Bumba Publicado 21 Agosto 2020 (editado) Eu se não estivesse tão bem servido também optaria por um renting caso estivesse a ponderar trocar. As vantagens são mais que as desvantagens, nesse caso do Nikel da perda total, 350€ foi o único valor que 'perdeu' se o carro fosse pessoal, perdia o que já tinha usado para o comprar, mais despesas etc. E também há sempre aquele 'carinho' ah e tal o nosso carro. É seriamente algo a ponderar bem, entre 200€ p/mês com tudo incluido, e pagar entrada mais empréstimo para um 'pessoal' eu acho que renting seria a decisão mais adequada. E sendo o Nikel um gajo que trabalha num rent a car, não lhe vão comer por parvo, deve saber os truques todos... Já agora @NIkeL há link da empresa? Para estudar as opções. Editado 21 Agosto 2020 por Catota Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 21 Agosto 2020 Isso do renting não tem de se pagar uma entrada e depois ficar a pagar X por mês? Compartilhar este post Link para o post
Genzo Publicado 21 Agosto 2020 @Bazuka já eu parece que não estou com essa sorte. Eu o fio eléctrico encontrei, cordão nada. A única coisa que encontrei foi uma bisnaga de massa de polir deixada pela antiga dona 😅 Ontem tinham me dito para abrir duas vezes o carro, hoje já tive a tentar abrir com a chave na porta.. Bom, vou agora a um mecânico ver. Mas, também já me disseram que devia de ser problema elétrico. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Genzo, há 21 minutos: @Bazuka já eu parece que não estou com essa sorte. Eu o fio eléctrico encontrei, cordão nada. A única coisa que encontrei foi uma bisnaga de massa de polir deixada pela antiga dona 😅 Ontem tinham me dito para abrir duas vezes o carro, hoje já tive a tentar abrir com a chave na porta.. Bom, vou agora a um mecânico ver. Mas, também já me disseram que devia de ser problema elétrico. Mas que carro é? Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 21 Agosto 2020 @NIkeL e restantes, o renting é vantagoso apenas para quem usar o carro diariamente, não? 200€ mes parece-me demasiado para quem usa o carro só para ir às compras 😁 Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 21 Agosto 2020 Citação de a.lopes, há 6 minutos: @NIkeL e restantes, o renting é vantagoso apenas para quem usar o carro diariamente, não? 200€ mes parece-me demasiado para quem usa o carro só para ir às compras 😁 se só usas para ir às compras, Uber nisso. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 21 Agosto 2020 (editado) Citação de Catota, há 1 hora: Eu se não estivesse tão bem servido também optaria por um renting caso estivesse a ponderar trocar. As vantagens são mais que as desvantagens, nesse caso do Nikel da perda total, 350€ foi o único valor que 'perdeu' se o carro fosse pessoal, perdia o que já tinha usado para o comprar, mais despesas etc. E também há sempre aquele 'carinho' ah e tal o nosso carro. É seriamente algo a ponderar bem, entre 200€ p/mês com tudo incluido, e pagar entrada mais empréstimo para um 'pessoal' eu acho que renting seria a decisão mais adequada. E sendo o Nikel um gajo que trabalha num rent a car, não lhe vão comer por parvo, deve saber os truques todos... Já agora @NIkeL há link da empresa? Para estudar as opções. www.locarent.pt É um negócio mais usado por empresas, até porque conseguem abater o iva, mas cada vez mais particulares estão a aderir. E sim, foi um alívio enorme ter tido renting quando tive o acidente... Teria ficado sem carro e possivelmente teria comprado um carro que não fazia sentido ter seguro contra todos, portanto nem por aí safava o prejuízo. Assim paguei a franquia e segue. Citação de ZeroZeroPeras, há 53 minutos: Isso do renting não tem de se pagar uma entrada e depois ficar a pagar X por mês? Não. O que estás a pensar é nos anúncios que vês na TV eles anunciam preços fantásticos e nas letras pequenas diz que os preços são com entradas iniciais brutais. Podes dar uma entrada inicial para abater na renda, mas não tens de o fazer. Eu não fiz e quase ninguém o faz. A entrada inicial abate diretamente na renda, ou seja, se tens renda prevista de 300 euros por mes durante 12 meses, se deres 1200 euros de entrada, a renda passa a ser 200 euros por mes. PS: Atenção que falo maioritariamente da empresa onde trabalho, cada empresa terá as suas nuances, por isso o que eu digo pode não ser uma verdade universal. Editado 21 Agosto 2020 por NIkeL 2 Compartilhar este post Link para o post
