Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

Citação de Alonso., há 1 hora:

Se é na Espanha então é tranquilo, basta fazeres o contrário do que deve ser feito.

Até hoje ainda não percebi como os espanhois fazem as rotundas, é uma lotaria. Por vezes é por fora, outras por dentro...

Cá em Espanha aprendes a fazer as rotundas sempre pela faixa de fora. Depois, se há pessoal que faz as rotundas por dentro, é como o pessoal que faz ao contrário em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 hora:

Desculpa estar a voltar a isto passado já algum tempo. Podes elaborar um bocado? Sem malícia, é só para perceber melhor: o que são esses segmentos, porque é que fora da cidade pode ser um problema etc etc

Um carro como o Dacia Spring é um carro a pensar na cidade, não só na questão do motor e bateria mas no espaço, conforto, etc. Claro que num elétrico acima de tudo eu valorizo a autonomia e velocidades de carregamento, se contares com os carregamentos, um Spring demora mais de 9h a chegar do Porto ao Algarve, no Niro, que usado se compra quase ao mesmo preço, faço em 6h, num model 3 LR ainda fazes menos.

É tudo uma questão de necessidade, não vou comprar um segmento E (familiar grande) para fazer 90% de cidade, há quem o faça, eu acho que são idiotas, depois vemos aquelas figurinhas de gente a estacionar um S90 no centro duma cidade em paralelo, claro que dá m*rda. Para mim também não faz sentido alguém que tem uma familia grande e faz muitas viagens andar com a nova moda dos B-SUV como se vê muito agora, que depois vai-se a ver e não cabe nada na mala e vão todos apertados atrás, mais vale comprar uma carrinha, tipo uma 308 em vez dum 2008 🙄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TreinadorB, há 40 minutos:

Cá em Espanha aprendes a fazer as rotundas sempre pela faixa de fora. Depois, se há pessoal que faz as rotundas por dentro, é como o pessoal que faz ao contrário em Portugal.

Em Portugal não apanho tanto. Em Espanha é sagrado. Isso e ver os espanhóis a ignorar a fila de entrada na vida de dentro e passar tudo por fora como se nada fosse 🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TreinadorB, Em 01/10/2025 at 14:50:

Então para que serve a faixa de dentro em Espanha? Já tenho alguns kms conduzidos por lá, também sou da opinião que se conduz bem melhor por cá 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, Em 02/10/2025 at 18:32:

Então para que serve a faixa de dentro em Espanha? Já tenho alguns kms conduzidos por lá, também sou da opinião que se conduz bem melhor por cá 

O código de condução deles prevê a circulação das 2 maneiras, mas nas escolas de instrução são todos ensinados a circular pela de fora. Quando algum espanhol circula pela de dentro é visto com um bocado de desdém, como se se estivesse a exibir. Não esquecer que as rotundas são um conceito relativamente recente em Espanha, acho que só começaram a ser introduzidas nos anos 90.

Outro situação que me faz confusão é: em algumas nacionais, quando queres virar numa cortada à esquerda, muitas vezes obrigam-te a fazer um desvio para a direita imediatamente antes, para não ficares parado na estrada no caso de haver muitos carros em sentido contrário. Ok, talvez contribua para melhorar a fluidez da estrada, mas em vez de cederes apenas a passagem aos que vêm eventualmente de frente, passas a ceder passagem aos da esquerda (que vinham atrás de ti) e aos da direita (que vinham de frente).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu chego a Espanha e faço sempre por fora também. Mais vale, do que arriscar acidentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Eu chego a Espanha e faço sempre por fora também. Mais vale, do que arriscar acidentes.

Acaba por ser o mais seguro porque quem faz por fora tem efetivamente prioridade porque está previsto no código da estrada que o podes fazer.

É uma aberração, mas é efetivamente o mais seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha mãe está a pensar comprar um jeep avenger eléctrico, por 33/34 mil euros. Vai vender o juke que tem. É um bom preço para o carro que é? 

Eu tive-o agora uns dias alugado (foi o que me calhou, não escolhi) e achei porreiro, mas o alcance não é fenomenal e a porra das mudanças serem botões é horrível, mas não sei o resto. Se souberem uma opção (idealmente eléctrica) na mesma gama de preços, digam pf!

Fica aqui o tag ao @pm2lp que parece perceber disto 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 horas:

A minha mãe está a pensar comprar um jeep avenger eléctrico, por 33/34 mil euros. Vai vender o juke que tem. É um bom preço para o carro que é? 

