Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Simeone

Sporting - Rumores e Transferências

Publicações recomendadas

Se as coisas forem bem feitas quando precisarmos de ir ao banco buscar um médio para substituir os titulares, é o Morita que vai estar por lá. Se formos pelo caminho dos Gugas e Rochinhas não temos grande hipótese.

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

Temos aqui jogadores que cabiam tão bem no plantel do Famalicão. Rochinha, Sotiris, Nazinho, Jovane, eles que escolham à vontade. 

Está longe de ser uma prioridade, mas um quarteto de extremos com Pote, Ivan Jaime, Trincão e Edwards era lindo.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 8 minutos:

Temos aqui jogadores que cabiam tão bem no plantel do Famalicão. Rochinha, Sotiris, Nazinho, Jovane, eles que escolham à vontade. 

Está longe de ser uma prioridade, mas um quarteto de extremos com Pote, Ivan Jaime, Trincão e Edwards era lindo.

Acrescenta o Fatawu aí num 4231 e éramos sérios candidatos ao título, vindo mais um avançado, um lateral direito/esquerdo e um ou dois 8.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 25 minutos:

Se as coisas forem bem feitas quando precisarmos de ir ao banco buscar um médio para substituir os titulares, é o Morita que vai estar por lá. Se formos pelo caminho dos Gugas e Rochinhas não temos grande hipótese.

O problema nunca são jogadores que sabem o que é uma bola.

Agora se falarmos de Sotiris, Esgaios, Arthurs (este até tem alguma qualidade técnica mas é fraco)... com esses não temos mesmo grande hipótese.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 minuto:

Agora se falarmos de Sotiris, Esgaios, Arthurs (este até tem alguma qualidade técnica mas é fraco)... com esses não temos mesmo grande hipótese.

Isto não é nada contra ti mas fui ver as stats do Esgaio e do Arthur só para comparar uma coisa e o patinho feio só tem menos 2 golos do que o Arthur. Têm ambos as mesmas assistências. 😂

E btw, o Esgaio fez uma segunda parte da época bem sólida. Não me importava nadinha que ficasse como suplente para o ano, tendo em conta que tanto o Esteves e o Travassos ainda não contam.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 14 minutos:

Eu não discordo disso no geral, este ano tinha dado mais jeito o Guga que o Sotiris, eu acho é que o caminho neste momento tem que ser outro. Nem Guga, nem Sotiris. Nem Rochinha, nem Arthur.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

eu não vejo assim, se for para o Pote render financeiramente já neste defeso. 

Se o Sporting já tiver alinhavado um negócio de 40M+ com um Tottenham, faz sentido gastar esses 8M no Pote.

Mas o Pote não vai sair neste defeso, pura e simplesmente porque o Sporting não precisa de vender, não vai vendê-lo por 40 e ninguém vai pagar mais que isso por ele.

Aliás, eu não sei se já se percebeu, mas infelizmente a segunda venda, caso necessária, é o Inácio. E digo infelizmente porque é, de longe, o mais complicado de substituir. Obrigava a mais uma ida ao mercado com urgência.

Citação de migxstoper, há 1 hora:

O Ivan Jaime e o Navarro estão inflacionadíssimos. Há por aí coisas melhores certamente apesar do Jaime ser craque.

O Ivan Jaime tinha sido uma contratação a sério no Verão passado. Porque não aprendeu a jogar futebol esta época e porque aí ninguém o queria. Mas para isso é preciso visão, e comprar o gajo da moda que marca golos é sempre mais popular.

É por isso que, por mim, o Navarro podia ser confirmado noutro lado qualquer o mais rapidamente possível, não vá o diabo tecê-las.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 42 minutos:

Isto não é nada contra ti mas fui ver as stats do Esgaio e do Arthur só para comparar uma coisa e o patinho feio só tem menos 2 golos do que o Arthur. Têm ambos as mesmas assistências. 😂

E btw, o Esgaio fez uma segunda parte da época bem sólida. Não me importava nadinha que ficasse como suplente para o ano, tendo em conta que tanto o Esteves e o Travassos ainda não contam.

As estatísticas valem o que valem. O Arthur quando chegou tinha 1 golo a cada 1 minuto com a camisola do Sporting 🤣

O Esgaio não é um jogador em quem eu consiga confiar quando é preciso ser chamado. Para estar no banco e ficarmos com o coração nas mãos sempre que entra, acho que não serve.

Citação de migxstoper, há 31 minutos:

Eu não discordo disso no geral, este ano tinha dado mais jeito o Guga que o Sotiris, eu acho é que o caminho neste momento tem que ser outro. Nem Guga, nem Sotiris. Nem Rochinha, nem Arthur.

