El Colosso Publicado 26 Junho 2012 Isso de Deus ser diferente para cada um, não acho que tenha jeito nenhum. Estamos aqui a discutir uma entidade concreta, que supostamente é o criador do Universo. "Deus pode ser uma pedra". O que é que isso quer dizer ? Mas claro que Deus e diferente para cada um. Ha pessoas que acreditam que Deus e um alien que fez rebentar os vulcoes na Terra criando a vida. Por muito estupido que isso seja, e o Deus deles. E eu nao me considero especialmente religioso, mas acho que a possibilidade ou nao da existencia de um Deus e bastante interessante. Especialmente a nivel emocional. Claro que as pessoas religiosas nem sempre devem associar o que acontece de bom com esse Deus, mas acredito que para as pessoas verdadeiramente crentes, seja uma especie de alivio ter algo em que acreditar, algo que os ultrapasse e que faça com que os misterios da vida\universo tenham mais sentido. Ha pessoas que acreditam na Ciencia, ha pessoas que acreditam num homem a viver no Ceu. Ha pessoas que acreditam em tudo, e isso tira-lhes um peso da consciencia Compartilhar este post Link para o post
totava Publicado 26 Junho 2012 (editado) Como é, fisicamente? Sinceramente nem penso nisso porque simplesmente não é um ser físico. É algo que habita dentro de cada um de nós e que por vezes se manifesta. Acredito que se manifesta em todas as pessoas, mas não da mesma forma em todas elas. Sendo muito sincero, isso parece-me muito vago e inconsequente. A sério, não sei se leste bem este parágrafo, porque para mim parece uma ideia que criaste na cabeça (ou leste nalgum lado) e pareceu-te gira e resolveste ficar com isso, nunca mais dando qualquer pensamento a isso. Eu antes era mais ou menos cristão, pensava que existia Deus e não colocava outra hipótese, porque não me ocorrera. Compraram-me um daqueles Dicionários Ilustrados que há, com histórias da Bíblia. E eu percebia que muitas daquelas coisas eram simplesmente contos de fadas. Depois estive numa "fase" em que pensava para mim que o que importava era a fé, e que a falta de provas não significavam nada. Eventualmente, cheguei à conclusão de que a fé é que não significava nada, e simplesmente percebi que tinha estado a acreditar em coisas para as quais não valia a pena, e que não havia razão nenhuma para acreditar que exista o que quer que seja, deuses ou "forças místicas". Editado 26 Junho 2012 por totava Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 26 Junho 2012 Sendo muito sincero, isso parece-me muito vago e inconsequente. A sério, não sei se leste bem este parágrafo, porque para mim parece uma ideia que criaste na cabeça (ou leste nalgum lado) e pareceu-te gira e resolveste ficar com isso, nunca mais dando qualquer pensamento a isso. Eu antes era mais ou menos cristão, pensava que existia Deus e não havia exactamente outra hipótese. Compraram-me um daqueles Dicionários Ilustrados que há, com histórias da Bíblia. E eu percebia que muitas daquelas coisas eram simplesmente contos de fadas. Depois estive numa "fase" em que pensava para mim que o que importava era a fé, e que a falta de provas não significavam nada. Eventualmente, cheguei à conclusão de que a fé é que não significava nada, e simplesmente percebi que tinha estado a acreditar em coisas para as quais não valia a pena, e que não havia razão nenhuma para acreditar que exista o que quer que seja, deuses ou "forças místicas". Nem estou aqui para apresentar uma ideia consistente, não estou aqui em missão de Pastor ou assim. A ideia de Deus, seja ele qual for, toda a gente a criou na cabeça. Quanto a pareceu-te gira. Parece-me que te falta um pouco de respeito para com as crenças dos outros. Já agora o que é ser 'mais ou menos Cristão'? Ou és Cristão ou não és. Curioso porque oiço muita gente dizer isso, no entanto nunca ouvi ninguém dizer que é mais ou menos Muçulmano. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 26 Junho 2012 Estás te a contradizer, se há quem acredite num Deus próprio não tem de te dar explicações sobre Ele. Deus é um ser real, eu "falo" com ele todos os dias. E isso alivia-me um pouco o "fardo mental". Digamos assim. É o meu confidente, dito de maneira simples. Não tens que dar explicações nenhumas. Mas acreditas numa cosia que eu tinha curiosidade de saber o que era, já que não é aquela que a maioria das pessoas acreditar. E visto que é só tua, deves ser o único a acreditar nela. Sendo muito sincero, isso parece-me muito vago e inconsequente. A sério, não sei se leste bem este parágrafo, porque para mim parece uma ideia que criaste na cabeça (ou leste nalgum lado) e pareceu-te gira e resolveste ficar com isso, nunca mais dando qualquer pensamento a isso. Eu antes era mais ou menos cristão, pensava que existia Deus e não colocava outra hipótese, porque não me ocorrera. Compraram-me um daqueles Dicionários Ilustrados que há, com histórias da Bíblia. E eu percebia que muitas daquelas coisas eram simplesmente contos de fadas. Depois estive numa "fase" em que pensava para mim que o que importava era a fé, e que a falta de provas não significavam nada. Eventualmente, cheguei à conclusão de que a fé é que não significava nada, e simplesmente percebi que tinha estado a acreditar em coisas para as quais não valia a pena, e que não havia razão nenhuma para acreditar que exista o que quer que seja, deuses ou "forças místicas". É mesmo isto. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 26 Junho 2012 Entao se é mesmo isso tens a resposta mesmo aí. Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 26 Junho 2012 (editado) Nem estou aqui para apresentar uma ideia consistente, não estou aqui em missão de Pastor ou assim. A ideia de Deus, seja ele qual for, toda a gente a criou na cabeça. Quanto a pareceu-te gira. Parece-me que te falta um pouco de respeito para com as crenças dos outros. Já agora o que é ser 'mais ou menos Cristão'? Ou és Cristão ou não és. Curioso porque oiço muita gente dizer isso, no entanto nunca ouvi ninguém dizer que é mais ou menos Muçulmano. :lol: Mais ou Menos Cristão: No fundo não acredito em nada disto e não me apetece rezar nem ir à missa. Vou continuar a dizer-me cristão, pois não vai dar-se o caso de ele existir mesmo e eu ir parar ao inferno. (aposta de Pascal) Nunca viste um "mais ou menos muçulmano", porque contactas com muito menos dessa religião e por norma também me parecem mais "fiéis". Mas também devem haver. Entao se é mesmo isso tens a resposta mesmo aí. Ao que te perguntei não... Editado 26 Junho 2012 por David_slbenfica Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 26 Junho 2012 Mais ou Menos Cristão: No fundo não acredito nada disto e não me apetece rezar nem ir à missa. Vou continuar a dizer-me cristão, pois não vai dar-se o caso de ele existir mesmo e eu ir parar ao inferno. Nunca viste um "mais ou menos muçulmano", porque contactas com muito menos dessa religião e por norma também me parecem mais "fiéis". Mas também devem haver. Deve ser isso. :lol: Por acaso até contacto com alguns e levam todos a religião muito a sério. Há regras que são fundamentais em qualquer religião e se não as segues não és religioso. Por exemplo os Muçulmanos não comem porco, não podes ser Muçulmano e comer porco. Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 26 Junho 2012 (editado) Bem, vou abandonar, mas a sério que gostava de perceber todo este relativismo de Deus. Pessoalmente não sou crente, mas gosto de falar disto numa boa onda, sem "acusações" nem pedidos de provas. Quando pergunto alguma coisa mais pessoal é porque quero mesmo perceber Porque isto não me parece como os dentes do ciso que uns têm e outros não... Deve ser isso. :lol: Por acaso até contacto com alguns e levam todos a religião muito a sério. Há regras que são fundamentais em qualquer religião e se não as segues não és religioso. Por exemplo os Muçulmanos não comem porco, não podes ser Muçulmano e comer porco. Por acaso conheci este ano