Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

Citação de Vision, há 6 horas:

E têm. O pedal unico é um modo de condução para regenerar mais bateria. 

Mas tambem nunca conduzi assim nenhum, aquilo trava com base nos sensores? Quando tiram o pe do acelerador, é logo com os cornos no tablier? 😂

@NIkeL e @pm2lp e demais, partilhem aí as vossas experiencias

A nissan foi pioneira no "One pedal driving" com o Leaf, que utiliza uma junção de regeneração e travagem para mobilizar o carro sem precisar de tocar no pedal de travão. É uma ideia engraçada e na altura inovadora (2017), não utiliza sensores nenhuns, funciona sempre da mesma forma e requer alguma aprendizagem e antecipação. Tiras o pé do acelerador de forma gradual e o carro em vez de desacelerar, vai travando. É como se o curso do pedal estivesse dividido a meio e a metade de cima fosse travão e a de baixo acelerador. Se fores muito depressa e tirares o pé bruscamente do pedal não vais logo com os cornos no tablier, mas quase. Eu é coisa que nunca usei, dá jeito no pára arranca, como não vivo numa cidade com muito trânsito não sinto necessidade, mas sempre que ía ao Porto com o Leaf dava por mim a ligar o e-pedal.

Isso é algo que nem todos os EV têm, o segundo elétrico que comprei não tem, mas tem algo que eu acho ainda mais interessante que é a regeneração automática, utiliza os sensores para aumentar ou diminuir os níveis travagem regenerativa com base na distância e velocidade do carro da frente. Não chega a parar o carro mas quase e ajuda a não ter que usar o travão na maioria das situações. Eu acho que isso, em junção com o Traffic jam assist (o carro andar, parar e manter-se centrado na faixa sozinho em casos de pára arranca) são o ideal e o futuro, mas sei que há muita gente a usar One pedal driving nas grandes cidades, já com regeneração automática que ainda torna a experiência melhor, cansa menos e ainda dá para recuperar alguma energia.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo a hora que o carro se conduza sozinho principalmente em autoestrada. Deixar de ter o Zé que ora vai a 150km/h ora vai a 80km/h seria mel porque é das coisas mais enervantes para quem mete o cruise control como eu. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Não vejo a hora que o carro se conduza sozinho principalmente em autoestrada. Deixar de ter o Zé que ora vai a 150km/h ora vai a 80km/h seria mel porque é das coisas mais enervantes para quem mete o cruise control como eu. 

O Tesla (e acredito que outros também) já o faz. Até de faixa muda sozinho se meter o pisca.

Falando em elétricos, a Ferrari apresentou o seu... Meu deus que coisa feia. (E já agora o novo AMG GT 4 portas não lhe fica atrás)

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 24 minutos:

Falando em elétricos, a Ferrari apresentou o seu... Meu deus que coisa feia. (E já agora o novo AMG GT 4 portas não lhe fica atrás)

O Ferrari parece um Xiaomi. Não é medonho, tipo os Jaguar, mas não está ao nível de um Ferrari.

O Mercedes também é feio, ya. Aquela frente parece um tubarão em versão cartoon.

Compartilhar este post

Link para o post

Zé que vai a 80kmh/150kmh intermitentemente na autoestrada vs Manel de matrícula francesa que pára na rotunda para ver se é aquela a saída certa: um Agosto em Portugal

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Vision, há 1 hora:

Que cartões de carregamento usam?

Eu mandei vir Electroverse, Atlante e EDP Charge (sou cliente EDP), mas ainda não testei nenhum. Mas com esses 3 acho que cubro praticamente tudo e com preços aceitáveis.

Fora de casa ainda só carreguei no Continente e só irei a outro lado e usarei os cartões se não conseguir ir ao Continente.

Editado por NIkeL
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

No meu antigo trabalho tinham a Miio. 

Que ainda deve estar associada ao meu número de telemóvel 😄 

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho Miio e BMW Charging (veio com o carro), mas não carrego fora de casa desde Fevereiro.

O meu i4 tem regeneração adaptativa, começa a abrandar se tirar o pé do acelerador, e tem o modo one pedal que só comecei a usar mais há um mês e como dizem em cima é uma questão de hábito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 6 horas:

Eu só carrego fora de casa uma vez por ano, nas férias de verão, uns dias antes vou ao comparaervilhas.pt e à app plan2charge ver o que está a compensar mais para registar ou pedir cartão. Há dois anos era electroverse, no ano passado quase só usei atlante e chargepoint. Também tenho o da antiga cepsa, edp, miio e prio. Agora também anda a aparecer a Elli nos mais baratos, sou capaz de pedir também.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, Em 26/05/2026 at 16:11:

Com o carro veio Go Charge.

Durante os primeiros 4 meses não tinha carregador em casa. O sítio onde acabei por ir quando já estar mais dentro do assunto foi ao Continente porque era bem mais barato e tb dava cashback (usam aplicação própria, Continente Plug & Charge).

Desde Janeiro tenho instalado num carregador da V2C que instalei no meu lugar de garagem no prédio, nunca mais precisei de carregar fora. Talvez tenha de o fazer em Julho pq tenho de ir para os lados de Santarém e são uns 230 km. A autonomia do meu carro são 482 km, não vou arriscar ficar a meio no regresso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se já perguntei por aqui, mas tenho um Golf IV (1.4, de 2000) com problemas na válvula EGR. Já troquei a válvula, continua a aparecer o erro, fui à oficina, foi para a garantia, trocaram a válvula, voltou a aparecer o erro, voltei a ir à oficina, dizem que a peça está boa, mas não sabem identificar o erro. 

