Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mister Master

«Em Portugal há racismo, é normal não haver um treinador negro na Liga?»

Publicações recomendadas

Os nossos censos nem nos deixam perceber que percentagem da população é essa em termos de % para podermos concluir alguma coisa com mais precisão. A população negra ainda é uma minoria, principalmente fora de LX como tal é difícil ver indivíduos negros no topo em todas as industrias, além de precisarem de ter as mesmas competências que outros, este chorinho às vezes é mt encapotado pela conveniência.  Eu vi mais negros optarem por ser atleta que  treinadores por ex e tb não há muitos ex jogadores a seguir essa vertente,  é tudo racismo agora. Eu na faculdade apanhei 2 ou 3 em centenas deles na area de desporto, até via mais em outros cursos por ex, já atletas, conheci imensos africanos e a maioria deles o físico era sempre superior ao mental por isso é normal serem atletas em vez de treinadores etc.😄 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém está a precisar de emprego, parece-me... É uma observação falhada. Se quis justificar que há racismo em Portugal - e há - tinha mil e outros exemplos para pegar. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

O que me falta nesta historia sao exemplos destes processos de recrutamento ou nos proprios cursos de treinadores, porque quando ha racismo estrutural, estas historias existem sempre.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de wolv-, há 2 horas:

Se o treinador não for suficiente bom para isso, sim, é normal que não haja. Da mesma maneira que não há treinadores anões ou de outro tipo qualquer. Também querem quotas para x% dos treinadores da 1ª Liga têm de ser de outra etnia, de outro género ou qualquer outra coisa?

Apesar de toda a corrupção e esquemas que existem no futebol, ainda é das poucas "coisas" em Portugal onde o mérito importa mais que a raça, cunhas ou qualquer outra coisa. Ou és bom e sobes no mundo do futebol ou não és bom e não sobes.

No mundo do futebol? Não podia estar mais longe da verdade

E é uma coisa muito simples de provar, basta seres ex jogador para teres todas as portas de clubes, fpf e associações de futebol locais completamente escancaradas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 4 minutos:

E é uma coisa muito simples de provar, basta seres ex jogador para teres todas as portas de clubes, fpf e associações de futebol locais completamente escancaradas

Aliás, eu até diria que o próprio Oceano é gajo para aí se enquadrar.

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

Jogadores negros há muitos. Treinadores negros há alguns. Árbitros negros não conheço nenhum.

Ainda bem. Assim pode continuar-se a chamar boi preto ao árbitro sem ninguém se queixar de racismo estrutural.

• Like 1
  • Haha 10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 3 minutos:

E o que é que leva a tantos ex jogadores, e não são assim tão poucos, a depois não terem as portas abertas? 

Abel Xavier, Vidigal (do Sporting), Costinha, Jorge Andrade, Kennedy, Miguel, Nani (ainda não acabou mas não parece para aí virado), Bruno Alves (o pai dele era negro não sei o considero negro), tens agora o Varela que começa como adjunto, Manuel Fernandes (se calhar ainda joga nem sei), Éder (acho que já se retirou), Eliseu, Eusébio, Jordão. São os que me lembro assim de cabeça, se é tão fácil ser treinador para ex jogadores porque é que não foram? 

Se calhar porque a maioria não se interessa? Alguns tentaram e não tiveram resultados. Acho que se há sítio onde és julgado pela qualidade é como treinador. É impossível seres mau e continuares a treinar. Podem meter-te lá de para quedas mas mais cedo ou mais tarde cais e ninguém se lembra de ti. O César Peixoto calha fazer outro mau trabalho e já não pega ninguem tal como aconteceu ao Costinha. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 13 minutos:

Certo e se não for bom? Chega ao topo? Sim, o Zidane foi um caso, mas manteve-se lá porque teve resultados, senão teria sido despedido e desceria um "degrau" no clube seguinte que lhe desse oportunidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 13 minutos:

Jogadores negros há muitos. Treinadores negros há alguns. Árbitros negros não conheço nenhum.

Ainda bem. Assim pode continuar-se a chamar boi preto ao árbitro sem ninguém se queixar de racismo estrutural.

Não te preocupes que muito em breve o CA da FPF mete lá um. Danadinhos para isso estão eles

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de wolv-, há 19 minutos:

Certo e se não for bom? Chega ao topo? Sim, o Zidane foi um caso, mas manteve-se lá porque teve resultados, senão teria sido despedido e desceria um "degrau" no clube seguinte que lhe desse oportunidade.