Genzo Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Bazuka, há 47 minutos: Mas que carro é? Opel. Eu acesso ao painel lateral pelo lado de dentro tenho o em parte facilitado. Presilha ou cordão é que não encontrei. Contudo, para já o problema está resolvido. O homem tirou o farolim traseiro para melhor visão, andou lá a mexer com chaves e lá o trinco voltou a destrancar e consegui abrir a portinhola. Algum mau contacto sei lá. Compartilhar este post Link para o post
paladino77 Publicado 21 Agosto 2020 Os rentings financeiramente são uma decisão desastrosa. A única vantagem é mesmo a de ser um processo praticamente sem stress mas fica + caro do que um empréstimo e no final ficam sem nada. Por outro lado, andam de carro novo constantemente, não stressam com manutenções nem nada do género. É um serviço, paga-se mais mas é muito mais confortável. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 21 Agosto 2020 Eu, talvez por estar do outro lado (carro pago há dez anos, sem grandes chatices de acidentes ou avarias), não consigo muito bem interiorizar o conceito do renting, só vejo uma grande vantagem, que no fundo é uma futilidade, carro novo a cada dois/três anos. De resto as despesas nem se comparam, enquanto que eu gastei uns 3k€ nos ultimos 10 anos em oficinas, já a contar com pneus e outras pecas de desgaste, em renting gastavam isso num ano, num carro que se deixarem de pagar não é vosso, e o meu, continua a ser meu... E quando entro em carros novos de amigos meus não vejo nada de fundamental que não tenha no meu, os consumos são semelhantes, o espaço, conforto, etc, no mesmo segmento continuam equiparáveis há 15 anos atrás, os extras que preciso também (sensores de estacionamento, cruise control, bluetooth, ac automático), não percebo bem a necessidade de andar sempre a trocar e a pagar um carro, quando no fundo não devia ser um serviço mas sim um bem, nosso, que nos leva do ponto a ao ponto b, mas compreendo que quem trabalhe nessa área queira puxar a brasa à sua sardinha, como eu faço na minha. 😉 Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 21 Agosto 2020 Para quem é solteiro, não paga casa e não tem filhos parece ser uma boa alternativa. *atenção que não faço ideia da vida do Nikel, constato apenas o que acho. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 21 Agosto 2020 Citação de paladino77, há 13 minutos: Os rentings financeiramente são uma decisão desastrosa. A única vantagem é mesmo a de ser um processo praticamente sem stress mas fica + caro do que um empréstimo e no final ficam sem nada. Por outro lado, andam de carro novo constantemente, não stressam com manutenções nem nada do género. É um serviço, paga-se mais mas é muito mais confortável. Os casos que eu conheço que fizeram renting correu sempre muito mal, num deles a pessoa comprou um bmw 320d, deu quase 12.000€ de entrada e durante 3 anos andou a pagar uma prestação de "apenas" 120€/mês, sem pensar mais nisso. Uma semana antes do final do prazo terminar foi chamada para ir à BMW onde ficou a saber que tinha 5 dias para arranjar os 20.000€ que correspondiam ao valor residual, se queria ficar com o carro. Como a BMW finance não aprovava o crédito porque era mais alto do que o valor que eles atribuíam ao carro, a pessoa acabou por fazer um novo renting para um carro novo, novamente um 320d. Só que desta vez uma vez que não tinha entrada para dar tinha uma prestação de 780€. No final dos 3 anos voltou a acontecer o mesmo. Devolver o carro porque a financeira não aprovava o crédito para o valor residual contratualizado. E novo renting para um x1, desta vez com uma prestação de 600€. Não consegui perceber se a pessoa era enganada pelo vendedor, se não lia o que estava a assinar ou se era simplesmente burrice na hora de fazer negócio com os carros. O que sei é que depois do primeiro pagou sempre uma prestação altíssima por um carro que não era dela. Compartilhar este post Link para o post
