Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[Discussão Geral] Compra Desktop/Portátil/Híbrido

Publicações recomendadas

Citação de Samaris, há 3 minutos:

Eu sei que é curto, este PC foste tu que montaste para mim peça a peça neste tópico em 2017 se não me engano, e foi o melhor PC que alguma vez tive, mas sei que já está a ficar outdated e é por isso que estou a iniciar a sua renovação, que passa precisamente por adquirir um novo processador, um novo SSD, uma nova motherboard e ter 32gb de RAM, só que se calhar escolhi o ponto errado para iniciar este renovação, que foi pelas memórias. A ideia era até Dezembro ir comprando peça a peça, e depois aproveitar as peças deste para montar um PC em condições para os meus pais, com os tais 12gb de RAM, com esta motherboard, com este SSD, e com este processador.

Se me conseguires orientar sobre como efectuar esta renovação da forma mais lógica possível, e se me conseguires também explicar de forma simples se há alguma coisa a fazer no imediato para colocar esta memória que eu comprei a funcionar melhor, agradeço bastante.

Até nem começaste mal, teria sido um erro clamoroso se fosses para RAM de 2400MHz, como foste para 3200MHz está tudo bem.

Agora é acrescentar um Ryzen 5600 com uma board compatível (com chipset B550 chega perfeitamente). Tudo o resto quase de certeza que podes manter.

E sim, em 2017 esse i3 tinha valor, foi dos primeiros i3 quad-core. Aposto que ainda se safa em muitos jogos, mas 5 anos já é algum tempo.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mica, Agora:

Até nem começaste mal, teria sido um erro clamoroso se fosses para RAM de 2400MHz, como foste para 3200MHz está tudo bem.

Agora é acrescentar um Ryzen 5600 com uma board compatível (com chipset B550 chega perfeitamente). Tudo o resto quase de certeza que podes manter.

Reparei que naquele post disseste que a latência desta RAM é diferente da latência das antigas mas eu tive o cuidado de comprar CL16 tal e qual as antigas de 4gb também eram, porque é que no speccy aparece como se fosse CL17?

Não sei também se reparaste mas vou voltar a colocar aqui o print que fiz do manual da minha motherboard que me pediste para ir ver, e parece que ela não é propriamente compatível com as memórias que eu comprei, podes só confirmar essa parte?

image.thumb.png.c1118f4d751045794cc181c41fd1ed3d.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samaris, Agora:

Reparei que naquele post disseste que a latência desta RAM é diferente da latência das antigas mas eu tive o cuidado de comprar CL16 tal e qual as antigas de 4gb também eram, porque é que no speccy aparece como se fosse CL17?

Não sei também se reparaste mas vou voltar a colocar aqui o print que fiz do manual da minha motherboard que me pediste para ir ver, e parece que ela não é propriamente compatível com as memórias que eu comprei, podes só confirmar essa parte?

image.thumb.png.c1118f4d751045794cc181c41fd1ed3d.png

Oficialmente não é compatível, mas como suporta XMP deve conseguir os 3200MHz. Se não conseguir, terás mesmo de ter paciência e aguardar pelos novos componentes para tirar o máximo da tua RAM.

Quando à latência, não te preocupes, o XMP define isso corretamente.

E não precisavas de comprar com latência igual à antiga, isso é uma propriedade da memória que em nada vai impactar na compatibilidade. Mais baixa = melhor, mas às vezes a diferença de preço não compensa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mica, há 3 minutos:

Oficialmente não é compatível, mas como suporta XMP deve conseguir os 3200MHz. Se não conseguir, terás mesmo de ter paciência e aguardar pelos novos componentes para tirar o máximo da tua RAM.

Quando à latência, não te preocupes, o XMP define isso corretamente.

E não precisavas de comprar com latência igual à antiga, isso é uma propriedade da memória que em nada vai impactar na compatibilidade. Mais baixa = melhor, mas às vezes a diferença de preço não compensa.

Obrigado pelos esclarecimentos.

É este processador novo de que estás a falar?

https://www.pcdiga.com/processador-amd-ryzen-5-5600-6-core-3-5ghz-c-turbo-4-4ghz-35mb-sktam4-100-100000927box-730143314190

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samaris, há 2 minutos:

Obrigado pelos esclarecimentos.

É este processador novo de que estás a falar?

https://www.pcdiga.com/processador-amd-ryzen-5-5600-6-core-3-5ghz-c-turbo-4-4ghz-35mb-sktam4-100-100000927box-730143314190

Sim. Está com um valor incrível em promoção. Por 300€ trazes esse processador e uma board e fazes a festa.

...pelo menos para os próximos 5 anos 😄

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mica, Agora:

Sim. Está com um valor incrível em promoção. Por 300€ trazes esse processador e uma board e fazes a festa.

