Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedropb13

[FIFA Club World Cup 2025] USA 2025

Publicações recomendadas

Citação de Ticampos, há 1 minuto:

Mas é verdade, neste momento é um torneiozito, mas não deixa de ser uma competição com enorme potencial futuro. Muito mais potencial que uma Liga Europa ou Liga Conferência.

Percebe uma coisa, ninguém quer saber. Lê com olhos de ver e interpreta, pensa o que o Poeira disse no texto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 8 minutos:

Percebe uma coisa, ninguém quer saber. Lê com olhos de ver e interpreta, pensa o que o Poeira disse no texto.

Ninguém quer saber agora... No futuro pode não ser assim. Tu tens noção que o campeonato de Lisboa já foi mais importante que a Liga Experimental Portuguesa, certo? Olhas para o dia de hoje, o Campeonato de Lisboa já não existe e a Liga Experimental tornou-se a nossa Liga principal. 
É o que digo, segundo a lógica de muito velho do Restelo, metade das competições que gostamos de acompanhar hoje em dia não existiriam.
Vocês pensam que vivemos num mundo imutável, quando vivemos num mundo fluído.
Qual o problema em haver uma competição mundial de clubes? Porque devem os clubes do resto do mundo estarem orfãos da possibilidade de disputar partidas oficiais com clubes de outros continentes?
Num século que falamos tanto de eurocentrismo na Europa, sobretudo a nível cultural e político, mas depois no desporto, esse eurocentrismo é correto e deve persistir infinitamente.
E qualquer iniciativa contrária deve ser suprimida.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 10 minutos:

Mas é verdade, neste momento é um torneiozito, mas não deixa de ser uma competição com enorme potencial futuro. 

Exactamente como o Fabio Paim

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 18 minutos:

Até cansa estar sempre a ser preciso dizer isto.

Depois vem com a história que ninguém entra para perder. Claro, City quando entra na Taça da Liga também a quer ganhar, mas não vai com a mesma ambição e vontade do que jogar a Champions.

O contexto desta competição não interessa ao jogador europeu, ninguém quer saber. Se vencer ótimo, se não ótimo, ninguém chora, vão de férias, finalmente, mais tempo.

Eu até entendo a perspectiva. Fora da Europa e sobretudo na América do Sul, por algum motivo cultural dão uma importância enorme a este tipo de competições intercontinentais. Era bem mais comum por cá conhecer-se o meme do "Palmeiras não tem Mundial!" que saber quem é que tinha ganho o último Brasileirão, por exemplo. Nós na Europa é que não damos importância a isso.

No fundo, e não querendo mesmo ser pretensioso aqui, acho que é porque todas as partes sabem que o topo do futebol está na Europa. Os melhores clubes, os melhores jogadores, o nível mais alto. Mas nós jogamos com eles, em certos casos, todas as semanas. Estamos habituados. Já os brasileiros/argentinos/mexicanos/árabes jogam, ou vão jogar aqui, de 4 em 4 anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 1 minuto:

Já os brasileiros/argentinos/mexicanos/árabes jogam, ou vão jogar aqui, de 4 em 4 anos.

Então e achas isso mal? Eles jogarem partidas oficiais com clubes europeus? Se calhar por terem sido tão menosprezados por tantas décadas, se criou um fosso tão grande entre clubes.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo a dificuldade em dar mérito aos clubes brasileiros pelo que fizeram nesta 1ª edição do (Super) Mundial de Clubes 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 13 minutos:

Os melhores clubes, os melhores jogadores, o nível mais alto. Mas nós jogamos com eles, em certos casos, todas as semanas. Estamos habituados. Já os brasileiros/argentinos/mexicanos/árabes jogam, ou vão jogar aqui, de 4 em 4 anos.

