Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Black Hawk

[FM Mobile 2022] Um oásis no deserto da Margem Sul

Publicações recomendadas

Acho que é sinal de fim de save, o fim de ciclo quer dos jogadores, quer do treinador. Pouco mais há a fazer, o próximo desafio seria muito complicado e demorado. Além do mais, antevejo um capítulo em que Frodo abandona o Amora e o próprio futebol.

Muito dinheiro deixado nos cofres do clube, dá estabilidade para muitos anos que aí vêm. Os craques vão continuar a sê-lo, mas lá por fora, levando o nome do Amora a todos os cantos da Europa e fazendo do clube da margem sul mundialmente conhecido como sendo a base de todos estes jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

Época estrondosa, com muitos jogadores em enorme nível.

É o fim de uma era... Tanto é que isso se verifica através das muitas saídas de jogadores para outro patamar. O Chelsea, então, fartou-se de reforçar a equipa à pala do maior da Margem Sul.

Parece-me que os objetivos foram cumpridos com distinção 🙂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, Em 31/01/2023 at 10:31:

Quase que me ponhas a chorar com essas despedidas todas. Uma coisa é certa, o plantel pode estar destruído depois de uma época notável, mas o Amora é agora o clube com mais dinheiro em Portugal. E com estádio novo a caminho, ainda vai trazer mais adeptos.

Tecnicamente, o Amora pode agora fazer um Chelsea da vida real - e deste save, aparentemente - e torrar 300 ou 400 milhões em contratações.

Os três grandes até tremem 😄

Citação de F. Mota, Em 31/01/2023 at 10:51:

Acho que é sinal de fim de save, o fim de ciclo quer dos jogadores, quer do treinador. Pouco mais há a fazer, o próximo desafio seria muito complicado e demorado. Além do mais, antevejo um capítulo em que Frodo abandona o Amora e o próprio futebol.

Muito dinheiro deixado nos cofres do clube, dá estabilidade para muitos anos que aí vêm. Os craques vão continuar a sê-lo, mas lá por fora, levando o nome do Amora a todos os cantos da Europa e fazendo do clube da margem sul mundialmente conhecido como sendo a base de todos estes jogadores

Imagina um universo em que alguém em Inglaterra está a falar de futebol e cita o Amora Futebol Clube como grande clube formador LOL

Citação de Martini Branco, há 23 horas:

Época estrondosa, com muitos jogadores em enorme nível.

É o fim de uma era... Tanto é que isso se verifica através das muitas saídas de jogadores para outro patamar. O Chelsea, então, fartou-se de reforçar a equipa à pala do maior da Margem Sul.

Parece-me que os objetivos foram cumpridos com distinção 🙂

E quando um gajo se ri dos disparates do FM Mobile, que eu fui referindo ao longo do save e até lhes chamei "Maravilhas do Mobile", eis que o jogo é mais realista do que nunca e mete o Chelsea a fazer aquilo que o Chelsea fez na realidade!

Respondendo a todos, sim, acho que foram. Não deixei nada por fazer. Ficou a faltar o sucesso europeu e poderia persistir nesse objetivo não vendendo alguns dos jogadores, mas entre promessas feitas (promessas ingame mesmo, feitas aos jogadores) e insatisfação de alguns à rejeição de propostas iniciais, acabei por aceder e ser flexível.

Para manter o Amora competitivo teria agora de comprar jogadores, pois a nova fornada de regens que me foi dada é pouco mais do que razoável. E isso não quero fazer, não é o espírito desta história.

Teria de andar aqui a encher chouriços durante algumas temporadas, provavelmente a mudar o próprio formato de apresentação do save... Não faria muito sentido.

Foi um bom ano 🙂

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Se este é mesmo o fim tenho pena mas ao mesmo tempo enche-me de alegria ter visto um save mobile tão bom e tão cativante. O unico ponto negativo foi aquela pausa que fizeste (creio na altura do verão) que me fez perder um bocado a leitura do save, lembro-me que era das coisas que mais gostava de fazer no inicio da semana era por em dia a leitura do save.

Espero que esteja a ser preparada nova aventura no 23! Que este vá para as carreiras notaveis!

