Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fajo

Yoichi Takahashi, o fim de Tsubasa

Publicações recomendadas

Foi lançada no Japão a última edição do Tsubasa, o criador Yoichi Takahashi diz que é o fim da série que durou 43 anos.

O DragonBall foi marcante na minha infância, contudo o expoente máximo é o Tsubasa. Lembro-me de dar na RTP1, a magia de cada episódio onde cada lance durava imenso e colocava todos nós em êxtase para ver o final... Épico. Depois, vendo agora tem conteúdo de relevo, desde a vertente familiar, o trabalhar em grupo em prol dos objetivos, integração das crianças nos vários grupos/clubes, etc. Quem é da minha geração e acompanhou este fenómeno percebe bem o que quero dizer. Espero que o canal Panda volte a dar isto, quando o meu irmão nasceu passavam a versão espanhola. Que façam vozes portuguesas e voltem a passar esta maravilha intemporal ❤️

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post

Não era supostamente tudo um sonho do Oliver?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shai, há 2 minutos:

Também cheguei a ler isso, ele tinha tido um acidente e estaria paraplégico, tudo o resto foi obra da imaginação dele - chegaram a passar essa versão lá mas as crianças ficavam de restos ao ver isso, mudando a "versão final - vale o que vale.

Quanto aquilo que passou em Portugal, só tenho memórias incríveis à série.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shai, há 46 minutos:

Isso é um mito urbano, nunca foi real. Assim como o do Doraemon.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tentei comprar um t-shirt do Toho mas a Maria não deixou 😔

PELO FIM DA REPRESSÃO DO MATRIARCADO

• Like 2
  • Triste 1
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post

O meu primeiro desgosto amoroso foi nunca ter visto o final daquele Japão x Brasil no Mundial e quem é que acabou por ganhar o torneio. 

Compartilhar este post

Link para o post

Demoravam um episódio para passar o meio campo. Que saudades que tenho de ver isso.

Citação de El Shafto, há 14 minutos:

Também via, tal como o Dragon Ball, na tv Galiza (Xabarin Club).

Ele e o Nobita eram uma dupla tão engraçada. O Nobita estava sempre a apanhar do Gigante e do Suneo 😞

Sempre que vejo o Vitor Campelos lembro-me do Xabarin

O javali que pôs as bandas portuguesas a cantar em galego nos anos 90: uma  história desconhecida, entre Portugal e a Galiza - Expresso

• Haha 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 4 horas:

Qual é o do Doraemon?

Citação de DS7, há 4 horas:

O meu primeiro desgosto amoroso foi nunca ter visto o final daquele Japão x Brasil no Mundial e quem é que acabou por ganhar o torneio. 

E quem é que ganhou? Ou ainda estão a jogar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shai, há 5 horas:

Sim.

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Qual é o do Doraemon?

E quem é que ganhou? Ou ainda estão a jogar?

Não faço a minima ideia., alguém que se chegue à frente que saiba o que se passou a seguir. Há uns anos lembro-me te ter pesquisado sobre isso e não encontrei nada, aquilo tem mangás e tal mas não sei o que se passou. Ainda li umas coisitas sobre uns confrontos que o Tsubasa teve lá contra o Real Madrid.

Editado por DS7

Compartilhar este post

Link para o post

Nem o Gyokeres aguentaria fazer 2 sprints nos relvados de Tsubasa. Ia chegar já todo roto ao meio do meio campo adversário

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Qual é o do Doraemon?

Nenhum:

Doraemon ended the first time in volume seven, in the story where he told Nobita he would be leaving back to the 22nd century. It came back because fans wanted it back. The author continued it until his death after volume 45. He didn't actually ended the series as a result.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 11 minutos:

Nem o Gyokeres aguentaria fazer 2 sprints nos relvados de Tsubasa. Ia chegar já todo roto ao meio do meio campo adversário

E o comentador que conseguia estar em vários países para comentar os jogos todos é mítico. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 38 minutos:

Não faço a minima ideia., alguém que se chegue à frente que saiba o que se passou a seguir. Há uns anos lembro-me te ter pesquisado sobre isso e não encontrei nada, aquilo tem mangás e tal mas não sei o que se passou. Ainda li umas coisitas sobre uns confrontos que o Tsubasa teve lá contra o Real Madrid.

Salvo erro o Tsubasa marca nos descontos e ganham. Inclusive acho que esse é o que no manga introduz o Natureza, que basicamente era uma versão do Tsubasa ainda melhor, mas não me lembro dos detalhes. @doom_master

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 9 minutos:

Salvo erro o Tsubasa marca nos descontos e ganham. Inclusive acho que esse é o que no manga introduz o Natureza, que basicamente era uma versão do Tsubasa ainda melhor, mas não me lembro dos detalhes. @doom_master

O japão vence esse jogo que é o final antes do road to 2002. atualmente era a qualificação para os jogos olímpicos e a participação nos ditos cujos...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de PRFA47, há 52 minutos:

O japão vence esse jogo que é o final antes do road to 2002. atualmente era a qualificação para os jogos olímpicos e a participação nos ditos cujos...

Não percebi, então mas aquele jogo não era a inauguração do Mundial? Depois disso como acaba o torneio?

Eu lembro-me é que havia uns mangás a focarem-se naquele jogador que jogava na Série B Italiana.

Editado por DS7

Compartilhar este post

Link para o post

E temporadas para ver isto tudo desde o início? Netflix e outras plataformas não me lembro de nada. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 8 horas:

Demoravam um episódio para passar o meio campo. Que saudades que tenho de ver isso.

