Plagio o Original Publicado Junho 11 https://cryptobriefing.com/client-loses-500m-claude-uncapped-ai-usage/ Parece que a IA está muito cara para as empresas, já estão a pensar em maneiras de conter os custos https://www.businessinsider.com/ai-bubble-heads-doomers-sam-altman-ai-costs-huge-issue-2026-6 Se calhar o dinheiro ficava melhor empregue a contratar pessoas Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado Junho 11 Disclaimer, isto parece a m*rda dos posts de Linkedin que poluem o feed, mas acho interessante partilhar para malta não dev como eu. Certamente que para quem é dev parecerá um post de um miúdo ainda na escola a desenvolver a primeira vez, tipo quando comeu uma gaja pela primeira vez. Na semana passada desenvolvi uma aplicação sozinho pela primeira vez usando o Claude. Super fácil fazer para processos padrão, tipo receber inputs de forms, queues de aprovação, queues de tarefas, etc. Aquele tipico processo em que alguém submete um google forms, recebes inputs no Google Sheets, e depois tens trackers para gerir. A minha sugestão é criarem um projeto no Claude, meterem a vossa visão para a aplicação (tipo um transcript de vocês a falarem uns 5 minutos), alimentarem com os ficheiros e / ou documentação que já exista. Pedem um mock-up e vão refinando pedindo para ele adicionar o botão de ação X, a coluna Y... Depois de satisfeitos, pedem para passarem à parte da criação propriamente dita. É aí que vão ter de criar base de dados, vai traduzir as lógicas no código, e criar o front-end. Para este tipo de processos super simples que não envolva dezenas de milhares de transações até podem usar Google Sheets como base de dados, e depois usar Google App Scripts para o código e gerir deployments. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Junho 12 Citação de Ego Sum, há 22 horas: Para este tipo de processos super simples que não envolva dezenas de milhares de transações até podem usar Google Sheets como base de dados, e depois usar Google App Scripts para o código e gerir deployments. Ia perguntar isto. Mas o que descreves é interessante, de facto. Se tiveres uma empresa pequena, provavelmente chega-te para optimizar alguns processos de forma decisiva. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado Junho 13 Statement on the US government directive to suspend access to Fable 5 and Mythos 5 \ Anthropic Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado Junho 14 Citação de bmfpcdm, Em 15/05/2026 at 14:09: Cognitive scientists found using AI for just 10 minutes impairs brain performance - In new research from CMU, Oxford, MIT, and UCLA, having a GPT-powered assistant taken away left people fumbling to solve math problems on their own. Concordo, mas o mesmo pode ser dito em relação a calculadoras, que já existem há anos. Não é por acaso que em operações simples por vezes pessoas mais velhas são mais rápidas em raciocínio que muitas das mais jovens. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado Junho 14 Citação de Ticampos, há 5 horas: Concordo, mas o mesmo pode ser dito em relação a calculadoras, que já existem há anos. Não é por acaso que em operações simples por vezes pessoas mais velhas são mais rápidas em raciocínio que muitas das mais jovens. Não, o mesmo não pode ser dito em relação a calculadoras, pois com a IA a questão estende-se para além da matemática. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado Junho 14 Citação de bmfpcdm, há 4 horas: Não, o mesmo não pode ser dito em relação a calculadoras, pois com a IA a questão estende-se para além da matemática. Sim, true. Mas aqui estava a falar de matemática em particular. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Junho 19 Sword partners with Portugal's NHS to become the country's leading MSK care provider | Sword Health Seria interessante perceber isto do ponto de vista de um médico. @lucho^ (taggem aí mais médicos) sabes de algo? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Junho 19 Citação de Ghelthon, há 5 minutos: Sword partners with Portugal's NHS to become the country's leading MSK care provider | Sword Health Seria interessante perceber isto do ponto de vista de um médico. @lucho^ (taggem aí mais médicos) sabes de algo? @frederico @Varadas Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado Junho 19 Citação de Ghelthon, há 7 minutos: Sword partners with Portugal's NHS to become the country's leading MSK care provider | Sword Health Seria interessante perceber isto do ponto de vista de um médico. @lucho^ (taggem aí mais médicos) sabes de algo? a minha experiencia com startups diz-me que não deviam confiar nas noticiais institucionais, pq sim eles estão sempre ricos e fazem sempre lucro, mas dps fazem layoffs além disso o produto original deles não começou com AI Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Junho 19 (editado) Citação de Plagio o Original, há 6 minutos: a minha experiencia com startups diz-me que não deviam confiar nas noticiais institucionais, pq sim eles estão sempre ricos e fazem sempre lucro, mas dps fazem layoffs além disso o produto original deles não começou com AI Não discordando, o meu ponto estava longe de ser relacionado com a parte empresarial da coisa. Embora a minha pergunta venha desse tal marketing que a Sword faz de si mesma, porque gostaria realmente de entender o impacto e de que forma isso pode melhorar o SNS, mas também confesso que não conheço a coisa a fundo. Fica também o disclaimer que acho o Virgílio Bento brilhante, mas que não vou nada com a cara dele, parece-me bem mais egocêntrico do que se esforça por dar a entender (vi o Primeira Pessoa dele e fiquei ainda mais convencido disso). Ok, só agora é que percebi que MSK = musculoskeletal. O que faz sentido, tendo em conta que esta notícia refere "fisioterapia digital", portanto no fundo uma AI a dizer à pessoa "faça estes exercícios". Nunca vi isto em funcionamento, daí ser interessante ter uma opinião melhor para entender a diferença entre isto e um médico dizer à pessoa para fazer os exercícios em casa, e de que forma andarmos a pagar à Sword é tão melhor. Fica aí o produto em causa: https://swordhealth.com/solutions/thrive Editado Junho 19 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado Junho 19 Citação de Plagio o Original, há 24 minutos: a minha experiencia com startups diz-me que não deviam confiar nas noticiais institucionais, pq sim eles estão sempre ricos e fazem sempre lucro, mas dps fazem layoffs além disso o produto original deles não começou com AI A Sword já não é startup há um tempo, e ao contrário de quase todas as startups efetivamente tem lucro e gera dinheiro há pelo menos um par de anos 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado Junho 19 Citação de Ego Sum, há 13 minutos: A Sword já não é startup há um tempo, e ao contrário de quase todas as startups efetivamente tem lucro e gera dinheiro há pelo menos um par de anos custa-me acreditar, aposto que vivem do dinheiro dos VCs, mas não me apetece procurar tbm Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado Junho 19 Citação de Ego Sum, há 49 minutos: A Sword já não é startup há um tempo, e ao contrário de quase todas as startups efetivamente tem lucro e gera dinheiro há pelo menos um par de anos Pelo que percebi, é muito usada pelo sistema de saúde privado no US Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Junho 19 (editado) Citação de Robe, há 28 minutos: Pelo que percebi, é muito usada pelo sistema de saúde privado no US Segundo o Virgílio disse no Primeira Pessoa, a Sword gere (pode não ter sido esta a palavra, mas foi parecido) o SNS24 grego. Sword Health assume gestão tecnológica da linha de saúde grega – ECO Pequeno aparte para isto: (we = ServiceNow) Editado Junho 19 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado Junho 19 (editado) Citação de Ghelthon, há 1 hora: Não discordando, o meu ponto estava longe de ser relacionado com a parte empresarial da coisa. Embora a minha pergunta venha desse tal marketing que a Sword faz de si mesma, porque gostaria realmente de entender o impacto e de que forma isso pode melhorar o SNS, mas também confesso que não conheço a coisa a fundo. Fica também o disclaimer que acho o Virgílio Bento brilhante, mas que não vou nada com a cara dele, parece-me bem mais egocêntrico do que se esforça por dar a entender (vi o Primeira Pessoa dele e fiquei ainda mais convencido disso). Ok, só agora é que