Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[TV] Festival da Canção 2026

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 1 hora:

O cante alentejano-pop é o nosso sertanejo. Começou como uma coisa engraçada e tal "how quaint" e agora já ocupa praí 50% das nossas ondas de rádio de música nacional. Tornou-se inescapável, perdeu a autenticidade e perdeu o sentimento de frescura que tinha aqui há 10 anos. Numa palavra, estou fartinho!

Talvez resulte lá fora, do pouco que vejo/leio de fóruns e canais internacionais até é considerada a favorita por eles a vencer o FC

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 39 minutos:

Passou o Dominik Mysterio, fiquei contente.

Nome de wrestler.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 11 horas:

O cante alentejano-pop é o nosso sertanejo. Começou como uma coisa engraçada e tal "how quaint" e agora já ocupa praí 50% das nossas ondas de rádio de música nacional. Tornou-se inescapável, perdeu a autenticidade e perdeu o sentimento de frescura que tinha aqui há 10 anos. Numa palavra, estou fartinho!

Estou mesmo desligado do panorama musical nacional mainstream, não fazia ideia que o cante alentejano já passava na radio, quanto mais que havia vários artistas nessa onda. Ainda assim, do que ouvi ontem, é do menos mau para ir lá fora, continuo a curtir o jobim tuga wannabe, mas tudo o resto foi muito fraco, estava a ver que adormecia com a copiloto, é bom que o gajo não cante durante as viagens.

Um aparte, a piada que as meninas do hot club disseram de terem lugar cativo e estarem lá todos os anos, it's funny because it's true... Joana espadinha, Diana Castro, Margarida Campelo, Inês Sousa, é a turminha toda do Afonso Cabral, para entrar no FdC deve ser mais fácil ir para o hot club do que a livre submissão.

Compartilhar este post

Link para o post

Quais os 3 que não vão boicotar a eurovisão?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 4 minutos:

Quais os 3 que não vão boicotar a eurovisão?

André Amaro, Bandidos do Cante, Sandrino e Dinis Mota.

Acho que estes 4 não recusaram participar. 

As Agridoce também não mas não se apuraram para a final.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 horas:

André Amaro, Bandidos do Cante, Sandrino e Dinis Mota.

Acho que estes 4 não recusaram participar. 

As Agridoce também não mas não se apuraram para a final.

Dinis Mota recusou também.

Vai ser entre André Amaro, Bandidos do Cante e Sandrino

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

As musiquinhas alentejanas que escondem o Alentejo atrás do biombo

As musiquinhas alentejanas que escondem o Alentejo atrás do biombo

Henrique Raposo

Nas rádios, ouvimos estas musiquinhas alentejanas que são postais fictícios de um Alentejo irreal, fofo e bucólico; na realidade, os alentejanos enterram-se na pobreza, no suicídio, no racismo e o no radicalismo político

Já não aguento mais o pop alentejano da moda. Já não consigo ouvir mais musiquinhas alentejanas ou pseudo alentejanas feitas num algoritmo que tem o seguinte código: Pá, mete aí um sotaquezinho alentejano pra agradar aos lisboetas.

Pá, faz aí um postalzinho fofo de um Alentejo bucólico para não chocar a visão romântica que os lisboetas têm do campo, sobretudo do Alentejo, meu deus!, como eles amam o Alentejo, não o conhecem mas amam-no, tem êxtases sentimentais só de pensar na alegada alma alentejana. Pois claro, a “alma alentejana” dá muito jeito, porque assim não temos de falar da realidade pura e dura dos alentejanos reais que continuam mergulhados no isolamento, depressão, pobreza e suicídio. “Se achas Lisboa grande / o Alentejo ainda é maior”, diz uma destas insuportáveis xaropadas. Maior no quê? Na pobreza e depressão que não aparecem nestas músicas? Sim. Maior no abismo entre a elite (agrobeta) e o povo? Sim. Maior no abismo entre a economia global que passa por ali sem deixar riqueza para os locais, até porque se limita a importar mão de obra quase escrava? Sim. Maior nos índices de depressão e suicídio? Sim. Maior no abismo entre a realidade e as narrativas escolhidas pelos lisboetas? Sim.

Estas pessoas não conhecem o Alentejo, nem quem ouve, nem quem faz estas musiquinhas que não têm qualquer critério ou sensibilidade artística, é um produto de uma máquina lisboeta que neste momento diz o seguinte: Pá, tudo o que for alentejano vende, portanto siga a banda, mete no algoritmo, faz 1, 2, 3, tritura, volta a dar essa pasta regurgitada para adolescentes urbana e suburbanas cantarolarem.

