Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

Citação de Bazuka, há 16 horas:

O meu "problema" em relação ao renting é que por norma tem um limite de km, normalmente 40.000km/3 anos ou 75.000km/5 anos, no meu caso que faço facilmente 25.000/30.000km ao ano, quando fosse entregar o carro teria uma penalização enorme. 

Não estou a par de um limite, pelo menos um que não seja tipo meter 300k num carro... 25 ou 30k por ano é perfeitamente possível de fazer na minha. Para empresas é típico até. Numa pesquisa rápida só este mês temos simulações feitas com 40k por ano (160k/48). Mas é óbvio que se fores fazer mais, vais pagar mais.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 53 minutos:

Não estou a par de um limite, pelo menos um que não seja tipo meter 300k num carro... 25 ou 30k por ano é perfeitamente possível de fazer na minha. Para empresas é típico até. Numa pesquisa rápida só este mês temos simulações feitas com 40k por ano (160k/48). Mas é óbvio que se fores fazer mais, vais pagar mais.

Em termos de empresa oferecem muito mais opções, para o cliente particular, o preço sobe muito. 

Quando andei a ver o carro da Maria, porque é um carro em por norma circulam os muito menos, em renting pagaria 230€/mes durante 5 anos com 30.000km de limite, além da entrada de 3500€, sendo que no final teria 9500€ de valor residual e uma penalização de 150€ por cada 1.000km a mais. 

Optamos por comprar, pago os mesmo 230€ durante os mesmos 5 anos, no entanto demos de entrada 6.000€. Apesar de ter que pagar as manutenções e o seguro, não vou gastar os 7.000€ de diferença entre a entrada e valor residual. Além disso no final o carro é meu, se quiser trocar tenho-o para dar de entrada ou para vender se assim quiser. 

Se tivesse feito o renting estava bem f*dido, porque temos o carro à 1 ano e meio e já leva 13.000km, teria que passar a ficar à porta de casa e andar a pé para poupar kms, e não ser penalizado à grande quando o entregasse. 

A opção do renting é uma opção muito boa para as empresas que conseguem deduzir o IVA, para o cliente particular não acredito que seja o caso na maior parte das situações. No entanto tal como decidir entre comprar um carro novo ou usado, é uma opção que deve ser considerada por quem está à procura de trocar de carro, porque se uma opção é a melhor para mim, isso não significa que para os outros também seja. 

Compartilhar este post

Link para o post

Isso só compensa parcialmente se forem os carros em campanha, se fizerem poucos kms, se quiserem andar sempre a mudar de carro, há uma série de factores que pelo menos para mim não faziam muito sentido. Eu comparei quando comprei o leaf e ficava a pagar mais 100€, já somados seguro danos próprios e tudo o resto, tinha kms limitados e chegava ao fim e não tinha carro. Tudo bem que comprei semi-novo, novo andava ela por ela, mas continuava sem carro no fim do contrato.

Para quem tenciona comprar um elétrico mas ainda queira dar um ou dois aninhos para ver o que vem aí, e não tenha carro neste momento, também pode ser uma opção, atendendo à desvalorização brutal que os carros a combustão vão sofrer nos próximos anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, regra geral é muitíssimo mais vantajoso para empresas. Particular só em algumas situações mais específicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Discussão porreira, obrigado a todos pelas dicas. Para já não tenho unipessoal aberta mas, quando o fizer daqui a uns anos, logo revejo isto então.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, Em 08/02/2022 at 13:46:

Eu tenho.

Para mim acaba por valer porque tenho através da empresa dos meus pais pelo que não pago IVA e sai-me mais barato, prefiro não gastar dinheiro a pagar o carro (seja a pronto ou empréstimo) vs o facto de ter uma renda fixa que me deixa fazer o planeamento financeiro sem surpresas. Em termos de custos acaba por dar ela por ela se fores fazer as contas a tudo o que irias pagar do carro entre manutenções, inspeções, selo etc..

PS: Um conselho se pensares em renting, convém olhares para as campanhas que existem seja nas marcas seja na leaseplan, locarent, finlog, etc.. Se escolheres o carro e depois fores pedir valores para renting vai-te sair a preços bastante superiores. Também sei que agora o mercado dos rentings está com valores mais altos (pelo que convém fazeres contas). Eu renegociei o meu contrato de 3 para 5 anos porque daqui a um ano e meio ia ter de trocar de carro e não apanho nada tão barato como tenho agora.

Não pagas IVA se o teu carro for eléctrico ou híbrido. Se não pagas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

Não pagas IVA se o teu carro for eléctrico ou híbrido. Se não pagas. 

Não "pago" porque a empresa o recupera depois.

Compartilhar este post

Link para o post

A grande vantagem do renting é que traz tudo incluído. Um gajo paga a renda e está protegido. Rebentou um pneu? A locadora paga. O motor gripou? A locadora paga. O carro está todo partido? Vai para o lixo sem penalizações e manda-se vir um novo. No final do contrato devolve-se o carro e arranja-se outro.

Para particulares, a não ser que queiram trocar de carro frequentemente, não recomendo. As Leaseplans desta vida são sucateiras até mais não. Houve um acidente? Peças de concorrência, do sítio mais barato possível e o carro reparado fora da marca. Se o objectivo for ficar com o carro para lá do renting, não recomendo, mesmo.