um Muçulmano. E supostamente também não pode beber álcool. Chegou a Queima e bebeu :mrgreen: A cena do Porco ele respeita... Editado 26 Junho 2012 por David_slbenfica Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 26 Junho 2012 (editado) Por acaso conheci este ano um Muçulmano. E supostamente também não pode beber álcool. Chegou a Queima e bebeu :mrgreen: A cena do Porco ele respeita... Visto que o alcool é um produto de Satanás, não sei se o teu amigo dormiu descansado nas noites seguintes. Ou então é o tal 'mais ou menos Muçulmano'... Sinceramente não sei porque as pessoas se consideram de uma religião se não seguem as suas regras. É porque gostam de certas coisas? Eu também gosto de certos aspectos do Budismo e do Islamismo no entanto não me passa pela cabeça converter-me ou passar a dizer que sou Budista ou Muçulmano. Editado 26 Junho 2012 por Gaberlunzie Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 26 Junho 2012 Não é meu amigo. Eu não sei. Acho que ele bebeu uma m*rda qualquer para purificar. Mas o gajo é meio manhoso, sempre com invenções . E também não o vi com os próprios olhos a beber. So o vi alterado e depois contara-me que tinha bebido. No entanto, é bem mais respeitador do que a maioria dos cristãos. Eu tenho a ideia que há muito cristão que é como eu disse ali a cima e tu achaste que estava a brincar... (tanto offtopic) Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 26 Junho 2012 Eu não achei que estavas a brincar. Até concordo, quer dizer não sei se continuam a chamar-se religiosos por cobardia como tu sugeriste, mas de maneira geral concordo. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 26 Junho 2012 Em relação ao que diz o 13: De falta de pejo não me podes acusar, pois desde o início da minha participação neste tópico que tenho dito que isto é um assunto de grande sensibilidade pois pode abalar as fundações das pessoas. Nessa medida, eu tento ao máximo ter a contenção verbal de que falas, embora possa falhar. Aliás, no dia em que escrevi o comentário que citaste, achei que isso não estava a ser universalmente respeitado. Senão vejamos: tu aqui nem estás interessado em discutir o assunto mas mais num ataque ad hominem... Que chorrilho de disparates que para aqui vai. Não só misturas posts meus com os do Descartes para me responder, como fazes de uma simples piada um ataque pessoal. Lamentável... Quanto ao cuidado que dizes ter, dou de barato que te tenhas sentido atacado e o tenhas perdido nas tuas últimas intervenções, porém não me convences que isso justifica tudo. E se não percebeste à primeira, eu repito: já que não tens vergonha, pudor ou acanhamento( ou seja, pejo!) em discutir nenhum assunto, sugiro que sejas bem claro quanto às tuas posições ou que te prepares para observar divagações e/ou más interpretações acerca do que pensas, pois é algo normal de acontecer quando se participa num debate público. O que diferencia as coisas é a tua reação quando a mostarda te chega ao nariz. E sobre isso já vimos que não és ninguém para dar lições de comportamento ao outros. E agora vou ler o que se segue, pois não te quis deixar de responder antes disso. Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 26 Junho 2012 Ha pessoas que acreditam na Ciencia ora aqui está uma expressão que me causa certa comichão. a Ciência não é uma crença, não é uma ideia. É Ciência, é um estudo/análise de factos. Não é algo em que se acredite ou não. a melhor explicação, a meu ver, da origem da religião (sendo eu ateu) é a tentativa desesperada das pessoas explicarem o desconhecido ou algum acontecimento. há quem chame sorte, destino, obra de Deus, obra de Alá, obra da vaca sagrada ou do que quer que seja. é aquela busca incessante de atribuir uma razão a algum acontecimento, um porquê. depois claro, houve instituições que souberam aproveitar-se destas fragilidades do ser humano ao longo da história, mas isso são outras conversas Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 