Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

Citação de NIkeL, há 14 minutos:

Sim, eu sei, eu também comprei e nunca paguei nada a mais, mas quando a pilha do meu identificador acabar e tiver que trocar, vão-me obrigar a aderir a uma mensalidade...

yap, foi o que me aconteceu ano passado. Vou pagar este ano os 5.75€ e 11.50€ nos seguintes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 44 minutos:

Depende do que queres. É para comprar um semi novo? Manter muito tempo? Manter pouco? Valor que queres investir? Se for comprar um Clio por 5k apenas para poupar, não ser um mau negócio, se for um semi novo ou novo a diesel ( ainda há marcas que façam diesel novos?) Já acho mais arriscado.

Perceber que o diesel está condenado. Fora. Tomadas medidas para isso, Europa quer ser o primeiro continente a ter mobilidade limpa, por isso foi criada pressão sobre os fabricantes para desenvolverem veículos elétricos e deixarem os de combustão (onde os diesel são logo os primeiros a deixar pelo caminho). Tudo é feito para ir para elétricos desconto no importo de compra, imposto de circulação, parqueamento, cidades nas quais já não entras com veículos diesel, etc

Enquanto os de combustão todos os anos, o preço dos combustíveis aumenta com taxas de ambiente associadas, imposto circulação todos os anos aumenta, etc

Acredito que em Portugal o mercado não se esteja a recentir tanto ( até porque para a surpresa de muitos os portugueses não tem capital para invesirrm em elétricos ! Como o governo pensa) mas na França já arranjas negócios mesmo bons de carros diesel usados, porque lá já perderam valor. Aqui continua tudo um bocado alto, até porque é um nicho, importar um carro de fora é caríssimo (mais uma estupidez, paga povo!), Por isso as regras são ditadas pelo mercado interno.

Combustão assim novo ou semi novo ia para Gasolina, até porque terá mais anos de vida que o Diesel e poderás ter bons consumos de associarem kit GPL. Na França até existe Etanol, que é um combustível disponível nas bombas (custa uns 0,70centimos o litro) que "substitui" a gasolina, não é totalmente porque convém no teu depósito ter sempre uma certa percentagem de gasolina para funcionar 100%.

Exacto, a questão é precisamente essa. Apesar de todos os benefícios fiscais, a verdade é que a grande maioria dos portugueses não tem capacidade para adquirir um veículo eléctrico porque nesta fase os preços ainda não estão verdadeiramente competitivos.

O que me desperta curiosidade nos carros a diesel é perceber qual será a tendência dos preços. A verdade é que no último ano a compra de veículos eléctricos disparou uns 60%, salvo erro, e em contrapartida acredito que tenha havido uma quebra na compra de carros a combustão (fundamentalmente a diesel). Há determinadas marcas que pura e simplesmente já não produzem mais mas aquelas que ainda produzem determinados modelos ou que têm, digamos, um stock considerável como é que irão reagir se não houver procura para esses carros? Serão forçadas a baixar preços para conseguir escoar produção? É daí que acho que poderá existir uma boa oportunidade para quem ainda tiver intenção de comprar carro a gasóleo. Mesmo que depois leve uma martelada valente em impostos, acabará sempre por compensar. A questão é que este raciocínio pode estar completamente errado porque o mercado pode reagir de outra forma. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 38 minutos:

Costumo ver nas cadeias, roady, l'auto, norauto e afins, geralmente meto goodyear efficientgrip ou firestone roadhawk, o que estiver em promo. 

Vou ver nas que tenho aqui na zona. Obrigado 🙂 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, há 6 horas:

Onde costumam comprar os pneus para o vosso carro? Tenho de trocar pela primeira vez de pneus desde que tenho o carro mas não sei onde/o que procurar.

Nada melhor do que uma casa especializada na tua zona. Às vezes mais barato que Norautos e afins.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 9 horas:

Nada melhor do que uma casa especializada na tua zona. Às vezes mais barato que Norautos e afins.

Em pneus de "encomenda" com medidas fora do comum acredito que sim, nas medidas standard, como os meus 205 55r16, fiz a experiência várias vezes de pedir orçamentos e comparando com os pneus em campanha da roady e l'auto, que é o que tenho mais perto, a diferença é absurda.