Citação de toze2, há 5 minutos:

Não "pago" porque a empresa o recupera depois.

O IVA das viaturas ligeiras de passageiros não é dedutível. As empresas não o recuperam depois. As exceções são as carrinhas do pão, tipo Renault Kangoo, os carros híbridos até 50.000€ e os carros eléctricos até 62.500€.

Editado por Tio Hans

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 18 minutos:

O carro está todo partido? Vai para o lixo sem penalizações e manda-se vir um novo.

Válido mesmo se a culpa for tua?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 57 minutos:

Pode haver condições diferentes, mas faz todo o sentido que o carro tenha seguro conta todos os riscos. Não te esqueças que no final do contrato o carro continua a pertencer à locadora.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Pagas a franquia do seguro (fiz com franquia 2%, ou seja, paguei 2% do valor de compra do carro). Eu tive uma perda total, a culpa foi minha.

É seguro contra todos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas um seguro contra danos próprios também se pode fazer num carro nosso, eu pago 370€ por ano na logo com franquia de 200€. Se eu mandar o carro para a sucata também só preciso de pagar essa franquia.

No dacia fiz seguro no pacote da RCI e nem franquia tem, e também tem seguro de pneus.

Não é preciso ser leasing ou gastar um dinheirão para se andar descansado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 1 minuto:

Mas um seguro contra danos próprios também se pode fazer num carro nosso, eu pago 370€ por ano na logo com franquia de 200€. Se eu mandar o carro para a sucata também só preciso de pagar essa franquia.

No dacia fiz seguro no pacote da RCI e nem franquia tem, e também tem seguro de pneus.

A tua caixa de velocidades foi montada por mim. Boa sorte 😛 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 2 horas:

Certo. Não faço ideia se as tuas condições são as mesmas que num renting, mas sim, obviamente que não é exclusivo do renting. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 9 horas:

aO IVA das viaturas ligeiras de passageiros não é dedutível. As empresas não o recuperam depois. As exceções são as carrinhas do pão, tipo Renault Kangoo, os carros híbridos até 50.000€ e os carros eléctricos até 62.500€.

Como se fosse dificil arranjar um hibrido por menos de 50.000€.

A mitsubishi tinha um programa proprio para isso. Se fosses um particular a comprar um outlander custava 54.000€, mas se fosse uma empresa custava 44.000€, isto pelo mesmo carro.

Citação de pm2lp, há 4 horas:

Eu tenho franquia 0% nos 2, fica mais caro, mas é uma opção que prefiro ter.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano17, há 2 horas:

@Bazuka , @Mica , @TariboWest

Sabem se dá para pagar os selos nas payshops ou só mesmo nas finanças?

Se estiveres a falar do IUC, no site das Finanças dá para pagar por MBWay ou por Multibanco.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 44 minutos:

Se estiveres a falar do IUC, no site das Finanças dá para pagar por MBWay ou por Multibanco.

Está a funcionar aí ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano17, há 45 minutos:

Está a funcionar aí ?

Não tentei, o meu é em Outubro portanto já está pago. 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 17 horas:

Não tentei, o meu é em Outubro portanto já está pago. 😁

Pois, aqui continua off.

Nem aparece os carros nem nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano17, há 22 horas:

@Bazuka , @Mica , @TariboWest

Sabem se dá para pagar os selos nas payshops ou só mesmo nas finanças?

como disse o @Ghelthon se emitires o pagamento no site das finanças podes pagar em qualquer lado, se por exemplo tens o carro em nome dos teus pais e eles não são muito inclinados para as tecnologias, então só mesmo nas finanças.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bazuka, há 14 minutos:

como disse o @Ghelthon se emitires o pagamento no site das finanças podes pagar em qualquer lado, se por exemplo tens o carro em nome dos teus pais e eles não são muito inclinados para as tecnologias, então só mesmo nas finanças.

mas no meu nem aparece os carros que eu tenho, diz ' Não foram encontrados veículos. Alerta-se que apenas estão visíveis os veículos cujo o pagamento está a decorrer no mês em curso. ' ou seja, só dará para o mês que vem.

Antigamente para ver os carros o ano inteiro, agora parece 'Por motivos de ordem técnica, não foi possível satisfazer o seu pedido neste momento. Por favor tente mais tarde.'  Não consigo ver quanto paguei no ano anterior nem nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano17, há 7 horas:

mas no meu nem aparece os carros que eu tenho, diz ' Não foram encontrados veículos. Alerta-se que apenas estão visíveis os veículos cujo o pagamento está a decorrer no mês em curso. ' ou seja, só dará para o mês que vem.

Antigamente para ver os carros o ano inteiro, agora parece 'Por motivos de ordem técnica, não foi possível satisfazer o seu pedido neste momento. Por favor tente mais tarde.'  Não consigo ver quanto paguei no ano anterior nem nada.

Liga para as Finanças

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 19 horas:

Liga para as Finanças

Como é só para o dia 16 de Março vou esperar mais uns dias a ver se fica on.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...