Descartes Publicado 25 Junho 2012 Apenas estou a dar mais motivos que justifiquem a minha posição. Pela minha parte não necessito que o faças. A manifestação da tua posição é suficiente para mim. Só te pedi para não colocares em Deus a responsabilidade das palavras escritas ou ditas pelos homens. Então consideras-te Católico, por concordares com a maneira particular como a Bíblia foi escrita por homens e depois interpretada por outros homens? E: Suponho que sejas Católico Romano. Eu não me considero. Eu sou. E não sou católico por concordar com a forma como a Bíblia foi escrita e interpretada. Não sou católico por causa da Bíblia. A Bíblia foi e é um instrumento valioso na minha vivência como católico. Sou eu que a interpreto e que a utilizo como apoio às minhas escolhas e opções. Tendo sempre presente os condicionalismos que lhe estão subjacentes. Sim, romano. Sim, mas eu falo 'idealmente' é assim que as coisas deveriam funcionar. Se o mundo funcionasse idealmente não era necessária tanta coisa... A começar pela própria religião. O problema é que o mundo ideal não existe nem poderá nunca existir. Pelo menos enquanto continuarem a existir seres-humanos com as características de que dispomos. Porque o mundo ideal para o indivíduo A dificilmente será o mundo ideal para o indivíduo B. Dito isto, não há o conceito objetivo de é assim que as coisas deveriam funcionar, porque a forma como elas deveriam funcionar, na tua opinião, é, com grande probabilidade, diferente da forma como deveriam funcionar na minha opinião. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 25 Junho 2012 (editado) Este tópico ficou mesmo mesmo activo :lol: Editado 25 Junho 2012 por Quillbeast Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 25 Junho 2012 Curioso que com tanta atividade conseguiste escapar-te à questão do incesto. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 25 Junho 2012 (editado) Curioso que com tanta atividade conseguiste escapar-te à questão do incesto. Deus permitia que isso acontecesse, era a única forma de aumentar a descendência. Gên. 3:20: “Adão chamou a sua esposa pelo nome de Eva, porque ela havia de tornar-se a mãe de todos os viventes.” (Portanto, todos os humanos haviam de ser descendentes de Adão e Eva.) Gên. 5:3, 4: “Adão viveu cento e trinta anos. Tornou-se então pai dum filho à sua semelhança, à sua imagem, e chamou-o pelo nome de Sete. E os dias de Adão, depois de gerar Sete, vieram a ser oitocentos anos. Entrementes ele se tornou pai de filhos e de filhas.” (Um dos filhos de Adão era Caim, e uma das filhas de Adão deve ter-se tornado esposa de Caim. Naquele tempo da história humana, quando os humanos ainda tinham notável saúde e vitalidade física, conforme indica a longevidade deles, não eram grandes as probabilidades de transmitirem defeitos em resultado do casamento com um parente próximo. Depois de uns 2.500 anos da história humana, porém, quando já havia deteriorado grandemente a condição física da humanidade, Deus deu a Israel leis que proibiam o incesto.) Gên. 4:16, 17: “Caim foi embora de diante da face de Deus e foi morar na terra da Fuga [ou: Node] ao leste do Éden. Caim teve depois relações com a sua esposa, e ela ficou grávida e deu à luz Enoque”. (Note que Caim não conheceu sua esposa na terra para onde fugiu, como se ela pertencesse a outra família. Antes, foi ali que ele teve relações sexuais com ela para produzir um filho.) Editado 25 Junho 2012 por Quillbeast Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 25 Junho 2012 Uma coisa parva: se Deus criou o Sol ao quarto dia como é que os outros 3 passaram? Ou melhor como é que ele sabe que foi ao quarto dia se não havia Sol? Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 25 Junho 2012 Uma coisa parva: se Deus criou o Sol ao quarto dia como é que os outros 3 passaram? Ou melhor como é que ele sabe que foi ao quarto dia se não havia Sol? talvez uma explicação para isso seja que deus é o início de tudo, isto é, deus existe de tempos indefinidos a tempos indefinidos. