Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

As Manchetes

Publicações recomendadas

Não é uma questão de moda, mas sim uma questão de receio, uma vez que há aquele medo de ver o futebol do próprio país a perder espaço de antena e começar a ficar de lado.

Futebol do nosso país? Que valente hipocrisia! O "futebol" dos nossos jornais são 3, muito raramente 4 clubes. É isso, o futebol do nosso país?

A análise que estás a fazer, apesar de a meu ver errada, é uma possível. Contudo, observa o caso do L'Équipe. Eu não conheço o jornal, nunca o li na vida e poucas terão sido as capas que vi do mesmo sem ter sido neste tópico. Pelo que me é dado a entender pela mera visualização dessas capas, eles agem um pouco como um jornal de todo o mundo desportivo (pelo menos a nível europeu, vá). Tanto dão destaque principal na capa a notícias sobre a volta a França em bicicleta como a outras quaisquer sobre Wimbledon ou uma competição futebolística suiça, passe o exagero.

Aqui não. Os nossos três jornais desportivos costumam ser jornais, e a meu ver correctamente (e aqui admito que haja quem discorde) que se centram principalmente no nosso futebol. Se gostava que dessem maior destaque a modalidades ditas amadoras? Sim, mas percebo que têm que vender e que sucumbem um pouco a essa pressão. Podem argumentar que a capa nem sempre representa o conteúdo do jornal (e é verdade, duvido muito que a maioria do conteúdo do jornal Abola hoje tenha sido afecto ao tema que constituiu manchete) mas é uma indicação de alguns critérios editoriais, com os quais discordo neste caso.

E eu não tenho ódio pelo país ao lado. Tenho muito menos "ódio" a Espanha do que muita gente que conheço. Se não gosto desta mediatização excessiva que tem ocorrido em Portugal em torno de dois clubes estrangeiros? Não o escondo, e já aqui o disse muitas vezes: detesto-a. Acho que está a haver (e corro o risco de me tornar repetitivo, visto que já disse isto hoje ou ontem por aqui) uma submissão crescente a um país estrangeiro, sem que veja motivo algum para que isso aconteça.

E a questão é que tu não vês isto em relação a mais nada. Não vês a generalidade do povo português a sofrer com jogos do Manchester United, do Thun da Suiça ou do Palmeiras do Brasil. Por isso é normal que eu apenas me insurja contra o que se passa em relação a Real e Barça e dê essa impressão de que sinto um ódio desmesurado ao país vizinho.

E a capa de hoje d'Abola irrita-me porque mostra que essa submissão e colonização progressiva que cada vez mais aponto já atingiu níveis tão elevados que até já faz com que os jornais sintam (e eles certamente farão estudos de mercado e prospecção nesse sentido) que são temas que vendem mais, ainda que ocasionalmente, do que os nossos próprios assuntos desportivos. E isso é um péssimo sinal - mais um.

Eu até compreendia o teu argumento se Abola seguisse o exemplo que referes, o do L'Équipe, e noticiasse como manchete variadíssimos acontecimentos internacionais. Mas não. É isto. É isto, é só isto, e é sempre isto. É por isto que as pessoas já sofrem cá em Portugal, é por isto que ouço gritos, que ouço discussões acesas, etc etc. E é a isto que os nossos jornais já vão começando a sentir que vale a pena dar um destaque maior. Porque vende. Porque é isto que agora interessa. Porque é isto que agora quase se sobrepõe às rivalidades portuguesas e discussões acerca da actualidade desportiva nacional. E sendo tudo isto que aqui escrevo a minha opinião, tenho todo o direito de dizer: não gosto. Acho ridículo, reprovável na minha óptica e não gosto nada. E preocupa-me, tendo em conta o que penso acerca de tudo isto, que esta tendência caminhe para um agravamento ainda maior no futuro.