Eu tive-o agora uns dias alugado (foi o que me calhou, não escolhi) e achei porreiro, mas o alcance não é fenomenal e a porra das mudanças serem botões é horrível, mas não sei o resto. Se souberem uma opção (idealmente eléctrica) na mesma gama de preços, digam pf!

Fica aqui o tag ao @pm2lp que parece perceber disto 😁

Não era carro que eu comprasse, só me lembro da polémica review da carwow em que o carro estava sempre a parar por problemas de software, tanto que tiveram que apagar o vídeo, também acho a autonomia curta para o que custa e não sou muito fã desse estilo de carro pela má eficiência, pequeno para cidade nesses valores preferia o Renault 5. Também vi há dias um MG5 e achei piada ao carro, só conduzi o MG4, que me parece uma opção honesta e mais capaz de fazer cidade e AE dentro desses valores.

Mas continuo a não recomendar elétricos novos, nesses valores já se compra tanto semi novo melhor que esses que é um crime comprar novo, a desconfiança que há nos elétricos usados deve ser aproveitada por tem dois dedinhos de testa e percebe que as baterias já não são um problema.

Amanhã também vai ser anunciada a opção "low cost" da Tesla, se não for urgente não custa esperar pela novidade e pela resposta dos outros fabricantes.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Que seguradora têm nos vossos carros? 

Tenho um dos carros na Logo, mas vão de vela. Aumentaram-me a anuidade em cerca de 15% justificado pelo aumento da inflação e da sinistralidade (quando nunca tive nenhum acidente do qual tenha sido responsável) e não mostraram flexibilidade nenhuma para negociar, nem sequer me apresentaram alternativas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dpitz, há 44 minutos:

Tenho um dos carros na Logo, mas vão de vela. Aumentaram-me a anuidade em cerca de 15% justificado pelo aumento da inflação e da sinistralidade (quando nunca tive nenhum acidente do qual tenha sido responsável) e não mostraram flexibilidade nenhuma para negociar, nem sequer me apresentaram alternativas. 

Costumo ter na Zurich

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 1 hora:

Costumo ter na Zurich

e como é a assistência? 

o outro carro cá de casa está na AGEAS, mas a assistência peca um bocadinho...

Citação de John Bonifácio, há 4 minutos:

Boa pergunta. Já nem sei em qual estou. 🤔 Mas é numa dessas baratas e tenho conseguido poupar sempre que mudo. 

Vais fazendo simulações? ou tens um mediador? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dpitz, há 1 hora:

e como é a assistência? 

Nunca tive problemas, bem pelo contrário, só coisas positivas a dizer

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dpitz, há 1 hora:

e como é a assistência? 

Vou vendo o que o mercado oferece quando o prémio começa a ficar caro. Sei de muita gente que tem mediador, mas ainda não vi a grande vantagem nisso para quem só quer pagar o mínimo possível.

O que eu vejo que vale a pena é o pagamento anual. Por acaso tive a coincidência de ambos os seguros vencerem em Dezembro, o que ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dpitz, há 21 horas:

tenho feito Logo há muitos anos.

camelos queriam aumentar muito tendo eu 8 anos com eles e 0 sinistros.

estou agora com a ageas, foi substancial a diferença. fiz num daqueles mediadores de seguro particular, em Espinho. nunca me desloquei lá, se quiseres mando-te o número e pedes simulação, sem compromisso

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrem-se não colocar o vosso numero de telefone nas simulações, inventem. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

Lembrem-se não colocar o vosso numero de telefone nas simulações, inventem. 

Metam do vosso chefe.

• Like 1
  • Haha 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive algumas seguradoras, a experiência é semelhante entre elas. O preço que pagas não é por estares na seguradora X ou Y, será porque te manténs na mesma demasiado tempo e o valor vai sempre subindo mesmo que o valor do carro vai diminuindo e nunca tenhas tido acidentes.

O que é importante é ir revisitando o tema e trocando.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, Em 07/10/2025 at 16:38:

Nunca tive problemas, bem pelo contrário, só coisas positivas a dizer

Vai ser mesmo pelo preço. Ainda por cima ando pouco com este carro... 