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 25 Junho 2012 Uma coisa parva: se Deus criou o Sol ao quarto dia como é que os outros 3 passaram? Ou melhor como é que ele sabe que foi ao quarto dia se não havia Sol? Qual foi a duração dos dias criativos? Que dizer da duração dos dias criativos? Será que tinham literalmente 24 horas? Alguns afirmam que, pelo fato de Moisés (o escritor de Gênesis) mais tarde ter se referido ao dia após os seis dias criativos como modelo para o sábado (dia de descanso) semanal, cada um dos dias criativos deve ter durado literalmente 24 horas. (Êxodo 20:11) Será que a fraseologia de Gênesis apoia essa conclusão? Não. O fato é que a palavra hebraica traduzida “dia” pode significar vários períodos, não apenas um de 24 horas. Por exemplo, quando resumiu a obra criativa de Deus, Moisés referiu-se a todos os seis dias criativos como apenas um dia. (Gênesis 2:4) Além disso, no primeiro dia criativo, “Deus começou a chamar a luz de Dia, mas a escuridão chamou de Noite”. (Gênesis 1:5) Aqui, apenas uma parte do período de 24 horas é definida pelo termo “dia”. Com certeza não há base nas Escrituras para declarar arbitrariamente que cada dia criativo foi de 24 horas. Então, qual foi a duração dos dias criativos? A Bíblia não diz; no entanto, a fraseologia de Gênesis, capítulos 1 e 2, indica que estavam envolvidos longos períodos. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 25 Junho 2012 Deus permitia que isso acontecesse, era a única forma de aumentar a descendência. Gên. 3:20: “Adão chamou a sua esposa pelo nome de Eva, porque ela havia de tornar-se a mãe de todos os viventes.” (Portanto, todos os humanos haviam de ser descendentes de Adão e Eva.) Gên. 5:3, 4: “Adão viveu cento e trinta anos. Tornou-se então pai dum filho à sua semelhança, à sua imagem, e chamou-o pelo nome de Sete. E os dias de Adão, depois de gerar Sete, vieram a ser oitocentos anos. Entrementes ele se tornou pai de filhos e de filhas.” (Um dos filhos de Adão era Caim, e uma das filhas de Adão deve ter-se tornado esposa de Caim. Naquele tempo da história humana, quando os humanos ainda tinham notável saúde e vitalidade física, conforme indica a longevidade deles, não eram grandes as probabilidades de transmitirem defeitos em resultado do casamento com um parente próximo. Depois de uns 2.500 anos da história humana, porém, quando já havia deteriorado grandemente a condição física da humanidade, Deus deu a Israel leis que proibiam o incesto.) Gên. 4:16, 17: “Caim foi embora de diante da face de Deus e foi morar na terra da Fuga [ou: Node] ao leste do Éden. Caim teve depois relações com a sua esposa, e ela ficou grávida e deu à luz Enoque”. (Note que Caim não conheceu sua esposa na terra para onde fugiu, como se ela pertencesse a outra família. Antes, foi ali que ele teve relações sexuais com ela para produzir um filho.) Esta história diverte-me sempre... Só de pensar nas duas senhoras aflitas que me bateram à porta um dia e a quem eu coloquei exatamente a mesma questão. :lol: Uma coisa parva: se Deus criou o Sol ao quarto dia como é que os outros 3 passaram? Ou melhor como é que ele sabe que foi ao quarto dia se não havia Sol? Pelo relógio. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 25 Junho 2012 Esta história diverte-me sempre... Só de pensar nas duas senhoras aflitas que me bateram à porta um dia e a quem eu coloquei exatamente a mesma questão. :lol: Como deves calcular muitas vezes não estamos preparados para responder a tudo. Pessoalmente peço permissão para voltar novamente preparado para dar a resposta correta. :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