Então, imaginemos em perspetiva um Mundial de Clubes de basquetebol com equipas da NBA incluídas. O Dallas Mavericks iria jogar para cumprir calendário e o Olympiacos iria jogar com a tusa toda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 7 minutos:

Então, imaginemos em perspetiva um Mundial de Clubes de basquetebol com equipas da NBA incluídas. O Dallas Mavericks iria jogar para cumprir calendário e o Olympiacos iria jogar com a tusa toda.

Isso ja acontece mas a NBA manda o vencedor da G-League

Nos deviamos fazer o mesmo, mandavamos o vencedor da Youth League e tava feito

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Desde o momento em que uns arabes podem enfiar 500 milhoes num clube mediano e vencer uma champions passado uns anos, queres que lhe chamemos o que? Excelente formacao de base?

Por isso é que dá gosto ver o Real Madrid. É um clube que representa o sucesso com uma forte aposta na formação de base.

E quem diz Real diz outros como o United, Liverpool  Bayern, etc. Clubes que quando têm sucesso é sempre com um plantel cheio de formados no clube e que raramente investem dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 29 minutos:

Ninguém quer saber agora... No futuro pode não ser assim. Tu tens noção que o campeonato de Lisboa já foi mais importante que a Liga Experimental Portuguesa, certo? Olhas para o dia de hoje, o Campeonato de Lisboa já não existe e a Liga Experimental tornou-se a nossa Liga principal. 
É o que digo, segundo a lógica de muito velho do Restelo, metade das competições que gostamos de acompanhar hoje em dia não existiriam.
Vocês pensam que vivemos num mundo imutável, quando vivemos num mundo fluído.
Qual o problema em haver uma competição mundial de clubes? Porque devem os clubes do resto do mundo estarem orfãos da possibilidade de disputar partidas oficiais com clubes de outros continentes?
Num século que falamos tanto de eurocentrismo na Europa, sobretudo a nível cultural e político, mas depois no desporto, esse eurocentrismo é correto e deve persistir infinitamente.
E qualquer iniciativa contrária deve ser suprimida.

O que é que a perspectiva de no futuro a prova passar a ser relevante aos olhos dos jogadores interessa no que é a análise e performance actuais (com as quais tu concordas)?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de gonalois, há 19 minutos:

Não percebo a dificuldade em dar mérito aos clubes brasileiros pelo que fizeram nesta 1ª edição do (Super) Mundial de Clubes 😅

O problema é que o pessoal não consegue admitir que os 3 grandes no brasileirão seriam clubes do meio da tabela e o Braga lutaria para não descer.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Le God, há 18 minutos:

Por isso é que dá gosto ver o Real Madrid. É um clube que representa o sucesso com uma forte aposta na formação de base.

E quem diz Real diz outros como o United, Liverpool  Bayern, etc. Clubes que quando têm sucesso é sempre com um plantel cheio de formados no clube e que raramente investem dinheiro.

Agora é mas a mim não me custa admitir que esses hoje em dia sao pay2win, sendo que no passado era diferente e tambem tiveram sucesso desportivo

Citação de Le God, há 18 minutos:

O problema é que o pessoal não consegue admitir que os 3 grandes no brasileirão seriam clubes do meio da tabela e o Braga lutaria para não descer.

Era isso e o Real Madrid ver se a rasca para vencer a segunda divisao do campeonato petrobras… alias o Flamengo os jogadores bons brasileiros ficam no Brasil mas ha uma cabala da FiFa para nao serem chamdoa a seleccao

Alias é ver quantos internacionais activos tem o Benfica e o Botafogo para ver que seriam 7-0 ao intervalo para os do Rio

Mas portista ressaibiado tambem custa engolir que andam a perder contra umas equipas que se veem a rasca para vencer equipas da Guatemala e do Panama na Concacaf Champions ou apanham na pa do melhor jogador da liga mexicana deste ano (Paulinho, ponta de banco esquerdo do Sporting)

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Le God, há 15 minutos:

O problema desta discussão é que sempre descamba para discursos de menosprezo de lado a lado. O CMPT até então estava livre disso, mas aparentemente foi só usar o termo "eurocentrista" que alguns resolveram dar as caras. 

