bmfpcdm Publicado 11 Maio 2025 A julgar pelo golo, avalio o Mora em €40M. Foi bonito, sim senhor, mas a bola ainda bate na trave. 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 11 Maio 2025 Citação de bmfpcdm, há 7 minutos: A julgar pelo golo, avalio o Mora em €40M. Foi bonito, sim senhor, mas a bola ainda bate na trave. Mas isso tira valor ao golo? Aiaiaiai Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 11 Maio 2025 Citação de bmfpcdm, há 26 minutos: A julgar pelo golo, avalio o Mora em €40M. Foi bonito, sim senhor, mas a bola ainda bate na trave. Por outro lado, a trave valorizou com o remate 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 12 Maio 2025 (editado) Citação de PRFA47, há 2 horas: é mais ou menos o que o PSG fez com o empréstimo/compra do Ramos... exacto, e olha o destino dele. O meu ponto neste capitulo tem sido um pouco isso. Eu sei para que se faz este tipo de negociata - para, grosso modo, pagar amanhã o que consumo hoje, ou, pagar pó ano, reforços deste ano, é uma ideia tão genial e outrossim schemy que de facto, só podia vir de Itália (pelo menos, eu comecei a ver isto no futebol por lá). Porém, esse esquema traz uma desvantagem para o jogador. Não é a possibilidade de floppar, isso toda a gente tem, é a certeza de que se vai gastar dinheiro no flop depois de já o termos visto a floppar com a nossa camisola. Isso dói ao adepto, aliás, se o dito cujo floppar cedo na época, verdadeiramente angustia o adepto, e como tal, é uma marca negra que o jogador alvo do negócio não consegue shake off. É que, repara, a gente leva menos a mal gastar-se 14M ali "a pronto" pelo Jurasek mesmo que depois ele chegue cá e - já sendo nosso - a gente veja que é uma valente porcaria, do que termos cá o Amdouni já, vermos que ele é medíocre e sabermos que nos vai custar quase 20M, quando já vimos que não vale nem um terço desse valor. Angustia. Predispõe-nos ainda mais contra o rapaz. Que condições terá ele para fazer a época aqui? Não me admiraria nada que, por isso, voltasse a sair, nos mesmos moldes, para um Besiktas ou assim, sempre acenando com um valor similar para dizermos à bancada "cuidai que afinal não foi um negócio ruinoso, vamos recuperar o valor investido!" e depois logo se vê. Falei de uma solução similar para o Nehuen, não me surpreenderia que lhe acontecesse o mesmo. Só fica se o Anselmi/o treinador que vier o quiser mesmo muito e para ser o esteio da defesa, acredite muito nele e julgue este ano como uma excepção. De contrário, na dúvida, manda-se para um Bologna, obrigação de compra e logo se vê. tldr: Comprar a pronto difere da obrigação de compra por uma questão psicológica dos adeptos, que não é de desvalorizar. Uma coisa é o flop do verão de 2025 ser o flop do outono de 2025 ou da primavera de 2026 e, portanto, é chato e tal, mas é o flop do defeso passado; outra coisa é esse mesmo flop, ser o flop de 2025 (ano em que vem por empréstimo) e de 2026 (ano em que se gasta uma bela nota na sua compra). Isso mata o jogador para os adeptos. Passa a ser ele a personificação da má gestão, passa a ser o inimigo, o sacana que nos dá prejuízo, a nódoa ambulante que o adepto não quer ver no seu clube. Editado 12 Maio 2025 por IlidioMA Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 12 Maio 2025 Citação de IlidioMA, há 48 minutos: exacto, e olha o destino dele. O meu ponto neste capitulo tem sido um pouco isso. Eu sei para que se faz este tipo de negociata - para, grosso modo, pagar amanhã o que consumo hoje, ou, pagar pó ano, reforços deste ano, é uma ideia tão genial e outrossim schemy que de facto, só podia vir de Itália (pelo menos, eu comecei a ver isto no futebol por lá). Porém, esse esquema traz uma desvantagem