Bazuka Publicado 21 Agosto 2020 Há casos em que faz mais sentido um renting e outros em que a compra faz mais sentido. Nenhum é sempre a melhor situação, senão todos fazíamos apenas esse. Fiz as contas aqui à pressa utilizando o configador da seat. Um leon style, 1.0 custa sem campanha 26.000€, com uma taxa de juro de 5,5% que é o normal para o crédito automóvel em 20 meses custa 280€/mes. Mas no final tens uns carro que têm um valor comercial de cerca de 7.000€. Utilizando o valor que o @NIkeL paga pelo dele, +/- 200€/mês, fica em 24.000€, sendo que no final dos 10 anos não tem carro nenhum. Se no fim fizermos as contas aos gastos será mais ou menos equivalente, mas quem compra continua a ter um carro para andar depois de 10 anos quem faz o renting não tem. Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 21 Agosto 2020 Citação de NIkeL, há 36 minutos: Isso tem que ser feito caso a caso, mas fui pegar no caso mais barato que tá em campanha no site que deixei aí. 188e por mês. Fiz no site da FIAT um carro com os mesmos extras e deu 19.250 euros. 19.250/120 meses = 160 euros mensais Neste valor não estão incluídos iuc, seguro, inspeções, etc etc, que com certeza vão adicionar mais do que 30 euros mensais à equação. Imaginando que consegues fazer um renting semelhante de 3 em 3 anos do 500 (ou carro semelhante), fica mais barato com toda a certeza. Tens também sempre a opção de ficar com o carro no fim do contrato, mas geralmente não tens um preço melhor do que se fores ao mercado, é mesmo só por saberes o historial completo do carro. Só uma questão em relação ao que está em bold: No momento em que assinas o contrato é possível fazeres uma simulação de quanto poderá vir a ser essa opção de compra, isto partindo do princípio que consegues apresentar uma previsão com um elevado grau de certeza quanto aos km´s, por exemplo, que irás fazer nesse período contratualizado? Para além dos anos da viatura e dos km´s feitos, sabes quais são os outros critérios em que se baseiam para estimar esse valor? Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 21 Agosto 2020 (editado) Citação de Bazuka, há 43 minutos: Há casos em que faz mais sentido um renting e outros em que a compra faz mais sentido. Nenhum é sempre a melhor situação, senão todos fazíamos apenas esse. Fiz as contas aqui à pressa utilizando o configador da seat. Um leon style, 1.0 custa sem campanha 26.000€, com uma taxa de juro de 5,5% que é o normal para o crédito automóvel em 20 meses custa 280€/mes. Mas no final tens uns carro que têm um valor comercial de cerca de 7.000€. Utilizando o valor que o @NIkeL paga pelo dele, +/- 200€/mês, fica em 24.000€, sendo que no final dos 10 anos não tem carro nenhum. Se no fim fizermos as contas aos gastos será mais ou menos equivalente, mas quem compra continua a ter um carro para andar depois de 10 anos quem faz o renting não tem. O meu Leon custa 31k e atenção a seguro contra todos (vão ser sempre pelo menos 400€ por ano), IUC (acho que para este são uns 115€ anuais). Mas lá está, cada caso é um caso, eu daqui a 2 anos tenho possibilidade de ir para um suv se a família aumentar, ou diminuir para um citadino se precisar só de dar umas voltas pela cidade. Eu tinha um Ibiza de 15 anos que me dava problemas diariamente, portanto a opção de não ter que lidar com um carro que já tá a dar problemas de uso e desgaste é o paraíso. Citação de TariboWest, há 40 minutos: Só uma questão em relação ao que está em bold: No momento em que assinas o contrato é possível fazeres uma simulação de quanto poderá vir a ser essa opção de compra, isto partindo do princípio que consegues apresentar uma previsão com um elevado grau de certeza quanto aos km´s, por exemplo, que irás fazer nesse período contratualizado? Para além dos anos da viatura e dos km´s feitos, sabes quais são os outros critérios em que se baseiam para estimar esse valor? Podes fazer com opção de compra e aí sabes o valor que vais ter de pagar, porque é um CPCV (contrato promessa compra e venda) mas aí o valor da renda é maior, para cobrir o risco da empresa. Quanto ao valor residual sem esse CPCV, consegues saber quando fazes o contrato mas na minha empresa não vale a pena olhar para o valor residual que te dão que nunca bate certo no fim e o real vai ser sempre acima. Mas se olhares para os carros no mercado o valor não vai ser muito diferente, mas é feita a avaliação na altura sempre se fizeres sem CPCV. Dou-te um exemplo, o meu valor residual neste acho que anda pelos 14 ou 15k daqui a 2 anos, mas eu sei que se quiser ficar com o carro, vou ter de pagar 17 a 18k quase de certeza, ou seja, é um delta de uns 3k euros. O valor nós obtemos de outra empresa, que provavelmente o faz tendo em conta algoritmos que não faço ideia quais são. Editado 21 Agosto 2020 por NIkeL 1 Compartilhar este post Link para o post
paladino77 Publicado 21 Agosto 2020 Os clientes empresariais não fazem financiamento automóvel a 5%, fazem no máximo a 3%. Para além disso, obtém sempre descontos de frota o que baixa o preço de aquisição. Após os 4 anos de depreciação na empresa passam o carro para nome individual e são menos 40% de impostos que pagam ao retirar rendimento da empresa. Fazer rentings para uma empresa é uma decisão estúpida, mesmo que não queiram ficar com o carro após os 4 anos, adquirir faz sempre sentido. A nível particular compensa pela comodidade, porque lá está, contando com o valor comercial do carro no final do período, fica sempre mais barato adquirir. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 21 Agosto 2020 Citação de paladino77, há 1 minuto: Os clientes empresariais não fazem financiamento automóvel a 5%, fazem no máximo a 3%. Para além disso, obtém sempre descontos de frota o que baixa o preço de aquisição. Após os 4 anos de depreciação na empresa passam o carro para nome individual e são menos 40% de impostos que pagam ao retirar rendimento da empresa. Fazer rentings para uma empresa é uma decisão estúpida, mesmo que não queiram ficar com o carro após os 4 anos, adquirir faz sempre sentido. A nível particular compensa pela comodidade, porque lá está, contando com o valor comercial do carro no final do período, fica sempre mais barato adquirir. What... Imagina um talho que precise de 10 ou 15 furgões para fazer distribuição. Imagina o investimento à cabeça e boa sorte a convencer os patrões a ficarem com fiat doblos para uso pessoal. Para empresas é onde faz mais sentido. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 21 Agosto 2020 O que me atrai nestas ofertas é a inclusão de seguro, IUC e manutenção(principalmente pneus). Ou estou a delirar e não há nada do género no mercado? Compartilhar este post Link para o post
paladino77 Publicado 21 Agosto 2020 Citação de NIkeL, há 13 minutos: What... Imagina um talho que precise de 10 ou 15 furgões para fazer distribuição. Imagina o investimento à cabeça e boa sorte a convencer os patrões a ficarem com fiat doblos para uso pessoal. Para empresas é onde faz mais sentido. A ideia não é ficarem com eles para uso pessoal, é venderem a nível pessoal. O carro após os 4 anos vale 0 a nível fiscal, passam o carro para nome individual e o valor da venda é rendimento que não pagou 40% de imposto. Claro que em 10 carros já é demasiado fazer isso, mas se estivermos a falar de 1 ou 2, faz todo o sentido. Mesmo carros de frotas para colaborador é sempre um rendimento que podem dar ao mesmo, em vez de prêmios de Performance por exemplo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Bazuka, há 1 hora: Se no fim fizermos as contas aos gastos será mais ou menos equivalente, mas quem compra continua a ter um carro para andar depois de 10 anos quem faz o renting não tem. Acho que está a ser demasiado fundamentalista, e esta frase não faz sentido nenhum. Se comprares, ao final de 10 anos tens um carro com 10 anos que é de facto teu, mas que provavelmente já terá uns problemas, já para não falar do facto de teres de pagar a prestação do crédito e, em certos meses, pagar manutenções além dessa prestação. Com o renting, ao final de 10 anos já andaste em 5 carros novos/semi-novos, sem gastar mais um cêntimo em qualquer manutenção além da mensalidade do renting. Citação de John Bonifácio, há 18 minutos: O que me atrai nestas ofertas é a inclusão de seguro, IUC e manutenção(principalmente pneus). Ou estou a delirar e não há nada do género no mercado? Segundo sei, inclui isso tudo. E o seguro é contra todos os riscos. 