paladino77 Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Bazuka, há 2 minutos: Os casos que eu conheço que fizeram renting correu sempre muito mal, num deles a pessoa comprou um bmw 320d, deu quase 12.000€ de entrada e durante 3 anos andou a pagar uma prestação de "apenas" 120€/mês, sem pensar mais nisso. Uma semana antes do final do prazo terminar foi chamada para ir à BMW onde ficou a saber que tinha 5 dias para arranjar os 20.000€ que correspondiam ao valor residual, se queria ficar com o carro. Como a BMW finance não aprovava o crédito porque era mais alto do que o valor que eles atribuíam ao carro, a pessoa acabou por fazer um novo renting para um carro novo, novamente um 320d. Só que desta vez uma vez que não tinha entrada para dar tinha uma prestação de 780€. No final dos 3 anos voltou a acontecer o mesmo. Devolver o carro porque a financeira não aprovava o crédito para o valor residual contratualizado. E novo renting para um x1, desta vez com uma prestação de 600€. Não consegui perceber se a pessoa era enganada pelo vendedor, se não lia o que estava a assinar ou se era simplesmente burrice na hora de fazer negócio com os carros. O que sei é que depois do primeiro pagou sempre uma prestação altíssima por um carro que não era dela. Isso também é burrice. se estás a pensar em adquirir o carro após o financiamento fazes Leasing ou CRP, nunca renting. Infelizmente os concessionários gostam muito dessas jogadas, vê lá que ela foi enganada no primeiro BMW mas mesmo assim ainda comprou + 2. Tenho um cliente meu exactamente na mesma situação mas num Q7, agora quer-se ver livre do contrato e a Audi pede-lhe 25k para terminar o contrato antecipadamente (menos 5k do que deixar o contrato correr de forma habitual). Para além disso, neste momento as locadoras estão a dar valores residuais ridículos por cada carro, aumentando o valor da prestação em mais de 10% do que desde o início da pandemia. A Locarent nem é das piores, sempre tiveram preços altos. A Leaseplan neste momento pede valores mais altos que a Locarent, andam loucos Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 21 Agosto 2020 Os outros 2 que "comprou" foi porque ia ficar sem o carro do qual precisava para ir trabalhar, e na BMW no dia em que entregava recebia a chave de um novo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Agosto 2020 Citação de NIkeL, há 9 horas: prefiro olhar para o carro como um serviço Acho que isto é a chave desta conversa. Em Portugal o carro ainda é muito valorizado como propriedade e show-off, portanto vai custar a mudar o chip, mas não duvido que o futuro passe muito por isto, "carro-as-a-service". Vamos pagar para usar um carro, como se paga para usar a Internet ou o que quer que seja. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 21 Agosto 2020 (editado) Citação de paladino77, há 48 minutos: Os rentings financeiramente são uma decisão desastrosa. A única vantagem é mesmo a de ser um processo praticamente sem stress mas fica + caro do que um empréstimo e no final ficam sem nada. Por outro lado, andam de carro novo constantemente, não stressam com manutenções nem nada do género. É um serviço, paga-se mais mas é muito mais confortável. E comprar um carro não é uma decisão financeiramente desastrosa? Empréstimo é literalmente a decisão mais desastrosa das 3 opções (sendo a terceira comprar a pronto). Um carro é sempre um péssimo investimento, seja em que forma for. A menos que compres edições especiais de centenas de milhar ou milhões que valorizam... Citação de Ghelthon, há 9 minutos: Acho que isto é a chave desta conversa. Em Portugal o carro ainda é muito valorizado como propriedade e show-off, portanto vai custar a mudar o chip, mas não duvido que o futuro passe muito por isto, "carro-as-a-service". Vamos pagar para usar um carro, como se paga para usar a Internet ou o que quer que seja. Exacto, e tive imensa pena quando o DriveNow terminou em Portugal. Houvesse serviço desses, mas com área por todo Portugal e com preços competitivos e era menino para nem ter carro e pagar para utilizar carro quando precisasse. Citação de Bazuka, há 21 minutos: Os casos que eu conheço que fizeram renting correu sempre muito mal, num deles a pessoa comprou um bmw 320d, deu quase 12.000€ de entrada e durante 3 anos andou a pagar uma prestação de "apenas" 120€/mês, sem pensar mais nisso. Uma semana antes do final do prazo terminar foi chamada para ir à BMW onde ficou a saber que tinha 5 dias para arranjar os 20.000€ que correspondiam ao valor residual, se queria ficar com o carro. Como a BMW finance não aprovava o crédito porque era mais alto do que o valor que eles atribuíam ao carro, a pessoa acabou por fazer um novo renting para um carro novo, novamente um 320d. Só que desta vez uma vez que não tinha entrada para dar tinha uma prestação de 780€. No final dos 3 anos voltou a