Bashir Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Mas, já agora, digam-me lá quantos pilotos da grid actual, tirando o Max e o Leclerc, fariam melhor que o Bottas nas mesmas circunstâncias. Para mim, diria que o Ricciardo tem mais qualidade que ele, por exemplo. Mas por mim, o Bottas pode continuar lá, vai fazendo o que é necessário. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Ghelthon, há 4 minutos: Mas, já agora, digam-me lá quantos pilotos da grid actual, tirando o Max e o Leclerc, fariam melhor que o Bottas nas mesmas circunstâncias. Ricciardo, sem dúvida. Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Caviar, há 3 minutos: O Hamilton acabou em 9º e em 7º nas corridas em que o Bottas abandonou. Mesmo assim acabou com 87 pontos de avanço. Dava para ter abandonado em duas corridas que ganhou e o Bottas ficou em segundo, e ainda sobravam 23 pontos. Foi só o exemplo. Se isso que exemplificaste acontecesse e o Bottas numa que abandonou em vez de abandonar fosse vencedor era campeão do mundo por 2 pontos. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 11 Outubro 2020 (editado) O Bottas tem apenas catorze pontos a mais do que o Verstappen numa temporada em que o holandês já abandonou três das onze corridas disputadas... aliás, se nos cingirmos às corridas que ambos terminaram, o Verstappen vence 4-3. A cena é que um tem um Mercedes e o outro tem um Red Bull. Pah, não há defesa para isto. Editado 11 Outubro 2020 por Black Hawk 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Ghelthon, há 10 minutos: É certo que ele cometeu o erro na travagem, mas se ele estivesse na corrida, podia ser tudo diferente. Ou não, não se sabe, nem interessa. É verdade que ele é inconstante, mas isso também decorre do facto de estar sempre a correr atrás. Nenhum piloto, nem mesmo o Hamilton, anda na frente em todas as corridas. Mas, já agora, digam-me lá quantos pilotos da grid actual, tirando o Max e o Leclerc, fariam melhor que o Bottas nas mesmas circunstâncias. Não vale a pena. O Lewis nunca vai ser o melhor de sempre, nem que ganhe 10 mundiais e 150 corridas, porque tem o fardo de conduzir o melhor carro dos últimos anos - como se isso fosse directamente culpa dele, ou como se ele não tivesse feito nada para isso. E como se o carro se conduzisse sozinho. Mas é triste que assim seja, porque estamos a falar do gajo que detém todos os recordes positivos da modalidade, tirando o de maior número de títulos conquistados, mas que certamente irá conseguir no final de 2021/22. Cada um terá a sua opinião. Se fosse para todos termos a mesma opinião não andávamos aqui a fazer nada. claro que quem nasceu em finais da década de 80 ou 90 e não viu o Schumi da Beneton e Ferrari e está a ver agora o Hamilton considerará o Hamilton o melhor de sempre, quem acompanhou a f1 na década de 90 provavelmente considerará sempre o Senna ou o Schumi. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Bashir, há 8 minutos: Para mim, diria que o Ricciardo tem mais qualidade que ele, por exemplo. Mas por mim, o Bottas pode continuar lá, vai fazendo o que é necessário. Citação de Mesut Ozil, há 7 minutos: Ricciardo, sem dúvida. Aceito. Mas nesse caso o problema seria outro: se ele não aceitou ser segundo para o Max, por que raio aceitaria para o Hamilton? Citação de Black Hawk, há 4 minutos: O Bottas tem apenas catorze pontos a mais do que o Verstappen numa temporada em que o holandês já abandonou três das onze corridas disputadas... aliás, se nos cingirmos às corridas que ambos terminaram, o Verstappen vence 4-3. A cena é que um tem um Mercedes e o outro tem um Red Bull. Pah, não há defesa para isto. E portanto ser pior que o Max significa ser mau? Citação de Kaz, Agora: Cada um terá a sua opinião. Se fosse para todos termos a mesma opinião não andávamos aqui a fazer nada. claro que quem nasceu em finais da década de 80 ou 90 e não viu o Schumi da Beneton e Ferrari e está a ver agora o Hamilton considerará o Hamilton o melhor de sempre, quem acompanhou a f1 na década de 90 provavelmente considerará sempre o Senna ou o Schumi. Mas então que o digam. "Eu acho que o Schumacher é melhor, mas apenas por gosto pessoal". É que em números, que no final do dia é o que importa, o Hamilton está a distanciar-se. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Ghelthon, há 2 minutos: Aceito. Mas nesse caso o problema seria outro: se ele não aceitou ser segundo para o Max, por que raio aceitaria para o Hamilton? A pergunta inicial não foi essa. Nas mesmas circunstâncias, o Ricciardo faria melhor que o Bottas. Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 11 Outubro 2020 As pessoas queriam outro Rosberg que lutasse taco-a-taco com o Hamilton, e o próprio Bottas achava-se num patamar acima do que realmente é. No fim de contas as pessoas ficaram com uma versão 2.0 do Barrichello e ele próprio entrou em negação, achando que mandando os haters para o crl vai mudar isso quando ganha aquela corrida ou outra. Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Kaz, há 39 minutos: Claro que falo em algumas. Não é tirar o mérito ao Lewis, muita vez abandona-se não por culpa própria. O Bottas o ano passado abandonou 2x, o Hamilton não abandonou vez nenhuma. No ano do título do Rosberg foi isso que fez diferença. O Rosberg abandonou 1x, o Hamilton 2x, na corrida que o Rosberg tb abandonou e numa outra que o Rosberg conquistou 15 pontos. Ora no final da temporada o Rosberg foi campeão ao Hamilton por uma diferença de 5 pontos, claro que aquele abandono fez diferença. O Hamilton abandonou 2x porque uma delas o rosberg não soube lidar com o facto de que o Lewis ia ultrapassar ele com toda a calma e então conseguiu f*der a corrida dele e do Lewis, mas isso não interessa referir Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Jimpo, Em 10/10/2020 at 13:55: Quanto ganhará um Hulkenback quando volta assim de um dia para o outro para ficar com umas dores no pescoço? "Ralf Schumacher, commentator for Sky Germany, revealed during the race that he believes Nico Hülkenberg will receive between 300,000 and 500,000 euros for his efforts. Of course he has no insider information, but it is the first estimate of someone who at least knows real comparative values. So take this with a grain of salt." "Giedo van der Garde said something similar at Ziggo, he said he would get around 100K a point. Since he got 4 points, that would have been 400K." 1 Compartilhar este post Link para o post
Caviar Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Kaz, há 13 minutos: Foi só o exemplo. Se isso que exemplificaste acontecesse e o Bottas numa que abandonou em vez de abandonar fosse vencedor era campeão do mundo por 2 pontos. Queres usar 2018 como exemplo, em que o Bottas terminou a 161 pontos do Hamilton, ambos com o mesmo número de abandonos? E no ano passado, o Bottas abandonou na Alemanha porque se mandou contra as barreiras, portanto suponho que nessa não pudesse vencer. No Brasil nunca esteve perto sequer de liderar a corrida portanto também me parece que não viesse a vencê-la. Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Ghelthon, há 15 minutos: É que em números, que no final do dia é o que importa, o Hamilton está a distanciar-se. mmmmmm não lol Os números são fáceis de explicar, o processo em obter esses números é o que distingue uns dos outros. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Kimi Raikkonen, há 16 minutos: As pessoas queriam outro Rosberg que lutasse taco-a-taco com o Hamilton, e o próprio Bottas achava-se num patamar acima do que realmente é. No fim de contas as pessoas ficaram com uma versão 2.0 do Barrichello e ele próprio entrou em negação, achando que mandando os haters para o crl vai mudar isso quando ganha aquela corrida ou outra. 100% de acordo. Eu não acho, nem nunca o disse, que o Bottas é exímio. Não é. Nem sequer é muito bom. Agora, o pessoal tem a mania de o deitar ao charco, como se nem merecesse estar na F1, ou como se apenas tivesse qualidade para uma Haas desta vida. E eu bato-me contra isso, porque é ridículo. Tanta gente para bater naquele grid, e escolhem o gajo que tem um dos trabalhos mais complicados... Citação de Ion Timofte, há 11 minutos: "Ralf Schumacher, commentator for Sky Germany, revealed during the race that he believes Nico Hülkenberg will receive between 300,000 and 500,000 euros for his efforts. Of course he has no insider information, but it is the first estimate of someone who at least knows real comparative values. So take this with a grain of salt." "Giedo van der Garde said something similar at Ziggo, he said he would get around 100K a point. Since he got 4 points, that would have been 400K." Por acaso também pensei que fosse um valor na ordem dos 500k. O Stroll ganha 3M por época, ao que se diz, portanto num campeonato de 10 corridas dá 300k por corrida mas, sendo em cima do joelho, deve ser mais para o Hulk. E bem os merece. Citação de Kimi Raikkonen, há 2 minutos: mmmmmm não lol Os números são fáceis de explicar, o processo em obter esses números é o que distingue uns dos outros. Elucida-me. Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Ghelthon, há 20 minutos: Mas então que o digam. "Eu acho que o Schumacher é melhor, mas apenas por gosto pessoal". É que em números, que no final do dia é o que importa, o Hamilton está a distanciar-se. Mas não se reduz tudo a uma opinião pessoal?, da mesmo forma que na NBA para uns é o Jordan para outros é o Lebron. Em lado nenhum existe unanimidade. Citação de King JC, há 11 minutos: O Hamilton abandonou 2x porque uma delas o rosberg não soube lidar com o facto de que o Lewis ia ultrapassar ele com toda a calma e então conseguiu f*der a corrida dele e do Lewis, mas isso não interessa referir Eu sei lá porque abandonou, a última época que assisti as corridas todas e agendava a minha vida para ver foi 2013 e um pouco de 2014. Citação de Caviar, há 7 minutos: Queres usar 2018 como exemplo, em que o Bottas terminou a 161 pontos do Hamilton, ambos com o mesmo número de abandonos? E no ano passado, o Bottas abandonou na Alemanha porque se mandou contra as barreiras, portanto suponho que nessa não pudesse vencer. No Brasil nunca esteve perto sequer de liderar a corrida portanto também me parece que não viesse a vencê-la. Foi só um exemplo, sei lá porque razão ele abandonou lol OMG Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Ghelthon, há 9 minutos: E portanto ser pior que o Max significa ser mau? Oh Gelso, assim andamos sempre às voltas sem sair do mesmo sítio e sem chegarmos a lugar algum. Ora é porque ele não é mau porque é comparado com o Hamilton, mas se comparado aos outros também não quer dizer nada... A cena é muito simples: ele está há quatro anos naquela que muita gente considera a melhor equipa da história da F1, de tal forma que um dos seu pilotos atingiu o recorde de vitórias na modalidade e o que não falta é malta a encolher os ombros por causa disso. No entanto, nesse período de tempo tem apenas nove vitórias conquistadas. Para colocar isto em perspetiva, o Verstappen no mesmo período de tempo conseguiu oito. Não com um Mercedes, mas com um Red Bull. Já para não falar do Hamilton, que só em 2017 (ano de estreia do Bottas na Mercedes) ganhou tantas corridas como o Bottas em 2017, 2018, 2019 e 