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Ghelthon, há 4 minutos: Acho que está a ser demasiado fundamentalista, e esta frase não faz sentido nenhum. Se comprares, ao final de 10 anos tens um carro com 10 anos que é de facto teu, mas que provavelmente já terá uns problemas, já para não falar do facto de teres de pagar a prestação do crédito e, em certos meses, pagar manutenções além dessa prestação. Com o renting, ao final de 10 anos já andaste em 5 carros novos/semi-novos, sem gastar mais um cêntimo em qualquer manutenção além da mensalidade do renting. Segundo sei, inclui isso tudo. E o seguro é contra todos os riscos. Seguro e IUC está sempre incluído. Pneus é à escolha. Eu não tenho por exemplo, para 24m/30k não vale a pena. Posso ter um azar de furar, aí terei de pagar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Ghelthon, há 32 minutos: Acho que está a ser demasiado fundamentalista, e esta frase não faz sentido nenhum. Se comprares, ao final de 10 anos tens um carro com 10 anos que é de facto teu, mas que provavelmente já terá uns problemas, já para não falar do facto de teres de pagar a prestação do crédito e, em certos meses, pagar manutenções além dessa prestação. Com o renting, ao final de 10 anos já andaste em 5 carros novos/semi-novos, sem gastar mais um cêntimo em qualquer manutenção além da mensalidade do renting. Segundo sei, inclui isso tudo. E o seguro é contra todos os riscos. O que eu quero dizer é que entre o valor comercial do carro que tens com 10 anos e o que pagas em termos de manutenções e impostos ficas com um saldo a "grosso modo" de zero. Da mesma forma que no final de 10 com o carro de renting estás a zero. Em termos de experiências, de valorizar mais ou menos conduzir um carro novo a cada 2 anos, isso vai de cada um. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Bazuka, há 6 minutos: O que eu quero dizer é que entre o valor comercial do carro que tens com 10 anos e o que pagas em termos de manutenções e impostos ficas com um saldo a "grosso modo" de zero. Da mesma forma que no final de 10 com o carro de renting estás a zero. Em termos de experiências, de valorizar mais ou menos conduzir um carro novo a cada 2 anos, isso vai de cada um. Pela minha experiência, prometi que nunca mais faria um investimento considerável num carro usado. Não que me queixe da minha Focus, mas já tive de gastar nela mais o que previa e ainda não foi tudo feito. Coisas originárias do uso, nada de chato, porém são gastos que podia evitar num carro novo. E estão a chegar os gastos chatos. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Bazuka, há 42 minutos: O que eu quero dizer é que entre o valor comercial do carro que tens com 10 anos e o que pagas em termos de manutenções e impostos ficas com um saldo a "grosso modo" de zero. Da mesma forma que no final de 10 com o carro de renting estás a zero. Em termos de experiências, de valorizar mais ou menos conduzir um carro novo a cada 2 anos, isso vai de cada um. Claro, tudo depende dos gostos e das necessidades. Se queres comprar um carro para durar até seres velho, ou se gostas muito de um determinado carro topo de gama, claro que o renting não é para ti. Agora, em termos práticos... É uma questão de fazer contas. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Bazuka, há 3 horas: Se no fim fizermos as contas és capaz de gastar mais em pneus, revisões, selo, seguro e avarias. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Catota, há 41 minutos: és capaz de gastar mais em pneus, revisões, selo, seguro e avarias. No que gastei do meu ibiza, seguramente que não, só fiz 66.000km com ele, as manutenções desde que terminou a garantia foram sempre feitas em casa, até a correia de acessórios eu mudei por 25€. As reparações foram, 2 comutadores do travão, 12€ cada troquei eu, uma bateria 47€, e ante-ontem tive trocar uma das bobines de ignição que custou 26€. Pneus deve ter gasto 3 jogos, e foi porque o calor do Alentejo os queima e não porque os gasto. Para teres ideia as velas ainda são as de origem... Precisava de ser pintado, mas para andar a pintura não faz diferença. Edit: no meu caso acho que não faz sentido o renting, porque o carro mais pequeno não sai da cidade, e o grande tenho conseguido sempre bons negócios nos usados. 1 Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 21 Agosto 2020 (editado) Citação de NIkeL, há 4 horas: Isso tem que ser feito caso a caso, mas fui pegar no caso mais barato que tá em campanha no site que deixei aí. 188e por mês. Fiz no site da FIAT um carro com os mesmos extras e deu 19.250 euros. 19.250/120 meses = 160 euros mensais Neste valor não estão incluídos iuc, seguro, inspeções, etc etc, que com certeza vão adicionar mais do que 30 euros mensais à equação. Imaginando que consegues fazer um renting semelhante de 3 em 3 anos do 500 (ou carro semelhante), fica mais barato com toda a certeza. Tens também sempre a opção de ficar com o carro no fim do contrato, mas geralmente não tens um preço melhor do que se fores ao mercado, é mesmo só por saberes o historial completo do carro. Eu não percebo nada de carros, venho a este tópico apenas para me instruir, mas essas contas que fizeste têm um erro grave que é não considerar o valor comercial do carro, enquanto ativo de quem o compra. Não podes dizer que renting é melhor que comprar apenas porque a mensalidade do renting é inferior à mensualização do preço de compra (ou prestação, se for compra a crédito). Comprando, ficas com um carro que, apesar dos eventuais problemas que possa vir a dar, tem um valor comercial que abaterá ao teu investimento inicial, seja porque podes vender o carro, seja porque podes simplesmente continuar a usar o carro sem ter que continuar a pagar mensalidades. Mas claro que as contas dependerão sempre dos prazos, dos carros e da quilometragem em causa. Editado 21 Agosto 2020 por Quan Chi Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 21 Agosto 2020 Eu gosto do VW... Citação de pedritsh, há 38 minutos: Que acham desse? @Bazuka Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 21 Agosto 2020 Citação de Bazuka, há 1 minuto: Eu gosto do VW... Mas este não está caro? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 21 Agosto 2020 Por esse preço já vais buscar um carro do segmento C do mesmo ano. Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 22 Agosto 2020 Por 19,900 comprava o focus st line novo Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 22 Agosto 2020 A questão do renting depende da utilização que vais dar ao carro, depende do negócio e depende das tuas circunstâncias. No meu caso, em termos de utilização não faria muito sentido ir para renting porque neste momento faço poucos kms, no entanto vou começar a morar sozinho e dá-me imenso jeito ter custos fixos e não ter surpresas e acabei por fazer um renting de um Leon (deve ser a mesma campanha do @NIkeL). É um carro impecável, 3 anos 30k kms (que em principio deverá chegar para a vida que vou fazer, no entanto caso esteja acima basta renegociar os kms ou fazer as contas e ver se não compensa pagar os kms extra no fim do contrato) e são 209/mês com IVA. Como faço através da empresa pago sem IVA 184€/mês. Nesta fase da minha vida é bem mais fácil visto que tenho um custo fixo e nunca vou ter surpresas nos gastos. Uma coisa importante ao fazer renting é não esolher o carro em si, mas ir pelas campanhas. Os meus pais tiveram um Sportage durante 3 anos