O que é que é o topo? Eu até hoje, por exemplo, ainda estou à procura de uma reposta para o Peseiro ter treinado o Porto, o Sporting (por duas ocasiões) e o Braga (por duas ocasiões)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou solidário com o Oceano. É que ele é alvo de inúmeras discriminações. Não é só uma. Senão vejamos:

1. Há algum treinador negro na 1ª Divisão? Não!

2. Há algum treinador com passado relevante no Sporting na 1ª Divisão? Não!

3. Há algum treinador sexagenário na 1ª Divisão? Não!

4. Há algum treinador cujo nome começa por "O" na 1ª Divisão? Não!

5. Há algum treinador que tenha dado umas cambalhotas com a Marina Mota na 1ª Divisão? Não!

E até acho que a questão da raça é a menos significativa. Pode não haver nenhum negro, mas pelo menos há um Moreno.

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 3 minutos:

Eu sou solidário com o Oceano. É que ele é alvo de inúmeras discriminações. Não é só uma. Senão vejamos:

5. Há algum treinador que tenha dado umas cambalhotas com a Marina Mota na 1ª Divisão? Não!

E até acho que a questão da raça é a menos significativa. Pode não haver nenhum negro, mas pelo menos há um Moreno.

E teve bem em não dizer africano porque temos o João Pedro Sousa nascido em Luanda 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de wolv-, há 3 horas:

Se o treinador não for suficiente bom para isso, sim, é normal que não haja. Da mesma maneira que não há treinadores anões ou de outro tipo qualquer. Também querem quotas para x% dos treinadores da 1ª Liga têm de ser de outra etnia, de outro género ou qualquer outra coisa?

Apesar de toda a corrupção e esquemas que existem no futebol, ainda é das poucas "coisas" em Portugal onde o mérito importa mais que a raça, cunhas ou qualquer outra coisa. Ou és bom e sobes no mundo do futebol ou não és bom e não sobes.

Agora é que li isto com atenção. Como é que não há treinadores anões se temos um Petit no Boavista? 🤔

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 14 minutos:

Fui confirmar esta.
Fds estou velho.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 31 minutos:

E o que é que leva a tantos ex jogadores, e não são assim tão poucos, a depois não terem as portas abertas? 

Abel Xavier, Vidigal (do Sporting), Costinha, Jorge Andrade, Kennedy, Miguel, Nani (ainda não acabou mas não parece para aí virado), Bruno Alves (o pai dele era negro não sei o considero negro), tens agora o Varela que começa como adjunto, Manuel Fernandes (se calhar ainda joga nem sei), Éder (acho que já se retirou), Eliseu, Eusébio, Jordão. São os que me lembro assim de cabeça, se é tão fácil ser treinador para ex jogadores porque é que não foram? 

Se calhar porque a maioria não se interessa? Alguns tentaram e não tiveram resultados. Acho que se há sítio onde és julgado pela qualidade é como treinador. É impossível seres mau e continuares a treinar. Podem meter-te lá de para quedas mas mais cedo ou mais tarde cais e ninguém se lembra de ti. O César Peixoto calha fazer outro mau trabalho e já não pega ninguem tal como aconteceu ao Costinha. 

Eu sei lá. Nem foi por aí que quis pegar 

É óbvio que se fores mau, depois não vais ter continuidade, nem pus isso em causa , mas o facto de seres ex jogador simplesmente da te uma vantagem que não dá a outros, logo não se pode dizer que este mundo não funciona á base de cunhas, quando só o teu passado é logo uma cunha enorme

Basta ver que se tiveres sido jogador nem precisas tirar o nível I e para chegares ao III e ao IV entras lá bastante facilmente se tiveres sido jogador enquanto há treinadores na segunda liga que muitas vezes até chegam à primeira sem o nível adequado apesar de se for preciso já trabalharem nisto a tempo inteiro há uma década 

Citação de wolv-, há 30 minutos:

Se não fores bom é um bocado como em todo o lado ( e mesmo assim vai que vai, basta ver o José Gomes agora)

Agora o que não falta são ex jogadores a entrar diretamente na primeira liga , enquanto que se não tiveres sido jogador já é uma sorte se conseguires começar numa equipa qualquer de liga 3. Portanto não se pode dizer que em Portugal interessa mais o mérito, porque eventualmente 2 indivíduos que deveriam partir nas mesmas condições, não o partem 

Compartilhar este post

Link para o post

O título parece ridículo, mas a verdade é que o racismo estrutural existe e acredito que um ex-jogador branco seja mais facilmente convidado para treinador do que um ex-jogador preto, por exemplo. É assim em qualquer profissão com ordenados acima da média, o que dizer do futebol que é um meio tão tradicional e preconceituoso.

Seria interessante estudar a percentagem de jogadores negros vs percentagem de treinadores negros porque me parece existir uma discrepância grande.

Compartilhar este post

Link para o post

images?q=tbn:ANd9GcTDKR1YeO-oFISSIQZVlqS

Esta foto é de Costinha, circa 2013, na sua primeira experiência enquanto treinador. Disputava no estádio do dragão o acesso à liga dos campeões contra o Zenit. 

O Paços de Ferreira viria a lutar para não descer nesta temporada. 

O Abel Xavier também treinou na primeira divisão. E futuramente veremos mais jogadores a assumir essas tarefas. 