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lavrador, Em 01/02/2023 at 14:12:

Se este é mesmo o fim tenho pena mas ao mesmo tempo enche-me de alegria ter visto um save mobile tão bom e tão cativante. O unico ponto negativo foi aquela pausa que fizeste (creio na altura do verão) que me fez perder um bocado a leitura do save, lembro-me que era das coisas que mais gostava de fazer no inicio da semana era por em dia a leitura do save.

Espero que esteja a ser preparada nova aventura no 23! Que este vá para as carreiras notaveis!

Quando comecei isto há um ano não imaginei que durasse tanto. O Mobile ao início parecia-me tão simples, uma versão lite da do PC, mas afinal isto tem umas quantas camadas de profundidade. Estou agarrado ao Mobile.

Gosto de saber que proporcionei bons momentos ao pessoal 🙂

Logo à noite ou durante a manhã colocarei o Capítulo 71. Sobre novas aventuras, tenho uma ou duas ideias que considero interessantes, mas para já farei uma pequena pausa.

Aproveitar essa pausa também para meter em dia a leitura de alguns saves, que há quase um mês não leio nada e há boas histórias por aí para acompanhar.

Editado por Black Hawk
typo

Compartilhar este post

Link para o post

oDSi6qf.jpg

Capítulo LXXI - Há sempre tempo para mais uma aventura

A brisa que entrava pela janela aberta do seu carro era uma benção naquela tarde tórrida de Julho de 2028.

Guiava despreocupadamente. Pela janela aberta pendia o seu braço esquerdo, em repouso. Tamborilava ritmicamente com os dedos no lado de fora da porta, acompanhando os acordes da música do rádio, abanando a cabeça com movimentos suaves. Quase poderia jurar que o próprio ronronar do motor se sincronizava com as batidas da bateria, o chiar das guitarras e o canto do vocalista.

Boa música, calor, o ronronar do motor e os balanços do carro, a brisa fresca que lhe acariciava a face e fazia dançar o seu cabelo.

Ia num mundo só seu, em total paz e harmonia com o universo.

Percorreu os poucos quilómetros que distavam a sua Amora natal da Ponte 25 de Abril. Passou a zona das portagens e entrou no tabuleiro da emblemática Ponte Sobre o Tejo. O característico ruído dos pneus sobre as grelhas, que se assemelhava a um zumbido, despertou-o do seu torpor.

Foi então que a realidade, da qual tanto se tentava alhear, lhe bateu em cheio.

O seu olhar foi atraído para o espelho retrovisor. Os promontórios verdejantes de Almada pareciam-lhe invulgarmente exíguos quando refletidos naquele pequeno retângulo. Mais alguns segundos e surgiu no seu campo de visão a figura do Cristo-Rei, cujos braços abertos pareciam oferecer-lhe um abraço. Um abraço que acolheria de bom grado.

Estranhou notar alguma humidade. Não havia uma única nuvem no céu azulado, como poderia estar a chover?

Ou talvez não fosse chuva?

Não que importasse. Ao alcançar os últimos metros do tabuleiro da Ponte 25 de Abril, lançou um último relance nostálgico ao seu espelho retrovisor. Os montes verdejantes já mal eram visíveis e o austero Cristo-Rei era apenas uma pequena sugestão à distância.

Austero, mas simultaneamente afável. Quase como se compreendesse a dura batalha que Frodo Zarco travava nos labirintos da sua mente.

Saiu da ponte e desceu em direção à zona ribeirinha de Lisboa. Retido num cruzamento pelo vermelho dos semáforos, observava distraidamente a azáfama das pessoas que passavam em ritmo acelerado. A sua atenção foi atraída pelo bloco noticioso na rádio.

"É oficial, Nani já não é o selecionador nacional. A separação foi anunciada há momentos nas redes sociais. Nani não resiste assim a uma desapontante campanha no Euro 2028 que terminou nos Quartos-de-Final às mãos do País de Gales..."

sff9tl1.jpeg

Portugal desiludiu no Euro 2028 e Nani foi demitido do cargo de selecionador nacional

Frodo Zarco desligou o rádio. Não queria saber daquilo. Não naquele momento.

Colocou as duas mãos sobre o volante e os raios de sol faiscaram no anel.

O anel.