O Benfica e o Porto de 14 anos atrás destruiriam qualquer equipe brasileira daquela época. Hoje temos o Benfica a empatar com um fraco Boca e o Porto sem conseguir vencer nenhuma equipe dos outros continentes. Houve uma queda na qualidade das equipes tugas (infelizmente) ao passo que houve melhora das equipes daqui. E aí há quem realmente está tão entorpecido de europeísmos que não consegue enxergar que o gap se foi, e também há aqueles que não querem admitir por uma pura questão de ego frágil mesmo.

Citação de Petar Musa, há 6 horas:

Se calhar pensamos que está e não está.

O. continente americano conseguiu bater o pé ao Europeu.

Continuamos a estar um nível acima mas, os brasileiros, não são tão maus como pensávamos.

Acho que é isto que o @Gui Fla quer dizer 

É exatamente isso.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fico a meio caminho nesta discussão.

Acho que é uma competição legítima que tem muito valor para as equipas de fora da Europa, e que nos faz lembrar que o futebol é um desporto global e não apenas limitado ao nosso continente, que existem grandes nomes de grandes clubes fora de cá. Tamos num fórum de FM, quem já alguma vez jogou FM com uma equipa de fora da Europa, sabe que o objetivo final será sempre conseguir ganhar aos colossos europeus no mundial de clubes. Uma das carreiras que mais curti alguma vez foi quando consegui isso mesmo com o Independiente Rivadavia da Argentina. Na vida real passa-se o mesmo com o extra das equipas sul-americanas terem trazido a esta competição uma emoção nas bancadas e no campo, que os europeus não trazem. Acho que é arrogante e prepotente minimizar tudo isso.

Também acho que os clubes brasileiros (e em certa medida os mexicanos e sauditas) estão a um nível relativamente alto e apesar de terem algumas pequenas vantagens nesta competição (com a sua preparação mais focada nesta competição, a levar a competição um pouco mais a sério, estarem noutra fase da época, até certo ponto mais habituados ao clima), são mais competitivos do que muitas vezes julgamos. Não tenho problema nenhum em achar que os clubes de topo do Brasil, que até tem orçamentos já consideráveis - ao contrário de p.ex os argentinos - conseguiriam dar luta aos clubes de topo de Portugal e até alguns de meia tabela da Premier ou 6ºs, 7ºs classificados doutras ligas europeias. E que num dia bom conseguem ganhar aos de topo mesmo topo, como ocorreu uma ou duas vezes na competição.

Por outro lado fui perdendo completamente a pica de ver os jogos ao longo da competição, ontem nem me lembrava que havia jogo da meia final, acho que em termos de calendário é um aborto, e tenho algumas dificuldades a imaginar o sucesso a longo prazo. Concordo com o Burkina na parte que isto tá a ser um bocado artificialmente levado pelo prize money e não é sustentável. Os adeptos dos clubes na generalidade não viajam da mesma forma que os adeptos das seleções, em metade dos jogos os estádios estavam vazios, e tá tudo saturado de ver futebol, mesmo na TV. Até imagino que ao construir um historial a competição se torne um pouco mais apreciada pelo público, mas é um salto demasiado grande para ser um verdadeiro campeonato do mundo reconhecido como tal por todos, com a importância de tal. Está demasiado longe de o ser na realidade.