Citação de John Bonifácio, Em 07/10/2025 at 16:39:

Vou vendo o que o mercado oferece quando o prémio começa a ficar caro. Sei de muita gente que tem mediador, mas ainda não vi a grande vantagem nisso para quem só quer pagar o mínimo possível.

O que eu vejo que vale a pena é o pagamento anual. Por acaso tive a coincidência de ambos os seguros vencerem em Dezembro, o que ajuda.

a mediadora só tem a vantagem de ter um contacto directo para resolver problemas, em vez de se ligar para as linhas de apoio que só funcionam em dias úteis, por exemplo. 

Citação de Hammerfall, há 10 horas:

tenho feito Logo há muitos anos.

camelos queriam aumentar muito tendo eu 8 anos com eles e 0 sinistros.

estou agora com a ageas, foi substancial a diferença. fiz num daqueles mediadores de seguro particular, em Espinho. nunca me desloquei lá, se quiseres mando-te o número e pedes simulação, sem compromisso

Manda por no, só para experimentar;)

Citação de Ego Sum, há 7 horas:

Já tive algumas seguradoras, a experiência é semelhante entre elas. O preço que pagas não é por estares na seguradora X ou Y, será porque te manténs na mesma demasiado tempo e o valor vai sempre subindo mesmo que o valor do carro vai diminuindo e nunca tenhas tido acidentes.

O que é importante é ir revisitando o tema e trocando.

É isto que me parece também. Mas não me parece lá muito inteligente, deve haver uma flutuação de clientes grande todos os anos. Ou então não, que estes gajos estudam estás coisas e se calhar acaba por compensar porque a maior parte da malta não se deve estar para chatear e prefere pagar mais 20-30€ para não ter o trabalho de procurar uma alternativa...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dpitz, há 14 horas:

É isto que me parece também. Mas não me parece lá muito inteligente, deve haver uma flutuação de clientes grande todos os anos. Ou então não, que estes gajos estudam estás coisas e se calhar acaba por compensar porque a maior parte da malta não se deve estar para chatear e prefere pagar mais 20-30€ para não ter o trabalho de procurar uma alternativa...

Acho que é mesmo a malta não se estar para chatear, não deve haver muita proatividade a procurar melhor.

Da mesma maneira que a malta não pensa em mudar o banco do crédito habitação, não muda o operador do gás , da luz, etc

Do lado dos mediadores há interesse que queiras mudar, pq eles ganham mais por ser novo cliente

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 9 horas:

Acho que é mesmo a malta não se estar para chatear, não deve haver muita proatividade a procurar melhor.

Da mesma maneira que a malta não pensa em mudar o banco do crédito habituação, não muda o operador do gás , da luz, etc

Do lado dos mediadores há interesse que queiras mudar, pq eles ganham mais por ser novo cliente

sobre o CH

fiz isso à coisa de um ano, compensou imenso. mas só o trabalho que aquilo deu... acho que só daqui a uns 3/4 anos é que me volto a meter nessa :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 2 horas:

sobre o CH

fiz isso à coisa de um ano, compensou imenso. mas só o trabalho que aquilo deu... acho que só daqui a uns 3/4 anos é que me volto a meter nessa :mrgreen:

CH nunca transferi, investiguei há coisa de 1 ano e o que pouparia não me justificava o trabalho.

Mas tb fui sendo esperto, por duas vezes perto da renovação anual da prestação entrei em contacto com o meu banco para reduzirem o spread uma vez que o praticado no mercado era mais baixo. Ou seja quando fiz o CH o spread mais baixo estava nos 1.15% e neste momento devo ter 0.7% ou algo do género

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

CH nunca transferi, investiguei há coisa de 1 ano e o que pouparia não me justificava o trabalho.

Mas tb fui sendo esperto, por duas vezes perto da renovação anual da prestação entrei em contacto com o meu banco para reduzirem o spread uma vez que o praticado no mercado era mais baixo. Ou seja quando fiz o CH o spread mais baixo estava nos 1.15% e neste momento devo ter 0.7% ou algo do género

Eu estou com o spread a 0,65 já, acho que mais baixo não devo conseguir. Optei por taxa mista a 3 anos, quando acabar a periocidade fixa provavelmente volto a ver isso. A coisa boa foi que não mexeu com o prazo final e poupei bastante dinheiro, 120/por mês se me recordo bem. Era ótimo voltar a fazer isso e não mexer com o prazo final. Isto se a Euribor não estiver amiga, claro

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...