acontecer o mesmo. Devolver o carro porque a financeira não aprovava o crédito para o valor residual contratualizado. E novo renting para um x1, desta vez com uma prestação de 600€. Não consegui perceber se a pessoa era enganada pelo vendedor, se não lia o que estava a assinar ou se era simplesmente burrice na hora de fazer negócio com os carros. O que sei é que depois do primeiro pagou sempre uma prestação altíssima por um carro que não era dela. Aí a pessoa é que foi burra e meteu-se em contratos que não leu. Mas quem dá 12k assim de entrada para fazer um renting também não deve ter o que fazer ao dinheiro. Editado 21 Agosto 2020 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 21 Agosto 2020 (editado) Eu gosto do conceito de car-as-a-service. A minha questão pessoal é entre pagar o serviço pra ter um carro novo a cada 2/3 anos ou comprar um carro usado. Em 2014 comprei, a pronto, uma BMW 318d Touring usada (com 3 anos) por 20k. Hoje o carro é meu mas já começa a dar problemas. Fiz 100k km em 6 anos. Não tenho os valores de toda a manutenção ao longo destes anos mas deve andar à volta dos 3-4k. Fora seguro contra todos os riscos (~300€ /ano) e IUC (~250€/ano). Se vender o carro agora é difícil conseguir mais de 10k (no seguro está avaliado em 9k). Pelas minhas contas por alto, isto seria equivalente a ter uma prestação de ~250€ mensal, com a contra partida de ter carro novo a cada 2/3 anos. Começo a considerar mesmo quando trocar de carro ir para renting. Editado 21 Agosto 2020 por ZeroZeroPeras Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 21 Agosto 2020 Citação de NIkeL, há 1 hora: E comprar um carro não é uma decisão financeiramente desastrosa? Empréstimo é literalmente a decisão mais desastrosa das 3 opções (sendo a terceira comprar a pronto). Um carro é sempre um péssimo investimento, seja em que forma for. A menos que compres edições especiais de centenas de milhar ou milhões que valorizam... Exacto, e tive imensa pena quando o DriveNow terminou em Portugal. Houvesse serviço desses, mas com área por todo Portugal e com preços competitivos e era menino para nem ter carro e pagar para utilizar carro quando precisasse. Aí a pessoa é que foi burra e meteu-se em contratos que não leu. Mas quem dá 12k assim de entrada para fazer um renting também não deve ter o que fazer ao dinheiro. Errado. Um carro não está sempre a perder valor. Alguns chegam a um momento que ganham valor, depende do carro que comprei. Não precisa de custar milhões de euros. Citação de NIkeL, há 1 hora: E comprar um carro não é uma decisão financeiramente desastrosa? Empréstimo é literalmente a decisão mais desastrosa das 3 opções (sendo a terceira comprar a pronto). Um carro é sempre um péssimo investimento, seja em que forma for. A menos que compres edições especiais de centenas de milhar ou milhões que valorizam... Exacto, e tive imensa pena quando o DriveNow terminou em Portugal. Houvesse serviço desses, mas com área por todo Portugal e com preços competitivos e era menino para nem ter carro e pagar para utilizar carro quando precisasse. Aí a pessoa é que foi burra e meteu-se em contratos que não leu. Mas quem dá 12k assim de entrada para fazer um renting também não deve ter o que fazer ao dinheiro. Errado. Um carro não está sempre a perder valor. Alguns chegam a um momento que ganham valor, depende do carro que comprei. Não precisa de custar milhões de euros. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Alonso., há 14 minutos: Errado. Um carro não está sempre a perder valor. Alguns chegam a um momento que ganham valor, depende do carro que comprei. Não precisa de custar milhões de euros. Ok, a menos que tenhas uns carros muito específicos, talvez não percas dinheiro, mas estamos a falar do mundo real, não estamos a falar de pessoas que compram carros de nicho. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Acho que isto é a chave desta conversa. Em Portugal o carro ainda é muito valorizado como propriedade e show-off, portanto vai custar a mudar o chip, mas não duvido que o futuro passe muito por isto, "carro-as-a-service". Vamos pagar para usar um carro, como se paga para usar a Internet ou o que quer que seja. É um serviço se o puder pagar, porque como no meu caso que estou a ver um carro novo, em compra por um crédito de 14.000€ vou pagar 231€ durante 6 anose no final o carro ser meu, ou pagar 180€ durante 3 anos e no final não ter nada para mostrar, eu pessoalmente prefiro a primeira opção. Citação de NIkeL, há 1 hora: E comprar um carro não é uma decisão financeiramente desastrosa? Empréstimo é literalmente a decisão mais desastrosa das 3 opções (sendo a terceira comprar a pronto). Um carro é sempre um péssimo investimento, seja em que forma for. A menos que compres edições especiais de centenas de milhar ou milhões que valorizam... Exacto, e tive imensa pena quando o DriveNow terminou em Portugal. Houvesse serviço desses, mas com área por todo Portugal e com preços competitivos e era menino para nem ter carro e pagar para utilizar carro quando precisasse. Aí a pessoa é que foi burra e meteu-se em contratos que não leu. Mas quem dá 12k assim de entrada para fazer um renting também não deve ter o que fazer ao dinheiro. A entrada que deu foi um jipe que eles avaliaram em 9.000€, mas que tinha uma racha no bloco e eles não se aperceberam, mais 3.000€. Por isso não foi nada de extraordinário No caso do meu ibiza, foi comprado novo, vai fazer 15 anos em Outubro, até agora nunca me deu problemas, o no total devemos ter gasto menos 2.000€, entre manutenções, reparações etc. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 21 Agosto 2020 "Não ter nada para mostrar" É essa a diferença. Estás a pagar um serviço, não um bem. O objetivo não é ter algo para mostrar, é suprimir uma necessidade que tens no momento (carro). Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 21 Agosto 2020 A questão é mesmo essa, adquirindo o bem, podes suprimir essa necessidade por tempo indeterminado (até o carro não ter arranjo) por "custo 0", não há melhor negócio que esse. Os custos que se tem com seguros e manutenção são residuais quando comparados ao renting. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 21 Agosto 2020 Citação de NIkeL, há 10 minutos: "Não ter nada para mostrar" É essa a diferença. Estás a pagar um serviço, não um bem. O objetivo não é ter algo para mostrar, é suprimir uma necessidade que tens no momento (carro). Mas esse é o "problema" no meu caso o carro não é uma ferramenta de trabalho, eu não dependo do carro para ganhar o meu sustento. Assim sendo é basicamente indiferente andar num ibiza com 15 anos ou num leon novo. Se eu precisasse do carro para me deslocar a clientes sistematicamente então o carro era parte integrante do meu trabalho e dependia dele para gerar o meu rendimento. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 21 Agosto 2020 Citação de paladino77, há 2 horas: Os rentings financeiramente são uma decisão desastrosa. A aquisição de um carro é sempre um desastre para as finanças. Seja pago a pronto, com empréstimo ou renting... Todos têm os seus prós e contras, mas um dos maiores que se salientou aqui com o caso do nikel é realmente em caso de perda total...entre perder umas prestações + 350 de franquia. ou perder um carro que já está pago, ou ainda tá por pagar, eu sei qual preferia. Citação de NIkeL, há 8 minutos: "Não ter nada para mostrar" É fazer as contas... 10 anos com carro pessoal. 10 anos com carro renting. Se alguma alma caridosa tiver vontade. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Catota, há 12 minutos: A aquisição de um carro é sempre um desastre para as finanças. Seja pago a pronto, com empréstimo ou renting... Todos têm os seus prós e contras, mas um dos maiores que se salientou aqui com o caso do nikel é realmente em caso de perda total...entre perder umas prestações + 350 de franquia. ou perder um carro que já está pago, ou ainda tá por pagar, eu sei qual preferia. É fazer as contas... 10 anos com carro pessoal. 10 anos com carro renting. Se alguma alma caridosa tiver vontade. Isso tem que ser feito caso a caso, mas fui pegar no caso mais barato que tá em campanha no site que deixei aí. 188e por mês. Fiz no site da FIAT um carro com os mesmos extras e deu 19.250 euros. 19.250/120 meses = 160 euros mensais Neste valor não estão incluídos iuc, seguro, inspeções, etc etc, que com certeza vão adicionar mais do que 30 euros mensais à equação. Imaginando que consegues fazer um renting semelhante de 3 em 3 anos do 500 (ou carro semelhante), fica mais barato com toda a certeza. Tens também sempre a opção de ficar com o carro no fim do contrato, mas geralmente não tens um preço melhor do que se fores ao mercado, é mesmo só por saberes o historial completo do carro. 1 Compartilhar este post Link para o post