Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
antifa

Comissão estima pelo menos 4815 crianças abusadas pela Igreja Católica em Portugal

Publicações recomendadas

Segundo a Comissão Independente, esse é o número “absolutamente mínimo”, a que foi possível chegar após terem sido validados 512 testemunhos.

https://www.publico.pt/2023/02/13/sociedade/noticia/4415-criancas-abusadas-igreja-catolica-portugal-ultimos-72-anos-2038631

O relatório final pode ser descarregado aqui (pdf)

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Até que ponto não é imoral se continuar numa dinâmica de benefícios de todo a tipo a uma instituição que tem este tipo de ações?

Até que ponto não é imoral se financiar um evento desta instituição que tem este tipo de ações com dinheiro público?

Este número, de resto como foi dito na conferência, é o mínimo no sentido de que existirão muitas outras vítimas que , e estando plenamente no seu direito, preferiram o silêncio em relação ao reabrir de uma ferida. 

Demasiado triste.

• Like 2
  • Concordo! 13

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 23 minutos:

Não era só 400?

img_1200x676$2021_09_02_11_14_39_411509.

Só acrescentaram um 4 a esquerda, não parece relevante. 

Compartilhar este post

Link para o post

O relatório está à primeira vista muito bem feito, mas meti-me a ler alguns dos relatos e f*da-se, chocante mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

A quantidade de pessoas que se sentem atraídas por crianças é inacreditável, acho que se soubesse o número real ficávamos chocados. E gostava de ler algum artigo que tentasse explicar porque é que no contexto de Igrejas existe tanta pedofília? Explica-se pelo simples facto de que pedófilos vêm nesse clima a facilidade de chegar a crianças e silenciá-las? Em qualquer país existem centenas de casos idênticos em igrejas e, não querendo estar a dizer nenhuma parvoíce, tenho ideia de que existe muito mais pedofília nesse contexto do que noutro "ramo" da sociedade, digamos assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 25 minutos:

A quantidade de pessoas que se sentem atraídas por crianças é inacreditável, acho que se soubesse o número real ficávamos chocados. E gostava de ler algum artigo que tentasse explicar porque é que no contexto de Igrejas existe tanta pedofília? Explica-se pelo simples facto de que pedófilos vêm nesse clima a facilidade de chegar a crianças e silenciá-las? Em qualquer país existem centenas de casos idênticos em igrejas e, não querendo estar a dizer nenhuma parvoíce, tenho ideia de que existe muito mais pedofília nesse contexto do que noutro "ramo" da sociedade, digamos assim.

Eu diria que quem tem essas inclinações, e intenção de as efectivar, procura profissões ou contextos sociais onde seja mais fácil fazê-lo.

O contexto histórico da igreja não é difícil de entender, era uma instituição que até há pouco tempo gozava de impunidade total, onde os religiosos se encontravam numa posição de poder sobre os crentes, com acesso a uma infinidade de crianças e jovens, onde é normal existir alguma intimidade que não é questionada.

Compartilhar este post

Link para o post

A laicidade é um mito. Onde é que se pode falar em separação entre Estado e religião quando vemos uma delas, a predominante por sinal, a beneficiar de tudo e mais alguma coisa. Em compensação, o que oferece é este nojo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 32 minutos:

Como é natural não existe apenas uma razão, existe uma série delas. Mas um ponto que é importante fazer é que ao contrário do que acontece em outras profissões, como os treinadores desportivos, a profissão de padre não é necessariamente uma profissão que seja um alvo por parte de predadores sexuais, isto no sentido em que, em regra, os padres fazem parte do meio eclesiástico desde bastante jovens e diria que são excepcionais os casos em que um predador sexual vai estudar para ser ordenado padre apenas com este intuito.

Posto isto, é preciso ter em conta que não estamos só a falar de padres, existe toda um sem número de pessoas ligadas à Igreja que não são ordenadas e que a Igreja, seja Católica ou não, tem séculos de abusos sexuais institucionalizados, muitos destes abusadores foram abusados por outras pessoas que também terão sido abusadas. A juntar a isto, e esta é uma das características da Igreja Católica que naturalmente contribui para esta tragédia é que estamos a falar de milhares e milhares de homens que fazem votos de celibato, ou seja, é esperado que estes seres humanos amputem a dimensão sexual das suas vidas, como se isso fosse possível, o que naturalmente não contribui em nada para o bem estar físico e psicológico destas pessoas.

Depois também há outra série de aspectos culturais, como toda o ambiente de impunidade e de poder desproporcional que o Clero tem tido ao longo da história, o facto de ser esperado que homens homossexuais seguissem um carreira religiosa, algo que vejo muito pouco discutido, e com isto não estou a dizer de forma alguma que há nos homens homossexuais uma maior prevalência para os abusos que noutro grupo demográfico, mas a cultura de repressão sexual em conjunto com um ambiente de seminário não surpreende que resulte nas histórias de abusos que se conhece.