Podes indicar-me uma motherboard que seja compatível para eu não fazer asneiras e se calhar compro já tudo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samaris, há 1 minuto:

Só mais uma coisa, é possível que eu tenha de comprar uma caixa nova para estes componentes novos ou achas que a antiga vai dar na mesma?

Não é possível, posso dizê-lo com segurança. Só se perdeste peças que podem ser importantes para encaixar a nova board. Se tiveres tudo direito aí em casa, sem problema.

Também podes manter a fonte de alimentação, mas se decidires comprar uma placa gráfica nova poderás ter de a alterar também.

Ah, essa era outra coisa que queria dizer: o Ryzen não tem placa gráfica integrada. Se tu não tiveres uma placa gráfica dedicada, tens de comprar uma.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mica, há 1 hora:

Não é possível, posso dizê-lo com segurança. Só se perdeste peças que podem ser importantes para encaixar a nova board. Se tiveres tudo direito aí em casa, sem problema.

Também podes manter a fonte de alimentação, mas se decidires comprar uma placa gráfica nova poderás ter de a alterar também.

Ah, essa era outra coisa que queria dizer: o Ryzen não tem placa gráfica integrada. Se tu não tiveres uma placa gráfica dedicada, tens de comprar uma.

Na altura que montámos o PC, eu disse-te que não precisava de gráfica porque se jogasse alguma coisa seria só FM, e não sentia a necessidade de ter, então eu não tenho uma gráfica dedicada. Hoje em dia arrependo-me da decisão tendo em conta a escalada absurda de preços das placas gráficas mas é o que é. Nesse caso, tendo em conta que eu não tenho uma placa gráfica, qual o melhor caminho a seguir, sendo que eu não quero pagar um balúrdio por uma e continuo na boa se não tiver uma gráfica dedicada?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samaris, há 5 minutos:

Na altura que montámos o PC, eu disse-te que não precisava de gráfica porque se jogasse alguma coisa seria só FM, e não sentia a necessidade de ter, então eu não tenho uma gráfica dedicada. Hoje em dia arrependo-me da decisão tendo em conta a escalada absurda de preços das placas gráficas mas é o que é. Nesse caso, tendo em conta que eu não tenho uma placa gráfica, qual o melhor caminho a seguir, sendo que eu não quero pagar um balúrdio por uma e continuo na boa se não tiver uma gráfica dedicada?

Isto https://pcdiga.com/componentes/processadores/processadores-amd/processador-amd-ryzen-5-5600g-6-core-3-9ghz-c-turbo-4-4ghz-19mb-sktam4-100-100000252box-730143313414

Mais isto https://pcdiga.com/componentes/motherboards/motherboards-amd/motherboard-atx-asus-prime-b550-plus-90mb14u0-m0eay0-4718017782340

Basicamente é o mesmo 5600 mas com gráfica integrada, e uma motherboard com saída vídeo.

Se não sentiste falta da dedicada até hoje é porque não vais sentir agora.

EDIT: afinal esta board também dá: https://pcdiga.com/componentes/motherboards/motherboards-amd/motherboard-atx-msi-b550-gaming-gen3-911-7b86-050-4719072970321

Mais barata um bocado, não me parece muito inferior à ASUS.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mica, há 3 minutos:

Nunca senti porque nunca fui um gamer de PC, sempre joguei só FM e por vezes o nosso querido Euro Truck Simulator, e nada mais. Por isso que descartei na altura em 2017 a placa gráfica, e na verdade não me fez falta nenhuma até hoje, e provavelmente hoje uma gráfica comprada em 2017 também já não devia de valer grande coisa, então foi dinheiro que poupei de forma inteligente, bem vistas as coisas.

Pelo que estive a ver esse Ryzen que agora indicaste tem gráfica integrada e depois com essa motherboard compatível e com saída de vídeo, está o trabalho feito. Vou avançar para a compra.

É fácil para um leigo como eu, desmontar o processador e a motherboard e colocar os novos, ou devo de levar o meu PC à PCDiga?

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que essa 5600G está mais barata que a normal é que me ultrapassa. Não são o mesmo processador só que um tem gráfica integrada e o outro não? 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 34 minutos:

Como é que essa 5600G está mais barata que a normal é que me ultrapassa. Não são o mesmo processador só que um tem gráfica integrada e o outro não? 😂

O 5600 é ligeiramente mais rápido, tem 32MB de cache L3 contra os 16MB do 5600G. O 5600G tenta compensar isso com um clock superior de base, mas vai ser sempre uns 5% mais lento.

