Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
antifa

Comissão estima pelo menos 4815 crianças abusadas pela Igreja Católica em Portugal

Publicações recomendadas

Citação de Puto Perdiz, há 2 horas:

sim.

Não acredito

Se tivesse disto no islão já tinhamos ouvido falar desta m*rda, havia piadas/argumentos de boomers no twitter e tudo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 horas:

E manter esta comissão, que fez um excelente trabalho, para todo o tipo de denúncias de assédio e abusos sexuais? Eu duvido imenso que sejam só os padres...

talvez devido a isto:

"Na sequência de uma decisão da Conferência Episcopal Portuguesa em Novembro de 2021, a Comissão Independente constitui-se para realizar um estudo sobre abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes (dos 0 aos 18 anos de idade) no seio da Igreja Católica Portuguesa."

Foi a própria igreja a pedir isto. Não sei se a PFP ou alguns partidos políticos estejam interessados numa investigação deste tipo

Compartilhar este post

Link para o post

https://observador.pt/2023/03/05/manuel-clemente-afasta-suspensao-de-padres-sem-factos-comprovados/

“Eu não sei se há esses casos. Se houver esses casos, têm de ser tratados como tais e atendendo a um facto: a legislação atual não é a legislação de há dez anos, nem civil, nem canónica. E muito menos de há 20 e de há 30”, referiu.

Segundo o cardeal-patriarca de Lisboa, “muitos dos casos em apreço” são de “há 50, 60, de há muitos anos”, numa altura em que “a legislação não era nada disto, nem sequer era crime público, nem era um crime contra as pessoas, eram meros atentados ao pudor que eram tratados com boas palavras”.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 12 minutos:

https://observador.pt/2023/03/05/manuel-clemente-afasta-suspensao-de-padres-sem-factos-comprovados/

“Eu não sei se há esses casos. Se houver esses casos, têm de ser tratados como tais e atendendo a um facto: a legislação atual não é a legislação de há dez anos, nem civil, nem canónica. E muito menos de há 20 e de há 30”, referiu.

Segundo o cardeal-patriarca de Lisboa, “muitos dos casos em apreço” são de “há 50, 60, de há muitos anos”, numa altura em que “a legislação não era nada disto, nem sequer era crime público, nem era um crime contra as pessoas, eram meros atentados ao pudor que eram tratados com boas palavras”.

Se fosse o Policarpo a ter dito isso, caía o Carmo e a Trindade. Como é o Clemente, o menino bonito da imprensa, o tipo ""moderno"" que ia ser muiiiiiiiiiiiito diferente do Policarpo, a coisa é uma mera noticiazinha de rodapé.

Compartilhar este post

Link para o post

Com jeitinho são as vítimas que têm de pedir desculpa aos padres

Compartilhar este post

Link para o post

Artigo 5.º

Os eclesiásticos não podem ser perguntados pelos magistrados ou outras autoridades sobre factos e coisas de que tenham tido conhecimento por motivo do seu ministério.

Artigo 15.º

1 - Celebrando o casamento canónico, os cônjuges assumem por esse mesmo facto, perante a Igreja, a obrigação de se aterem às normas canónicas que o regulam e, em particular, de respeitarem as suas propriedades essenciais.

2 - A Santa Sé, reafirmando a doutrina da Igreja Católica sobre a indissolubilidade do vínculo matrimonial, recorda aos cônjuges que contraírem o matrimónio canónico o grave dever que lhes incumbe de se não valerem da faculdade civil de requerer o divórcio.

https://gddc.ministeriopublico.pt/sites/default/files/documentos/instrumentos/concordata_santa_se.pdf

Bela concordata esta...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse artigo 5º é uma aberração num estado de direito laico.

Aliás, tudo o que diz respeito a "direito canónico" deveria ser tratado com a mesma seriedade de um "tribunal de praxe".

• Like 1
  • Concordo! 7

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só gostava que as TVs trouxesse de volta os comentaristas - católicos, padres ou não - que levaram à sua estação no dia da publicação do relatório e que genericamente todos expressaram uma ideia de "a Igreja está envergonhada; a Igreja vai ter de mudar" para lhes perguntar uma coisinha apenas: "os senhores são néscios, burros ou disseram essas coisas bonitas porque ficava bem?

Compartilhar este post

Link para o post

O que fica destas declarações é que os casos que se falam são uma gota no oceano e quando cair o primeiro padreco vão todos por arrasto.

Que aquilo está tudo podre.

Compartilhar este post

Link para o post

"O bispo de Beja defende que a forma como se é olha para o escândalo de abusos sexuais na Igreja não tem sido muito católica"

Forma católica:

177336552-three-wise-monkeys-three-mysti

Compartilhar este post

Link para o post

esse foi o bispo que "esqueceu-se" de participar na comissão independente

o mais nojento é que esta gente não tem mesmo vergonha em mostrar os pulhas que são para toda a gente ver, tal é a impunidade que reina naquela instituição

Editado por Apocalypse Now

Compartilhar este post

Link para o post

Bora Marcelo, só faltas tu dizer que os padres é que estão certos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Em 05/03/2023 at 14:48:

Mas quantos casos sao esses?

Estou a falar a serio, um caso de ha 60 anos atras quer dizer que a vitima teria provavelmente hoje em dia 70 anos e o agressor no melhor dos casos, a volta de 85 ou mais. Quantos padres desses é que estao no activo? Vergonhosas essas declaracoes, ja que esses casos devem representar 0,2% de todos os casos. So desculpas destes padrecas...

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a ouvir agora o Bispo Auxiliar de Lisboa e para mim está claro que esta gente está tão fechada nos seus privilégios de classe que não tem a menor ideia da m*rda em que está metida e da disconexão com a realidade que o seu discurso apresenta.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo tom desta gentalha, todos sem excepção que abusaram ou encobriram activamente ao longo de anos e anos abusos sexuais e não só sobre crianças e não só, nota-se bem o pouco valor que esta investigação tem para eles. E não me parece que seja uma tentativa de desvalorizar para ver se varrem isto para debaixo do tapete, ou porque estão nas tais torres de marfim e se acham acima do direito civil, eu acredito que vêem isto como um mero incómodo, que seria mais ou menos inevitável tendo em conta o 'contrato (a)moral' que fizeram ao fazer parte da Igreja.

Sendo claro, todos eles sabiam quando entraram que a Igreja católica era uma fábrica de horrores onde se educavam abusadores e acolhiam predadores, todos sabiam o que se passava quando decidiram fazer parte da Igreja, todos sabiam o que se passava quando decidiram continuar a fazer parte da Igreja. É um exemplo mal comparado mas vejo isto como levar um grupo das forças especiais a tribunal marcial por terem morto uns quantos, durante uma guerra, à margem da Convenção de Genebra, se é chato? É. Mas faz parte, uma pessoa vai para a guerra é mesmo para matar pessoas.

Editado por whatever
  • Like 10

Compartilhar este post

Link para o post

eu comparo isto àquela coisa que foi muito dita, faz agora três anos, de "ah mas agora com isto da pandemia vamos ficar todos mais unidos, mais a saber o que verdadeiramente importa, mas humanos". Viu-se.

E isto foi a mesma coisa. No dia em que o relatório foi publicado, todos os católicos de relevo vieram a terreiro dizer "ah que vergonha que a Igreja sente, que dor, pobres vítimas; mas isto agora vai mudar, a Igreja vai fazer isto e aquilo para mudar". Vê-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...