Estou farto desta ficção que se inventa sobre o Alentejo; esta ficção bucólica, solar e positiva que esconde os problemas sentidos pelos alentejanos reais, que não são nem os bangladeshi da fruta nem o caseiro búlgaro da herdade do lisboeta que só vai ali de mês a mês ou nem isso e que nem sabe o que é um chaparro. Estou a falar do desespero do dia-a-dia bem apanhado pela recém falecida Clara Pinto Correia (incrível como um livro com trinta anos continua actual), o desespero do trabalho sazonal, dos nem nem que se arrastam pelos cafés e tabernas, que se matam nas motas ou nas árvores como uma corda. O desespero de terem as piores escolas e uma cultura - em casa - que despreza os livros. O desespero que é ter sempre o hospital a léguas e léguas. Porque é que este Alentejo real, duro, pobre e soturno nunca aparece nestes cartões postais que enchem as rádios com uma ideia de Alentejo completamente fictícia? Não há território tão propenso a narrativas deslocados da realidade. No passado tínhamos as narrativas neorrealistas, agora temos umas narrativas yuppies feitas a pensar numa imagem idílica e turística. O abismo é total e, para mim, sufocante: nas rádios, ouvimos estas musiquinhas alentejanas que são postais fictícios de um Alentejo irreal, fofo e bucólico; na realidade social e política, os alentejanos enterram-se na pobreza, no suicídio, no racismo e o no radicalismo político.

A função da arte é ver o invisível, os alentejanos reais continuam invisíveis.

Comprovando a velha máxima de "Um relógio avariado estar correto duas vezes por dia" tendo a concordar com alguns aspetos desta crónica

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de pm2lp, Em 01/03/2026 at 10:26:

Um aparte, a piada que as meninas do hot club disseram de terem lugar cativo e estarem lá todos os anos, it's funny because it's true... Joana espadinha, Diana Castro, Margarida Campelo, Inês Sousa, é a turminha toda do Afonso Cabral, para entrar no FdC deve ser mais fácil ir para o hot club do que a livre submissão.

Turminha toda do Afonso Cabral são quem? You Can't Win Charlie Brown? Ou não quererias antes dizer "turminha do Pernadas" (ele sim, terminou curso no Hot Club e é com quem a Margarida e a Inês costumam cantar)?

Anyway, maior parte dessa malta trabalha com a mesma editora/estúdio pelo que - sendo quase tudo feito por eles de forma totalmente independente - é   normal que aproveitem estas oportunidades para ir tentando dar mais projeção aos seus artistas. A somar a isso quase todos partilham de uma amizade já com muitos anos, é normalíssimo ajudarem-se uns aos outros para que a coisa funcione. Ainda assim raramente vejo malta dessas andanças a venderem o seu trabalho para conseguir um lugar de destaque - basta ver o (pouco) sucesso que têm tido nestas participações, se olharmos pelo prisma do Festival em si. 

Resumindo, não percebi bem onde querias chegar mas fiquei curioso para perceber um pouco o que querias dizer com a cena do HC e do Festival.  

Editado por Modulor

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 5 horas:

Turminha toda do Afonso Cabral são quem? You Can't Win Charlie Brown? Ou não quererias antes dizer "turminha do Pernadas" (ele sim, terminou curso no Hot Club e é com quem a Margarida e a Inês costumam cantar)?

Anyway, maior parte dessa malta trabalha com a mesma editora/estúdio pelo que - sendo quase tudo feito por eles de forma totalmente independente - é   normal que aproveitem estas oportunidades para ir tentando dar mais projeção aos seus artistas. A somar a isso quase todos partilham de uma amizade já com muitos anos, é normalíssimo ajudarem-se uns aos outros para que a coisa funcione. Ainda assim raramente vejo malta dessas andanças a venderem o seu trabalho para conseguir um lugar de destaque - basta ver o (pouco) sucesso que têm tido nestas participações, se olharmos pelo prisma do Festival em si. 

Resumindo, não percebi bem onde querias chegar mas fiquei curioso para perceber um pouco o que querias dizer com a cena do HC e do Festival.  

Sim, o Pernadas talvez seja o mais agregador dessa gente, mas nunca o vi ligado ao FdC, ao contrário dos outros todos, e desses só o Afonso Cabral é que vejo como tendo algum estatuto e trabalha mais com os restantes e com gente "influente", mas posso estar completamente enganado.