Os firestone apanho sempre a 50€, nas casas especializadas o mais barato é 65. Goodyear e continental andam sempre nos 60€, nas especializadas 75/80. Cheguei a um ponto que desisti, é ver o que está no folheto, chegar lá e pedir e nem preciso de me chatear a pedir preços. E nem preciso de tirar o dia que me fazem isso sabado a tarde ou domingo se for preciso. 

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Ricardo Pinto, há 16 horas:

É mais caro do que tinha visto 😂, mas compensa também para não estar sempre a parar nas portagens, e não sei porque, nunca aceita o cartão, tenho de pagar em efetivo e posso ter azar em não ter suficiente comigo, visto que estou habituado a pagar tudo com cartão...

O estacionamento também é bom, porque posso não ter moedas, e posso ter de prolongar sem poder ir ao paquimetro, mas, 1€ por mes não faz diferença, mas é um serviço caro.

Tem atenção que esses preços apenas até março, depois disso sobe 0.5€/mes.

Citação de BisDost, há 16 horas:

Onde costumam comprar os pneus para o vosso carro? Tenho de trocar pela primeira vez de pneus desde que tenho o carro mas não sei onde/o que procurar.

Eu vejo o preço no pneucity.com por norma é onde os costumo encontrar mais baratos, depois encomendo para um dos parceiros e vou lá montar.

Citação de TariboWest, há 16 horas:

Por falar nisso, nos últimos tempos tenho pensado em trocar de carro mas depois ponho-me a ver algumas opções e fico num dilema do crl. Comprar um elétrico ainda não está acessível a todas as carteiras, a autonomia para quem pretende fazer viagens mais longas ainda é um problema (acredito que nos próximos anos haja um upgrade considerável) e ao nível do carregamento também ficas algo condicionado - ou tens possibilidade de o fazer em casa, com um tarifário em conta, ou então deixa de compensar quando tens que o fazer num ponto comum.

Híbridos a gasolina pode ser uma alternativa mais interessante mas vou vendo uns modelos e nada me chama verdadeiramente à atenção.

Posto isto, um gajo que faz uma quantidade considerável de km/ano pode continuar tentado a optar pelo diesel, mas aqui entra a minha "dúvida". Qual será a tendência de preços nos carros a diesel? Como é que o mercado irá reagir ao seu fim mais do que anunciado?! Surgirão boas oportunidades brevemente ou pelo contrário ainda assistiremos a uma inflação nos preços, fruto da elevada carga fiscal?

Desculpa as questões, nem sei se é um tema assim tão pertinente mas admito que me suscita alguma curiosidade.

Quando comprei o meu outlander estava convencido de que seria o ultimo carro de combustão que ia comprar, porque não me fazia sentido continuar a "investir" numa tecnologia morta. Quando decidimos trocar o Ibiza da minha maria, que tinha 15 anos e 65.000km sendo que nos ultimos 3 meses fez praticamente 8.000km, a minha primeira opção era um eletrico, porque este era um carro que salvo raras excepções (como nos ultimos 3 meses) nunca saia da cidade de Beja, depois de muito procurar acabei por desistir da ideia de o trocar por um eletrico, simplesmente porque em termos de preço não me compensava, ia-me ficar muito mais caro em termos de valor de aquisição como depois em termos de circulação, porque as opções mais baratas vinham associadas ao aluguer das baterias. Por isso a opção seguinte era um semi-novo a gasolina, novamente as opções eram extremamente limitadas para o que pretendiamos, um carro "compacto" de cidade mas com espaço interior onde eu me pudesse sentar e os miudos tivessem algum espaço a trás, algo que no Ibiza não existia. De tudo o que vimos as nossas opções acabaram reduzidas ao Fiat 500L, ao Jipe Renegade, ao Peugeot 2008 e ao opel crossland, depois de os vermos todos, a melhor proposta que nos surgiu foi um Fiat 500L novo a gasoleo, que ficava apenas 2000€ mais caro que um de serviço com 1 ano a gasolina, e que no final em termos de credito acabava por ficar bastante mais barato porque era novo.

