Quan Chi Publicado 3 Novembro 2025 Mais a frio, as preocupações que me ficaram do jogo de ontem são essencialmente duas: Estamos muito mais fracos na pressão do que no início da época. Não sei se por uma questão física, ou outra. Quando digo mais fracos não significa que deixamos de fazer pressão por estratégia, significa que queremos fazer pressão, mas fazemos pior. Isto é, vai o Samu mais 1 ou 2 colegas, mais ninguém, e ficam sempre 1 ou 2 adversários livres. Ontem houve muitos lances em que sobretudo os laterais estavam 2 segundos atrasados (ou 20 metros atrás), não só não faziam pressão efetiva como ainda deixavam espaço nas costas facilmente conquistável. Solidez defensiva ou necessidade de ter a bola. Ontem não fomos massacrados pelo Braga, mas também acho um exagero as comparações com o Lopetegui. Em alguns momentos da primeira parte e muitos da segunda, o Braga conseguiu ir saindo a jogar desde a sua área, a 1 ou 2 toques, lenta e tranquilamente, a fazer tabelinhas até à entrada da nossa área. Felizmente deu em pouco ou nada, porque também temos uma muralha polaca que mascara algumas coisas. Mas novamente não acho que tenha sido estratégia nossa dar a bola ao adversário, o Farioli não é o Simeone da Toscana, daí a minha preocupação. Sobre a análise a estes primeiros meses da época, é factual que este Porto defensivamente é dos mais fortes dos últimos 20 anos. Próximo deste nível só o Porto do... Lopetegui (13 golos sofridos em 34 jogos) ou o da 2ª época do Jesualdo (13 em 30). Por outro lado, não sendo factual, é verosímil a afirmação de que quando encontrámos adversários de valia próxima à nossa (Sporting, Salzburg, Benfica, Nottingham e Braga), independentemente dos resultados, apenas contra o Sporting conseguimos jogar verdadeiramente o nosso futebol. Voltando ao jogo de ontem, surpreende-me que fiquemos "contentes" porque o Braga não teve muitos lances de golo no nosso estádio. Mas era esse o nosso objetivo? Perante um Braga que, até ver, e para usar um critério objetivo pois não vejo os jogos deles, pontualmente é de muito longe o pior Braga dos últimos 10 anos? É que não foi só os 31-69 na posse de bola, foi também os 9-10 em remates e, para quem gostar, os 0,8-1,1 em xG. Foi um jogo bastante equilibrado, que pendeu para o nosso lado mas poderia perfeitamente ter caído para o Braga. No passado critiquei sempre o discurso exageradamente ambicioso do AVB, mas se no verão montámos um plantel surpreendentemente forte para depois ficarmos satisfeitos com jogos como o de ontem, então tenho que lhe dar razão, é preciso passar uma mensagem de maior ambição. A equipa que temos não se coaduna com o domínio territorial, à falta de melhor termo, que concedemos ontem a este Braga. E por favor notem que mais ambição ou exigência não significa que se gosta menos do clube, que não o defendemos ou que queremos o seu mal. A maioria de nós já anda aqui há muitos anos, e queremos todos exatamente o mesmo: sermos campeões nacionais o mais depressa possível. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 3 Novembro 2025 Mais, em relação a 24/25, temos muitos pontos a mais: Ganhamos ao Vitória em casa (+2) Ganhamos em Barcelos e em Alvalade (+6) Ganhamos em Vila do Conde (+2) Empatamos com o Benfica (+1) 1 Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 3 Novembro 2025 E vai tudo bem para lá das estatísticas, até porque um jogo de futebol é bem mais do que isso apesar da modinha. Jogamos melhor e, sobretudo, somos muito melhor equipa do que aquilo que éramos há um ano atrás ou dois anos atrás. É incomparável. Se somos a melhor equipa do mundo ? Não somos. Mas temos tido todo o mérito em todas as vitórias conquistadas, fomos efetivamente melhores em todos os jogos. E são 12 vitórias em 14 jogos, já agora. Isto para quem vem de uma época da qual não vale sequer a pena falar sobre. Continuo a achar que o nosso jogo melhoraria tanto se tivéssemos outro ponta de lança a jogar. 