percebi que MSK = musculoskeletal. O que faz sentido, tendo em conta que esta notícia refere "fisioterapia digital", portanto no fundo uma AI a dizer à pessoa "faça estes exercícios". Nunca vi isto em funcionamento, daí ser interessante ter uma opinião melhor para entender a diferença entre isto e um médico dizer à pessoa para fazer os exercícios em casa, e de que forma andarmos a pagar à Sword é tão melhor. Fica aí o produto em causa: https://swordhealth.com/solutions/thrive Hm....sure. Conheço bem (demais) a Sword para comentar, tanto o Virgílio, como os produtos, o modelo de negócio, ou a estabilidade da empresa. A base científica funciona para pacientes colaborativos, especialmente nos USA, uma vez que o acesso a exercícios prescritos por fisioterapeutas, avaliação desses movimentos por métodos validados e, mais importante, terem incentivo a mover-se em vez de serem sedentários, tem impacto direto. Os principais clientes são self-insured companies que tentam mitigar o absentismo por causa de doenças musculo-esqueléticas. Quanto ao resto, não me espantava que continuem a ser bem sucedidos. Mas também não me espanta que façam o caso Farfetch parecer uma brincadeira de crianças. Vamos ver. A parte mais importante do negócio não é MSK, é começar a ter acesso a contratos para criar ferramentas de AI para os sistemas de saúde. Editado Junho 19 por Pan Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado Junho 19 Citação de Ghelthon, há 22 minutos: Segundo o Virgílio disse no Primeira Pessoa, a Sword gere (pode não ter sido esta a palavra, mas foi parecido) o SNS24 grego. Sword Health assume gestão tecnológica da linha de saúde grega – ECO Pequeno aparte para isto: (we = ServiceNow) Odeio ServiceNow. Parece que foram feitos em 2010 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado Junho 19 Citação de Robe, há 50 minutos: Pelo que percebi, é muito usada pelo sistema de saúde privado no US Eles conseguiram alguns contratos de grande dimensão por lá logo nos primórdios da empresa. US e Canadá, salvo erro. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Junho 19 (editado) Citação de Pan, há 40 minutos: Hm....sure. Conheço bem (demais) a Sword para comentar, tanto o Virgílio, como os produtos, o modelo de negócio, ou a estabilidade da empresa. A base científica funciona para pacientes colaborativos, especialmente nos USA, uma vez que o acesso a exercícios prescritos por fisioterapeutas, avaliação desses movimentos por métodos validados e, mais importante, terem incentivo a mover-se em vez de serem sedentários, tem impacto direto. Os principais clientes são self-insured companies que tentam mitigar o absentismo por causa de doenças musculo-esqueléticas. Quanto ao resto, não me espantava que continuem a ser bem sucedidos. Mas também não me espanta que façam o caso Farfetch parecer uma brincadeira de crianças. Vamos ver. A parte mais importante do negócio não é MSK, é começar a ter acesso a contratos para criar ferramentas de AI para os sistemas de saúde. Nem me lembrei de ti, devia ter-te taggado também. Eu elogio o Virgílio sobretudo na parte empreendedora da coisa. Fala super bem (apesar do problema de dicção), nota-se que é incrivelmente inteligente e tem o mérito de ter criado um gigante do zero, ou perto disso. Além disso, parece estar empenhado em manter muito da empresa em Portugal, e especificamente no Porto, o que é também de louvar. Não faço ideia de como será enquanto chefe/CEO, mas não me surpreenderia se, por baixo dessa camada de capa de revista, estivesse alguém bastante prepotente. Dito isto, achas que pode pegar cá? E, sobretudo, achas que pode ter o decréscimo de custos e incremento de eficiência que tanto apregoam? Seja com a MSK ou com a AI mais generalizada. Citação de Robe, há 33 minutos: Odeio ServiceNow. Parece que foram feitos em 2010 Mau, queres levar porrada? Kidding, só implemento e customizo, não desenvolvo a plataforma-base. Ainda, pelo menos. Talvez um dia. Mas farto-me de descobrir bugs, lá isso é verdade. Mas posso dizer-te que há bem pior, até a nível de UI. Omnitracker, por exemplo. E ainda há quem use. Para mim, ainda que seja uma perspectiva enviesada uma vez que é apenas como programador, e não