• Like 10
  • Concordo! 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 18 minutos:

Como é natural não existe apenas uma razão, existe uma série delas. Mas um ponto que é importante fazer é que ao contrário do que acontece em outras profissões, como os treinadores desportivos, a profissão de padre não é necessariamente uma profissão que seja um alvo por parte de predadores sexuais, isto no sentido em que, em regra, os padres fazem parte do meio eclesiástico desde bastante jovens e diria que são excepcionais os casos em que um predador sexual vai estudar para ser ordenado padre apenas com este intuito.

Posto isto, é preciso ter em conta que não estamos só a falar de padres, existe toda um sem número de pessoas ligadas à Igreja que não são ordenadas e que a Igreja, seja Católica ou não, tem séculos de abusos sexuais institucionalizados, muitos destes abusadores foram abusados por outras pessoas que também terão sido abusadas. A juntar a isto, e esta é uma das características da Igreja Católica que naturalmente contribui para esta tragédia é que estamos a falar de milhares e milhares de homens que fazem votos de celibato, ou seja, é esperado que estes seres humanos amputem a dimensão sexual das suas vidas, como se isso fosse possível, o que naturalmente não contribui em nada para o bem estar físico e psicológico destas pessoas.

Depois também há outra série de aspectos culturais, como toda o ambiente de impunidade e de poder desproporcional que o Clero tem tido ao longo da história, o facto de ser esperado que homens homossexuais seguissem um carreira religiosa, algo que vejo muito pouco discutido, e com isto não estou a dizer de forma alguma que há nos homens homossexuais uma maior prevalência para os abusos que noutro grupo demográfico, mas a cultura de repressão sexual em conjunto com um ambiente de seminário não surpreende que resulte nas histórias de abusos que se conhece.

Isto. A maior parte não se lembra de ser padre aos 25 ou aos 30. Provavelmente até já anda num colégio católico desde pequeno. Eu acredito que a repressão e consequente frustração sexual afeta de sobremaneira a cabeça de uma pessoa, algo que é desvalorizado. Pode ser parvo mas comparo um pouco aos Incels.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 21 minutos:

ou seja, é esperado que estes seres humanos amputem a dimensão sexual das suas vidas, como se isso fosse possível, o que naturalmente não contribui em nada para o bem estar físico e psicológico destas pessoas.

Estás obviamente correcto em todo o teu post, pego só neste aspecto porque acho que há um ponto que me parece importante: é claro que o celibato leva a esse amputar de que falas, que é claramente difícil de gerir. Mas não haverá algo de profundamente errado com essas pessoas, quando escolhem crianças como escape sexual? Não há pessoas adultas com quem o pudessem fazer, ainda que a troco de dinheiro?

Não sei a resposta, essa talvez apenas um profissional da psicologia/psiquiatria a consiga dar. Mas serve isto para dizer que o assunto vai bem mais além dos "prazeres carnais", que nem acho especialmente criticáveis duma perspectiva não-eclesiástica, mas sim do facto de haver pessoas adultas a acharem que crianças são uma boa forma de escape.

Mas é como dizes, o problema não é só com gente votada à castidade, como é evidente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

Estás obviamente correcto em todo o teu post, pego só neste aspecto porque acho que há um ponto que me parece importante: é claro que o celibato leva a esse amputar de que falas, que é claramente difícil de gerir. Mas não haverá algo de profundamente errado com essas pessoas, quando escolhem crianças como escape sexual? Não há pessoas adultas com quem o pudessem fazer, ainda que a troco de dinheiro?

Não sei a resposta, essa talvez apenas um profissional da psicologia/psiquiatria a consiga dar. Mas serve isto para dizer que o assunto vai bem mais além dos "prazeres carnais", que nem acho especialmente criticáveis duma perspectiva não-eclesiástica, mas sim do facto de haver pessoas adultas a acharem que crianças são uma boa forma de escape.

Mas é como dizes, o problema não é só com gente votada à castidade, como é evidente.

E onde está a sensação de poder aí? É nojento mas é o que é.

Compartilhar este post

Link para o post

Percentualmente a quantidade de padres que tem relações sexuais com adultos deverá ser obviamente muito maior.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 3 horas:

Não era só 400?

img_1200x676$2021_09_02_11_14_39_411509.

São duas por mês ao longo de 72 anos. É relativamente pouco.

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 37 minutos:

São duas por mês ao longo de 72 anos. É relativamente pouco.

Não sei como fizeste essas contas mas estão erradas. 72 anos são 864 meses pelo que existindo 4815 casos reportados corresponde a mais de 5 casos por mês.

Dito isto, se tivesse existido 1 caso nesse período já seria muitíssimo. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Não sei como fizeste essas contas mas estão erradas. 72 anos são 864 meses pelo que existindo 4815 casos reportados corresponde a mais de 5 casos por mês.

As contas pouco importam. O relativizar é que interessa.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Não houve 4815 casos reportados. Foram validados 512 testemunhos. O que até daria menos de 1 por mês se a questão relevante fossem as contas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...