim).

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, Em 30/11/2021 at 19:27:

Por acaso também fiquei impressionado com o atendimento por parte da Lenovo quando se deu um problema com a finalização do pagamento do portátil. E mesmo durante o processo de compra sempre foram muito atenciosos nos canais online.

Isso dá para fazer upgrade à RAM?? Bolas, que canovete suíço!

Citação

 

A Lenovo oferece uma vasta gama de produtos e aceita apenas a máxima qualidade dos fornecedores. Por este motivo, a escassez de componentes pode influenciar a data de envio depois de efetuada a encomenda. Infelizmente, a conclusão do seu artigo “ASSEMBLY IdeaPad 3 14ALC6” foi atrasada por este motivo. A nova data de envio estimada é: 28/02/22

Isto foi duro, muito duro...28/02 é simplesmente demasiado tarde para mim. Parece que falei cedo demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Isto foi duro, muito duro...28/02 é simplesmente demasiado tarde para mim. Parece que falei cedo demais.

O Natal não vai escapar à escassez de matéria prima. Era de esperar. Já tens alternativas? 

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 3 minutos:

O Natal não vai escapar à escassez de matéria prima. Era de esperar. Já tens alternativas? 

Não, principalmente porque está difícil arranjar um portátil relativamente pequeno/leve (14" no máximo) que traga um processador e ecrã decente e não custe imenso. E aqueles que custam pouco só trazem 8GB sem possibilidade de expansão, como foi o caso do Zenbook durante a BF.

Vou para já manter as opções em aberto, nem o Macbook descarto, chegou a estar a 899€ na BF. Aquilo traz 8GB mas não duvido da otimização do software.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 26 minutos:

Não, principalmente porque está difícil arranjar um portátil relativamente pequeno/leve (14" no máximo) que traga um processador e ecrã decente e não custe imenso. E aqueles que custam pouco só trazem 8GB sem possibilidade de expansão, como foi o caso do Zenbook durante a BF.

Vou para já manter as opções em aberto, nem o Macbook descarto, chegou a estar a 899€ na BF. Aquilo traz 8GB mas não duvido da otimização do software.

https://www.pccomponentes.pt/buscar/?query=lenovo ideapad 3&page=1&price_from=182&price_to=840&or-price_desc&tm-178

Estou sem tempo, mas já viste aqui? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 11 minutos:

Já, não te maces por minha causa 😉

Entretanto encontrei um vizinho (como quem diz, < 10km de casa) no OLX a vender um Ideapad 3 14" igual ao meu mas com Ryzen 3 e 8GB de RAM. Pelo preço certo talvez vá lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 39 minutos:

Já, não te maces por minha causa 😉

Entretanto encontrei um vizinho (como quem diz, < 10km de casa) no OLX a vender um Ideapad 3 14" igual ao meu mas com Ryzen 3 e 8GB de RAM. Pelo preço certo talvez vá lá.

Não é maçada nenhuma! Eu gosto de procurar por um bom negócio. 😊

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Koper, há 20 horas:

Isto é algo de jeito para oferecer a alguém que está na universidade (apenas para uso básico de estudo) e joga FM/LOL/jogos do género?: https://www.powerplanetonline.com/en/chuwi-gemibook-pro-intel-celeron-j4125-12gbddr4-256gb-ssd-laptop-14 

O processador é um bocado curto para jogos, vão funcionar, mas nem sempre de forma fluida.

Mas novo por menos de 400€ não é fácil arranjar melhor, vi isto https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/computadores-portateis/pack-portatil-insys-pt1-140c-14-intel-core-i3-10110u-ram-8-gb-128-gb-ssd-intel-uhd-graphics-mochila-rato-7444480 mas já bate nos 399€ e só tem 128GB de SSD (o processador é que é muito melhor). Nesses montantes não sei se não será melhor procurar no mercado de usados.

Compartilhar este post


Link para o post

Obrigado @Mica! Até 500e, arranjar-se-á algo melhor que seja fiável durante uns anos?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Koper, há 1 minuto:

Obrigado @Mica! Até 500e, arranjar-se-á algo melhor que seja fiável durante uns anos?

Claro, entre os 400€ e os 500€ já arranjas Ryzen 3 ou Core i3 com 8GB de memória e 256GB de disco, o que é basicamente um starter pack de um portátil decente.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

@John Bonifácio preciso de ti 😛

Como referi atrás, a Allianz deu-me 1000€ pelo portátil. Como esse dinheiro vem de "graça", posso dar ainda uns 500€. Prenda de Natal 😄 

O portátil que tinha era de 2013 (acho eu) e nos dias de hoje, ainda bombava forte e feio e ainda por cima tinha metido um SSD. 

As características são:

Spoiler
Processador

Intel® Core™ i7-3630QM Quad Core

Frequência

2,4 GHz

Turbo Boost / Burst

3,4 GHz

Cache Processador

6 MB

Memória RAM

8 GB

Tipo Memória

DDR3-1600

Placa(s) Gráfica(s)

AMD Radeon™ HD 7670M + AMD Radeon™ HD Graphics

Memória Gráfica

2GB dedicados

Disco Rígido

750 GB

Dimensão Ecrã

15,6 ''

Tipo de Ecrã

LED HD 1366 x 768 pixels

Quero comprar algo agora para quando estiver a jogar o FM30, esteja a bombar na mesma 😄 

A única coisa que peço que tenha é o numpad. Se puderes aconselhar algo avisa.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de RoMbA, há 1 hora:

@John Bonifácio preciso de ti 😛

Como referi atrás, a Allianz deu-me 1000€ pelo portátil. Como esse dinheiro vem de "graça", posso dar ainda uns 500€. Prenda de Natal 😄 

O portátil que tinha era de 2013 (acho eu) e nos dias de hoje, ainda bombava forte e feio e ainda por cima tinha metido um SSD. 

As características são:

  Mostrar conteúdo oculto
Processador

Intel® Core™ i7-3630QM Quad Core

Frequência

2,4 GHz

Turbo Boost / Burst

3,4 GHz

Cache Processador

6 MB

Memória RAM

8 GB

Tipo Memória

DDR3-1600

Placa(s) Gráfica(s)

AMD Radeon™ HD 7670M + AMD Radeon™ HD Graphics

Memória Gráfica

2GB dedicados

Disco Rígido

750 GB

Dimensão Ecrã

15,6 ''

Tipo de Ecrã

LED HD 1366 x 768 pixels

Quero comprar algo agora para quando estiver a jogar o FM30, esteja a bombar na mesma 😄 

A única coisa que peço que tenha é o numpad. Se puderes aconselhar algo avisa.

Claro que sim!

Então, longevidade do portátil é o mais importante para ti, certo? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 3 minutos:

Claro que sim!

Então, longevidade do portátil é o mais importante para ti, certo? 

Sim, pois não sou rico para andar a comprar portáteis de 3 em 3 anos 😛 o hp custou-me 1500€ e o Samsung 1200€ e ambos duraram oito anos e só troquei porque ambos queimaram devido a picos de corrente.

 Não me importo de pagar mais mas ter longevidade e desempenho pois ter quase 25GB de gráficos do FM puxa imenso. 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...