Chandler Publicado 3 Novembro 2012 Diz-me que é só para ires para a praia... Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 3 Novembro 2012 Fds, é tão bom comer mal e porcamente. Segunda começo o ginásio. A ver se ganho músculo a nível de peito, ombro e costas. Em principio só vou fazer às 2ªs, 3ªs e 5ªs Tu "podes" comer mal? Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 3 Novembro 2012 Diz-me que é só para ires para a praia... Então? É também para poder aguentar mais o choque. Qualquer toquezinho e desequilibro logo, ganhar a posição também tenho dificuldade. Tu "podes" comer mal? Não engordo. Supostamente não posso, mas tenho vindo a melhorar nisso também. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 3 Novembro 2012 Eu não concordo nada com isso, mas se assim é preocupa-te mais com o core (especialmente com os oblíquos) e faz é exercícios dinâmicos e de força rápida. Acho que não tens grande necessidade de te ir meter debaixo de ferro, E lembra-te que se te vais meter a fazer hipertrofia ganhas volume e perdes noutras coisas absolutamente essenciais na tua posição, como a agilidade e a capacidade de fazer movimentos rápidos. Já agora: http://www.maisfutebol.iol.pt/espanha/messi-barcelona/1388388-1486.html Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 3 Novembro 2012 (editado) Eu não concordo nada com isso, mas se assim é preocupa-te mais com o core (especialmente com os oblíquos) e faz é exercícios dinâmicos e de força rápida. Acho que não tens grande necessidade de te ir meter debaixo de ferro, E lembra-te que se te vais meter a fazer hipertrofia ganhas volume e perdes noutras coisas absolutamente essenciais na tua posição, como a agilidade e a capacidade de fazer movimentos rápidos. Já agora: http://www.maisfutebol.iol.pt/espanha/messi-barcelona/1388388-1486.html Relativamente ao core, tenho noção disso e já comecei a trabalhar nesse sentido. Tenho uns abdominais que se vêem, mas que em termos de força é 0, só estão para "enfeitar" como disse um professor meu. E não quero grande hipertrofia, não vou pra ficar bicho. É pra ganhar mais algo, porque o que tenho é 0 ;) btw, fui visto pelo coordenador lá da academia do Sporting, tou a seguir o plano elaborado por ele. Editado 3 Novembro 2012 por Jimpo Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 3 Novembro 2012 Dá para divulgares isso? Não quero estar a escrever muito sem ter noção do que estás exactamente a fazer. :mrgreen: Também tenho algum interesse em saber o que te passaram. Tenho algumas duvidas que mesmo depois de ver me vá parecer bem, mas não quero estar a falar sem ter noção daquilo que se trata. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 3 Novembro 2012 manda aí o teu mail pelo facebook. Compartilhar este post Link para o post
nuno claro Publicado 3 Novembro 2012 Por acaso, tinha curiosidade em saber que tipo de nutrição alguém da academia... Dá para disponibilizar? Compartilhar este post Link para o post
WormboY Publicado 3 Novembro 2012 Já que insistem, se pudesses partilhar agracedia(mos). ^^ Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 3 Novembro 2012 Também gostava muito de saber. Aliás, se pudesse ser seguido por ele é que era de valor :) Compartilhar este post Link para o post
Lazar Markovic Publicado 3 Novembro 2012 fajo, depois partilha comigo também sff :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 3 Novembro 2012 Não é plano de nutrição. É plano de força base/adaptação à musculação, visto eu nunca ter feito. Não posso estar assim a divulgar como hão-de perceber. Envio ao Alex porque já o conheço bem e tenho confiança nele, desculpem lá. E não é assim nada de mais o plano ;) Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 3 Novembro 2012 É um programa normalíssimo de musculação igual ao que vos passam em qualquer ginásio, não tem grande interesse para vocês e é normal que por uma questão de confidencialidade ele não queira que isto passe daqui. Mais daqui a bocado passo cá e digo o que acho sobre isto. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 3 Novembro 2012 Sou absolutamente contra qualquer plano de força descontextualizada do próprio jogo no treino do futebolista sem ser para recuperação de lesões ou reabilitação funcional. Isto equivale a dizer que qualquer plano que me mandasses com ginásio pelo meio eu ia-te dizer que não concordava. A musculação tem inúmeros benefícios para o nosso corpo, para a nossa funcionalidade, auto-estima e saúde, mas estamos a falar da tua funcionalidade enquanto futebolista. O futebol e qualquer outra modalidade desportiva colectiva são propícios a contextos de força e resistência muito específicos que nenhum plano de preparação geral vai ser nunca capaz de reproduzir. Não és mais resistente no jogo por correr à volta do campo, porque o jogo é dono de uma intensidade intermitente muito específica que não é de todo reproduzida numa corrida contínua e em intensidade baixa. O futebolista treina para ter alto rendimento num contexto de jogo, em que todas as capacidades motoras são solicitadas de forma tão particular que solicitá-las noutro contexto é empobrecer de tal maneira o treino que já estás a treinar outra coisa qualquer que não futebol. Fraccionar sim. É importante fractalizar o jogo sem empobrecimento para criar contextos em que se trabalha com maior densidade determinado aspecto específico do nosso jogo. É importante criar condições para que determinado aspecto do nosso jogar surja com mais frequência, mas nunca descontextualizando nem empobrecendo, porque determinados comportamentos só fazem sentido com outros dentro dele, porque o jogo é dono de uma inteireza inequebrantável que é mais do que a soma das partes. Sim, existem capacidades motoras no jogo, sim, existe uma dimensão física no jogo, como existe uma psicológica, uma técnica e uma dimensão que é superior a todas as outras, que é a táctica. A dimensão táctica é a supradimensão, é a dimensão decisional, é a dimensão que está por cima de todas as outras. Depois de mais uma quase evangelização da periodização táctica, vou falar do caso específico do que me mandaste. Como eu disse, isto é um programa de força. Força geral, tradicional trabalho de hipertrofia na casa das 8~12 repetições lentas e que vai aumentar o diâmetro transversal do músculo. As consequências disto para o teu rendimento, quanto a mim, não vão ser muitas. Isto vai aumentar o teu volume muscular, é uma questão de tempo. E depois? Ao contrário do que se diz, a força não é directamente proporcional ao volume muscular. Isso é um mito com alguns anos, mas que faz muito pouco sentido. Qualquer pessoa com experiência prática facilmente se apercebe porquê. Ou seja, não é linear que isto vá aumentar o teu poder de choque. O choque é em força máxima, equivalente a uma repetição de tensão máxima do músculo, eu vejo aqui às 3x10 repetições, 2x12... faz sentido? Para mim não. Então estás a treinar às 30 repetições, depois em choque vais solicitar a tua força máxima para encostar no ombro, em que medida é que este treino te vai dar força máxima para isso? Outra questão é que o modelo de jogo da equipa, que (só por acaso) orienta ou deve orientar todo o processo de treino, porque é aquilo que eu quero atingir, portanto é aquilo que eu tenho de fazer, deve ser moldado aos jogadores que se tem, e não o contrário. Se o avançado tem dificuldades em ganhar bolas no choque, procura-se a profundidade ou o jogo baixo rápido, por exemplo O modelo de jogo não pode ser uma construção prévia aplicada a quem vier, é uma dialéctica e uma construção contínua que naturalmente tem que abrir espaço às características individuais de cada um para se poder explanar na sua máxima força. Se tens o Adriano na frente, se calhar faz sentido meter bolas pelo ar e no corpo para ele encostar o ombro e virar para a baliza. Se entretanto o Adriano vai embora e te chega, sei lá, o Benzema que até é um tipo que dá e vem buscar e cria espaços, vais continuar a meter bolas na área? Para quê? No fundo, como diz o Manuel Sérgio citado pelo Mourinho, quem toca piano não corre à volta do piano para tocar melhor. Para mim, não vais ser melhor jogador por meteres 50 discos na barra do supino. Mas a escolha é tua e tu é que sabes o que deves fazer. Para acabar, três coisas: - Deves falar com o teu treinador sobre o que eu disse. Não precisas de ir levantar ferro para o ginásio para ser melhor jogador, mas há formas de jogar que proporcionam mais o duelo individual e o choque, e aí é possível que alguém mais forte tenha mais facilidades. Mas tu também não chegaste aí por não teres os teus pontos fortes, e é isso que deve ser explorado quando tu jogas, tem que existir uma adaptação para a equipa retirar de ti o que tu lhe podes dar; - O documento fala em alongamentos no fim dos exercícios. Também não vejo vantagens em alongar após o treino de força. Isto é acessório, mas pode ser problemático para a credibilidade de quem elaborou o documento. Tu quando treinas existe uma progressiva degradação do ATP e o surgimento de metabolitos do esforço que causam stress oxidativo. O fenómeno de alongamento do músculo causa uma compressão nos vasos sanguíneos, ou seja, acho que ninguém tem dúvidas que reduz a circulação de forma imediata nessa zona. Como é que estes metabolitos são removidos? Pois, pela circulação sanguínea... então, os alongamentos no fim do treino fazem exactamente o quê? - Sou e sempre serei um defensor da musculação. Deve ser feita por toda a gente e tem benefícios para a saúde inimagináveis. Mas aqui estou a falar especificamente do teu rendimento enquanto jogador de futebol... E é isto. Compartilhar este post Link para o post