Atenção que eu falei nisso em jeito de brincadeira, não era nenhuma crítica, tomara eu que todos os concorrentes tivessem estudado no hot club, era sinal que tínhamos músicas com mais qualidade, até a Iolanda passou por lá. Bom bom era termos mais músicos nossos a estudar na Berklee e a ir ao FdC, a avaliar pela amostra, podiam entrar todos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, Em 27/02/2026 at 10:48:

Deve estar para sair mais uma publicação idiota do Henrique Raposo sobre alentejanos e suicídios.

Bingo.

Citação de Lebohang, há 10 horas:

Comprovando a velha máxima de "Um relógio avariado estar correto duas vezes por dia" tendo a concordar com alguns aspetos desta crónica

Um artigo da treta com meia dúzia de parágrafos onde o suicídio de alentejanos é referido por 5 vezes.

Ainda por cima com aquela arrogância pseudo-intelectualóide insuportável com que se aborda a música feita por portugueses com algum sucesso. Arrogância bafienta que já atingiu a música de intervenção, o fado, a música pimba e agora o cante.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me lixem, só gosta de cante alentejano quem não pina.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de pm2lp, há 18 horas:

Sim, o Pernadas talvez seja o mais agregador dessa gente, mas nunca o vi ligado ao FdC, ao contrário dos outros todos, e desses só o Afonso Cabral é que vejo como tendo algum estatuto e trabalha mais com os restantes e com gente "influente", mas posso estar completamente enganado.

Atenção que eu falei nisso em jeito de brincadeira, não era nenhuma crítica, tomara eu que todos os concorrentes tivessem estudado no hot club, era sinal que tínhamos músicas com mais qualidade, até a Iolanda passou por lá. Bom bom era termos mais músicos nossos a estudar na Berklee e a ir ao FdC, a avaliar pela amostra, podiam entrar todos.

Percebo-te. O Afonso criou com a Francisca Cortesão a Louva-a-Deus. Eles tratam do agendamento da Inês Sousa, da Margarida Campelo, dos Charlies (naturalmente), entre outros dessa malta. É normal que sendo uma cena relativamente indie tentem ir metendo malta nestes palcos para irem ganhando nome e projeção - se calhar por aí te parecer que é uma cena de influências por parecer uma grupeta que se vai revezando ano após ano quando, na verdade, estão só a tentar trilhar o caminho deles.

A relação com o Hot parece-me só quase inevitável para quem tem percursos similares aos deles, porque efetivamente a formação musical em Portugal é algo limitada (principalmente para malta da geração deles. Ou era o Conservatório ou o Hot, em Lisboa). Também podíamos estar a ter a mesma conversa sobre Amesterdão, já que muitos deles passaram por lá, para perceber que a relação com o FdC é só uma coincidência ou um cruzamento difícil de relacionar (levando para o campo das influências, claro).

Editado por Modulor
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isto está a ser a pior final em muitos anos pqp

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que crl se está a passar? LOL

Volta Sandrino, estás perdoado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, Em 04/03/2026 at 12:02:

esta crónica, na verdade, foi escrita por mim. Dei ao Henrique para que ele, por uma semana que fosse, não dissesse m*rda. Pá semana já volta a dizer m*rda parvas contra os ciclistas ou os eleitores do Bloco.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 5 minutos:

esta crónica, na verdade, foi escrita por mim. Dei ao Henrique para que ele, por uma semana que fosse, não dissesse m*rda. Pá semana já volta a dizer m*rda parvas contra os ciclistas ou os eleitores do Bloco.

Se ele desancou nos ciclistas tem toda a razão 

Compartilhar este post

Link para o post

Se for para os Bandidos do Cante até fica bem entregue, entre boicotes de países e boicotes de artistas a qualidade até está algo nivelada para baixo e sempre é algo diferente daquilo que Portugal faz no ESC

Compartilhar este post

Link para o post

Este que vai à frente boicotou. so far so good.

mas o público vai para o pop alentejano

Compartilhar este post

Link para o post

Já tinha saudades dos votos parolos regionalistas, Açores neste João Ribeiro, Madeira nos escolhidos pelos NAPA, Alentejo nos Bandidos do Cante

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Epa, isto entra na luta para o pior vencedor da história recente a par dos Homens da Luta, passe a redundância. E esses aí ao menos ainda tinham a cena de ser uma paródia. Alguém páre com esta praga das músicas alentejanas, fds.

Se calhar exagerei um bocado lol mas já não tenho pachorra para ouvir este gênero.

Editado por Shai
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...