Fora uma surpresa de despedida dos seus meninos. Estava o evento organizado por Bilbo Himura a terminar quando os jogadores reuniram-se em seu torno. Frodo Zarco percebeu que estariam a preparar alguma, mas nunca imaginou o que se seguiria.

O capitão Gabriel Capixaba aproximou-se dele e retirou do bolso uma pequena caixa azulada. Entregou-lha com um sorriso rasgado na face e anunciou: "um anel de campeão para um verdadeiro campeão".

Frodo Zarco abriu a caixa e lá estava ele. Um anel de ouro com uma pedra incrustada talhada com o símbolo do Amora. Não pôde evitar lágrimas de alegria.

Aquele anel era o bem mais precioso de Frodo.

O automobilista atrás de si buzinou, despertando-o das suas memórias. Não tinha dado conta que o semáforo já estava verde. Ergueu uma mão em jeito de desculpa e arrancou.

Conduzia em ritmo lento pela Avenida da Índia, na zona ribeirinha da capital, deliciando-se com a beleza do cenário envolvente. Os promontórios da Margem Sul erguiam-se do outro lado das pacíficas águas do rio Tejo, as quais pareciam feitas de metal pelo reflexo dos raios de um sol poente que descia rumo à linha do horizonte. Sentiu alguma paz interior.

Tudo haveria de correr bem.

Ao passar pela zona de Belém não pôde deixar de procurar um vislumbre do Estádio do Restelo. Foi um local marcante para si e para o Amora. Fazia pouco mais de seis anos que ali disputaram a final da Liga 3, conquistando o título perante a equipa B do Sporting. Parecia que tinha sido noutra vida.

E, de certa forma, tinha sido.

A recordação do discurso de Bilbo Himura ao intervalo desse jogo aflorou-lhe à memória. O seu amigo a descer aos balneários, quebrando o protocolo, para chamar "bando de conas" aos jogadores! Frodo Zarco soltou uma gargalhada enquanto conduzia ao relembrar a cara espantada dos seus miúdos quando ouviram aquelas palavras.

Ah... o Bilbo. Iria sentir falta do convívio diário com aquela personagem.

O seu amigo de infância nunca escondeu que o seu objetivo não passava por tornar-se dono do Amora. Estava ali para ajudar a reerguer o Maior da Margem Sul, dotar a região de condições de excelência para ajudar a comunidade e dar um futuro aos jovens da região. Sete anos depois, o Amora tinha um novo estádio moderno e uma academia de formação ao nível das melhores do mundo.

Bilbo Himura deixou o clube pujante em termos financeiros, humanos e desportivos. Recriou o bairrismo perdido e reaproximou os amorenses ao clube. Dotou-o das melhores infraestruturas a que um clube pode aspirar. Aumentou o seu prestígio ao ponto de o seu nome passar a ser reconhecido internacionalmente.

O Projeto Oásis foi um sucesso.

QFqy1sQ.jpeg

Durante os sete anos de Bilbo Himura, o Amora cresceu em reputação e tanto a Medideira, como as condições de treino e das camadas jovens, tornaram-se de topo a nível mundial

"Tens a certeza que é o momento certo?"

Frodo Zarco caminhava um dia, há algumas semanas, pelo Parque Urbano das Paivas com Bilbo Himura e quebrou o silêncio para lhe fazer a questão que pesava sobre ambos.

Bilbo Himura parou um momento para apreciar o espectáculo proporcionando pela água, projectada em ciclos rítmicos pelos repuxos no centro do lago. Mantiveram-se em silêncio durante um longo momento até o seu velho amigo se atrever a quebrá-lo.

"É tão bom quanto qualquer outro."

"Não tens medo que o clube volte a cair naquele ciclo de má gestão que quase levou à sua morte?"

Bilbo Himura olhou-o de frente.

"O Amora pertence aos amorenses. É um clube popular e assim terá de continuar a ser. Não quero que seja meu, teu ou de alguém. Ele é de todos nós", afirmou enquanto abria o seu braço esquerdo, como que envolvendo toda a cidade. "A nossa cidade tem mais de cinquenta mil habitantes. Alguém há de aparecer para continuar o nosso legado. O Amora vai cá continuar depois de nós desaparecermos. O seu futuro não poderá depender de uma só pessoa."

