Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Ataques informáticos

Publicações recomendadas

A Vodafone foi ao ar e começaram a chover publicações patrocinadas da MEO no facebook.

Compartilhar este post

Link para o post

Que maravilhoso silencio no telemóvel. 🤩

Pelo meio recebi uma sms manhosa sobre acesso a uma conta Millennium BCP (nunca tive lá nada).

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post

@HIM, leste alguma coisa sobre este ataque à Vodafone?

Não li nada o dia inteiro (não há 3G para as pausas 😁). Foi ddos attack?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 2 horas:

@HIM, leste alguma coisa sobre este ataque à Vodafone?

Não li nada o dia inteiro (não há 3G para as pausas 😁). Foi ddos attack?

Não tenho prestado grande atenção, to be fair. Still, o Tomahock fala em DDoS

Fun fact

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 2 horas:

Que maravilhoso silencio no telemóvel. 🤩

Pelo meio recebi uma sms manhosa sobre acesso a uma conta Millennium BCP (nunca tive lá nada).

Isso é o pão nosso de cada dia.

Hoje em dia são toneladas de SMS enviados diariamente com links para website dúbios para fazer pagamentos de cenas. Trabalhe há uns tempos como "responsável" de Suporte a Cliente nas Redes Sociais de um dos big players na logística internacional, e é assustadora a quantidade ABSURDA de tentativas de extorsão, dos mais variados tipos, feitas em nome da empresa. A dos SMS para pagamento de um desembargo alfandegar é a mais comum de todas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 11 minutos:

Não tenho prestado grande atenção, to be fair. Still, o Tomahock fala em DDoS

Fun fact

Li isso pouco depois de postar. Quando vi as noticias, e vi o que tinha afetado, deduzi logo que fosse the good old DDoS.

Não tenho é conhecimentos suficientes de como funciona uma empresa de telecomunicações, para parar desta maneira com um simples ataque de "bate porta"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 7 minutos:

Li isso pouco depois de postar. Quando vi as noticias, e vi o que tinha afetado, deduzi logo que fosse the good old DDoS.

Não tenho é conhecimentos suficientes de como funciona uma empresa de telecomunicações, para parar desta maneira com um simples ataque de "bate porta"

Não tenho conhecimento nenhum, e concordo contigo. Acho estranho um DDoS afetar alguns serviços e algumas zonas e não outras. Makes no sense to me. Acredito que o ataque tenho sido feito a plataformas correlacionadas com o serviço em si, como sistemas de ticketing ou de leitura de sinais.

Quando trabalhei na NOS eles tinham determinadas ferramentas (web based) para identificares avarias comuns, fazeres leituras de sinais recebidos pelos routers, outras para aceder remotamente ao router, entre outras. Talvez tenha sido dessa forma que o ataque foi feito, I don't know...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 1 minuto:

Não tenho conhecimento nenhum, e concordo contigo. Acho estranho um DDoS afetar alguns serviços e algumas zonas e não outras. Makes no sense to me. Acredito que o ataque tenho sido feito a plataformas correlacionadas com o serviço em si, como sistemas de ticketing ou de leitura de sinais.

Quando trabalhei na NOS eles tinham determinadas ferramentas (web based) para identificares avarias comuns, fazeres leituras de sinais recebidos pelos routers, outras para aceder remotamente ao router, entre outras. Talvez tenha sido dessa forma que o ataque foi feito, I don't know...

A NOS é menina para usar o Grafana para essas m*rda 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 8 minutos:

A NOS é menina para usar o Grafana para essas m*rda 😄

Nepia, eram m*rda construídas "in house". Como quem diz, era construído por uma empresa qualquer deles. Mas eram m*rda construídas sem solidez nenhuma, tiradas dos anos 90...

Edit - Falei na WeDo mas eles construíram foram as tools da Optimus (na altura), não da NOS.

Editado por HIM
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quem for Vodafone verifique se não lhe foi criado um contacto no telemóvel chamado Vodafone. Conheço um caso a quem isso aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

Quem for Vodafone verifique se não lhe foi criado um contacto no telemóvel chamado Vodafone. Conheço um caso a quem isso aconteceu.

Aqui não. Obrigado pelo aviso.

Continuo sem box :S

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 10 minutos:

É um bocadinho impossível um ataque destes criar, seja o que for, no telemóvel.

Aliás, caso não haja nenhum outra vulnerabilidade a ser explorada pelos atacantes, os nossos dados estão todos seguros

Fdç, que m*rda de reportagem foi esta da SIC?