Citação de Alonso., há 11 horas:

Depende do que queres. É para comprar um semi novo? Manter muito tempo? Manter pouco? Valor que queres investir? Se for comprar um Clio por 5k apenas para poupar, não ser um mau negócio, se for um semi novo ou novo a diesel ( ainda há marcas que façam diesel novos?) Já acho mais arriscado.

Perceber que o diesel está condenado. Fora. Tomadas medidas para isso, Europa quer ser o primeiro continente a ter mobilidade limpa, por isso foi criada pressão sobre os fabricantes para desenvolverem veículos elétricos e deixarem os de combustão (onde os diesel são logo os primeiros a deixar pelo caminho). Tudo é feito para ir para elétricos desconto no importo de compra, imposto de circulação, parqueamento, cidades nas quais já não entras com veículos diesel, etc

Enquanto os de combustão todos os anos, o preço dos combustíveis aumenta com taxas de ambiente associadas, imposto circulação todos os anos aumenta, etc

Acredito que em Portugal o mercado não se esteja a recentir tanto ( até porque para a surpresa de muitos os portugueses não tem capital para invesirrm em elétricos ! Como o governo pensa) mas na França já arranjas negócios mesmo bons de carros diesel usados, porque lá já perderam valor. Aqui continua tudo um bocado alto, até porque é um nicho, importar um carro de fora é caríssimo (mais uma estupidez, paga povo!), Por isso as regras são ditadas pelo mercado interno.

Combustão assim novo ou semi novo ia para Gasolina, até porque terá mais anos de vida que o Diesel e poderás ter bons consumos de associarem kit GPL. Na França até existe Etanol, que é um combustível disponível nas bombas (custa uns 0,70centimos o litro) que "substitui" a gasolina, não é totalmente porque convém no teu depósito ter sempre uma certa percentagem de gasolina para funcionar 100%.

O diesel está condenado, é uma tecnologia extremamente poluente, mas em Portugal não nos vamos livrar deles tão depressa, porque o preço dos veiculos que os podem substituir é extremamente alto para a realidade da carteira do comum português. Agora junta a isso que grande parte dos automoveis que encontras no mercado de usados, é a diesel, então se fores para as "gamas mais altas" é praticamente tudo a diesel, ou então a gasolina com motores que têm uma cavalagem interessante no papel, mas depois mal conseguem fazer os 120km/h na auto-estrada carregados. Basta ver a quantidade de ford Focus com motor 1.0 Ecobost de 120cv que por ai anda, ou os VAG 1.0 TSI, os PSA 0.9 TCe, etc, são carros que esforçam o motor para conseguir manter a velocidade, o que em termos de longevidade e durabilidade do mesmo vai ser muito afetada.

Sim o eletrico é o futuro, mas ainda não é a opção para 99% da população mundial, isto pelo menos até que a China comece a exportar a serio, o que deverá acontecer nos proximos 2/3 anos.

Estou extremamente curioso com os carros da BYD, da Nio, etc sendo sincero, acho que a grande maioria dos fabricantes de automoveis que conhecemos vão desaparecer ou ser comprados pelos chineses, porque eles estão muito à frente em termos de carros eletricos, sendo que a unica que está na frente dos chineses é a Tesla, mas os preços deles não são para quem quer mas para quem pode. Acho que vai acontecer os mesmo que aconteceu quando a Toyota e Honda apareceram no mercado com carros melhores e mais baratos que toda a concorrencia, muitas marcas eclipsaram-se.

Mas até lá vamos muitos carros diesel e a gasolina nas ruas.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 12 horas:

Em pneus de "encomenda" com medidas fora do comum acredito que sim, nas medidas standard, como os meus 205 55r16, fiz a experiência várias vezes de pedir orçamentos e comparando com os pneus em campanha da roady e l'auto, que é o que tenho mais perto, a diferença é absurda.

Os firestone apanho sempre a 50€, nas casas especializadas o mais barato é 65. Goodyear e continental andam sempre nos 60€, nas especializadas 75/80. Cheguei a um ponto que desisti, é ver o que está no folheto, chegar lá e pedir e nem preciso de me chatear a pedir preços. E nem preciso de tirar o dia que me fazem isso sabado a tarde ou domingo se for preciso. 