Eu acho que o caminho pode continuar a ser encontrar boas oportunidades lá fora e ir colhendo alguns bons valores do nosso campeonato.

Nuno Santos, Matheus Reis, Tabata, Paulinho, são de uma linha de jogadores, que sem serem titulares absolutos, são bons para compor o plantel. Depois tens jogadores diferenciados no campeonato que fomos buscar, Pote, Ugarte, Edwards.

Para mim o caminho certo é não nos focarmos só no mercado nacional, mas também saber olhar e recrutar bons valores. Um pouco a política do Braga.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de saidex, há 1 hora:

O Guga é muito mais jogador do que o Rochinha, não sei é se é aquilo que precisamos para o meio-campo.

eu cá tenho muita pena que o Benfica não tenha no dia 31 de Janeiro, mandado 3 ou 4M para Vila do Conde para trazer o Guga ainda no inverno. Teria dado jeito, não para titular, mas como jogador de plantel.

Tenho fé que ainda façam isso este verão, quiçá dando à troca 50% do Paulo Bernardo para que ele também possa crescer, por si próprio, como o Guga fez,  sem ligação à casa mãe, já que os empréstimos são, cada vez mais, uma coisa do passado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 horas:

mas quando eu dizia que o TT só me fazia lembrar o Carlos Saleiro, quando havia quem dissesse que fazia lembrar o Ronaldo [sic], toda a gente me caía em cima!!

Exijo um pedido de desculpas póstumo! 😞

E caíam bem. Não sei se já houve dois jogadores tão diferentes como o TT e o Saleiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

As estatísticas valem o que valem. O Arthur quando chegou tinha 1 golo a cada 1 minuto com a camisola do Sporting 🤣

O Esgaio não é um jogador em quem eu consiga confiar quando é preciso ser chamado. Para estar no banco e ficarmos com o coração nas mãos sempre que entra, acho que não serve.

Eu acho que o caminho pode continuar a ser encontrar boas oportunidades lá fora e ir colhendo alguns bons valores do nosso campeonato.

Nuno Santos, Matheus Reis, Tabata, Paulinho, são de uma linha de jogadores, que sem serem titulares absolutos, são bons para compor o plantel. Depois tens jogadores diferenciados no campeonato que fomos buscar, Pote, Ugarte, Edwards.

Para mim o caminho certo é não nos focarmos só no mercado nacional, mas também saber olhar e recrutar bons valores. Um pouco a política do Braga.

O meu ponto não é mercado nacional ou estrangeiro. É o nível e a qualidade que se tem que exigir. Podem vir do City ou do Mafra, é me indiferente. Nós não precisamos de jogadores para compor o plantel neste momento, já temos muitos. Precisamos é de craques que venham para ser titulares neste momento e neste contexto. Claro que se por algum motivo vendermos o Morita (que seria suplente neste cenário), faz sentido ir buscar o Guga. Se vendermos o Esgaio, faz sentido o Tiago Santos. Se vendermos o Matheus Reis faz sentido o Zé Manel. Neste momento, no nosso plantel não precisamos de jogadores para compor coisa nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post

Já há algumas semanas que andava para comentar aqui, aproveitei o feriado para ver os números com mais calma. Isto na sequência de algumas pessoas afirmarem que o Sporting não precisa de vender mais jogadores, e outras dizerem que ainda serão obrigados a vender mais 1 ou 2 jogadores. Não faço este comentário para apontar o dedo a ninguém, mas sim para tentar ajudar a esclarecer. Eu próprio tenho dúvidas e quis tentar perceber melhor.

Todos os números abaixo estão disponíveis nos Relatórios e Contas publicados na CMVM e nos sites dos clubes - fiz o mesmo raciocínio para os 3 "grandes" para permitir comparação - nos quadros de Demonstração de Resultados. Utilizei os valores médios anuais das últimas 3 épocas fechadas (jul/19 a jun/22) e arredondados ao milhão.

SCP:

• 63M€ em salários
  • Excluindo transações de passes, resultados operacionais de -18M€
  • Proveitos de 67M€ com vendas de jogadores e custos de 12M€ com compras - não introduzo aqui a rubrica das amortizações (dos jogadores que saem e dos que ficam) para não complicar demasiado
  • Em juros e impostos, -11M€
  • No final, resultado líquido de 2M€
  • Tudo o resto constante, para garantirem um resultado líquido positivo, precisariam de um saldo entre proveitos e custos com transações de jogadores superior a 54M€
  • A meio da época atual, 31/dez, e sem valores do Porro e Diomandé, aquele saldo era de 63M€ (nota: outras rubricas, nomeadamente os salários, iam a caminho de superar largamente o valor médio das últimas 3 épocas)
  • Nas 3 épocas em análise o SCP esteve 1 ano na Liga Europa, outro sem competições europeias, e outro nos oitavos da Champions - na época atual as receitas desta fonte deverão ser uns 15 ou 20M€ superiores à média das últimas 3 épocas
  • Conclusão teórica:
    • Com a venda do Ugarte, teoricamente os resultados financeiros de 22-23 serão facilmente assegurados, até com alguma folga para fazer já contratações significativas antes de 30/jun
    • Quanto à obrigatoriedade de vender mais alguém, diria que não existe enquanto obrigação, mas que poderá acontecer a pensar no saldo de 23-24, para não passarem pela ansiedade de ter que vender obrigatoriamente alguém em jun/24 (não existirão leilões de Ugartes todas as épocas)

FCP:

• 86M€ em salários
  • Excluindo transações de passes, resultados operacionais de -14M€
  • Proveitos de 86M€ com vendas de jogadores e custos de 33M€ com compras
  • Em juros e impostos, -22M€
  • Resultado líquido de -21M€
  • Tudo o resto constante, para garantirmos um resultado líquido positivo, precisaríamos de um saldo entre proveitos e custos com transações de jogadores superior a 74M€
  • A meio da época atual, 31/dez - sem o valor da rescisão do João Pedro, mencionado no R&C como o evento mais relevante do mercado de inverno - aquele saldo era de 4M€
  • Nas 3 épocas em análise o FCP esteve 1 ano na Liga Europa, outro nos quartos da Champions e outro na fase de grupos da Champions - na época atual as receitas desta fonte deverão ser uns 5 ou 10M€ superiores à média das últimas 3 épocas
  • Conclusão teórica:
    • É obrigatório vender o Diogo Costa em jun/23 e não vai chegar para tapar o buraco todo de 22-23 - vindo aí eleições, acredito que se vá aumentar o buraco até ao máximo possível que o fair-play financeiro permita (não sei qual é)
    • Para haver disponibilidade para contratações e para começar a tapar o buraco de 23-24, para além do Diogo Costa ainda vamos ter que vender mais 2 dos jogadores principais

SLB:

• 98M€ em salários
  • Excluindo transações de passes, resultados operacionais de -38M€
  • Proveitos de 103M€ com vendas de jogadores e custos de 18M€ com compras
  • Em juros e impostos, -3M€
  • Resultado líquido de -4M€
  • Tudo o resto constante, para garantirem um resultado líquido positivo, precisariam de um saldo entre proveitos e custos com transações de jogadores superior a 89M€
  • A meio da época atual, 31/dez, e sem valores do Enzo e dos nórdicos, aquele saldo era de 6M€
  • Nas 3 épocas em análise o SLB esteve 2 anos na Liga Europa, e outro nos quartos da Champions - na época atual as receitas desta fonte deverão ser uns 40M€ superiores à média das últimas 3 épocas
  • Conclusão teórica:
    • Com a venda do Enzo, teoricamente os resultados financeiros de 22-23 serão facilmente assegurados, até com alguma folga para fazer já uma ou outra contratação antes de 30/jun
    • Considerando que o SLB aparentemente está a pensar contratar vários jogadores por 20 ou 30M€ cada, claramente vão precisar de vender mais 1 jogador para compensar as compras e para começar a tapar o buraco de 23-24
  • Like 7

Compartilhar este post

Link para o post

Ok I will say it

Por mim o Morita pode ser titular. É mais que jogador útil, já mostrou níveis de topo no Sporting

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 10 minutos:

Ok I will say it

Por mim o Morita pode ser titular. É mais que jogador útil, já mostrou níveis de topo no Sporting

Eu concordo mas num cenário ideal vem dois jogadores ainda melhores que ele e como se viu este ano, o terceiro médio faz quase tantos jogos como os outros dois.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Quan Chi, bom post. Apenas para acrescentar: do negócio do Porro, só entram 5M€ até 30 de Junho, decorrentes do empréstimo ao Tottenham. A opção de compra obrigatória de + 40M€ só se efectiva a 1 de Julho, precisamente para já entrar nas contas da próxima época.

Aliado a isto, diria que a própria possibilidade do negócio Ugarte só se efectivar nessa data também não está posta de parte. É que, para a época corrente, o Sporting já registou praticamente 125M€ (124,8M€, mais precisamente) em vendas de jogadores + dinheiro da UCL (que, segundo dados oficiais da UEFA, ronda os 46M€, fora receitas de bilheteira decorrentes desses jogos, teoricamente mais atractivos).