A frase do Oceano ainda que tenha alguma validade, tem a atenuante do Lito ser dos melhores treinadores portugueses desde há anos até aqui. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 6 minutos:

Eu sei lá. Nem foi por aí que quis pegar 

É óbvio que se fores mau, depois não vais ter continuidade, nem pus isso em causa , mas o facto de seres ex jogador simplesmente da te uma vantagem que não dá a outros, logo não se pode dizer que este mundo não funciona á base de cunhas, quando só o teu passado é logo uma cunha enorme

Basta ver que se tiveres sido jogador nem precisas tirar o nível I e para chegares ao III e ao IV entras lá bastante facilmente se tiveres sido jogador enquanto há treinadores na segunda liga que muitas vezes até chegam à primeira sem o nível adequado apesar de se for preciso já trabalharem nisto a tempo inteiro há uma década 

Saindo do tema. Achas mesmo que um Bernardo Silva que após ser treinado 10 anos pelo Jardim e Guardiola por exemplo precisa de passar pelo Nível 1? 

Nem fui ver o programa do nível 1, mas tenho a certeza que nenhum jogador profissional, nem chego sequer aos internacionais, precise disso. Tens N exemplos desses, eu tenho a certeza que o Amorim não tem na cabeça aquelas merdinhas que se aprendem e decoram nos cursos de treinador, quem tem de saber isso são os adjuntos (e nem precisam de tudo o que se aprende) e por isso é que há uma equipa técnica. 

Se formos por esse prisma tudo é necessário no alto rendimento, a nutrição, psicologia, fisiologia, etc. e o objectivo de um Guardiola, Mourinho é estarem rodeados dos melhores nessas áreas porque não sabem a fundo sobre esses temas todos. 

Estamos de acordo que os cursos e vagas não estão bem estruturados e que é ridículo o Freire ter andado a chorar para poder tirar o nível (que ele já tinha sem ser no papel) para poder estar no banco como deve ser mas não é (só) por culpa dos ex jogadores. 

Estamos a sair do tema, e o tema é, tens capacidade treinas, não tens capacidade, até podes treinar mas deixas de treinar rapidamente e foi isso que aconteceu com Abel Xavier, Costinha, Lito, Daúto, etc. Ou se tivessem a capacidade do Guardiola ou Mourinho acham que os teriam colocado de lado pela cor de pele? Acho que é isso que está em questão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 2 minutos:

Esta foto é de Costinha, circa 2013, na sua primeira experiência enquanto treinador. Disputava no estádio do dragão o acesso à liga dos campeões contra o Zenit.

costinha-2013.jpg

• Like 2
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nada como perante um tema relevante e importante de ser discutido, mesmo que quem o tenha trazido o tenha formulado mal, se ridicularizar esse mesmo tema com intenções ou benefícios para o debate que desconheço. 

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é só ridículo, ainda recentemente tivemos o Pepa a fazer grandes trabalhos a ser elogiado por isso. E com mérito saiu para o estrangeiro onde está a fazer outro trabalho aceitável num recém promovido Cruzeiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 6 minutos:

Nada como perante um tema relevante e importante de ser discutido, mesmo que quem o tenha trazido o tenha formulado mal, se ridicularizar esse mesmo tema com intenções ou benefícios para o debate que desconheço. 

Treinadores de futebol até deve ser um mau exemplo para falar de falta de representatividade negra, já falaram aí de 6 exemplos nesta década (Xavier, Costinha, Daúto, Jorge Andrade, Lito, Pepa), encontras muito menos em áreas mais importantes como apresentadores e pivots televisivos, gestores em grandes empresas, deputados e governantes, pessoal médico em hospitais, docentes universitários, etc

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 10 minutos:

O Paços de Ferreira viria a lutar para não descer nesta temporada. 

O Abel Xavier também treinou na primeira divisão. E futuramente veremos mais jogadores a assumir essas tarefas. 

A frase do Oceano ainda que tenha alguma validade, tem a atenuante do Lito ser dos melhores treinadores portugueses desde há anos até aqui. 

O Costinha começou no Beira-Mar. Desceu mas jogou um futebol "atrativo" lol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, Agora:

Treinadores de futebol até deve ser um mau exemplo para falar de falta de representatividade negra, já falaram aí de 6 exemplos nesta década (Xavier, Costinha, Daúto, Jorge Andrade, Lito, Pepa), encontras muito menos em áreas mais importantes como apresentadores e pivots televisivos, gestores em grandes empresas, deputados e governantes, pessoal médico em hospitais, docentes universitários, etc

Sim, percebo isso, dai ter referido que o formulou mal.

Agora o tema de base - a falta de representatividade negra - é um tema importante, factual e que deve sim ser discutido. E deve ser discutido para se perceber as razões para que assim seja. É só falta de mérito e de competência dessas pessoas? Razões socioeconómicas ? Menor escolaridade fruto do contexto de partida? 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...