IlidioMA Publicado 27 Novembro 2025 este é o tipo de VAR que eu queria que tivesse sido aplicado. Foi o que nos disseram que ia ser: "ajudar a corrigir erros GROSSEIROS da arbitragem". Mas o VAR cresceu de tal modo que andamos a ter fdjs assinalados por um centímetro e coisas assim. Sempre defendi isto. Pára-se o lance, sem linhas artificiais e chama-se o Sr Arbitro e faz-se-lhe uma pergunta simples: "Sr, Juiz, com olhos normais de ser humano, você consegue ter certeza que o avançado está adiantado?" Se sim, se é escandaloso e evidente, assinala, se não, se não consegue ter a certeza, deixa seguir. Isto sim. E isto não retira o papel do árbitro como responsável pela condução do jogo. Kudos FIFA, espero que isto seja para aplicar na generalidade. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 27 Novembro 2025 Citação de IlidioMA, há 1 minuto: este é o tipo de VAR que eu queria que tivesse sido aplicado. Foi o que nos disseram que ia ser: "ajudar a corrigir erros GROSSEIROS da arbitragem". Mas o VAR cresceu de tal modo que andamos a ter fdjs assinalados por um centímetro e coisas assim. Sempre defendi isto. Pára-se o lance, sem linhas artificiais e chama-se o Sr Arbitro e faz-se-lhe uma pergunta simples: "Sr, Juiz, com olhos normais de ser humano, você consegue ter certeza que o avançado está adiantado?" Se sim, se é escandaloso e evidente, assinala, se não, se não consegue ter a certeza, deixa seguir. Isto sim. E isto não retira o papel do árbitro como responsável pela condução do jogo. Kudos FIFA, espero que isto seja para aplicar na generalidade. Tudo bem, mas agora imagina que era a Áustria a marcar assim e perdes um mundial com um destes Compartilhar este post Link para o post
ComiC Publicado 27 Novembro 2025 Ouvi mal ou o Blessing disse TIKI-TASKA? 2 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 27 Novembro 2025 Citação de IlidioMA, há 11 minutos: este é o tipo de VAR que eu queria que tivesse sido aplicado. Foi o que nos disseram que ia ser: "ajudar a corrigir erros GROSSEIROS da arbitragem". Mas o VAR cresceu de tal modo que andamos a ter fdjs assinalados por um centímetro e coisas assim. Sempre defendi isto. Pára-se o lance, sem linhas artificiais e chama-se o Sr Arbitro e faz-se-lhe uma pergunta simples: "Sr, Juiz, com olhos normais de ser humano, você consegue ter certeza que o avançado está adiantado?" Se sim, se é escandaloso e evidente, assinala, se não, se não consegue ter a certeza, deixa seguir. Isto sim. E isto não retira o papel do árbitro como responsável pela condução do jogo. Kudos FIFA, espero que isto seja para aplicar na generalidade. Concordo. Se é preciso 5 minutos para montar linhas, não é um erro claro e evidente. Especialmente nos fora-de-jogo, que tem N variáveis, momento do passe, ângulo da câmara... quando há dúvidas, é manter a decisão de campo e pronto. Citação de noikeee, há 9 minutos: Tudo bem, mas agora imagina que era a Áustria a marcar assim e perdes um mundial com um destes Faz parte do jogo. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 27 Novembro 2025 Citação de ComiC, há 6 minutos: Ouvi mal ou o Blessing disse TIKI-TASKA? Ouvi igual e parti-me a rir Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 27 Novembro 2025 Citação de noikeee, há 20 minutos: Tudo bem, mas agora imagina que era a Áustria a marcar assim e perdes um mundial com um destes claro, agr já ficámos mal habituados a esse automatismo robótico em que as linhas são metidas automaticamente - e nunca questionamos por quem, em que frame, com que critério, apenas confiamos que foi bem feito - iria sempre custar, mas eu prefiro um jogo em que o árbitro continua a ser o juiz, apenas tem ferramentas que o Jorge Coroado não teve, em vez do paradigma actual em que o árbitro é só um autómata que sufraga de modo algo acéfalo e sempre pouco corajoso as decisões alheias de uma equipa que ele supostamente lidera, pq lhe dá jeito esse alijar de responsabilidades, não fui, foi o Zé Carlos que estava na VAR, eh eh, não me mandem pedradas ao meu talho. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 27 Novembro 2025 (editado) Citação de IlidioMA, há 29 minutos: este é o tipo de VAR que eu queria que tivesse sido aplicado. Foi o que nos disseram que ia ser: "ajudar a corrigir erros GROSSEIROS da arbitragem". Mas o VAR cresceu de tal modo que andamos a ter fdjs assinalados por um centímetro e coisas assim. Sempre defendi isto. Pára-se o lance, sem linhas artificiais e chama-se o Sr Arbitro e faz-se-lhe uma pergunta simples: "Sr, Juiz, com olhos normais de ser humano, você consegue ter certeza que o avançado está adiantado?" Se sim, se é escandaloso e evidente, assinala, se não, se não consegue ter a certeza, deixa seguir. Isto sim. E isto não retira o papel do árbitro como responsável pela condução do jogo. Kudos FIFA, espero que isto seja para aplicar na generalidade. Convinha era que a decisão fosse tomada com uma imagem que não deixasse dúvidas. Ou anda o fiscal de linha a correr atrás do último defesa e depois a decisão do Var é tomada por uma imagem que não é minimamente esclarecedora? Uma imagem naquele ângulo tem sempre que ter linhas senão não serve de nada. Editado 27 Novembro 2025 por smashing_pumpkin Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 27 