2020. Que diabo, o Bottas com um Mercedes nas mãos conseguiu não ganhar uma única corrida em 2018 - nesse ano terminou em 5o lugar no Mundial de Pilotos. Com um Mercedes. Houve cinco pilotos de três equipas diferentes a ganhar corridas, mas o Bottas não foi um deles. E tinha um Mercedes. Pah, podes andar às voltas e questionar se isso faz dele um mau piloto. Não sei se faz dele um mau piloto, mas faz dele um piloto fraco para o nível em que está. Os registos são maus, os números são miseráveis e as performances, que normalmente não aparecem nos registos, são recorrentemente más durante as corridas. E isto ajuda a perceber, com a ajuda da retrospetiva, como é que a Williams com o FW36 e o FW37, mas principalmente com o primeiro, conseguiu não ganhar uma corrida sequer. Aqueles Williams em 2014 e 2015 voavam nas horas, mas de alguma forma ficaram a seco e sempre estranhei como é que isso aconteceu. Hoje, percebo: o Bottas não era tão bom quanto isso e o Massa... era o Massa. Aquilo com um Hamilton se calhar ainda tinha dado luta à Mercedes. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 11 Outubro 2020 Só para acrescentar mais alguns números. Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 11 Outubro 2020 (editado) Citação de Ghelthon, há 14 minutos: Elucida-me. Não há muito que perceber. Só facto de haver mais corridas por ano ajuda logo a justificar a maioria dos recordes que o Hamilton anda a bater. isto para não justificar com as ladainhas do "melhor carro"; Noutro assunto, o de GOAT, para mim só há um e esse é o Schumacher porque: -Foi a principal peça que tornou a Ferrari na equipa temível que todos queríamos que fosse hoje; -Foi ele que lutou durante 4 anos (1996-2000) com um carro inferior ao da concorrência a lutar por títulos e por duas vezes (1997 e 1998 levou a disputa do título até à última corrida) -É um líder. Nunca criticou publicamente a equipa, mantinha sempre um espírito positivo e a sua competitividade (até demais) levava a tirar o melhor de si e da equipa; -Revolucionou o desporto, quer ao nível de fitness quer ao nível de envolvimento no carro. -Talento natural na chuva, a consistência e a capacidade em conduzir sempre no limite (é um bocado vago dizer isto) são coisas que não consigo ver, combinados no mesmo piloto atualmente (talvez o mais próximo seja o Alonso) Editado 12 Outubro 2020 por Kimi Raikkonen Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Outubro 2020 Citação de Black Hawk, há 10 minutos: Oh Gelso, assim andamos sempre às voltas sem sair do mesmo sítio e sem chegarmos a lugar algum. Ora é porque ele não é mau porque é comparado com o Hamilton, mas se comparado aos outros também não quer dizer nada... A cena é muito simples: ele está há quatro anos naquela que muita gente considera a melhor equipa da história da F1, de tal forma que um dos seu pilotos atingiu o recorde de vitórias na modalidade e o que não falta é malta a encolher os ombros por causa disso. No entanto, nesse período de tempo tem apenas nove vitórias conquistadas. Para colocar isto em perspetiva, o Verstappen no mesmo período de tempo conseguiu oito. Não com um Mercedes, mas com um Red Bull. Já para não falar do Hamilton, que só em 2017 (ano de estreia do Bottas na Mercedes) ganhou tantas corridas como o Bottas em 2017, 2018, 2019 e 2020. Que diabo, o Bottas com um Mercedes nas mãos conseguiu não ganhar uma única corrida em 2018 - nesse ano terminou em 5o lugar no Mundial de Pilotos. Com um Mercedes. Houve cinco pilotos de três equipas diferentes a ganhar corridas, mas o Bottas não foi um deles. E tinha um Mercedes. Pah, podes andar às voltas e questionar se isso faz dele um mau piloto. Não sei se faz dele um mau piloto, mas faz dele um piloto fraco para o nível em que está. Os