A oficina é de confiança (100%).

Já aconteceu a mais alguém? o que fizeram? 

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de dpitz, há 4 horas:

Não sei se já perguntei por aqui, mas tenho um Golf IV (1.4, de 2000) com problemas na válvula EGR. Já troquei a válvula, continua a aparecer o erro, fui à oficina, foi para a garantia, trocaram a válvula, voltou a aparecer o erro, voltei a ir à oficina, dizem que a peça está boa, mas não sabem identificar o erro. 

E de certeza que é problema da válvula? Já levaste à marca?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 32 minutos:

E de certeza que é problema da válvula? Já levaste à marca?

Não. Com um carro desta idade vale a pena?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dpitz, há 14 horas:

Tive um Ibiza da mesma geração (mesmos motores) e também não estava mais do que uns meses fora da oficina por causa da EGR. Chegava a sair da oficina e não fazia 200m antes da luz acender novamente. Acabei por vender o carro porque acabei por perder a paciência, não sei se tive azar ou se é feitio mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

por curiosidade, quanto é que pagam para carregamento completo fora de casa? Compensa ter carro elétrico sem tomada em casa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 5 minutos:

por curiosidade, quanto é que pagam para carregamento completo fora de casa? Compensa ter carro elétrico sem tomada em casa?

Pedi ao Gemini para as várias opções que utilizei na vida. Bate certo com base na minha experiência.

Neste momento tenho um carro em Casa (Tarifa Normal) e tenho outro em Carro Equivalente a Gasóleo.

📊 Resumo Comparativo (Custo para fazer ~450 km)

A tabela abaixo organiza os custos do mais barato ao mais caro para cobrir a autonomia total da bateria:

Tipo de Abastecimento / Local Preço Estimado (450 km) Equivalência face ao Gasóleo
🏠 Casa (Bi-horário / Noite) 8,25 € Poupança de 86%
🏠 Casa (Tarifa Normal) 13,20 € Poupança de 78%
🛒 Continente Lento (AC) 28,88 € Poupança de 53%
🛒 Continente Rápido (DC) 33,83 € Poupança de 45%
🌐 Posto Público Lento Geral 37,13 € Poupança de 40%
🛣️ Posto Público Rápido (Autoestrada) 53,63 € Poupança de 13%
Carro Equivalente a Gasóleo 62,00 € Referência
Carro Equivalente a Gasolina 72,83 € Mais caro
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 hora:

Compensa ter carro elétrico sem tomada em casa?

Provavelmente compensa, mas bem menos do que se carregares em casa.

Aliás, em casa podes até tender a carregar a custo zero, com painéis e afins. Mas aí já envolve uma logística diferente. De resto, carregar em casa com bi-horário e nas horas de preço menor, será certamente uma diferença abismal, como aliás o quadro do Ego Sum mostra.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Nessa tabela dá uma média de 7.2l/100 num diesel. Está muito alta face ao que os diesel fazem hoje em dia. O Megane da minha mulher faz 4.3/4.4, e o Clio fazia uns míseros 3.8/3.9 😅

Sempre fui crítico dos elétricos mas são incríveis, a poupança e despreocupação que tens no dia a dia + revisões, é do dia para a noite. Só estou reticente com a duração das baterias, porque vejo muito elétrico ao preço da chuva lá fora.

Mas andei num Xpeng na semana passada e porra esta muito conseguido.

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 42 minutos:

Nessa tabela dá uma média de 7.2l/100 num diesel. Está muito alta face ao que os diesel fazem hoje em dia. O Megane da minha mulher faz 4.3/4.4, e o Clio fazia uns míseros 3.8/3.9 😅

Sempre fui crítico dos elétricos mas são incríveis, a poupança e despreocupação que tens no dia a dia + revisões, é do dia para a noite. Só estou reticente com a duração das baterias, porque vejo muito elétrico ao preço da chuva lá fora.

Mas andei num Xpeng na semana passada e porra esta muito conseguido.

Tenho um colega que foi trabalhar para a Xpeng e um dia destes vou-lhe pedir para ir experimentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não são os mais bonitos nem provavelmente os melhores, mas o facto da Tesla oferecer quase juro zero é um killer para as outras marcas.

Não estou comprador neste momento mas, se estivesse, provavelmente iria para um Tesla apenas por essa razão.

Noutro assunto: há alguma razão para o IUC se manter de um ano para o outro? Não seria suposto descer? Ou o Governo aumentou alguma coisa?

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 14 minutos:

Não são os mais bonitos nem provavelmente os melhores, mas o facto da Tesla oferecer quase juro zero é um killer para as outras marcas.

Não estou comprador neste momento mas, se estivesse, provavelmente iria para um Tesla apenas por essa razão.

Noutro assunto: há alguma razão para o IUC se manter de um ano para o outro? Não seria suposto descer? Ou o Governo aumentou alguma coisa?

Onde viste isto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., Em 22/05/2026 at 19:08:

Eu fiz um upgrade recentemente de um fiesta de 2014 para um Skoda Octavia de 2018, dei uns 6k e mesmo assim custou-me muito. Só não cancelei o negócio porque sabia que mais tarde ou mais cedo ia ter que trocar a corrente de distribuição do fiesta e ia sair caro

toyota auris de 07 a chegar aos 350k e ainda não troquei a corrente, sempre me disseram que isso era andar até partir

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 34 minutos:

Este ano não deverá acontecer mas no próximo ano devo comprar um model 3 por causa disso mesmo. Sempre me fez alguma confusão pagar juros por um carro 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...