"E o que vais fazer depois disto tudo?"

Bilbo sorriu-lhe. Notou algumas rugas vincadas em torno dos olhos, mas mesmo assim era o mesmo sorriso travesso que conhecia desde a infância de ambos.

"Estou sempre pronto para uma nova aventura."

No dia seguinte, Bilbo Himura anunciou em conferência de imprensa que iria acionar uma certa cláusula prevista na aquisição da Amora Futebol Clube, SAD. Essa cláusula permitia-lhe accionar a venda do Amora Futebol Clube, SAD por apenas um euro ao Amora Futebol Clube, que assim voltaria a ser o seu único detentor.

Bilbo Himura cumpria a sua promessa e devolvia o clube aos sócios e adeptos, aos amorenses e à cidade.

Frodo Zarco refletiu longamente na decisão do seu amigo. Acabou por entendê-la. O plano de ambos previa precisamente aquilo que acabara de ser alcançado. A requalificação do Estádio da Medideira foi concluída e era motivo de orgulho para todos os amorenses. A academia era um local vibrante, as equipas de formação do Amora batiam-se de igual para igual com as melhores equipas nacionais. O Amora era campeão nacional de futebol.

O que mais haveria a fazer?

Foi nessa altura que Frodo Zarco tomou uma decisão. A mais difícil que teve de tomar em toda a sua vida.

uMVCpkT.jpeg

Fg1ecQt.jpeg

A sua família e os amigos mais chegados foram os primeiros a saber. Todos compreenderam os motivos. Concordaram que era hora de virar a página. Apoiaram-no na sua decisão.

Já os amorenses ficaram chocados e não reagiram nada bem.

Reuniu-se uma multidão nas zonas envolventes ao Estádio da Medideira nas horas que se seguiram ao anúncio. Não acreditavam no que se dizia: já tinham perdido Bilbo Himura; agora também Frodo Zarco? Não era verdade. Não podia.

Frodo Zarco foi criado nas ruas da Amora. Começou a dar pontapés na bola fintando os carros estacionados nas ruas da Cruz de Pau, um dos bairros da cidade, e chutando com estrondo contra os portões das garagens que serviam de baliza. Muitos deles conheciam-no desde que era um pirralho.

Frodo Zarco era um deles e eles sentiam-se representados em campo por si. Foram criadas petições online e nas redes sociais a pedir que reconsiderasse. Não podiam perdê-lo. Não podia ser.

A conferência de imprensa para despedida de Frodo Zarco já tinha sido agendada e foi invadida pelos adeptos. Foi de coração apertado que Frodo Zarco lhes abriu a alma, lamentando a separação, mas que sentia que o seu tempo na Medideira teria terminado - como treinador, pois continuaria a ser um deles e tencionava marcar presença frequentemente nos jogos do Maior da Margem Sul como adepto.

Era hora de um novo ciclo.

Nem sempre é fácil aceitar mudanças. O ser humano é um animal de rotinas, de hábitos. A incerteza quanto ao futuro, em especial depois de um período de felicidade, gera desconforto e insegurança. Os adeptos receavam a mudança. Temiam o que o futuro lhes poderia reservar. Frodo Zarco compreendia-o.

Mas a mudança também é necessária. Por vezes é preciso sair da nossa zona de conforto, até para podermos aprender coisas novas e evoluir enquanto pessoas. Frodo Zarco tinha a certeza que quem viesse a seguir a si trataria bem do Amora e daria seguimento ao crescimento dos últimos anos.

Os adeptos eventualmente aceitaram e celebrariam Frodo Zarco como um dos heróis maiores da História do Amora Futebol Clube.

edCx042.jpeg

Trezentos e dez jogos depois, Frodo Zarco deixava o Maior da Margem Sul...

3ac3luT.jpeg

... com a sala de troféus do Amora bem recheada durante a sua passagem pela Medideira

O sol era já uma grande bola alaranjada suspensa pouco acima do oceano, incendiando todo o horizonte com os mais variados tons de vermelho, laranja e amarelo.

Frodo Zarco conduzia tranquilamente, abanando a cabeça e cantarolando, distraído, a música que ia passando na rádio. A sua mente ia vagueando por memórias e recordações daqueles fantásticos sete anos.