scout Publicado 4 Novembro 2012 (editado) Excelente post, só a parte dos alongamentos é que não concordo muito. Mas eu não tenho nenhuma base científica e tu tens, eu é mais à posteriori. Depois de um treino de força sem alongamentos sinto os músculos presos, já para não falar das dores da fadiga. Com os alongamentos alivio os músculos e evito a dor das horas seguintes e dias seguintes. É o que eu sinto, como disse não tenho nenhuma base científica para o que estou a dizer e até posso estar completamente errado. E agora que escrevi isto tudo é que vi que é treino de força, o meu treino é para crescimento muscular, não sei se a opinião dos alongamentos se mantém para este treino, se sim tens a minha opinião em cima, senão esquece porque nesse sentido já não tenho experiência. No meu plano de treino também tenho alongamentos no fim do mesmo. Editado 4 Novembro 2012 por scout Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 4 Novembro 2012 (editado) Quase toda a gente tem. Muita gente diz o mesmo, que sente que o músculo fica mais 'leve'. E eu digo o quê? Para deixar de fazer? Se te sentes bem a fazer faz. Eu achava o mesmo até deixar de fazer. :mrgreen: É a base científica contra o o saber empírico. É uma guerra complicada de ganhar quando falamos de uma ciência da acção. Muitas das vezes isso é usado enquanto retorno à calma, para baixar a temperatura corporal e baixar a frequência cardíaca. Se calhar se o treino for exigente a esse nível e sentirem a FC a mil à hora compensa mais andarem um bocadinho na passadeira do que alongarem. Editado 4 Novembro 2012 por Chandler Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 4 Novembro 2012 O meu vizinho acabou há uns meses o curso de fisioterapia e a tese dele "provou" que os alongamentos no final do treino pioram o rendimento . Especialmente os alongamentos estáticos. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 4 Novembro 2012 Não pioram o rendimento porque no fim não há rendimento. Que pioram a recuperação não tenho grandes dúvidas e tenho a certeza absoluta que durante a sessão de treino, entre exercícios, alongam um músculo que vai precisar de ser encurtado a seguir e aí sim, pioram o rendimento no exercício seguinte. Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 4 Novembro 2012 Disse rendimento porque não me lembrei de palavra melhor :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Krepster Publicado 4 Novembro 2012 Grande post, Alex. Os treinos de força são muito mais produtivos quando aplicados nas fases e angulos semelhantes ao contexto em que queremos tirar proveito. A força é memorizada a nível cerebral de acordo com o gesto segundo um processo neuromotor complexo. È por isso que podemos andar um ano de bicicleta ou a correr, mas se formos jogar uma futebolada no dia seguinte não nos mexemos. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 5 Novembro 2012 Neste último mês emagreci 2kg. Não sei o que se passou, quer dizer se calhar até sei, estranho é que mantive a mesma linha de alimentação do que o mês anterior e ai não se passou nada de anormal. Estive a falar com o treinador e contei-lhe que nestas últimas semanas andei a sair muito à noite, a beber mais do que devia e cheguei a vomitar uma vez. Ele disse-me que isso foi o principal responsável por ter perdido peso. Enfim, tenho de deixar esta má vida. Se bem que eu acho que isso não seria suficiente para perder essa quantidade, mas se ele diz... Compartilhar este post Link para o post
Lestonks Publicado 5 Novembro 2012 (editado) se te pesaste em jejum e no dia anterior te pesaste depois de almoço :mrgreen: Editado 5 Novembro 2012 por Matias Fernandez Compartilhar este post Link para o post
Lazar Markovic Publicado 5 Novembro 2012 o nosso corpo durante o dia sofre muitas alterações de peso, não se enganem. eu cheguei a 'perder' 2kg num dia. lembro-me perfeitamente, comia mt pouco na altura, tinha treino e fisica, chegava a casa, tomava banho e pesava-me, menos 2kg do que no dia anterior Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 6 Novembro 2012 Vai para o Peso Pesado que ganhas aquilo na boa, então. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post