O objetivo não era passar do meio campo. O objetivo era a telepatia entre eles e os adversários.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 2 horas:

Não percebi, então mas aquele jogo não era a inauguração do Mundial? Depois disso como acaba o torneio?

Eu lembro-me é que havia uns mangás a focarem-se naquele jogador que jogava na Série B Italiana.

O final do anime do Road to 2002 foi mais uma liberdade artística do que seguir o mangá

Captain Tsubasa -  que vai até ele vencer três torneios nacionais seguidos

"campeonato do mundo" - entre ele fazer o v3 e ir para o Brasil (está a passar atualmente em anime)

Captain Tsubasa j - ele no Brasil e a qualificação para o World Youth

Captain Tsubasa World Youth - eles vencem o mundial de juniores contra o Brasil na final (em que o Natureza entra no prolongamento)

Road to 2002 - Tsubasa no BArça e Hyuga na Juve

Golden 23 - qualificação para os Jogos Olímpicos

Rising Sun - a atual que termina agora...

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 4 horas:

É isso, sim. World Youth, o melhor arc, que nunca foi animado a sério 😞 

Lembro-me tão bem de ler o Road to 2002 em diversos idiomas diferentes, só para poder avançar na história, numa altura em que traduções online não abundavam... 😁 Tsubasa não bateu tanto quanto Dragon Ball ou Pokémon por aqui, mas foi facilmente o que veio a seguir.

Citação de PRFA47, há 46 minutos:

O final do anime do Road to 2002 foi mais uma liberdade artística do que seguir o mangá

Captain Tsubasa -  que vai até ele vencer três torneios nacionais seguidos

"campeonato do mundo" - entre ele fazer o v3 e ir para o Brasil (está a passar atualmente em anime)

Captain Tsubasa j - ele no Brasil e a qualificação para o World Youth

Captain Tsubasa World Youth - eles vencem o mundial de juniores contra o Brasil na final (em que o Natureza entra no prolongamento)

Road to 2002 - Tsubasa no BArça e Hyuga na Juve

Golden 23 - qualificação para os Jogos Olímpicos

Rising Sun - a atual que termina agora...

Mas atenção que a coisa não se fica por aqui. Vai continuar em formato virtual apenas, que é mais fácil de trabalhar. Continuará com releases semanais.

Compartilhar este post

Link para o post

super campeones ❤️ 

cheguei a ver as outras séries e nenhuma chegou a esse nível

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 16 horas:

Qual é o do Doraemon?

Que o Nobita comeu a Shizuka em cima da mesa da sala.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, Em 10/04/2024 at 00:43:

É isso, sim. World Youth, o melhor arc, que nunca foi animado a sério 😞 

Lembro-me tão bem de ler o Road to 2002 em diversos idiomas diferentes, só para poder avançar na história, numa altura em que traduções online não abundavam... 😁 Tsubasa não bateu tanto quanto Dragon Ball ou Pokémon por aqui, mas foi facilmente o que veio a seguir.

Mas atenção que a coisa não se fica por aqui. Vai continuar em formato virtual apenas, que é mais fácil de trabalhar. Continuará com releases semanais.

Mas em termos de episódios de tv, o que é que existe? Confesso que livros nunca li nada. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 1 hora:

Mas em termos de episódios de tv, o que é que existe? Confesso que livros nunca li nada. 

Tens o Captain Tsubasa original, dos anos 80, que cobre os dois primeiros arcs, de torneios entre escolas do Japão. Há um terceiro arc do manga com uma espécie de selecção sub-15 que vai a França disputar um torneio amigável com algumas das melhores selecções do mundo, isso foi coberto no OVA chamado Shin Captain Tsubasa.

Passados uns anos, na altura em que o futebol no Japão se profissionalizou e foi criada a J-League, foi lançada uma nova adaptação: o Captain Tsubasa J, que todos conhecemos como sendo o Super Campeões do Canal Panda, que voltou a contar o primeiro arc de todos, portanto o torneio quando eles são miúdos, e depois deu um salto temporal sobre os arcs que já tinham sido cobertos, aterrando no apuramento asiático para o Mundial de juniores (World Youth). O anime cobre apenas o apuramento, o Mundial, infelizmente, nunca foi adaptado.

Saltamos mais uns anos até 2001. Mais um grande acontecimento de futebol no Japão, o Mundial, mais uma adaptação. Desta feita chamada Road to 2002, fazendo jus a um arc do manga com o mesmo nome. Uma vez mais voltamos a ver os dois primeiros arcs de torneios entre escolas no Japão, desta feita passados mais a correr, bem como o torneio seguinte, coberto no Shin Captain Tsubasa. Depois disso acompanha o desenvolvimento o Tsubasa no Brasil e em Espanha, bem como o Hyuga (Mark Lenders) em Itália.

Finalmente, em 2018 saiu um novo remake, que é normalmente intitulado Captain Tsubasa (2018), que está actualmente na segunda season. A primeira cobriu o mesmo que o Captain Tsubasa original, e a segunda está agorra a cobrir o torneio do Shin Captain Tsubasa.

Resumidamente, há 4 séries distintas que saíram em 4 décadas diferentes, todas a cobrir o mesmo período inicial, mas depois disso pouco ou nada se consegue acompanhar. O World Youth nunca foi adaptado, assim como os arcs lançados em manga pós Road to 2002 (Golden 23, Overseas Fierce Fights e Rising Sun).

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...