1 2 Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 3 Novembro 2025 O FC Porto de 21/22 era melhor do que este, na minha opinião. De resto; eu estou de consciência tranquila porque em algum momento embandeirei em arco em relação ao super-futebol do super-Farioli. Aquilo que ia registando no inicio da época era que esta equipa é muito sólida defensivamente, um mundo de diferença para o que era nas épocas anteriores. No ataque "organizado" sempre tive algumas reservas apesar de algumas vitórias folgadas, dúvidas que se confirmaram em jogos de maior grau de dificuldade. Posto isto, não sei se consigo dizer que somos a melhor equipa do campeonato, colocaria-nos taco a taco com o Sporting. Compartilhar este post Link para o post
Phil Publicado 3 Novembro 2025 Citação de Shai, há 29 minutos: O FC Porto de 21/22 era melhor do que este, na minha opinião. De resto; eu estou de consciência tranquila porque em algum momento embandeirei em arco em relação ao super-futebol do super-Farioli. Aquilo que ia registando no inicio da época era que esta equipa é muito sólida defensivamente, um mundo de diferença para o que era nas épocas anteriores. No ataque "organizado" sempre tive algumas reservas apesar de algumas vitórias folgadas, dúvidas que se confirmaram em jogos de maior grau de dificuldade. Posto isto, não sei se consigo dizer que somos a melhor equipa do campeonato, colocaria-nos taco a taco com o Sporting. Luís Diaz e Vitinha em 21/22 🕊️🥲 Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 3 Novembro 2025 Citação de Quan Chi, há 15 horas: Levámos um baile de um dos piores Bragas (pelo menos a nível de pontos) dos últimos 10 anos, há muito pouco de positivo para destacar aqui para além dos 3 pontos. Que a equipa técnica reveja o jogo e perceba onde errou e como o corrigir. o braga começou mto mal é verdade, mas só estando muito alheado da realidade é que se pensava que ontem ia ser um jogo fácil desde a ultima derrota em Setembro, foram ganhar ao Celtic na Escócia, empatar com o Sporting em Alvalade e duas goleadas ao Casa Pia e Santa Clara, têm tudo para daqui ao Natal tarem no top4 1 Compartilhar este post Link para o post
andre26 Publicado 3 Novembro 2025 Citação de Tio Hans, há 7 horas: Mas depois há os portistas, que parecem mais ansiosos que o Porto se espalhe do que, propriamente, os rivais. Não sei se é para poderem dizer que têm razão, se é só parvoíce. Ando a dizer isso desde há uns anos para cá, seguir futebol nas redes sociais está cada vez pior. O pessoal aqui até é qb razoável de forma geral, mas as match threads do reddit têm cada artista... É que só se fala do ano passado como negativo mas em 23/24 a equipa fez apenas mais um ponto que no ano passado e acabou a 18 pontos da liderança. A expetativa que se virava a página e começava a golear todos os jogos não faz sentido, isso nem aconteceu nos anos dos troféus europeus, com grandes plantéis e treinadores. O AVB foi eliminado da taça da liga num grupo contra Nacional e 2 equipas da 2ª liga (Beira-Mar e Gil Vicente) e jogando 2 vezes em casa. Levou 0-2 do Benfica no Dragão para a taça jogando mais de 30 minutos em vantagem numérica. Ganhou 1-2 em Sevilha e limitou-se a segurar a vantagem de golos fora em casa, tendo perdido 0-1. Na época de sonho onde se jogava muito e se goleava toda a gente houve um risco sério de lutar apenas pelo campeonato. E o Porto do Mourinho também não fazia assim tantos golos nem ganhava sempre de forma mega tranquila, fica na memória os 4-1 à Lazio mas muitas das vitórias eram por 1-0 ou 2-1. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 3 Novembro 2025 Perdeste em casa contra o Panathinaikos e fomos jogar à Grécia tendo eles uma incrível performance em casa, tenho ideia de terem um recorde qualquer naquela época. Compartilhar este post Link para o post