26 Junho 2012 Pela mesma razão que na Bíblia se recomenda que eles não sejam muito dados ao vinho e depois fazem-nos bebê-lo a cada missa. Deve ter sido algo, a seu tempo, dado à escolha: ou mulheres ou vinho. E a maioria terá escolhido o vinho. :lol: O que não faz sentido é quereres dar uma descrição global do que é Deus, se nem sabes se tal entidade existe. Para mim Deus não é criador nenhum. Mas é algo que, metafisicamente, existe, e representa aquilo em que acredito em relação aos outros. E de cada vez que faço algo algo gratificante, que ajuda os outros, "habito" em Deus. Quanto às religiões. São todas iguais, muda o nome e as tradições. Defendem todas a mesma coisa: amor ao próximo. Adiciona o meu nome à lista de subscritores, por favor. ;) Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 26 Junho 2012 Já tive esta discussão anteriormente mas a teoria do Big Bang anula qualquer possibilidade da existência de um deus criador. Para existir um deus criador era necessário que existisse tempo, não havia tempo antes do início do Universo e a sua expansão que resultou do Big Bang. Isto é a teoria defendida pelo Stephen Hawking. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 26 Junho 2012 A mim parece-me é que a dificuldade desta temática está na confusão de conceitos que quase sempre surge. Para alguns, é inconcebível que haja outro Deus que não o dos textos sagrados e confunde-os a manifestação da crença num deus privado, fruto da auto-reflexão. No entanto, esses costumam ser os mesmos a professarem-se opositores da religião por esta cortar a liberdade de reflexão e análise racional ao ser humano. Complicado, não? Bem, não necessariamente. Só se não tivermos agilidade mental para saber discernir conceitos e separar as coisas. É bom que se tenha alguma noção de que não podemos ser mais papistas que o Papa, quando nem sequer somos católicos. Ou seja, convém que, em nome do debate saudável, não usemos do dogmatismo para discutir os dogmas alheios, sob pena de nos tornarmos precisamente naquilo que criticamos. O caminho não é esse, até porque um ateu evangelizador é um contra-senso descomunal e ridículo. Tal como um crente cínico o será e nada tem a ensinar seja a quem for. Portanto, mais do que uma questão de respeito, quando se trata de discutir religião, há que haver obrigatoriamente abertura de espírito e/ou de mente. A não ser, claro, que o objetivo não seja debater, antes promover o monólogo apoiado. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 26 Junho 2012 Eu acrescento algo que me faz imensa confusão, que é a necessidade que muitos ateus têm de definir o que é ser católico e o que não é. Ou seja, não acreditam nessas balelas mas não admitem que os crentes delas se desviem um milímetro; criticam o dogmatismo, mas não admitem católicos que não o sigam na totalidade. Até já li por aí que ser católico é seguir uma interpretação literal dos textos sagrados. A única razão que encontro é que se se conseguir concentrar os católicos todos no mesmo lote se torna mais fácil criticá-los e apontar culpas. No entanto causa-me sempre estranheza a preocupação de muita gente em definir a religiosidade das outras pessoas quando muitos destes nem essa necessidade sentem. Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 26 Junho 2012 Eu acrescento algo que me faz imensa confusão, que é a necessidade que muitos ateus têm de definir o que é ser católico e o que não é. Ou seja, não acreditam nessas balelas mas não admitem que os crentes delas se desviem um milímetro; criticam o dogmatismo, mas não admitem católicos que não o sigam na totalidade. Até já li por aí que ser católico é seguir uma interpretação literal dos textos sagrados. A única razão que encontro é que se se conseguir concentrar os católicos todos no mesmo lote se torna mais fácil criticá-los e apontar culpas. No entanto causa-me sempre estranheza a preocupação de muita gente em definir a religiosidade das outras pessoas quando muitos destes nem essa necessidade sentem. A preocupação não é com quem é ou não é cristão. Tem apenas a ver com a forma como essas pessoas que se consideram Cristãs usam esse fato para atacar querm faz algo contra os seus ideais e mesmo eles não se preocupam com os ideais de Jesus, etc. É apenas por isso. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 26 Junho 2012 (editado) A preocupação não é com quem é ou não é cristão. Tem apenas a ver com a forma como essas pessoas que se consideram Cristãs usam esse fato para atacar querm faz algo contra os seus ideais e mesmo eles não se preocupam com os ideais de Jesus, etc. É apenas por isso. Mas isso acontece dos dois lados, é quase como o racismo (só mesmo por comparação) não é só os brancos com os pretos mas também os pretos com os brancos. Muitas pessoas aqui deste tópico, ficam confusas pela forma como eu encaro Deus, e, no entanto, claro, apesar de com todo o devido respeito "atacam" nesse sentido. Uma vez que não conseguem encarar Deus como eu encaro. Discutir crenças por mais aspectos que sejam relevantes ficamos sempre em "..." todos temos crenças diferentes e ideologias diferentes. Por mais que tentemos argumentar em defesa das mesmas não vamos alterar a nossa atitude para com as mesmas. No entanto, em pequenos aspectos chegaremos sempre a um consenso. Editado 26 Junho 2012 por Quillbeast Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 26 Junho 2012 Mas isso acontece dos dois lados, é quase como o racismo (só mesmo por comparação) não é só os brancos com os pretos mas também os pretos com os brancos. Muitas pessoas aqui deste tópico, ficam confusas pela forma como eu encaro Deus, e, no entanto, claro, apesar de com todo o devido respeito "atacam" nesse sentido. Uma vez que não conseguem encarar Deus como eu encaro. Discutir crenças por mais aspectos que sejam relevantes ficamos sempre em "..." todos temos crenças diferentes e ideologias diferentes. Por mais que tentemos argumentar em defesa das mesmas não vamos alterar a nossa atitude para com as mesmas. No entanto, em pequenos aspectos chegaremos sempre a um consenso. WTF, dude? Não percebi a relação e acho que foi um pouco (muito) infeliz. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 26 Junho 2012 (editado) WTF, dude? Não percebi a relação e acho que foi um pouco (muito) infeliz. Só usei de comparação para relacionar o fato de Cristãos atacarem outros que se dizem cristãos, nada mais. Ok uma comparação mais simples só comparação. Não é pelo fato de ser Benfiquista e que por mais argumentos que mostrem o valor do Benfica vai fazer com que mudes de Clube, de igual forma não é pelo fato de eu encarar Deus de uma forma que vai fazer com que tu mudes a tua maneira de encarar Deus, e, provavelmente, ambos teremos bons argumentos para defender aquilo que idealizamos, não sei se agora me fiz entender. Editado 26 Junho 2012 por Quillbeast Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 26 Junho 2012 Só usei de comparação para relacionar o fato de Cristãos atacarem outros que se dizem cristãos, nada mais. E o que tem isso a ver com o racismo? :s Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 26 Junho 2012 Ele nem disse nada de mal, mas o discurso do Quillbeast é coisinha para me fazer bater com a cabeça nas paredes. :lol: Não suporto mesmo. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 26 Junho 2012 Ele nem disse nada de mal, mas o discurso do Quillbeast é coisinha para me fazer bater com a cabeça nas paredes. :lol: Não suporto mesmo. :funny: Não é essa a minha intenção. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 26 Junho 2012 Ele nem disse nada de mal, mas o discurso do Quillbeast é coisinha para me fazer bater com a cabeça nas paredes. :lol: Não suporto mesmo. Imagino e gostava de poder assistir ao vivo a uma discussão entre ti e uma pessoa como ele. Acho que dava um bom momento cómico. Compartilhar este post Link para o post