registos são maus, os números são miseráveis e as performances, que normalmente não aparecem nos registos, são recorrentemente más durante as corridas. E isto ajuda a perceber, com a ajuda da retrospetiva, como é que a Williams com o FW36 e o FW37, mas principalmente com o primeiro, conseguiu não ganhar uma corrida sequer. Aqueles Williams em 2014 e 2015 voavam nas horas, mas de alguma forma ficaram a seco e sempre estranhei como é que isso aconteceu. Hoje, percebo: o Bottas não era tão bom quanto isso e o Massa... era o Massa. Aquilo com um Hamilton se calhar ainda tinha dado luta à Mercedes. Novamente: não digo que estás errado. Não digo que o Bottas seja muito bom. Só digo que ele merece mais mérito do que aquele que geralmente lhe dão. E também merece mérito pelo simples facto de continuar na Mercedes, na minha opinião, porque ir lá semana após semana como número dois e sabendo que, em princípio, não consegues ficar à frente do teu rival/companheiro de equipa, deve ser tramado psicologicamente. Muitos não conseguiriam lidar. O Ricciardo não conseguiu, por exemplo. Citação de Kimi Raikkonen, há 1 minuto: Não há muito que perceber. Só facto de haver mais corridas por ano ajuda logo a justificar a maioria dos recordes que o Hamilton anda a bater. Mas ainda só há um mundial por ano, portanto suponho que, quando ele chegar aos 8, a questão fique resolvida. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 11 Outubro 2020 (editado) . Editado 11 Outubro 2020 por Bashir Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Outubro 2020 Citação de Ghelthon, há 6 minutos: Novamente: não digo que estás errado. Não digo que o Bottas seja muito bom. Só digo que ele merece mais mérito do que aquele que geralmente lhe dão. E também merece mérito pelo simples facto de continuar na Mercedes, na minha opinião, porque ir lá semana após semana como número dois e sabendo que, em princípio, não consegues ficar à frente do teu rival/companheiro de equipa, deve ser tramado psicologicamente. Muitos não conseguiriam lidar. O Ricciardo não conseguiu, por exemplo. Ou seja, merece que lhe seja dado mérito por aceitar passivamente o seu papel de piloto mediano e claro número dois da equipa. Desculpa-me, mas isso parece-me algo que não carece de motivo para ser dado mérito. É quase como dar mérito ao suplente do Neuer por continuar a comparecer aos treinos apesar de não jogar... E acho que estás muito equivocado quanto ao Ricciardo. O rapaz quando foi para a Red Bull em 2014 e era claramente o número dois da equipa - tinha o então tetracampeão mundial como colega de equipa. A cena é que bateu-o consecutiva e regularmente ao longo desse ano e ganhou três corridas apesar de esse Red Bull ser talvez o terceiro carro do pelotão em performance pura. O segundo era o Williams, guiado pelo Bottas que... não ganhou nenhuma. Aqui aceito que se discorde e se diga que esse Williams não era melhor do que o Red Bull, mas pior não era. O Red Bull de 2015 era uma carroça autêntica e não deu para absolutamente nada, mas em 2016 já sacou uma vitória e foi o melhor não-Mercedes, em 2017 venceu outra corrida e ficou à frente do Verstappen, e em 2018 quando se fartou da Red Bull ainda sacou duas vitórias - mais do que as do holandês. A cena é que ele percebeu na altura, tal como me parece que o Vettel percebeu antes dele e que o Max não tardará a perceber se é que ainda não o fez, que a Red Bull não tinha meios de lhe dar um carro vencedor - e tinha razão - e arriscou mudar para uma equipa de fábrica que talvez tivesse meios para isto. Foi uma aposta dele. Uma aposta igual à que o Hamilton tomou em 2013 quando trocou a McLaren, que como a Red Bull não é uma equipa de fábrica, pela Mercedes. A um correu bem, a outro não, são cenas. Agora, não