propriamente como utilizador, as duas grandes vantagens são a grande maturidade da parte de ITSM, mas também e cada vez mais o leque de ferramentas que tem, que vão desde Vulnerability Management a HR, o que leva as empresas a trocarem muitos softwares diferentes para ter tudo dentro do mesmo sítio, acessível a partir da mesma janela. Por exemplo, na empresa onde estou estamos prestes a começar a implementar ITOM/Event Management para trocar tudo o que eles usam agora e mover para dentro do ServiceNow. Editado Junho 19 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado Junho 19 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Nem me lembrei de ti, devia ter-te taggado também. Eu elogio o Virgílio sobretudo na parte empreendedora da coisa. Fala super bem (apesar do problema de dicção), nota-se que é incrivelmente inteligente e tem o mérito de ter criado um gigante do zero, ou perto disso. Além disso, parece estar empenhado em manter muito da empresa em Portugal, e especificamente no Porto, o que é também de louvar. Não faço ideia de como será enquanto chefe/CEO, mas não me surpreenderia se, por baixo dessa camada de capa de revista, estivesse alguém bastante prepotente. Dito isto, achas que pode pegar cá? E, sobretudo, achas que pode ter o decréscimo de custos e incremento de eficiência que tanto apregoam? Seja com a MSK ou com a AI mais generalizada. Mau, queres levar porrada? Ocultar conteúdo Kidding, só implemento e customizo, não desenvolvo a plataforma-base. Ainda, pelo menos. Talvez um dia. Mas farto-me de descobrir bugs, lá isso é verdade. Não sei dizer. Acho que soluções de AI ad-hoc, não integradas, coladas à força num sistema sem a infraestrutura necessária para o su funcionamento, serão sempre como os livres do CR7. Potentes à saída, acabando por cima da trave. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado Junho 19 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Não faço ideia de como será enquanto chefe/CEO, mas não me surpreenderia se, por baixo dessa camada de capa de revista, estivesse alguém bastante prepotente. são todos, e é natural que assim seja se o teu trabalho é convencer outros psicopatas narcisistas a investir na tua empresa Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Junho 19 Citação de Pan, há 1 minuto: Não sei dizer. Acho que soluções de AI ad-hoc, não integradas, coladas à força num sistema sem a infraestrutura necessária para o su funcionamento, serão sempre como os livres do CR7. Potentes à saída, acabando por cima da trave. A minha curiosidade prende-se mais com esse lado, porque em termos de AI (tecnicamente falando) eles não devem propriamente ter descoberto a roda, senão a empresa estaria ao nível de uma Anthropic. Citação de Plagio o Original, Agora: são todos, e é natural que assim seja se o teu trabalho é convencer outros psicopatas narcisistas a investir na tua empresa É verdade, sim. E pior fica havendo accionistas. Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado Junho 19 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Segundo o Virgílio disse no Primeira Pessoa, a Sword gere (pode não ter sido esta a palavra, mas foi parecido) o SNS24 grego. Sword Health assume gestão tecnológica da linha de saúde grega – ECO Pequeno aparte para isto: (we = ServiceNow) A tendência é as empresas apertarem com o limite de tokens até ao final do ano até terem uma estratégia melhor definida (e limitada) daqui para a frente. Este ano foi muito na base do "está disponível, usem" e agora estão descobrir o impacto disso. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Junho 19 Citação de migxstoper, há 11 minutos: A tendência é as empresas apertarem com o limite de tokens até ao final do ano até terem uma estratégia melhor definida (e limitada) daqui para a frente. Este ano foi muito na base do "está disponível, usem" e agora estão descobrir o impacto disso. Sim, claramente. E parece ser uma tendência generalizada: Their goal was: use as much AI as possible. Now some companies are pulling back | CBC News Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado Junho 19 Falando nisso, acho que a Blip já começou ou vai começar a despedir. Compartilhar este post Link para o post