Isto sem olhar às % de passes que o clube detinha de cada jogador vendido (teria de ver caso a caso, mas diria que o Sporting terá a receber cerca de 80% do valor total, já descontando percentagens de outros clubes e intermediários/mecanismos de solidariedade/etc).

Dá para olhar para isto de muitas formas, é apenas um acréscimo de informação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 1 minuto:

@Quan Chi, bom post. Apenas para acrescentar: do negócio do Porro, só entram 5M€ até 30 de Junho, decorrentes do empréstimo ao Tottenham. A opção de compra obrigatória de + 40M€ só se efectiva a 1 de Julho, precisamente para já entrar nas contas da próxima época.

Aliado a isto, diria que a própria possibilidade do negócio Ugarte só se efectivar nessa data também não está posta de parte. É que, para a época corrente, o Sporting já registou praticamente 125M€ (124,8M€, mais precisamente) em vendas de jogadores + dinheiro da UCL (que, segundo dados oficiais da UEFA, ronda os 46M€, fora receitas de bilheteira decorrentes desses jogos, teoricamente mais atractivos).

Isto sem olhar às % de passes que o clube detinha de cada jogador vendido (teria de ver caso a caso, mas diria que o Sporting terá a receber cerca de 80% do valor total, já descontando percentagens de outros clubes e intermediários/mecanismos de solidariedade/etc).

Com isto, queres dizer que a tua visão é ainda mais otimista no sentido de haver dinheiro para reforçar e bem a equipa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 minuto:

Com isto, queres dizer que a tua visão é ainda mais otimista no sentido de haver dinheiro para reforçar e bem a equipa?

É por isto que há semanas digo existirem condições para esse reforço.

Tudo indica que, não havendo propriamente dinheiro para esbanjar (e 20M€ para uma única contratação já é esticar a corda), há condições para investir o mesmo que na temporada passada (foram 54M€, btw). Mas eu nem peço o mesmo que na época passada. Acho que não precisamos sequer de passar os 50M€, já contando com os 7M€ da opção de compra obrigatória do Trincão.

Agora, além de existirem condições, existe sobretudo uma grande necessidade pelo contexto que nos rodeia, e é aqui que os Zenhas da vida nem sempre vêem a "bigger picture".

A partir da próxima época, a qualificação para a UCL vai ser bem mais complicada, uma vez que perdemos um lugar na competição. Pior: é bastante provável que com o novo formato - em 2024/25, para o qual teremos de nos qualificar esta época -, as receitas para quem lá está aumentem exponencialmente, por conta do novo acordo de direitos televisivos da competição.

Isto fará com que a competição tenha um peso ainda maior no orçamento dos clubes portugueses. Em termos de investimento, para os dois clubes que lá estarão, e em termos de fosso competitivo, para os que ficarem de fora em relação a esses dois.

Resumindo: mais do que nunca, chegar à UCL será essencial, e só chegas lá com condições desportivas para tal (leia-se, um plantel mais próximo do nível dos rivais). E este Verão é "O" mercado fulcral para não perdemos este comboio e não ficarmos a uma distância ainda maior de Porto e Benfica.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 13 minutos:

A época em que contam essas duas vendas é relativamente indiferente, na medida em que as regras do fair-play financeiro contabilizam a média das últimas X épocas. Mas se quiserem começar já a reforçar o plantel em junho (que é o que faz sentido) sem estragar as contas, a venda do Ugarte tem que se concretizar em junho também.

E notem que estamos a falar numa ótica de solvabilidade. Num cenário hipotético é possível ter 100M€ a receber do Porro + Ugarte nos próximos 2 anos mas não ter dinheiro para pagar os salários do mês que vem. Eventuais necessidades de tesouraria poderão baralhar completamente as análises que estamos aqui a fazer.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 hora:

Ok I will say it

que corajoso

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 33 minutos:

que corajoso

bdc0c8bdc02e79ce.jpg?imwidth=720

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 horas:

Ok I will say it

Screenshot-20230608-195737-Chrome.jpg

• Like 4
  • Haha 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hidden, há 8 minutos:

Depois dessa o @Sandes. vai ugarte uma praga. :117_eyes:

Agora não posso, só daqui Morita

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 6 horas:

Meu, tu disseste que o Rochinha tinha potencial para ser a melhor contratação da história do Sporting, wtf

Desprezar o herdeiro de Suker e depois dizer uma coisa dessas sobre um Judas da Vida, bad @IlidioMA !

Sobre o Navarro, até podia ser um one hit wonder, mas a verdade é este ano ainda melhorou a marca do ano anterior.
37 golos em duas épocas pelo Gil, acho que o gajo vai marcar que se farta num grande...

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...