"Oh and all I taught her was everything

Oh I know she gave me all that she wore..."

Via na sua cabeça, como se estivesse a acontecer mesmo naquele momento diante dos seus olhos, o primeiro treino como treinador do Amora. Gabriel Capixaba a deixar toda a gente a comer pó nos exercícios de velocidade. Joca a destruir a carreira dos colegas com a sua qualidade técnica. A inteligência táctica de Martim Maia a ler o jogo, sempre a dar vantagem ao Amora com o seu superior posicionamento.

Os sorrisos rasgados dos meninos Leonardo Brandão e Martim Watts quando se estrearam a marcar pelo Amora. Aquele livre magistral de Léléco, o Afroastro, naquela que foi a sua última intervenção enquanto futebolista profissional e que garantiu o título de campeão da Segunda Liga ao Maior da Margem Sul.

Recordava-se de ter colocado as mãos na cabeça da primeira vez que viu jogar Filipe Diogo, ziguezagueando pelo meio dos adversários com a velocidade de uma serpente a desaparecer por entre os arbustos, e a estupefação com que reagia de cada vez que Diego Raposo, qual rato de área, surgia de surpresa a roubar a bola aos defesas adversários para marcar golo.

"And now my bitter hands

Chafe beneath the clouds

Of what was everything..."

A explosão de emoções com o golo de Joca na primeira final da Taça de Portugal de sempre da História do Amora, após 115 minutos de um jogo em que a frustração foi acumulando a cada oportunidade desperdiçada.

A estrondosa vitória em Sevilla na estreia do Maior da Margem Sul nas condições europeias. A festa de toda a equipa quando Filipe Diogo abriu o activo no Camp Nou, o primeiro golo de sempre do Amora na Liga dos Campeões.

A inauguração do "novo" Estádio da Medideira, após a requalificação, com quase quinze mil pessoas cheias de fúria amorense. Ouvir o hino da Liga dos Campeões na Medideira. A invasão de campo logo após o apito final do árbitro no jogo contra o Porto, celebrando o título de campeão nacional, e a festa que se prolongou noite fora pelas ruas da cidade.

E os seus meninos. A paciência com que foi corrigindo, dia após dia, alguns defeitos ou maus vícios que traziam das camadas jovens. O crescimento de todos eles de jovens envergonhados a estrelas do futebol nacional e campeões nacionais.

"Oh the pictures have

All been washed in black

Tattooed everything"

Desde que tinha anunciado a saída do Amora, Frodo Zarco debatia-se com uma dúvida existencial: e agora, o que seria dele?

Alguns amigos sugeriram que tirasse umas férias prolongadas. Outros que viajasse, de preferência a locais exóticos, ver o mundo, conhecer outras culturas. Reconhecia a pertinência de tais conselhos. Eram bons conselhos.

Mas ele estivera sete anos ao comando do Amora. Habituara-se ao balneário. Ao companheirismo diário e aos treinos. À adrenalina dos momentos mais tensos dos jogos. Ao súbito rush de dopamina quando surgia um golo decisivo.

Poderia ele voltar à vida civil depois desta aventura? Havia forma de regressar depois de tudo o que tinha vivido?

Frodo Zarco debatia-se com estas dúvidas uma certa tarde, deambulando sozinho por casa sem nada para fazer, quando o seu telemóvel tocou.

"Sim?"

"Frodo Zarco?"

"Com quem estou a falar?"

Essa conversa telefónica decidiria o seu futuro.

Frodo Zarco aproximava-se por fim do seu destino. Olhou para a sua esquerda. Um último relance para a faixa de terra do outro lado do rio. O Cristo-Rei era apenas uma figura disforme àquela distância. Os montes abrigavam o pequeno aglomerado urbano que era a Trafaria e, para a direita, uma faixa amarelada denunciava o início dos areais das praias da Costa da Caparica.

Virou à sua direita, afastando-se do rio. A Margem Sul ficou para trás e desapareceu da sua linha de visão.

O futuro estava à sua frente.