Confesso que a minha experiência é contrária, conheço 2 casas na minha zona que conseguem preços bastantes competitivos em relação às chamadas cadeias, talvez possa ser uma questão de concorrência.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, há 59 minutos:

Tenho a categoria B da carta de condução e vou-me inscrever para ter a categoria A, para conduzir motas acima de 125cc. Alguém já fez isto? tiveram de ter as 40 aulas teóricas na mesma? 

Não fui a nenhuma. 6 aulas praticas para exame teorico de 10 perguntas e + 6 para o exame de condução.

Compartilhar este post

Link para o post

queria ver o preço do selo para fazer o pagamento mas está a dar erro.

o carro é de Março.

Compartilhar este post

Link para o post

Com que frequência vêem a pressão dos pneus? Sinto que é algo que sou um bocado burro e não tomo a atenção que devia, principalmente sendo que faço uma média de 100km por dia (maioritariamente AE). E fazem isso nas bombas de combustível? Já ouvi várias vezes que raramente estão calibradas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Stromp, há 8 minutos:

Com que frequência vêem a pressão dos pneus? Sinto que é algo que sou um bocado burro e não tomo a atenção que devia, principalmente sendo que faço uma média de 100km por dia (maioritariamente AE). E fazem isso nas bombas de combustível? Já ouvi várias vezes que raramente estão calibradas

Quando não tinha carro com sensores de pressão nos pneus usava uma coisa destas de vez em quando cerca de um vez por mês, para ir controlando a pressão. Compras no ali por menos de 2€ e poupa-te o trabalho de ir às bombas. 

images?q=tbn:ANd9GcSv0GH8kkLxBUU0Tixuk1R 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se alguém procura um comercial baratinho, com muitos kms, mas 0 problemas, utilizado para fins particulares, que me envie MP que eu envio o anuncio p/ respetiva análise.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano17, há 49 minutos:

queria ver o preço do selo para fazer o pagamento mas está a dar erro.

o carro é de Março.

Vai tentando, é mesmo erro da plataforma da AT. Aconteceu-me o mesmo em Dezembro e foi a indicação que me deram nos serviços.

Eu conseguia ver o valor que tinha a pagar, simplesmente não conseguia gerar as referências MB para pgto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 2 horas:

Vai tentando, é mesmo erro da plataforma da AT. Aconteceu-me o mesmo em Dezembro e foi a indicação que me deram nos serviços.

Eu conseguia ver o valor que tinha a pagar, simplesmente não conseguia gerar as referências MB para pgto.

que cena estúpida, nem para eles são espertos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano17, há 22 horas:

que cena estúpida, nem para eles são espertos.

São espertos sim!

Se gerarem as referencias multibanco neste momento o valor que tens a pagar é calculado pelo orçamento de 2021, e uma das propostas do governo era a de subir o IUC no orçamento de 2022. Como o orçamento foi chumbado, o valor a pagar teria que ser calculado com base no ano passado, por isso devem ter suspendido isso de forma a poderem entalar o pessoal.

Mesmo indo a uma repartição de finanças só te deixam pagar o IUC no mês correspondente, ou seja só consegues pagar se for de janeiro.

De burros não têm nada.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bazuka, há 7 horas:

São espertos sim!

Se gerarem as referencias multibanco neste momento o valor que tens a pagar é calculado pelo orçamento de 2021, e uma das propostas do governo era a de subir o IUC no orçamento de 2022. Como o orçamento foi chumbado, o valor a pagar teria que ser calculado com base no ano passado, por isso devem ter suspendido isso de forma a poderem entalar o pessoal.

Mesmo indo a uma repartição de finanças só te deixam pagar o IUC no mês correspondente, ou seja só consegues pagar se for de janeiro.

De burros não têm nada.

(censurado).