concordo com duas coisas que disseste: a primeira é que inferes que ele era o número dois, coisa que em termos de performance nunca o foi; a segunda é que mesmo que o fosse, e não duvido que a Red Bull protegesse o Max mais do que a ele e isso o tenha deixado insatisfeito, isso é algo negativo. Pelo contrário, não se acomodar a uma posição secundária e querer ser protagonista e ganhar é a verdadeira marca dos campeões. Paradoxalmente, o que apontas como positivo no Bottas e negativo no Ricciardo é aquilo que acho que os distingue: um é um piloto sem chama, sem brilho, sem tarimba de campeão, enquanto o outro é um campeão em potência que nunca teve um carro capaz de lhe dar a hipótese de lutar pelo título, mas que nunca se acomodou e tem ido à luta à procura dessas condições. Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 12 Outubro 2020 Tirando Leclerc e Max quem é que faria melhor que o Bottas? Danny Ric é de borla. Arrisco-me a dizer que Sainz e Perez também são quase consensuais. E mesmo da malta mais nova, e é sempre um bocado uma incógnita nestes, não me choca dizerem que o Lando ou o Russell fariam melhor. É que sejamos sinceros, o que o Bottas está a fazer com um Mercedes é basicamente equivalente ao que o Albon tem feito com o Red Bull ou o Vettel com o Ferrari. Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 12 Outubro 2020 Citação de Carson Wentz, há 22 minutos: Tirando Leclerc e Max quem é que faria melhor que o Bottas? Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 12 Outubro 2020 Citação de Carson Wentz, há 1 hora: Tirando Leclerc e Max quem é que faria melhor que o Bottas? Danny Ric é de borla. Arrisco-me a dizer que Sainz e Perez também são quase consensuais. E mesmo da malta mais nova, e é sempre um bocado uma incógnita nestes, não me choca dizerem que o Lando ou o Russell fariam melhor. É que sejamos sinceros, o que o Bottas está a fazer com um Mercedes é basicamente equivalente ao que o Albon tem feito com o Red Bull ou o Vettel com o Ferrari. x2 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 12 Outubro 2020 Citação de Black Hawk, há 21 horas: Vocês falam como se os Ferrari entre 2000 e 2004 não fossem absolutamente demolidores - tirando ali um ano qualquer pelo meio em que o Kimi ia sacando o título ao Schumacher. Por acaso tem a sua piada, os registos do Schumacher e do Hamilton são algo parecidos. Chegaram ambos a cerca de vinte vitórias na carreira, mais coisa menos coisa, antes de chegarem às equipas em que começaram a bater recordes - Ferrari e Mercedes, respetivamente. Ambos foram campeões do mundo antes de lá chegarem, ambos apanharam as equipas numa fase em que ainda não eram dominadoras, ambos fizeram parte do processo que as tornam demolidoras. Coincidências do catano. Percebo mas para mim e se chamar aqui o @Kimi Raikkonen dirá o mesmo. Este Mercedes é muito mais avassalador porque nessa altura as outras equipas ainda conseguiam chegar a lutar com a Ferrari. Em 2000 tens umas das maiores rivalidades da história da F1, só por ai... consegues ver a diferença. Citação de Carson Wentz, há 1 hora: Tirando Leclerc e Max quem é que faria melhor que o Bottas? Danny Ric é de borla. Arrisco-me a dizer que Sainz e Perez também são quase consensuais. E mesmo da malta mais nova, e é sempre um bocado uma incógnita nestes, não me choca dizerem que o Lando ou o Russell fariam melhor. É que sejamos sinceros, o que o Bottas está a fazer com um Mercedes é basicamente equivalente ao que o Albon tem feito com o Red Bull ou o Vettel com o Ferrari. Voces continuam a bater no Vettel, eu juro que não percebo, já tiraram um bocadinho para ver os onboards do carro? Um gajo que está LITALMENTE sozinho, vai fazer milagres? Compartilhar este post Link para o post