Conduziu o seu automóvel até chegar a uma rotunda com o que lhe pareceram duas torres e uma bola no centro. Ao contornar a rotunda passou por um estreito corredor formado por dezenas de jornalistas. Olharam espantados para ele, claramente surpreendidos por o verem ali.

Os flashes de máquinas fotográficas começaram a disparar. Microfones foram erguidos. Câmaras de filmar apontadas.

Frodo Zarco ignorou-os. Avançou até uma cancela e imobilizou o seu automóvel. Um segurança interpelou-o de imediato. Olhou para ele, reconheceu-o e, com um sorriso, apontou para o interior do recinto.

"Senhor Zarco, estávamos à sua espera. Entre." A cancela subiu. Frodo Zarco engatou a primeira e avançou em direção ao seu destino final.

A Cidade do Futebol.

A reunião demorou várias horas. Havia muitas arestas para limar, mas o interesse era recíproco e o acordo revelou-se fácil de alcançar.

Y2ZuQxy.jpeg

pT3KVlf.jpeg

Os sete anos que passou como treinador do Amora foram os melhores da sua vida.

Liderar o clube da sua terra, devolver o orgulho às suas gentes, treinar miúdos fantásticos e vê-los transformarem-se em homens graúdos, maduros e futebolistas de eleição.

Conquistar títulos. Elevar o nome do Maior da Margem Sul a patamares nunca antes sonhados.

Foi o realizar de um sonho que nem nunca soubera ser seu.

Mas a vida é assim: feita de ciclos. Uma porta fecha-se, outras se abrem. A vida é cheia de oportunidades. O seu ciclo no Amora terminou, mas outros se seguiriam tanto para ele, como para o Amora. Havia muito que poderia fazer e mais ainda que poderia conquistar.

Bilbo Himura tinha razão: havia sempre tempo para mais uma aventura.

E Frodo Zarco estava pronto para a sua nova aventura.

Fim

oDSi6qf.jpg

"Força, Amora!", adaptação da letra de "Força" de Nelly Furtado

"A beijar as águas da Baía do Seixal

Nasceste um dia, um sonho que se tornou real

E com o coração cheio de um espírito azul

Fizemos de ti o Maior da Margem Sul

É com o azul do céu, que é a tua cor

E as tuas gentes, que te apoiam com fervor

É na Medideira, que sempre foi o teu lar

Que te apoiamos, sempre a cantar

Força, Amora! Força, Amora!

Força, Amora, que ninguém te vai parar!

Força, Amora, com o Frodo vais ganhar!

Amora, és o orgulho da nossa nação

De norte a sul, bem alto agitarei o teu brasão

Faça chuva ou sol, estarei lá p'ra te apoiar

P'ra ver o Maior da Margem Sul triunfar

Ao ritmo do tambor e o canto da nossa voz

Vais vencer por ti e também por nós

Pelas tuas gentes, que te apoiam com fervor

Com o azul do céu, a tua cor, vamos!

Amora! Amora! Amora! Amora!

O Maior da Margem Sul!

O Maior da Margem Suuuuul!

Amora!

A beijar as águas da Baía do Seixal

Nasceste um dia, um sonho que se tornou real

E com o coração cheio de um espírito azul

Fizemos de ti o Maior da Margem Sul

Amora! Amora! Amora! Amora!

Ninguém te vai parar! Este Amora!

Este Amora!Ninguém te vai parar!

Amora!"

SnZm9aD.gif

Ideia e escrita

Black Hawk

Com a especial participação de...

Frodo Zarco

C6NCpvV.png

Bilbo Himura

rtjFvJJ.jpeg

Jorge "Joca" Monteiro

46vjamw.jpeg

Edson "Léléco" Baessa, o Afroastro

hxeyGuG.png

Gabriel "Capixaba" Pereira Minas

H9iF588.png

Martim Maia

XSFWQFO.jpeg

Lucas Silva

vyynZ2I.jpeg

Papou Mendes

xfczpTm.jpeg

Estádio da Medideira (o original)

jC2rwfo.jpeg

Estádio da Medideira (após a requalificação)

G6acFtv.jpeg

Os fervorosos amorenses

VgvCidW.jpeg

Cidade de Amora

gBOLBFz.jpeg

E ainda...