e a prestação eram qualquer coisa como 650/mês para 25k kms/ano (porque escolheram o carro na altura). Agora que acabaram os 3 anos fizeram um Qashqai para 30 meses 50k kms por 370/mês (mais ou menos os mesmos extras, caixa automática inclusive). É uma poupança brutal e um negócio muito melhor. Outra coisa importante é o que o @Sumudica by Night disse. Os meus pais entregaram agora 5 carros à Locarent e eles mandaram uma fatura de tipo 3k de reparações (que os meus pais estão a disputar obviamente). Alegaram coisas como pintura queimada e cenas do genero. Acredito que atirem sempre o barro à parede a ver se safam uns trocos. Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 22 Agosto 2020 Citação de trz, há 35 minutos: Por 19,900 comprava o focus st line novo Onde?, por acaso tenho andado a ver preços online dele e nunca vi esse. Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 22 Agosto 2020 Citação de Kaz, há 18 minutos: Onde?, por acaso tenho andado a ver preços online dele e nunca vi esse. Vê na expofor ou Mcoutinho 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 22 Agosto 2020 (editado) Citação de toze2, há 1 hora: A questão do renting depende da utilização que vais dar ao carro, depende do negócio e depende das tuas circunstâncias. No meu caso, em termos de utilização não faria muito sentido ir para renting porque neste momento faço poucos kms, no entanto vou começar a morar sozinho e dá-me imenso jeito ter custos fixos e não ter surpresas e acabei por fazer um renting de um Leon (deve ser a mesma campanha do @NIkeL). É um carro impecável, 3 anos 30k kms (que em principio deverá chegar para a vida que vou fazer, no entanto caso esteja acima basta renegociar os kms ou fazer as contas e ver se não compensa pagar os kms extra no fim do contrato) e são 209/mês com IVA. Como faço através da empresa pago sem IVA 184€/mês. Nesta fase da minha vida é bem mais fácil visto que tenho um custo fixo e nunca vou ter surpresas nos gastos. Uma coisa importante ao fazer renting é não esolher o carro em si, mas ir pelas campanhas. Os meus pais tiveram um Sportage durante 3 anos e a prestação eram qualquer coisa como 650/mês para 25k kms/ano (porque escolheram o carro na altura). Agora que acabaram os 3 anos fizeram um Qashqai para 30 meses 50k kms por 370/mês (mais ou menos os mesmos extras, caixa automática inclusive). É uma poupança brutal e um negócio muito melhor. Outra coisa importante é o que o @Sumudica by Night disse. Os meus pais entregaram agora 5 carros à Locarent e eles mandaram uma fatura de tipo 3k de reparações (que os meus pais estão a disputar obviamente). Alegaram coisas como pintura queimada e cenas do genero. Acredito que atirem sempre o barro à parede a ver se safam uns trocos. Sim, o recondicionamento será sempre a maior causa de reclamações. Eles são hiper minuciosos e os preços costumam ser sempre altos (btw, quem faz as inspeções não é a Locarent, é uma entidade independente que só faz essas coisas, a Locarent não tem interferência na inspeção), eu aí não tentaria reclamar os danos, que se eles os viram é porque estão lá (não custa tentar mas não acredito que tenham sorte), tentem ir é pelo valor. Pedem x para arranjar uma peça? Tenta arranjar uma pro forma da marca que seja um preço mais baixo para essa mesma peça. Já agora, o que achas do Leon? Eu adoro o raio do carro, mexe-se muito bem, tá carregado de extras... Ainda estive entre o Leon e o Ateca agora neste segundo renting depois de perder o outro carro, mas o recondicionamento de um carro maior que vai ficar estacionado aqui na praceta... Ia dar mau resultado. Editado 22 Agosto 2020 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 22 Agosto 2020 Citação de trz, há 7 horas: Por 19,900 comprava o focus st line novo Andei a ver e mesmo o Fiesta ST Line do ano passado está bem fixe! Agora os Fiesta e Focus são praticamente iguais por dentro, mesmo o Puma esta engraçado, estilo Suv. Compartilhar este post Link para o post