No meu caso é só em Março.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas dá para pagar o selo no início do ano? Nem sabia.

pensava que era no mês da matricula.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de depina, há 8 minutos:

Dá para pagar 2 meses antes, penso eu. Se o teu carro for de dezembro, só lá para outubro/novembro é que consegues gerar referência de pagamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 4 minutos:

Dá para pagar 2 meses antes, penso eu. Se o teu carro for de dezembro, só lá para outubro/novembro é que consegues gerar referência de pagamento.

Sim, tal como na a inspeção do carro.

Segundo o @Bazuka estão a ver se o pessoal facilita.

Citação de Bazuka, há 22 horas:

São espertos sim!

De burros não têm nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano17, Em 26/01/2022 at 18:48:

(censurado).

No meu caso é só em Março.

Como o meu.

Citação de depina, Em 27/01/2022 at 09:39:

Podes pagar logo no inicio do ano. Não consegues a partir do site das finanças, mas se fores a uma repartição consegues pagar.

Citação de Mica, Em 27/01/2022 at 09:48:

No site so nessa altura, ao balcão conseguias logo no inicio do ano.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aqui está com renting? Se sim, acham que vale(u) a pena vs comprar? Ando a pensar seriamente nisso, mas também fico muito dividido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 05/02/2022 at 22:32:

Alguém aqui está com renting? Se sim, acham que vale(u) a pena vs comprar? Ando a pensar seriamente nisso, mas também fico muito dividido.

Eu tenho.

Para mim acaba por valer porque tenho através da empresa dos meus pais pelo que não pago IVA e sai-me mais barato, prefiro não gastar dinheiro a pagar o carro (seja a pronto ou empréstimo) vs o facto de ter uma renda fixa que me deixa fazer o planeamento financeiro sem surpresas. Em termos de custos acaba por dar ela por ela se fores fazer as contas a tudo o que irias pagar do carro entre manutenções, inspeções, selo etc..

PS: Um conselho se pensares em renting, convém olhares para as campanhas que existem seja nas marcas seja na leaseplan, locarent, finlog, etc.. Se escolheres o carro e depois fores pedir valores para renting vai-te sair a preços bastante superiores. Também sei que agora o mercado dos rentings está com valores mais altos (pelo que convém fazeres contas). Eu renegociei o meu contrato de 3 para 5 anos porque daqui a um ano e meio ia ter de trocar de carro e não apanho nada tão barato como tenho agora.

Editado por toze2
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tem vantagens e desvantagens. Em termos de custos depende da alternativa. Se a tua ideia é comprar carro novo ou não e se tencionas trocar de carro em 5, 10, 20 anos ou mais. Alguém que compre carro para ficar com ele 15 ou 20 anos não compensa de todo o renting financeiramente.

Tens vantagem de ter um custo controlado, fixo, de teres sempre carros novos km 0, de trocares com frequência, estando sempre na frente para ter novas tecnologias/segurança. Tens também a vantagem de não ter um gasto grande na altura da compra (mas isto é mais para mim que não quero comprar carro a prestações portanto teria de ser sempre a pronto). Fica também o custo todo num só, tenho uma mensalidade de X e sei que dali vai pagar seguro, carro, manutenções, IUC, IPO.

Acho que o que deves fazer é fazer umas simulações com algumas empresas de renting para veres quanto vais pagar e por que carro e comparares esse custo vs comprar carro+despesas correntes, seguro, etc. Depois é veres se a parte de teres carro novo e as vantagens que daí vêm (sabes o historial, tem garantia) e poderes trocar novamente daqui a poucos anos por outro carro te agrada ou não tendo em conta a diferença do que vais pagar (não sei se comprarias novo ou não).

O meu por acaso vai acabar agora em Agosto e acho que vou ter que prolongar, que os preços dos carros e disponibilidade para entrega estão pelas horas da morte e nunca conseguiria algo semelhante ao que tenho pelos valores que pago. Talvez meta mais 2 anos (e mesmo assim já vai sofrer um ligeiro agravamento da mensalidade) e nessa altura reavalio.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu "problema" em relação ao renting é que por norma tem um limite de km, normalmente 40.000km/3 anos ou 75.000km/5 anos, no meu caso que faço facilmente 25.000/30.000km ao ano, quando fosse entregar o carro teria uma penalização enorme. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...