António Silva

David Grilo

Diego Raposo, a Jovem Raposa

Dino Leão

Fidelis Irhene

Filipe Diogo, o Miúdo-maravilha

Flávio Silva, o Matador Renascido

Isaac Monteiro

Jéferson Araújo Santos

João Carlos Miguel

João Gonçalves

Juancho

Juary Soares

Leonardo Brandão, o Cavaleiro da Medideira

Luiz Felipe

Manuel Baldé

Manuel Díaz

Martim Watts, a Unidade de Potência

Nélson Victor

Octávio Sousa

Odailson de Souza Lima

Rodrigo André

Rony Fernandes

Tiago Louro

Vítor Ferraz

E um especial agradecimento a todos os que acompanharam este save, comentando, interagindo ou simplesmente lendo as minhas patetices.

Foram mais de vinte mil as visualizações ao longo das oitenta atualizações, das quais setenta e uma foram Capítulos numerados. A todos, muito obrigado. Espero que tenham gostado de acompanhar tanto quanto eu gostei de escrever.

Viva o Amora Futebol Clube!

Viva o Maior da Margem Sul!

gzSkCMw.jpeg

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post

Autêntica lenda do Amora. Mas agora é tempo de conquistar o mundo com Portugal. 

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei sem perceber se o sae fica por aqui ou ainda vais publicar algo enquanto seleccionador (espero que sim!), seria curioso ver alguns dos miudos que já não se encontram no Amora agora a serem comandados por ti na Seleção e ler os possiveis diálogos possiveis de serem criados, e quem sabe, um tal Gabriel Capixaba poder ser chamado á seleção como prémio de carreira!

Compartilhar este post

Link para o post

Um grande save, um dos melhores da secção sem dúvida. Foi muito bom de se acompanhar, de se ler, tens uma escrita impressionante que nos faz fazer parte da história. Muitos parabéns, que venha o próximo tópico!

Acho que o melhor exemplo do quão bom isto foi é mesmo ter-me lembrado do save ao ver uma reportagem do Canal 11, com o Cândido a ir até à Medideira falar com o Joca 😅 

A seu devido tempo, e como me parece ter sido o fim, eu voto CN.

Editado por F. Mota

Compartilhar este post

Link para o post

Meu companheiro, foi das melhores coisas que já por aqui vi nesta secção. Bem escrito, empolgante e extremamente agradável de acompanhar.

Se depender de mim, este save irá para as Carreiras Notáveis e tudo farei para que assim seja.

Foi um enorme prazer poder acompanhar esta caminhada. Já visitei inclusive a zona do estádio, por tu teres feito o save com o Amora. Que o clube possa crescer na realidade, pois com a proximidade à capital, acho que pode viver numa Segunda Liga.

Um bem haja e volta rápido ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, Em 03/02/2023 at 09:34:

Autêntica lenda do Amora. Mas agora é tempo de conquistar o mundo com Portugal. 

Citação de Lavrador, Em 03/02/2023 at 09:55:

Fiquei sem perceber se o sae fica por aqui ou ainda vais publicar algo enquanto seleccionador (espero que sim!), seria curioso ver alguns dos miudos que já não se encontram no Amora agora a serem comandados por ti na Seleção e ler os possiveis diálogos possiveis de serem criados, e quem sabe, um tal Gabriel Capixaba poder ser chamado á seleção como prémio de carreira!

Citação de F. Mota, Em 03/02/2023 at 11:05:

Um grande save, um dos melhores da secção sem dúvida. Foi muito bom de se acompanhar, de se ler, tens uma escrita impressionante que nos faz fazer parte da história. Muitos parabéns, que venha o próximo tópico!

Acho que o melhor exemplo do quão bom isto foi é mesmo ter-me lembrado do save ao ver uma reportagem do Canal 11, com o Cândido a ir até à Medideira falar com o Joca 😅 

A seu devido tempo, e como me parece ter sido o fim, eu voto CN.

Citação de Martini Branco, Em 03/02/2023 at 11:05:

Meu companheiro, foi das melhores coisas que já por aqui vi nesta secção. Bem escrito, empolgante e extremamente agradável de acompanhar.

Se depender de mim, este save irá para as Carreiras Notáveis e tudo farei para que assim seja.