@Samaris (já agora qual é a sensação de ter um nick de um jogador do Rio Ave), se quiseres podes trocar o 5600G pelo 5700G se tiveres orçamento para isso. Mais caro, mas tem mais dois cores. Em termos de qualidade/preço são similares, portanto é mesmo uma questão de teres o remanescente para gastar ou não.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mica, há 29 minutos:

O 5600 é ligeiramente mais rápido, tem 32MB de cache L3 contra os 16MB do 5600G. O 5600G tenta compensar isso com um clock superior de base, mas vai ser sempre uns 5% mais lento.

@Samaris (já agora qual é a sensação de ter um nick de um jogador do Rio Ave), se quiseres podes trocar o 5600G pelo 5700G se tiveres orçamento para isso. Mais caro, mas tem mais dois cores. Em termos de qualidade/preço são similares, portanto é mesmo uma questão de teres o remanescente para gastar ou não.

Vou trocar de nick, agora que ele assinou pelo Rio Ave é um bocado sinistro eu continuar com o nick dele por aqui, vou voltar ao good old João Pedro nos próximos dias. 

Quanto à sugestão vou espreitar e já te digo alguma coisa. Consideras ser melhor entregar o PC à PCdiga e pedir para montarem as coisas, não? 

Queria aproveitar para te agradecer por tudo mais uma vez foste uma excelente ajuda, como sempre neste tópico. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samaris, há 4 minutos:

Queria aproveitar para te agradecer por tudo mais uma vez foste uma excelente ajuda, como sempre neste tópico. 

Existem outros, mas nunca é demais dar os props ao @Mica e ao @Bazuka

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo. Nunca joguei tão rápido FM como jogo agora 😅 uma pessoa vai lendo e aprendendo umas cenas com eles ❤️

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samaris, há 39 minutos:

Vou trocar de nick, agora que ele assinou pelo Rio Ave é um bocado sinistro eu continuar com o nick dele por aqui, vou voltar ao good old João Pedro nos próximos dias. 

Quanto à sugestão vou espreitar e já te digo alguma coisa. Consideras ser melhor entregar o PC à PCdiga e pedir para montarem as coisas, não? 

Considero que deves ter competência suficiente para tal, mas se te sentires mais seguro pede a eles, são competentes.

Obrigado pelas palavras, este tipo de assuntos são a minha paixão de décadas e portanto ajudar é divertido e nada trabalhoso.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 horas:

Certo, não li isso e sinceramente nunca soube o que queria dizer.

Citação de Samaris, há 1 hora:

Eu nunca tinha montado nenhum (apesar de sempre ter tido aquela curiosidade e já saber mais ou menos como se fazia, pois já tinha "montado" um XP há uns tempos just for fun), e é super fácil. Hoje em dia já é tudo quase plug & play e intuitivo. Mas vê uns vídeos do Linus Tech Tips, que ele tem vários a mostrar como se monta tipicamente um PC e não há de fugir muito do teu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Casual 1904, há 1 hora:

São mais ou menos competentes.

Certo, mas é uma motherboard e um cpu, deviam fazer isso de olhos fechados.

Compartilhar este post

Link para o post

Do que sei eles nem se dão ao trabalho de montar todos os stand offs numa board. Os PCs que eles montam saiem de lá sem terem sido feitos testes. Eles fazem o mínimo, apesar de terem uma equipa enorme na assemblagem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samaris, há 23 horas:

@Mica e @Bazuka e restantes entendidos, é normal que após ter trocado de 3x 4GB de RAM para 1x 16GB de RAM eu sinta que a performance do computador não melhorou e que de facto talvez tenha até piorado com as mesmas coisas abertas? Eu sei que em certo ponto eu abuso um bocado, basicamente eu chego a ter cinco sites de poker abertos, 8 mesas de jogo, mais o tracker de mãos, mais dois ficheiros de Excel abertos, mais o discord, e depois para ter um ambiente de fundo meto spotify ou o browser no twitch, sendo que tudo junto é capaz de ser coisas a mais, mas antes quando tinha as três slots de 4gb não sentia nenhum break e agora com uma slot de 16gb sinto diferença nomeadamente nas mesas de jogo onde as cartas demoram a aparecer e desaparecer, sendo que aparecem e desaparecem quase por arrasto.

Só por curiosidade, não podes meter aqui todas as specs do stick novo? Com o recente shortage de componentes houve muita marca a usar memórias mais lentas em detalhes menos conhecidos- mas não menos importantes- que os timmings e a frequência. 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de John Bonifácio, há 24 minutos:

Só por curiosidade, não podes meter aqui todas as specs do stick novo? Com o recente shortage de componentes houve muita marca a usar memórias mais lentas em detalhes menos conhecidos- mas não menos importantes- que os timmings e a frequência. 

Sim, claro.

Foi esta memória.

https://www.pccomponentes.pt/kingston-fury-beast-ddr4-3200-mhz-16-gb-cl16?utm_source=kuantokusta

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...