• Like 8

Compartilhar este post

Link para o post

A logica do Gui é que como o Porto esta epoca perdeu com os noruegueses do Glimt,  nao se apercebem que estao ao nivel desses ou pior

Os do Bayern nao se mancam que sao inferiores as equipas portuguesas  depois de terem perdido com o Benfica

Ja algumaa equipas brasileiras podiam competir no campeonato da africa do sul dado o resultado conseguido

Ou seja o futebol sao momentos, em Dezembro/Janeiro nem faziam parte das duas melhores confederacoes…

Agora ja sao muito melhores do que equipas que teem uma valorizacao de mercado 2x as Brasil

Ha de alguem entender a mente destes conhecedores… alias vem ai a proxima crise ciclica na regiao e ja passam de bestiais a bestas

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gui Fla, há 8 minutos:

O problema desta discussão é que sempre descamba para discursos de menosprezo de lado a lado. O CMPT até então estava livre disso, mas aparentemente foi só usar o termo "eurocentrista" que alguns resolveram dar as caras. 

O Benfica e o Porto de 14 anos atrás destruiriam qualquer equipe brasileira daquela época. Hoje temos o Benfica a empatar com um fraco Boca e o Porto sem conseguir vencer nenhuma equipe dos outros continentes. Houve uma queda na qualidade das equipes tugas (infelizmente) ao passo que houve melhora das equipes daqui. E aí há quem realmente está tão entorpecido de europeísmos que não consegue enxergar que o gap se foi, e também há aqueles que não querem admitir por uma pura questão de ego frágil mesmo.

É exatamente isso.

Acho que só estavas era desatento.

• Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 56 minutos:

O que é que a perspectiva de no futuro a prova passar a ser relevante aos olhos dos jogadores interessa no que é a análise e performance actuais (com as quais tu concordas)?

Então, acho que esta iniciativa do mundial de clubes é positiva, ter ocorrido. Não sei se a maioria concorda comigo, mas é a minha visão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 25 minutos:

Eu fico a meio caminho nesta discussão.

Acho que é uma competição legítima que tem muito valor para as equipas de fora da Europa, e que nos faz lembrar que o futebol é um desporto global e não apenas limitado ao nosso continente, que existem grandes nomes de grandes clubes fora de cá. Tamos num fórum de FM, quem já alguma vez jogou FM com uma equipa de fora da Europa, sabe que o objetivo final será sempre conseguir ganhar aos colossos europeus no mundial de clubes. Uma das carreiras que mais curti alguma vez foi quando consegui isso mesmo com o Independiente Rivadavia da Argentina. Na vida real passa-se o mesmo com o extra das equipas sul-americanas terem trazido a esta competição uma emoção nas bancadas e no campo, que os europeus não trazem. Acho que é arrogante e prepotente minimizar tudo isso.

Também acho que os clubes brasileiros (e em certa medida os mexicanos e sauditas) estão a um nível relativamente alto e apesar de terem algumas pequenas vantagens nesta competição (com a sua preparação mais focada nesta competição, a levar a competição um pouco mais a sério, estarem noutra fase da época, até certo ponto mais habituados ao clima), são mais competitivos do que muitas vezes julgamos. Não tenho problema nenhum em achar que os clubes de topo do Brasil, que até tem orçamentos já consideráveis - ao contrário de p.ex os argentinos - conseguiriam dar luta aos clubes de topo de Portugal e até alguns de meia tabela da Premier ou 6ºs, 7ºs classificados doutras ligas europeias. E que num dia bom conseguem ganhar aos de topo mesmo topo, como ocorreu uma ou duas vezes na competição.

Por outro lado fui perdendo completamente a pica de ver os jogos ao longo da competição, ontem nem me lembrava que havia jogo da meia final, acho que em termos de calendário é um aborto, e tenho algumas dificuldades a imaginar o sucesso a longo prazo. Concordo com o Burkina na parte que isto tá a ser um bocado artificialmente levado pelo prize money e não é sustentável. Os adeptos dos clubes na generalidade não viajam da mesma forma que os adeptos das seleções, em metade dos jogos os estádios estavam vazios, e tá tudo saturado de ver futebol, mesmo na TV. Até imagino que ao construir um historial a competição se torne um pouco mais apreciada pelo público, mas é um salto demasiado grande para ser um verdadeiro campeonato do mundo reconhecido como tal por todos, com a importância de tal. Está demasiado longe de o ser na realidade.