Foi um enorme prazer poder acompanhar esta caminhada. Já visitei inclusive a zona do estádio, por tu teres feito o save com o Amora. Que o clube possa crescer na realidade, pois com a proximidade à capital, acho que pode viver numa Segunda Liga.

Um bem haja e volta rápido ❤️

Citação de Banks29, Em 03/02/2023 at 15:10:

Um final digno para um save digno, que mais se podia pedir ? Nada. 

Citação de Unclouded, Em 03/02/2023 at 17:43:

Enorme, enorme save. Carreiras Notáveis. Completamente.

Citação de Burkina2008, Em 03/02/2023 at 23:20:

Enorme save! Excelente final e parte dos creditos!

Cn!

Citação de Maffu, Em 04/02/2023 at 02:44:

PressFtoPayRespects.jpg

F

Antes se mais, desculpem por não responder mais cedo. Há um bom motivo para isso, e sem querer parecer piegas, mas sendo-o claramente, está a custar um pouquito mais do que esperava pois isto é possivelmente a última resposta que vou dar neste tópico (a não ser que apareça feedback de última hora ahah).

Isto fez parte do meu dia a dia durante um ano. Por vezes, em momentos mortos do dia, dava por mim a fazer com isto aquilo a que chamo "escrever de cabeça" - que é basicamente escrever mentalmente capítulos ou histórias, tal e qual como se o estivesse a fazer numa folha de papel. É o meu principal meio criativo, sou muito mais imaginativo a escrever de cabeça do que numa folha de papel. Só quando fico satisfeito com a lógica da escrita imaginada é que a passo para o formato escrito.

Não gozem, todos temos as nossas manias e processos criativos. O meu é assim.

Isto tudo para dizer que vou sentir falta disto e está a custar um pouquito.

Anyway, respondendo a todos de uma forma geral, sim, é o fim do "Um Oásis no deserto da Margem Sul". A história foi desde o início dedicada ao Amora Futebol Clube. Foi o tema central, mais do que qualquer outro. Quem tiver acompanhado desde o início irá recordar-se que muitos dos Capítulos iniciais foram dedicados à História do Amora, da Medideira e dos seus adeptos, mais do que ao Frodo Zarco ou aos jogadores.

Foi sempre o Amora. Terminado o ciclo com o Amora, não iria continuar o "Um Oásis no deserto da Margem Sul" sem que o Amora fosse o tema central.

Agradecendo desde logo os elogios, quero reforçar que espero que tenham ganho curiosidade em acompanhar o Amora na vida real, como alguns de vocês referiram. É um clube modesto e simpático, mas orgulhoso. Hoje em dia não tem claques, mas por exemplo contra o Belenenses há umas duas ou três semanas quase se encheu a Medideira e apoiou-se à antiga, com cânticos espontâneos e muito amor. Já não há muitos clubes assim.

Btw, gostaram da minha adaptação da música da Nelly Furtado? Espero que da próxima vez que a oiçam dêem por vocês a cantar "Força, Amora, Força, Amora, que ninguém te vai parar" 😄

Quanto ao futuro, vou agora parar uns tempos e aproveitar para repor o acompanhamento de alguns saves em dia, que muito merecem. Daqui a uns tempos, quando sentir motivação para tal, sou gajo para voltar a postar alguma história. Nada tão detalhado como este, mas alguns coisa se há de arranjar.

A todos, muito obrigado.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

Não vou entrar em muitos detalhes mas este foi um dos melhores saves que acompanhei aqui no EMEM. O fato de ser no mobile também ajudou para que me sentisse mais por dentro do jogo! Toda a história, a escrita, a apresentação (simples mas objetiva) fazem, no seu conjunto, este save ser especial!

Parabéns pelo teu trabalho e muito merecida esta distinção nas CN!

Um pequeno parágrafo só para falar das tuas últimas atualizações: Penso que foram muito bem pensadas e deste um final ao save que deixa até uma certa curiosidade em como isto poderia desenrolar daqui para a frente (diz-me que guardaste o save e que ainda vens aqui fazer uma publicação de "10 anos mais tarde").

Fico a aguardar por uma nova aventura e sempre que quiseres discutir acerca de táticas eu continuo fiel ao mobile ahha

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...