Faustino Asprilla Publicado 3 Novembro 2025 Citação de Mesut Ozil, há 4 minutos: Perdeste em casa contra o Panathinaikos e fomos jogar à Grécia tendo eles uma incrível performance em casa, tenho ideia de terem um recorde qualquer naquela época. Bis de Derlei salvo erro. o Segundo foi no prolongamento Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 3 Novembro 2025 Citação de Faustino Asprilla, há 7 minutos: Bis de Derlei salvo erro. o Segundo foi no prolongamento Correto e afirmativo. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 3 Novembro 2025 Vendo agora essa Taça UEFA ganhávamos as primeiras mãos e nos segundos jogos não ganhávamos. Perder com o Polónia de Varsóvia. Que random. Lembro do Denizlispor do golo do Clayton de calcanhar a dar o empate. Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 3 Novembro 2025 Relembrar épocas históricas como um mar de rosas é normal. É a memória selectiva a funcionar. Logicamente que nessas épocas tivemos alguns jogos menos conseguidos, em que simplesmente as coisas não saíram e que acabamos por vencer, empatar ou mesmo perder (como esquecer aquele empate maldito no Dragão em 21/22 contra o Gil Vicente ou a primeira parte terrível na Amoreira nessa mesma época). Agora claro, vimos de duas épocas terríveis, e ao sinal de menor fulgor toca logo o alarme. Isso e o desenvolvimento de síndrome de impostor em alguns Portistas. Compartilhar este post Link para o post
JoaoFer Publicado 3 Novembro 2025 (editado) Citação de andre26, há 3 horas: O AVB foi eliminado da taça da liga num grupo contra Nacional e 2 equipas da 2ª liga (Beira-Mar e Gil Vicente) e jogando 2 vezes em casa. Levou 0-2 do Benfica no Dragão para a taça jogando mais de 30 minutos em vantagem numérica. Ganhou 1-2 em Sevilha e limitou-se a segurar a vantagem de golos fora em casa, tendo perdido 0-1. Na época de sonho onde se jogava muito e se goleava toda a gente houve um risco sério de lutar apenas pelo campeonato. E com o Villarreal em casa em 2011 não sabemos como não acabamos a perder na 1a parte, o Nilmar tem umas 3 ocasiões de golo claras. E o inverso também aconteceu, o jogo com o Málaga na 1a mão em casa, devíamos ter ganho por 3 ou 4, de tão avassalador que fomos. Depois vamos lá perder 2-0 e eliminados. Editado 3 Novembro 2025 por JoaoFer Málaga na 2a época do Vítor Pereira Compartilhar este post Link para o post
JFDCamara Publicado 3 Novembro 2025 Citação de JoaoFer, há 14 minutos: E com o Villarreal em casa em 2011 não sabemos como não acabamos a perder na 1a parte, o Nilmar tem umas 3 ocasiões de golo claras. Nós ficámos a perder na primeira parte, o Villarreal marcou o golo mesmo no fim. 1 Compartilhar este post Link para o post
Faustino Asprilla Publicado 3 Novembro 2025 Citação de pedritsh, há 1 hora: Vendo agora essa Taça UEFA ganhávamos as primeiras mãos e nos segundos jogos não ganhávamos. Perder com o Polónia de Varsóvia. Que random. Lembro do Denizlispor do golo do Clayton de calcanhar a dar o empate. 2-2 na Turquia depois de termos dado prai 6 na primeira mao Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 4 Novembro 2025 Citação de JoaoFer, há 3 horas: E com o Villarreal em casa em 2011 não sabemos como não acabamos a perder na 1a parte, o Nilmar tem umas 3 ocasiões de golo claras. Lembro-me perfeitamente desse jogo ser uma comédia, o Porto do AVB às vezes não defendia propriamente bem. Calhou não ter sido punido nesses dias piores, e fomos até à final e até levantar o caneco. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 4 Novembro 2025 Tentando ser o mais racional possível, acho que é ainda difícil dizer o que vale este Porto. Ninguém sabe ainda se estas exibições mais cinzentonas mas a ganhar são o ponto baixo da época ou se piores dias virão, por exemplo. Dito isto, estou totalmente a bordo do hype train e do Mister Farioli se non ci credi, vieni qui. Acho que se fez um belo trabalho no mercado de transferências, bem como que o Farioli é competente e que montou não só uma equipa capaz de vencer qualquer outra no atual nível em que estamos (Liga PT e segunda divisão europeia) como ainda recuperou parte da identidade do clube com algumas das dinâmicas que implementou, levando a maioria dos adeptos para dentro da ideia e a apoiar a equipa. Por muito que se diga que temos praticamente os mesmos pontos que tínhamos no ano passado pela mesma altura, as diferenças são por demais óbvias. Agora, nada disto é imutável e obrigatoriamente teremos de continuar a evoluir, até porque rapidamente se percebeu que os adversários se souberam adaptar à primeira versão do nosso jogo e desde o Nacional que se levantou esse fantasma sobre ser óbvio como parar este Porto. 1 Compartilhar este post Link para o post
Dragao Funchal Publicado 4 Novembro 2025 Mas isso não são as criticas já feitas a todas as equipas dele anteriormente? Que se tornam previsível ? Compartilhar este post Link para o post
andre26 Publicado 4 Novembro 2025 Citação de UnReal, há 8 horas: Por muito que se diga que temos praticamente os mesmos pontos que tínhamos no ano passado pela mesma altura, as diferenças são por demais óbvias. No ano passado os 10 jogos iniciais eram muito mais acessíveis. Passando agora o Famalicão começa-se a apanhar equipas na zona de descida e outras pouco acima disso. E o parar o Porto até agora tem sido montar mega autocarro ou ter dois penaltis fortuitos no mesmo jogo, é óbvio que o Farioli tem que abrir a pestana para isso mas não me parece super crítico para já. E o autocarro do Moreirense foi funcionando na primeira parte porque tem um treinador inteligente e jogadores decentes, superiores a um Tondela ou AVS. Na segunda parte tiveram encostados às cordas e foi por pouco que não levaram o 1-2 mais cedo. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 4 Novembro 2025 Não faz sentido nenhum fazer comparações com as últimas 2 épocas. Foram das nossas piores épocas dos últimos 50 anos. Hoje em dia estamos a anos-luz desse nível, independentemente de se ganhámos à equipa X ou empatámos com a equipa Y. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 4 Novembro 2025 Citação de andre26, há 4 horas: No ano passado os 10 jogos iniciais eram muito mais acessíveis. Passando agora o Famalicão começa-se a apanhar equipas na zona de descida e outras pouco acima disso. E o parar o Porto até agora tem sido montar mega autocarro ou ter dois penaltis fortuitos no mesmo jogo, é óbvio que o Farioli tem que abrir a pestana para isso mas não me parece super crítico para já. E o autocarro do Moreirense foi funcionando na primeira parte porque tem um treinador inteligente e jogadores decentes, superiores a um Tondela ou AVS. Na segunda parte tiveram encostados às cordas e foi por pouco que não levaram o 1-2 mais cedo. O Braga parou o Porto e não montou nenhum autocarro, tal como o Salzburg ou o Nottingham expuseram a equipa a dificuldades diferentes do habitual. PS: É certo que só o Nottingham e o Benfica nos pararam em termos pontuais, mas a ideia é a mesma. Compartilhar este post Link para o post
Dragao Funchal Publicado 4 Novembro 2025 Como disseram, não somos a melhor equipa do mundo, mas estamos a anos de luz dos nossos últimos , eu continuo a confiar no AVB e no projecto Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 4 Novembro 2025 Primeira vez em anos que consigo comprar um bilhete para Famalicão através do clube. Compartilhar este post Link para o post
Josep Publicado 4 Novembro 2025 Terei de esperar pelas 18h, se conseguir. Para Moreira consegui. Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 4 Novembro 2025 Citação de Josep, Agora: Terei de esperar pelas 18h, se conseguir. Para Moreira consegui. Vai ser uma lotaria, aquilo é o setor visitante mais pequeno da época; no critério dos 5% devem aparecer uns 15 bilhetes. Boa sorte! Compartilhar este post Link para o post