Eu não quero parecer estar a desvalorizar a tua opinião, dado que te vou responder em poucas linhas e ignorar a maior parte dos argumentos, porque me parecem questões de visão pura. A mim não me incomoda que Abola se debruce sobre o clássico mais importante do Mundo. Mas basicamente, remeto a questão que coloquei ao Mário. Os nossos desportivos estão bem? Para começar, se estão deviam ser jornais de futebol e não jornais desportivos. De seguida, tinham de ser jornais de futebol dos 3 grandes. Parece-me que se nos queixamos de ver o espaço que é dedicado a alguns clubes de cá ser ocupado por clubes com maior dimensão mundial, então também é hora de olharmos para o outro lado da questão. E os mais pequenos?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não quero parecer estar a desvalorizar a tua opinião, dado que te vou responder em poucas linhas e ignorar a maior parte dos argumentos, porque me parecem questões de visão pura. A mim não me incomoda que Abola se debruce sobre o clássico mais importante do Mundo. Mas basicamente, remeto a questão que coloquei ao Mário. Os nossos desportivos estão bem? Para começar, se estão deviam ser jornais de futebol e não jornais desportivos. De seguida, tinham de ser jornais de futebol dos 3 grandes. Parece-me que se nos queixamos de ver o espaço que é dedicado a alguns clubes de cá ser ocupado por clubes com maior dimensão mundial, então também é hora de olharmos para o outro lado da questão. E os mais pequenos?

Eu já o fiz várias vezes. Nestas questões o egoísmo acaba sempre por falar um pouco mais alto, pelo que as minhas queixas nesse sentido até agora se prenderam mais com a falta de atenção dada a outras modalidades e a feitos do país/clubes nacionais noutras modalidades do que propriamente com a falta de atenção dada aos clubes pequenos, mas que também reconheço obviamente ser uma realidade. Contudo, esse reconhecimento não invalida que se faça a separação das duas questões.

É como dizes, são questões de visão pura, na sua maioria, eu próprio o reconheci. E a meu ver, se o critério editorial dos jornais já peca pela excessiva concentração em torno das equipas de futebol e questões directivas de 3 clubes, é reprovável que agora prolonguem esse critério para o lado errado: para fora, para algo externo, por muita importância que a maioria das pessoas atribua a esse fenómeno (tu próprio te referiste a ele como o clássico mais importante do Mundo, acho que é uma visão muito subjectiva mas sei perfeitamente que a maior parte das pessoas em Portugal hoje em dia o vê como tu), em vez de o fazerem para dentro e para os clubes mais pequenos e para as modalidades de menor expressão e que têm menor visibilidade, falta de visibilidade essa para a qual os jornais desportivos contribuem e de que maneira.

Compartilhar este post

Link para o post

Futebol do nosso país? Que valente hipocrisia! O "futebol" dos nossos jornais são 3, muito raramente 4 clubes. É isso, o futebol do nosso país?

Os clubes pequenos merecem mais destaque, isso é óbvio. Agora, entre ver o normal destaque aos grandes e ver destaques como aquela capa a falar do Barcelona prefiro, de longe, o que já estou habituado. E acho esse caminho o menos errado, mas, sim, há muitos aspectos a corrigir. Mas nem é isso que está em questão.

Compartilhar este post

Link para o post

53135541804525488127920.jpg

ng34A19FFD-7117-408E-9043-C22E373ACCA4.jpg

Estive a ver o palmarés no zerozero e os títulos dá-me 71 para o Porto e 69 para o Benfica, estão-se a esquecer de algum ?

wdiag.jpg

Editado por scout

Compartilhar este post

Link para o post

E provavelmente é uma capa gigante, ou seja, aquilo é a primeira página e a última. Pelo menos costuma ser assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Ojogo :prayer:

Editado por JP_

Compartilhar este post

Link para o post

graço esquerdo mais musculado que o direito. quase que era um bom photoshop :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

lol o Record tá farto de ser humilhado no que toca à questão dos títulos e mesmo insiste, são impressionantes, f*da-se :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Graficamente os jornais desportivos italianos são horríveis.

Compartilhar este post

Link para o post

E provavelmente é uma capa gigante, ou seja, aquilo é a primeira página e a última. Pelo menos costuma ser assim.

Desta vez não fizeram assim :(

Compartilhar este post

Link para o post

53135541804525488127920.jpg

When you see it... :mrgreen:

Editado por James 19 Rodriguez

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...