totava Publicado 25 Junho 2012 (editado) Eu não me considero. Eu sou. E não sou católico por concordar com a forma como a Bíblia foi escrita e interpretada. Não sou católico por causa da Bíblia. A Bíblia foi e é um instrumento valioso na minha vivência como católico. Sou eu que a interpreto e que a utilizo como apoio às minhas escolhas e opções. Tendo sempre presente os condicionalismos que lhe estão subjacentes. Sim, romano. Mas porque é que dizes que és católico? Sei que disseste que muitos que se dizem (ou que o são, vá) católicos não aderem a todas as doutrinas da igreja, e que cada pessoa é livre de viver a sua espiritualidade como quiser, mas o que é que te une aos outros católicos? O que é que te diz, por exemplo, o Papa, que é o líder da tua Igreja? É que me pareces ser (como muitos outros católicos que conheço) muito independente da Igreja, e portanto pergunto-me porque não formar uma Igreja Católica Cartesiana? :mrgreen: E já agora não-Apostólica, a não ser que te considerasses o sucessor do S. Pedro. Editado 25 Junho 2012 por totava Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 25 Junho 2012 Qual foi a duração dos dias criativos? Que dizer da duração dos dias criativos? Será que tinham literalmente 24 horas? Alguns afirmam que, pelo fato de Moisés (o escritor de Gênesis) mais tarde ter se referido ao dia após os seis dias criativos como modelo para o sábado (dia de descanso) semanal, cada um dos dias criativos deve ter durado literalmente 24 horas. (Êxodo 20:11) Será que a fraseologia de Gênesis apoia essa conclusão? Não. O fato é que a palavra hebraica traduzida “dia” pode significar vários períodos, não apenas um de 24 horas. Por exemplo, quando resumiu a obra criativa de Deus, Moisés referiu-se a todos os seis dias criativos como apenas um dia. (Gênesis 2:4) Além disso, no primeiro dia criativo, “Deus começou a chamar a luz de Dia, mas a escuridão chamou de Noite”. (Gênesis 1:5) Aqui, apenas uma parte do período de 24 horas é definida pelo termo “dia”. Com certeza não há base nas Escrituras para declarar arbitrariamente que cada dia criativo foi de 24 horas. Então, qual foi a duração dos dias criativos? A Bíblia não diz; no entanto, a fraseologia de Gênesis, capítulos 1 e 2, indica que estavam envolvidos longos períodos. Interessante... Portanto a duração dos dias não é clara e pode muito bem não ser 24h. Got it. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 25 Junho 2012 Interessante... Portanto a duração dos dias não é clara e pode muito bem não ser 24h. Got it. Exactamente a bíblia não especifica e pode, portanto, ser de um longo período de tempo. Compartilhar este post Link para o post
Ed Norton Publicado 25 Junho 2012 Mas algum vocês acredita que há um Deus? Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 25 Junho 2012 Mas algum vocês acredita que há um Deus? Olha agora. Queres discutir isso é? :lol: Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 25 Junho 2012 Uma coisa que gostava que me esclarecessem sendo que na bíblia diz e passo a citar http://www.bibliaonline.com.br/acf/1tm/3 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 1 Timóteo 3:1-5 Porque proíbem o casamento dos padres sendo que na bíblia é claramente apoiado? Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 25 Junho 2012 Mas algum vocês acredita que há um Deus? Sim. Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 25 Junho 2012 Mas algum vocês acredita que há um Deus? Muitas das pessoas que comentaram o tópico acreditam, o Quillbeast é um exemplo :) Eu pessoalmente creio que é muito mais provável que ele não exista que o contrário. Mais importante que isso é a minha intolerância para com os mil e um atos horrorosos que lhe são atribuídos. Acho que o melhor que acontece no meio disto tudo é mesmo que é improvável que o que diz ser verdadeiro o seja, porque caso contrário, bem se pode dizer, estão todos "na cama com o diabo". Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 25 Junho 2012 A paciência do velhote a responder às mesmas perguntas over and over again sem perder a compostura. Isso ganha-se com a idade? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 25 Junho 2012 Gaberlunzie, em 26 Junho 2012 - 12:14 , disse:Uma coisa parva: se Deus criou o Sol ao quarto dia como é que os outros 3 passaram? Ou melhor como é que ele sabe que foi ao quarto dia se não havia Sol? Pelo relógio. Não percebi... Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 25 Junho 2012 Muitas das pessoas que comentaram o tópico acreditam, o Quillbeast é um exemplo :) Eu pessoalmente creio que é muito mais provável que ele não exista que o contrário. Mais importante que isso é a minha intolerância para com os mil e um atos horrorosos que lhe são atribuídos. Acho que o melhor que acontece no meio disto tudo é mesmo que é improvável que o que diz ser verdadeiro o seja, porque caso contrário, bem se pode dizer, estão todos "na cama com o diabo". Deus é uma coisa tão vaga que é não é sequer importante tu ou outra pessoa qualquer acreditar. Como já disse aqui Deus pode ser para mim uma pedra. O problema é que se eu disser que acredito em Deus toda a gente acha que eu acredito em Deus Criador ou em Deus que faz milagres. Para mim Deus é a bondade dentro de cada um, o Diabo é o oposto. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 25 Junho 2012 (editado) Embora respeite a tua opinião, fico triste por saber que tu e muitas pessoas fazem de Deus um objecto ou uma condição de coração. Para mim, mesmo invisível, é como uma pessoa real. Editado 25 Junho 2012 por Quillbeast Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 26 Junho 2012 (editado) Como deves calcular muitas vezes não estamos preparados para responder a tudo. Pessoalmente peço permissão para voltar novamente preparado para dar a resposta correta. :compinchas: Pois, eu percebo... Mas porque é que dizes que és católico? Sei que disseste que muitos que se dizem (ou que o são, vá) católicos não aderem a todas as doutrinas da igreja, e que cada pessoa é livre de viver a sua espiritualidade como quiser, mas o que é que te une aos outros católicos? O que é que te diz, por exemplo, o Papa, que é o líder da tua Igreja? É que me pareces ser (como muitos outros católicos que conheço) muito independente da Igreja, e portanto pergunto-me porque não formar uma Igreja Católica Cartesiana? :mrgreen: E já agora não-Apostólica, a não ser que te considerasses o sucessor do S. Pedro. Sou católico porque fui educado no seio de uma comunidade católica, porque me identifico com boa parte da doutrina, principalmente no que respeita ao código moral e ético e porque me sinto confortável de cada vez que sinto necessidade de recorrer à Igreja Católica. Quanto ao Papa é isso mesmo: o líder da Igreja e que merece todo o respeito e consideração por isso mesmo. Uma coisa que gostava que me esclarecessem sendo que na bíblia diz e passo a citar http://www.bibliaonline.com.br/acf/1tm/3 Porque proíbem o casamento dos padres sendo que na bíblia é claramente apoiado? Pela mesma razão que na Bíblia se recomenda que eles não sejam muito dados ao vinho e depois fazem-nos bebê-lo a cada missa. Deve ter sido algo, a seu tempo, dado à escolha: ou mulheres ou vinho. E a maioria terá escolhido o vinho. A paciência do velhote a responder às mesmas perguntas over and over again sem perder a compostura. Isso ganha-se com a idade? :mrgreen: Há quem diga que sim... E também há quem diga que sou descendente de Jó. :mrgreen: Editado 26 Junho 2012 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 26 Junho 2012 Não percebi... O Descartes sabe que os sete dias foram cronometrados com o auxílio de um relógio, porque ele era o examinador do exame final do curso de Divindades, que consistia em criar um Universo em sete dias. Como Deus era um excelente aluno, despachou aquilo em seis. Ateu, por aqui. Mas lembro-me de quando era novinho perguntar à minha mãe se havia Paraíso, Deus e essas coisas todas. Ela disse-me que sim e ainda adicionou que toda gente tinha Anjos da Guarda. That blew my mind! Imediatamente promovi todos os meus amigos imaginários a Anjos da Guarda. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 26 Junho 2012 Amigos Imaginários. :lol: Compartilhar este post Link para o post