Em vê de perderem uns minutos numa reportagem simples, que explicasse às pessoas como evitarem serem hackeadas, fazem uma m*rda sem pés nem cabeça

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 24 minutos:

Acabo de encontrar dois contactos Vodafone na minha lista

CD0D3C02-453D-4B87-AB91-F5E4B4AA22CA.png

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre isso dos contactos, tirado do zwame 

Malta a questão dos contactos gerados pela app my vdf é um mal entendido, isto foi algo desenvolvido para um evento e que posteriormente foi esquecido.
Podem ficar descansados que nenhum desses números é de scammers, alguns são de testes outros são até de suporte da Índia.

Não posso dar mais informação que isto sem me expor.

Ah e isso já foi desativado, portanto já não iram aparecer mais contactos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 18 minutos:

É um bocadinho impossível um ataque destes criar, seja o que for, no telemóvel.

Aliás, caso não haja nenhum outra vulnerabilidade a ser explorada pelos atacantes, os nossos dados estão todos seguros

Disso não percebo nada mas:

https://www.record.pt/fora-de-campo/detalhe/clientes-da-vodafone-com-novos-contactos-na-lista-telefonica-com-nome-da-operadora-apos-ciberataque?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 38 minutos:

Aqui não. Obrigado pelo aviso.

Continuo sem box :S

Ontem também estava assim mas bastou desligar da corrente e voltar a ligar para ficar a funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 2 minutos:

Ontem também estava assim mas bastou desligar da corrente e voltar a ligar para ficar a funcionar.

Já o fiz inúmeras vezes, inclusive esta manhã e como anteontem tentei fazer reset surge-me sempre a mensagem "Contacte-nos SA005 TV Box não configurada" e pede para ligar para lá

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 minuto:

Já o fiz inúmeras vezes, inclusive esta manhã e como anteontem tentei fazer reset surge-me sempre a mensagem "Contacte-nos SA005 TV Box não configurada" e pede para ligar para lá

Essa mensagem nunca me apareceu, só que a box não se conseguia ligar à internet.

VBox4K.png
A minha é uma dessas, btw.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 1 minuto:

Essa mensagem nunca me apareceu, só que a box não se conseguia ligar à internet.

VBox4K.png
A minha é uma dessas, btw.

A minha é igual.

A questão é que tentei fazer reset e agora já estou a ver que isto só lá vai quando eu conseguir ligar para lá para eles fazerem uma nova configuração.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 18 minutos:

Seguindo esses tweets, esses números são do apoio da Vodafone, por isso, provavelmente, já lá estavam.

Se se confirmar o que tudo indica, que é um ataque DDoS, não haverá leak de dados.

Para estarmos todos no mesmo ponto: um ataque DDoS é encher um serviço de pedidos, até esse deixar de responder. Ou seja, é como se houvesse imensa gente a bater na tua porta, até chegar a um ponto que ninguém consegue entrar ou sair de casa.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 19 horas:

O f*dido disto não são gajos como eu ficar sem acesso ao serviço. São os hospitais, as clinicas, os serviços de emergência\urgência, pequenos negócios que ficam completamente paralizados.

Hospitais, etc, normalmente tem 2 linhas de 2 ISPs diferentes. Por exemplo, a linha da Vodafone morre, a da Altice sobe.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alvin Kamara, há 20 minutos:

Essa do cyberataque tinha me dado jeito quando a mulher descobriu o "Jessica" na lista de contactos.

Para além do nome da amante tinha coraçãozinho antes e depois?

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre os contactos:

https://observador.pt/2022/02/09/novos-numeros-na-lista-de-contactos-da-vodafone-ja-tinham-sido-criados-e-nao-estao-relacionados-com-o-ciberataque/

Ao Observador, a empresa esclareceu que estes números foram criados previamente ao sucedido e que o contacto está “decorre de uma funcionalidade da APP My Vodafone”. “Não está relacionado com o ciberataque”, refere a empresa.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rei_Patricio, há 53 minutos:

Sobre isso dos contactos, tirado do zwame 

Malta a questão dos contactos gerados pela app my vdf é um mal entendido, isto foi algo desenvolvido para um evento e que posteriormente foi esquecido.
Podem ficar descansados que nenhum desses números é de scammers, alguns são de testes outros são até de suporte da Índia.

Não posso dar mais informação que isto sem me expor.

Ah e isso já foi desativado, portanto já não iram aparecer mais contactos.

Nota: isso só acontece se a app da MyVodafone tiver permissões de escrita nos Contatos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...