Comentário perfeito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 44 minutos:

Agora é mas a mim não me custa admitir que esses hoje em dia sao pay2win, sendo que no passado era diferente e tambem tiveram sucesso desportivo

Era isso e o Real Madrid ver se a rasca para vencer a segunda divisao do campeonato petrobras… alias o Flamengo os jogadores bons brasileiros ficam no Brasil mas ha uma cabala da FiFa para nao serem chamdoa a seleccao

Alias é ver quantos internacionais activos tem o Benfica e o Botafogo para ver que seriam 7-0 ao intervalo para os do Rio

Mas portista ressaibiado tambem custa engolir que andam a perder contra umas equipas que se veem a rasca para vencer equipas da Guatemala e do Panama na Concacaf Champions ou apanham na pa do melhor jogador da liga mexicana deste ano (Paulinho, ponta de banco esquerdo do Sporting)

Ia responder mas como escreves numa língua que não conheço vou assumir que estás certo. Não deixes é que o @Jardel_veja que me chamaste portista.

Citação de Gui Fla, há 36 minutos:

É exatamente isso.

Concordo contigo mas fazer a ressalva que escrevi que o Porto seria meio da tabela porque tivemos dois treinadores esta época. 

Com VB destruiríamos o Brasil, com o Anselmi seria uma luta para não descer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Le God, há 53 minutos:

Ia responder mas como escreves numa língua que não conheço vou assumir que estás certo. Não deixes é que o @Jardel_veja que me chamaste portista.

Concordo contigo mas fazer a ressalva que escrevi que o Porto seria meio da tabela porque tivemos dois treinadores esta época. 

Com VB destruiríamos o Brasil, com o Anselmi seria uma luta para não descer.

Ainda vais engolir essas palavras quando o Anselmi for daqui a uns meses para o Bauru e vencer brasileirao e libertadores ate 2027.

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 3 horas:

É o que acontece literalmente sempre de 2 em 2 anos, em ano de mundial/europeu/copa américa? E aí ninguém reclama.

Nessas alturas não tens competições de seleções uma ou duas semanas antes dessa grande competição de seleções.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 6 minutos:

Nessas alturas não tens competições de seleções uma ou duas semanas antes dessa grande competição de seleções.

Sim, isso é verdade, a final da Liga das Nações devia ser num ano e o mundial de clubes noutro. Assim em 4 anos tinhas: Europeu->Mundial de clubes->Mundial de seleções->Liga das Nações

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 6 minutos:

Sim, isso é verdade, a final da Liga das Nações devia ser num ano e o mundial de clubes noutro. Assim em 4 anos tinhas: Europeu->Mundial de clubes->Mundial de seleções->Liga das Nações

Seria um mal menor, mas continuamos a ter grande sobrecarga de jogos. Mas das duas uma, ou reduzem os jogos e com isso os salários pagos aos jogadores descem ou continuamos na mesma e continuam-se a pagar salários exorbitantes. 

Editado por Mesut Ozil
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que há duas medidas muito básicas para esta competição se consolidar (e eu gostava que se consolidasse).

Uma é começar logo no fim-de-semana seguinte ao da final da Champions, para haver uma verdadeira continuidade da época, em vez destes dois períodos de mini-férias sem jeito nenhum.

A outra é meterem os apuramentos para Euro e Mundial (UEFA) no cu e usarem a Liga das Nações para esse efeito, reduzindo o número total de jogos por época, em particular as aberrações da janela de pós-fim de época e daquelas 2 ou 3 janelas quase seguidas entre setembro e dezembro.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre essas janelas de seleções acho que no próximo ano vão fazer uma de 4 jogos em vez da de setembro e a de outubro com 2J cada .

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...