Black Hawk Publicado 13 Junho 2021 (editado) Citação de Wincing Hálldor, há 13 minutos: Não. A região da Macedónia, acho eu, não tem nada a ver com a República da Macedónia do Norte, ex-Antiga República Jugoslava da Macedónia. Aliás, a disputa é só de nomenclatura, não é territorial. É um pouco mais complexo, pois envolve a apropriação de uma série de símbolos, títulos e figuras da Antiga Macedónia por parte da atual Macedónia do Norte. A parte mais visível do problema acaba por ser a nomenclatura porque mexe com questões de identidade - a partir do momento em que se estão a apropriar de um termo (Macedónia) que identifica populações de uma área abrangente que se espalha por várias países diferentes. Mas sim, territorialmente falando não é grande problema. Editado 13 Junho 2021 por Black Hawk Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 13 Junho 2021 (editado) Citação de Black Hawk, há 7 minutos: É um pouco mais complexo, pois envolve a apropriação de uma série de símbolos, títulos e figuras da Antiga Macedónia por parte da atual Macedónia do Norte. A parte mais visível do problema acaba por ser a nomenclatura porque mexe com questões de identidade - a partir do momento em que se estão a apropriar de um termo (Macedónia) que identifica populações de uma área abrangente que se espalha por várias países diferentes. Mas sim, territorialmente falando não é grande problema. Não conhecendo muito bem o tema sempre fiquei com a ideia de que a malta do ex-FYROM está etnicamente e culturalmente mais perto dos albaneses do que dos gregos. Espero não estar a dizer nenhuma asneira PS: ex-FYROM lol Editado 13 Junho 2021 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Junho 2021 O GR da Macedónia do Norte acabou de se candidatar a defesa do torneio Compartilhar este post Link para o post
zeca galhão Publicado 13 Junho 2021 Ter o Alaba e pô-lo a central é como deixar um Ferrari na garagem para se andar com um Fiat. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 13 Junho 2021 Citação de SAS_Robben, há 9 minutos: Não conhecendo muito bem o tema sempre fiquei com a ideia de que a malta do ex-FYROM está etnicamente e culturalmente mais perto dos albaneses do que dos gregos. Espero não estar a dizer nenhuma asneira PS: ex-FYROM lol Tenho ideia que sim, que são maioritariamente eslavos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Phil Publicado 13 Junho 2021 Citação de zeca galhão, há 11 minutos: Ter o Alaba e pô-lo a central é como deixar um Ferrari na garagem para se andar com um Fiat. Mas é onde ele joga aos anos. E onde insiste em jogar. Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 13 Junho 2021 Citação de Diogo_CFB, há 39 minutos: Ficaste a saber isso a trz de Junho. Ou seja, um pouco atrzado 2 Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 13 Junho 2021 Citação de trz, Agora: Ou seja, um pouco atrzado Sim, mas não gosto que te apelides dessa forma. 4 Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 13 Junho 2021 Este que entrou é irmão do Stefan, how cute Compartilhar este post Link para o post
Phil Publicado 13 Junho 2021 (editado) O equipamento da Macedonia é igual aqueles dos PES antigos dos países não licenciados 😂 o arnautovic não muda 😂😂 Editado 13 Junho 2021 por Harry Kane Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 13 Junho 2021 Os anos passam e este Aranutovic continua sempre o mesmo grunho. 1 Compartilhar este post Link para o post
Phil Publicado 13 Junho 2021 Sempre foi bom jogador. Mas o tico e o teco dele… Compartilhar este post Link para o post
zeca galhão Publicado 13 Junho 2021 Citação de Harry Kane, há 7 minutos: Mas é onde ele joga aos anos. E onde insiste em jogar. Ele hoje também já jogou a defesa lateral, defesa central e agora a médio, pareço eu a inventar no fm. Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 13 Junho 2021 Amigos lindos, queria ver o jogo da Netherslandia mas não dá na TVI. Como é que me safo? Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 13 Junho 2021 Citação de trz, há 1 minuto: Amigos lindos, queria ver o jogo da Netherslandia mas não dá na TVI. Como é que me safo? Netherlands vs Ukraine live stream - soccer streams (footybite.cc) Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 13 Junho 2021 Citação de Black Hawk, há 56 minutos: É um pouco mais complexo, pois envolve a apropriação de uma série de símbolos, títulos e figuras da Antiga Macedónia por parte da atual Macedónia do Norte. A parte mais visível do problema acaba por ser a nomenclatura porque mexe com questões de identidade - a partir do momento em que se estão a apropriar de um termo (Macedónia) que identifica populações de uma área abrangente que se espalha por várias países diferentes. Mas sim, territorialmente falando não é grande problema. Sim, tens razão. Simplifiquei demasiado a coisa. Compartilhar este post Link para o post
zeca galhão Publicado 13 Junho 2021 (editado) Citação de trz, há 14 minutos: Amigos lindos, queria ver o jogo da Netherslandia mas não dá na TVI. Como é que me safo? Serão os habitantes desse país chamados de neanthertals? Editado 13 Junho 2021 por zeca galhão Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 13 Junho 2021 Citação de Black Hawk, há 53 minutos: Tenho ideia que sim, que são maioritariamente eslavos. Falando simplificadamente, são escravos que atravessaram as montanhas do norte? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 13 Junho 2021 Macedónia, região da Grécia = Os Belenenses Macedónia / FYROM / Macedónia do Norte = Belenenses SAD / B SAD / ... 1 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 13 Junho 2021 (editado) Citação de Jimpo, há 31 minutos: Falando simplificadamente, são escravos que atravessaram as montanhas do norte? Embora o nome dê a entender a ligação a escravos, não necessariamente. Os eslavos, ou aquilo que convencionalmente chamamos eslavos, são na verdade uma catrefada de tribos com uma base étnica comum que se teoriza terem sido originários das regiões de leste da Europa (algures já para os lados da fronteira russa). Algures ali pelo final do Império Romano (século V, portanto), houve uma gigantesca migração de povos e os eslavos acabaram por ocupar os territórios deixados vagos pelos germânicos (que abandonaram as regiões de fronteira do Império e invadiram as terras no seu interior, causando o colapso de Roma). E assim, os Eslavos surgem na História, ocupando as regiões que hoje se lhes atribui na região dos Balcãs e envolventes. Por outro lado, ao contrário do que habitualmente se pensa, eles não foram chamados "eslavos" por serem alvo de escravatura. "Eslavos" surgiu como referência abreviada a uma expressão que se traduz como algo parecido a "povos que se entendem" - porque lá está, eram uma série de tribos com base étnica comum e entendiam-se entre eles porque também tinham dialetos parecidos. "Eslavos" deu origem a "escravos" porque os coitados foram alvo de diversos raides e aprisionados e escravizados durante a Idade Média, mas isso já foi muito depois das migrações que os levaram a fixar-se onde maioritariamente ainda se encontram. Editado 13 Junho 2021 por Black Hawk 8 Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 13 Junho 2021 Depois do que aconteceu com o Eriksen, nada melhor que ver hoje o Daley Blind que joga com um desfibrilhador implantado. Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 13 Junho 2021 Promete ser um jogão este Holanda x Ucrânia Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado 13 Junho 2021 inicio de jogo interessante Compartilhar este post Link para o post