para o jogador. Não é a possibilidade de floppar, isso toda a gente tem, é a certeza de que se vai gastar dinheiro no flop depois de já o termos visto a floppar com a nossa camisola. Isso dói ao adepto, aliás, se o dito cujo floppar cedo na época, verdadeiramente angustia o adepto, e como tal, é uma marca negra que o jogador alvo do negócio não consegue shake off. É que, repara, a gente leva menos a mal gastar-se 14M ali "a pronto" pelo Jurasek mesmo que depois ele chegue cá e - já sendo nosso - a gente veja que é uma valente porcaria, do que termos cá o Amdouni já, vermos que ele é medíocre e sabermos que nos vai custar quase 20M, quando já vimos que não vale nem um terço desse valor. Angustia. Predispõe-nos ainda mais contra o rapaz. Que condições terá ele para fazer a época aqui? Não me admiraria nada que, por isso, voltasse a sair, nos mesmos moldes, para um Besiktas ou assim, sempre acenando com um valor similar para dizermos à bancada "cuidai que afinal não foi um negócio ruinoso, vamos recuperar o valor investido!" e depois logo se vê. Falei de uma solução similar para o Nehuen, não me surpreenderia que lhe acontecesse o mesmo. Só fica se o Anselmi/o treinador que vier o quiser mesmo muito e para ser o esteio da defesa, acredite muito nele e julgue este ano como uma excepção. De contrário, na dúvida, manda-se para um Bologna, obrigação de compra e logo se vê. tldr: Comprar a pronto difere da obrigação de compra por uma questão psicológica dos adeptos, que não é de desvalorizar. Uma coisa é o flop do verão de 2025 ser o flop do outono de 2025 ou da primavera de 2026 e, portanto, é chato e tal, mas é o flop do defeso passado; outra coisa é esse mesmo flop, ser o flop de 2025 (ano em que vem por empréstimo) e de 2026 (ano em que se gasta uma bela nota na sua compra). Isso mata o jogador para os adeptos. Passa a ser ele a personificação da má gestão, passa a ser o inimigo, o sacana que nos dá prejuízo, a nódoa ambulante que o adepto não quer ver no seu clube. Ou seja: os empréstimos são um cancro e deviam ser proibidos. Com mais cláusulas ou menos cláusulas, mais ou menos criativas. Ando a dizer isto há décadas. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 12 Maio 2025 O Bessa deve ser o melhor estádio para ver futebol em Portugal. Uma pessoa sente-se quase dentro do campo. Também deve ser o estádio mais estragado de Portugal. Está todo partido, todo rebentado. Lâmpadas fundidas, cadeiras partidas, estruturas metálicas das cadeiras todas partidas, etc. 2 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 12 Maio 2025 Citação de DonSk, há 11 horas: “O Boavista vai acabar” pareceu-me! Como alguém que vive no Porto há quase 20 anos tenho pena pelo Boavista, como de outros históricos que andam pelas divisões secundárias. Só um autêntico milagre agora! Depois mudou para "Boavista já acabou" Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 12 Maio 2025 Não sou da cidade do Porto e por isso não sei nem nunca saberei como a rivalidade é sentida entre Boavista x Porto. Até porque nunca apanhei um Boavista forte, tirando inicio dos anos 2000 e como tal desportivamente nem existe comparação. Agora tenho genuinamente pena que o Boavista desça, não por ter um sentimento de simpatia por eles mas pelo simples facto que a nossa liga precisa de equipas como o Boavista. Com história, com um estádio top, com uma massa adepta importante. Estou farto de ter equipas e ver jogos com meia dúzia de pessoas nas bancadas, sem ambiente, com um estádio que parece um pelado... Se já é difícil o nosso campeonato ser atrativo sem estas equipas fica ainda mais dificil... Mil vezes descer um AVS ou um Casa Pia, ainda no outro dia vi um jogo dos Gansos e bancadas completamente vazias! Parecia um jogo treino. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 12 Maio 2025 O Casa Pia joga demasiado longe das suas origens e só têm estádio para 2026. Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 12 Maio 2025 Citação de Mesut Ozil, há 1 minuto: O Casa Pia joga demasiado longe das suas origens e só têm estádio para 2026. Além disso é um histórico também. Acho que o post foi feito para ver se o Duda cria um clone 😆 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 12 Maio 2025 Citação de a.lopes, há 2 minutos: Além disso é um histórico também. Acho que o post foi feito para ver se o Duda cria um clone 😆 Foi à vida o Duda? Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 12 Maio 2025 Citação de Jimpo, há 1 minuto: Foi à vida o Duda? A pide já o apanhou Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 12 Maio 2025 Citação de Mesut Ozil, há 1 hora: O Casa Pia joga demasiado longe das suas origens e só têm estádio para 2026. Andam a remodelar o estádio para ai desde de 2019, eu só contava que estivesse pronto por este andar em 2030. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 Maio 2025 O que o presidente disse é que as obras iniciam este ano e vai demorar 12 meses Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 12 Maio 2025 Citação de Banks29, há 22 minutos: Andam a remodelar o estádio para ai desde de 2019, eu só contava que estivesse pronto por este andar em 2030. Sim, mas convém ler as notícias mais recentes antes de dizermos bacorada. Compartilhar este post Link para o post
PRFA47 Publicado 12 Maio 2025 Citação de Banks29, há 33 minutos: Andam a remodelar o estádio para ai desde de 2019, eu só contava que estivesse pronto por este andar em 2030. Tinha lido que a licença para as obras estava parada na CML e tem sido um jogo do empurra, curiosamente parece que lá se decidiram em altura de eleições... Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 12 Maio 2025 Citação de Descartes, há 16 horas: Ou seja: os empréstimos são um cancro e deviam ser proibidos. Com mais cláusulas ou menos cláusulas, mais ou menos criativas. Ando a dizer isto há décadas. não exactamente, mas eu cada vez vejo menos utilidade - do ponto de vista de um adepto de um clube grande - nos empréstimos. Bem numa coisa estamos 100% de acordo: empréstimos de marmanjos de 28 anos são uma aberração, deveriam ser terminantemente proibidos pela FIFA. Empréstimos são para jovens crescerem, não para colocar excedentários. Empréstimos só até aos 22 anos (ou seja, sub-23 mesmo). E mesmo assim... Eu prefiro - mas dá umas polémicas meio pueris - que o jogador jovem, sem lugar na equipa do grande, em vez de ser emprestado rescinda, mantendo-se uma cláusula de recompra. Exemplo prático, o grande 123 forma o jogador Zé Chaves, ele tem 21 anos, jogou duas temporadas na equipe B, não tem lugar na A, pois que vá para o Moreirense, em definitivo, com o grande que o formou a ficar com cláusula de recompra já definida. Tu dirás que é uma prática predatória na mesma, eu contraponho que é melhor para o clube pequeno do que o mero empréstimo, pois que no empréstimo este só faz de incubadora sem ganho algum. Com o tipo de negócio que proponho o pequeno tem, pelo menos, o incentivo de, se der seguimento ao desenvolvimento do Zé Chaves, sabe que em 2/3 anos poderá ter ali o 123 a recomprá-lo pelos milhões já predefinidos, melhor que nada, sendo que nada pagou para o ter. Sim, eu sei que é uma situação que pode degenerar numa relação clientelar, mas isso poderia ser regulado, tipo o clube 123 só podia ter 1 ou 2 jogadores nessas condições em cada clube, para não existir um clube pequeno com 10 ex-formandos do clube grande, um satélite de facto do clube grande. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 12 Maio 2025 Citação de IlidioMA, há 4 horas: não exactamente, mas eu cada vez vejo menos utilidade - do ponto de vista de um adepto de um clube grande - nos empréstimos. Claro que agora vês cada vez menos utilidade nos empréstimos. Os clubes grandes portugueses estão a passar pelo processo de serem, essencialmente, clubes que emprestavam jogadores e usavam os outros clubes para valorizar os seus ativos para clubes que estão a ser usados para valorizar os ativos dos outros. Passaram muitos anos mas agora já estão a sentir o que eu sentia quando via o Belenenses a jogar com resmas de jogadores dos outros. Para mim seria muito simples. Um jogador não serve e ninguém aparece para o comprar, é dispensado. E quantos mais casos como o João Pereira (dispensado do Benfica, recuperado em Braga e contratado pelo Sporting) ou como o Esgaio (dispensado do Sporting, recuperado em Braga e recontratado pelo Sporting) existirem, tanto melhor. Ganha o Braga e ganham os jogadores. Perdem os Grandes por não terem avaliado devidamente o que tinham em casa ocupando os seus lugares pelas últimas bolachas do pacote da América Latina. Ou tu não preferias ter o Carreras sem as condicionantes do empréstimo? E outra coisa que também devia acabar é a promiscuidade dos passes partilhados. Mas isso é assunto para outras conversas. 2 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Maio 2025 Citação de IlidioMA, há 13 horas: não exactamente, mas eu cada vez vejo menos utilidade - do ponto de vista de um adepto de um clube grande - nos empréstimos. Bem numa coisa estamos 100% de acordo: empréstimos de marmanjos de 28 anos são uma aberração, deveriam ser terminantemente proibidos pela FIFA. Empréstimos são para jovens crescerem, não para colocar excedentários. Empréstimos só até aos 22 anos (ou seja, sub-23 mesmo). E mesmo assim... Eu prefiro - mas dá umas polémicas meio pueris - que o jogador jovem, sem lugar na equipa do grande, em vez de ser emprestado rescinda, mantendo-se uma cláusula de recompra. Exemplo prático, o grande 123 forma o jogador Zé Chaves, ele tem 21 anos, jogou duas temporadas na equipe B, não tem lugar na A, pois que vá para o Moreirense, em definitivo, com o grande que o formou a ficar com cláusula de recompra já definida. Tu dirás que é uma prática predatória na mesma, eu contraponho que é melhor para o clube pequeno do que o mero empréstimo, pois que no empréstimo este só faz de incubadora sem ganho algum. Com o tipo de negócio que proponho o pequeno tem, pelo menos, o incentivo de, se der seguimento ao desenvolvimento do Zé Chaves, sabe que em 2/3 anos poderá ter ali o 123 a recomprá-lo pelos milhões já predefinidos, melhor que nada, sendo que nada pagou para o ter. Sim, eu sei que é uma situação que pode degenerar numa relação clientelar, mas isso poderia ser regulado, tipo o clube 123 só podia ter 1 ou 2 jogadores nessas condições em cada clube, para não existir um clube pequeno com 10 ex-formandos do clube grande, um satélite de facto do clube grande. PS: concordo contigo e adiciono que também acabava com as Bs Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado 13 Maio 2025 Citação de Petar Musa, há 25 minutos: PS: concordo contigo e adiciono que também acabava com as Bs Era fazer como nas Inglaterra, campeonato de reservas (sub-21). Usar o campeonato revelação para fazer isso. Por jogo podem ser convocados 3 gajos acima dos 21 anos e siga. Os campeonatos nacionais não são para equipas B. Muito menos a 2° divisão. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Maio 2025 Citação de JP_, há 13 minutos: Era fazer como nas Inglaterra, campeonato de reservas (sub-21). Usar o campeonato revelação para fazer isso. Por jogo podem ser convocados 3 gajos acima dos 21 anos e siga. Os campeonatos nacionais não são para equipas B. Muito menos a 2° divisão. Eu também acabava com a Revelação. Ou metia a PJ a vasculhar os jogos todos. Íamos ter boas capas de jornais Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 13 Maio 2025 Citação de Descartes, há 10 horas: Ou tu não preferias ter o Carreras sem as condicionantes do empréstimo? eu prefiro. e prefere o adepto do Moreirense tb. A questão é: consegue o Moreirense ir buscar por si próprio, a pagar valor de mercado um jogador da qualidade de um Hugo Félix (p.ex)? Eu diria que não. O Moreirense - que vive para sobreviver mais uma época na primeira - teria a vantagem de contar com os serviços de um jogador com escola, lastro e qualidade e ainda teria a vantagem de ganhar X milhões passados dois anos, de um jogador no qual investiu zero. Se achas que aqui não há um equilibrio contratual, acho que és tu quem tem o viés. E se levas isso muito ao pé da letra acabas a defender que os jogadores que os grandes formam - portugueses, na sua larguíssima maioria - devam prosseguir a carreira lá fora nos Légias e Steauas depois de completarem a sua formação, e que os clubes portugueses com menos posses devam ir buscar Edivandersons randoms do Grêmio Anápolis (que é o que conseguem comprar). Tudo bem, mas acho que o futebol português tem beneficiado de os Pedros Alvares podem ficar dentro de portas depois de se esgotarem no grande que os formou, em vez de irem reforçar o Sporting Gijón e serem meio esquecidos por nós. Citação de Petar Musa, há 1 hora: PS: concordo contigo e adiciono que também acabava com as Bs Discordo profundamente. SIm, faz alguma confusão B's na segunda liga, mas ao mesmo tempo as B's têm providenciado tanto jogador à selecção que é uma maluqueira sequer sugerir essa ideia. Eu gostava quando a Segunda Liga tinha aquelas 22 equipas com uma série de equipes B's, era uma competição de loucos, muitos jogos, muitas reviravoltas, foi a melhor fase da Segundona cá. Citação de Petar Musa, há 24 minutos: Eu também acabava com a Revelação. Ou metia a PJ a vasculhar os jogos todos. Íamos ter boas capas de jornais Aqui de acordo. Não a encaro como uma competição a sério. Citação de JP_, há 39 minutos: Era fazer como nas Inglaterra, campeonato de reservas (sub-21). Usar o campeonato revelação para fazer isso. Por jogo podem ser convocados 3 gajos acima dos 21 anos e siga. Os campeonatos nacionais não são para equipas B. Muito menos a 2° divisão. O campeonato de reservas inglês é tão valorizado sem motivo algum. Produz o quê? Ademais, acho anormal ser uma coisa sub23 (idem para a Liga Revelação). Aos 23 anos o jogador não pode ser ainda encarado como uma esperança, como um formando, tem de estar a jogar ao nivel sénior. Eu não gosto dos modelos de campeonatos de reservas, não acima dos 21 anos (e já estou a ser generoso quanto ao limite de idade). são infantilizantes dos jogadores que neles competem, com o inefável Canal 11 a tratá-los como crianças de 15 anos, quando já têm idade para serem titulares em equipas séniores. Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado 13 Maio 2025 Citação de IlidioMA, há 18 minutos: eu prefiro. e prefere o adepto do Moreirense tb. A questão é: consegue o Moreirense ir buscar por si próprio, a pagar valor de mercado um jogador da qualidade de um Hugo Félix (p.ex)? Eu diria que não. O Moreirense - que vive para sobreviver mais uma época na primeira - teria a vantagem de contar com os serviços de um jogador com escola, lastro e qualidade e ainda teria a vantagem de ganhar X milhões passados dois anos, de um jogador no qual investiu zero. Se achas que aqui não há um equilibrio contratual, acho que és tu quem tem o viés. E se levas isso muito ao pé da letra acabas a defender que os jogadores que os grandes formam - portugueses, na sua larguíssima maioria - devam prosseguir a carreira lá fora nos Légias e Steauas depois de completarem a sua formação, e que os clubes portugueses com menos posses devam ir buscar Edivandersons randoms do Grêmio Anápolis (que é o que conseguem comprar). Tudo bem, mas acho que o futebol português tem beneficiado de os Pedros Alvares podem ficar dentro de portas depois de se esgotarem no grande que os formou, em vez de irem reforçar o Sporting Gijón e serem meio esquecidos por nós. Discordo profundamente. SIm, faz alguma confusão B's na segunda liga, mas ao mesmo tempo as B's têm providenciado tanto jogador à selecção que é uma maluqueira sequer sugerir essa ideia. Eu gostava quando a Segunda Liga tinha aquelas 22 equipas com uma série de equipes B's, era uma competição de loucos, muitos jogos, muitas reviravoltas, foi a melhor fase da Segundona cá. Aqui de acordo. Não a encaro como uma competição a sério. O campeonato de reservas inglês é tão valorizado sem motivo algum. Produz o quê? Ademais, acho anormal ser uma coisa sub23 (idem para a Liga Revelação). Aos 23 anos o jogador não pode ser ainda encarado como uma esperança, como um formando, tem de estar a jogar ao nivel sénior. Eu não gosto dos modelos de campeonatos de reservas, não acima dos 21 anos (e já estou a ser generoso quanto ao limite de idade). são infantilizantes dos jogadores que neles competem, com o inefável Canal 11 a tratá-los como crianças de 15 anos, quando já têm idade para serem titulares em equipas séniores. Mas era uma liga sub-21 que defendo. Podiam era ir 3 jogadores acima dos 21 anos na convocatória, à imagem da liga de reservas de Inglaterra. Por lá não passam jogadores que agora estão nas primeiras equipas? Acho que sim. Não gosto de ver equipas B na 2° liga, se limitarem a uma Liga 3 ou ao campeonato nacional, acho mais "justo". Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 13 Maio 2025 Citação de JP_, há 1 minuto: Mas era uma liga sub-21 que defendo. Podiam era ir 3 jogadores acima dos 21 anos na convocatória, à imagem da liga de reservas de Inglaterra. Por lá não passam jogadores que agora estão nas primeiras equipas? Acho que sim. Não gosto de ver equipas B na 2° liga, se limitarem a uma Liga 3 ou ao campeonato nacional, acho mais "justo". concordo que agora, com Liga 3, eu preferiria que as equipes B estivessem lá, mas a Liga 3 precisava de ser maior. Eu não gosto do formato competitivo dela. Em Norte/Sul, com 12 equipas apenas por divisão, meh não me apela, sinceramente. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Maio 2025 Citação de IlidioMA, há 1 hora: Discordo profundamente. SIm, faz alguma confusão B's na segunda liga, mas ao mesmo tempo as B's têm providenciado tanto jogador à selecção que é uma maluqueira sequer sugerir essa ideia. Eu gostava quando a Segunda Liga tinha aquelas 22 equipas com uma série de equipes B's, era uma competição de loucos, muitos jogos, muitas reviravoltas, foi a melhor fase da Segundona cá. Não devem ser 3 ou 4 clubes a providenciar jogadores para a seleção. Diz mais do quão erradas estão as B do que o contrário. Se ao chegar ao nível sénior não contam com os jogadores, então que os dispensem e fiquem com x% do passe. Há jogadores nas Bs que melhorariam as equipas da 1º Liga, 2º Liga e 3º Liga. E assim ajudaria a libertar o estrangulamento que os 3 grandes+Braga provocam. E não vamos entrar no campo que, para subir/descer, a equipa A pode encher a equipa B. Compartilhar este post Link para o post