Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
HappyKing

[UEFA] EURO 2020

Publicações recomendadas

Citação de Wincing Hálldor, há 13 minutos:

Não. A região da Macedónia, acho eu, não tem nada a ver com a República da Macedónia do Norte, ex-Antiga República Jugoslava da Macedónia. Aliás, a disputa é só de nomenclatura, não é territorial.

É um pouco mais complexo, pois envolve a apropriação de uma série de símbolos, títulos e figuras da Antiga Macedónia por parte da atual Macedónia do Norte.

A parte mais visível do problema acaba por ser a nomenclatura porque mexe com questões de identidade - a partir do momento em que se estão a apropriar de um termo (Macedónia) que identifica populações de uma área abrangente que se espalha por várias países diferentes.

Mas sim, territorialmente falando não é grande problema.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 7 minutos:

É um pouco mais complexo, pois envolve a apropriação de uma série de símbolos, títulos e figuras da Antiga Macedónia por parte da atual Macedónia do Norte.

A parte mais visível do problema acaba por ser a nomenclatura porque mexe com questões de identidade - a partir do momento em que se estão a apropriar de um termo (Macedónia) que identifica populações de uma área abrangente que se espalha por várias países diferentes.

Não conhecendo muito bem o tema sempre fiquei com a ideia de que a malta do ex-FYROM está etnicamente e culturalmente mais perto dos albaneses do que dos gregos. Espero não estar a dizer nenhuma asneira

PS: ex-FYROM lol

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

O GR da Macedónia do Norte acabou de se candidatar a defesa do torneio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 9 minutos:

Não conhecendo muito bem o tema sempre fiquei com a ideia de que a malta do ex-FYROM está etnicamente e culturalmente mais perto dos albaneses do que dos gregos. Espero não estar a dizer nenhuma asneira

PS: ex-FYROM lol

Tenho ideia que sim, que são maioritariamente eslavos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zeca galhão, há 11 minutos:

Ter o Alaba e pô-lo a central é como deixar um Ferrari na garagem para se andar com um Fiat.

Mas é onde ele joga aos anos. E onde insiste em jogar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 39 minutos:

Ficaste a saber isso a trz de Junho. 

Ou seja, um pouco atrzado

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, Agora:

Ou seja, um pouco atrzado

Sim, mas não gosto que te apelides dessa forma. 

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

O equipamento da Macedonia é igual aqueles dos PES antigos dos países não licenciados 😂

o arnautovic não muda 😂😂

Editado por Harry Kane

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre foi bom jogador. Mas o tico e o teco dele…

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Harry Kane, há 7 minutos:

Mas é onde ele joga aos anos. E onde insiste em jogar. 

Ele hoje também já jogou a defesa lateral, defesa central e agora a médio, pareço eu a inventar no fm.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos lindos, queria ver o jogo da Netherslandia mas não dá na TVI. Como é que me safo? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 56 minutos:

Sim, tens razão. Simplifiquei demasiado a coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 14 minutos:

Amigos lindos, queria ver o jogo da Netherslandia mas não dá na TVI. Como é que me safo? 

Serão os habitantes desse país chamados de neanthertals?

Editado por zeca galhão

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 53 minutos:

Tenho ideia que sim, que são maioritariamente eslavos.

Falando simplificadamente, são escravos que atravessaram as montanhas do norte? 

Compartilhar este post

Link para o post

Macedónia, região da Grécia = Os Belenenses

Macedónia / FYROM / Macedónia do Norte = Belenenses SAD / B SAD / ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 31 minutos:

Falando simplificadamente, são escravos que atravessaram as montanhas do norte? 

Embora o nome dê a entender a ligação a escravos, não necessariamente.

Os eslavos, ou aquilo que convencionalmente chamamos eslavos, são na verdade uma catrefada de tribos com uma base étnica comum que se teoriza terem sido originários das regiões de leste da Europa (algures já para os lados da fronteira russa). Algures ali pelo final do Império Romano (século V, portanto), houve uma gigantesca migração de povos e os eslavos acabaram por ocupar os territórios deixados vagos pelos germânicos (que abandonaram as regiões de fronteira do Império e invadiram as terras no seu interior, causando o colapso de Roma).

E assim, os Eslavos surgem na História, ocupando as regiões que hoje se lhes atribui na região dos Balcãs e envolventes.

Por outro lado, ao contrário do que habitualmente se pensa, eles não foram chamados "eslavos" por serem alvo de escravatura. "Eslavos" surgiu como referência abreviada a uma expressão que se traduz como algo parecido a "povos que se entendem" - porque lá está, eram uma série de tribos com base étnica comum e entendiam-se entre eles porque também tinham dialetos parecidos.

"Eslavos" deu origem a "escravos" porque os coitados foram alvo de diversos raides e aprisionados e escravizados durante a Idade Média, mas isso já foi muito depois das migrações que os levaram a fixar-se onde maioritariamente ainda se encontram.

Editado por Black Hawk
  • Like 8

Compartilhar este post

Link para o post

Depois do que aconteceu com o Eriksen, nada melhor que ver hoje o Daley Blind que joga com um desfibrilhador implantado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...