Novembro 2025 Citação de Jamarcus, há 13 minutos: Concordo. Se é preciso 5 minutos para montar linhas, não é um erro claro e evidente. Especialmente nos fora-de-jogo, que tem N variáveis, momento do passe, ângulo da câmara... quando há dúvidas, é manter a decisão de campo e pronto. e eu ainda vou mais longe: os lances de falta seriam repetidos à velocidade normal, nunca em câmara lenta e ainda menos em câmara super lenta. Em câmara lenta tudo parece uma porrada cruel. É para-se o jogo, chama-se o homem do apito, dá se em loop o lance em causa à velocidade normal e pergunta-se-lhe, tão somente: "Sr. Juiz, você, com olhos humanos normais, consegue ver aqui um toque relevante que não tenha visto do ângulo em que estava?". Se sim, se foi omissão dele, assinala, se não vê assim nada de especialmente diferente do que havia visto ao vivo à sua frente, deixa seguir. Isto sim seria um VAR. O que temos é um VR. Não tem assistant. O assistant está em campo, como chefe teórico dessa equipa. Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto: Convinha era que a decisão fosse tomada com uma imagem que não deixasse dúvidas. Ou anda o fiscal de linha a correr atrás do último defesa e depois a decisão do Var é tomada por uma imagem que não é minimamente esclarecedora? mas a perseguição dessa miragem é que causa todos os anseios face aos árbitro e VARs e tudo o demais. Nunca haverá uma imagem que não deixe dúvidas pq cada imagem tem sempre de ser interpretada por dois olhos e um cérebro que varia de individuo para individuo. Dois seres humanos a verem a mesma coisa não vêem a mesma coisa. Tentarmos buscar essa unanimidade mítica é tarefa pueril. Eu prefiro aceitar a realidade, é sempre subjectivo, mas é subjectivo no domínio do facto do homem que é nomeado para cimandar o jogo, vulgo, o árbitro. A subjectividade foi apenas transferida para uma sala com uns técnicos a colocarem linhas que a gente, por algum motivo, as toma como a verdade absoluta (menos, lá está, quando anulam um golo à nossa equipa por 1cm, aí já todos dizemos, epá, por 1cm, devia haver uma margem de erro e tal...) 1 Compartilhar este post Link para o post
Takumi Fujiwara Publicado 27 Novembro 2025 "é aquele tipo de comportamento que é raro mas acontece muito" 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 27 Novembro 2025 Este Anísio parece-me uns furos acima de avançados de gerações anteriores que só tinham capacidade física e mais nada. Não é um Messi mas não tem tijolos nos pés João Aragão não é nome de português fdx. Desde quando aceitamos gajos com nome de regiões de Espanha Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 27 Novembro 2025 Tá tremido agora, mas tamos a aguentar Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 27 Novembro 2025 quando é que a RTP muda de comentador mesmo? Que gajo insuportável pqp Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 27 Novembro 2025 Muito bom, só lamento que o Proença fique de algum modo associado a isto. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 27 Novembro 2025 nunca tinhamos ganho este mundial em concreto, pois não? Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado 27 Novembro 2025 Citação de Rain Dog, há 5 minutos: quando é que a RTP muda de comentador mesmo? Que gajo insuportável pqp Este e o Alexandre Afonso estão noutro patamar Estragam qqer jogo Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 27 Novembro 2025 Há 10 anos se me dissessem que ia ser treinador de dois futuros campeões mundiais, provavelmente chamaria maluco. Que orgulho nesta geração, Europeu e Mundial. É obra. 7 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 27 Novembro 2025 Citação de IlidioMA, há 1 minuto: nunca tinhamos ganho este mundial em concreto, pois não? Nop, primeira vez https://en.wikipedia.org/wiki/FIFA_U-17_World_Cup?wprov=sfla1 A geração que ganhou em 2017 pela Inglaterra era muito boa, vejam quem marcou na final, Gibbs-White, f*den e Guehi Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 27 Novembro 2025 Citação de noikeee, há 50 minutos: Este Anísio parece-me uns furos acima de avançados de gerações anteriores que só tinham capacidade física e mais nada. Não é um Messi mas não tem tijolos nos pés João Aragão não é nome de português fdx. Desde quando aceitamos gajos com nome de regiões de Espanha Até na madeira há esse nome 🤣 Compartilhar este post Link para o post
JFDCamara Publicado 27 Novembro 2025 Em termos de camadas jovens só nos falta vencer o Euro sub 21. É incrível como ainda não o fizemos, o Rui Jorge deve estar orgulhoso de ter esbanjado selecções incríveis (aquele euro perdido para a Suécia é inacreditável). Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 27 Novembro 2025 Citação de JFDCamara, há 6 minutos: Em termos de camadas jovens só nos falta vencer o Euro sub 21. É incrível como ainda não o fizemos, o Rui Jorge deve estar orgulhoso de ter esbanjado selecções incríveis (aquele euro perdido para a Suécia é inacreditável). E esta equipa, num Euro que jogávamos em casa e terminamos só com 1 ponto no grupo? https://www.zerozero.pt/equipa/portugal/3767?edicao_id=1245 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 27 Novembro 2025 Quem é aquele gordo ali no meio das crianças? Compartilhar este post Link para o post