Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Acabei há dias "A Balada da Praia dos Cães" do José Cardoso Pires. A escrita não é das mais fáceis, mas gostei bastante da forma como foram integrados os diferentes elementos que iam surgindo na narrativa (falas, relatórios, interrogatórios). O retrato do Portugal sob o regime de Salazar parece-me fiel e as cenas têm descrições muito interessantes.

Como o próprio título do livro indica é como uma balada, que casa na perfeição com uma noite de lareira, charuto, jazz e whisky.

Segue-se "Carta ao Pai" de Kafka.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o melhor de Kafka: A Metamorfose ou O Processo?

Compartilhar este post

Link para o post

A Metamorfose, a milhas.

Um é um bom livro, outro é um instrumento de tortura em forma de obra literária.

Compartilhar este post

Link para o post

A Metamorfose acabei de ler há uns dias e queria saber se O Processo valia a pena mas já vi que não :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Preferia que me tivessem dado com um pau com pregos em cima do que alguma vez me ter decidido a ler o Processo.

Compartilhar este post

Link para o post

A Metamorfose acabei de ler há uns dias e queria saber se O Processo valia a pena mas já vi que não :mrgreen:

Nada como experimentares ler e veres se gostas. Depende sempre de cada um.

Compartilhar este post

Link para o post

A Carta ao Pai também me passou um bocado ao lado, mas já lá vão quase 5 anos que o li.

Compartilhar este post

Link para o post

Nineteen Seventy Four (Red Riding Quartet, Book One), by David Peace

Não me entusiasmou. Não gostei do protagonista. A história é confusa e o estilo da narrativa não ajuda. No início ainda fui tentando desfigurar o mistério, mas acabei por desistir e esperar que o final fizesse algum sentido de toda a confusão do enredo, o que é o pior que pode acontecer quando se lê um mistério. Infelizmente o final não ajudou muito. Agora sigo para o próximo na esperança que se mude de protagonista e que a história comece a ficar melhor definida.

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ser a discussão mais velha deste tópico.

A conclusão a que chegámos é que o Alex não sabe do que fala! :mrgreen:

Lê e vê o que achas.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar-lhe uma oportunidade então, se o conseguir encontrar. :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Na questão de O Processo, em minha opinião a genialidade está na forma como Kafka consegue criticar a burocracia e a corrupção nos meios judiciais do seu tempo fazendo com que o próprio leitor sofra da mesma forma que o acusado.

Ou seja (óbvio spoiler sobre a história)...

Um gajo é acusado, é julgado e acaba por morrer sem conseguir sequer perceber porquê, tamanha é a burocracia de todo o sistema. Da mesma forma, o leitor também nunca o descobre. Essa ligação entre o leitor e a personagem é perfeita.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei há dias "A Balada da Praia dos Cães" do José Cardoso Pires. A escrita não é das mais fáceis, mas gostei bastante da forma como foram integrados os diferentes elementos que iam surgindo na narrativa (falas, relatórios, interrogatórios). O retrato do Portugal sob o regime de Salazar parece-me fiel e as cenas têm descrições muito interessantes.

Como o próprio título do livro indica é como uma balada, que casa na perfeição com uma noite de lareira, charuto, jazz e whisky.

O livro que mais gostei de ler este ano. E a escrita é simplesmente maravilhosa!

Este ano descobri também (esquecendo o Felizmente há Luar) Luis de Sttau Monteiro e apesar de pouco é muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Nineteen Seventy Seven (Red Riding Quartet, Book Two), by David Peace

Estou a começar a gostar do estilo caótico da narrativa (não sei dizer se é por se estar a entranhar, ou se por ter sido aperfeiçoado pelo autor), pelo menos, neste parece-me ser melhor equilibrado com momentos mais sóbrios. O tema deste segundo livro também me agradou mais do que o anterior.

Já percebi que quando acabar vou ficar com mais perguntas do que respostas, mas, ao menos, este fez-me puxar pela memória e pensar sobre como tudo se relaciona. Que venha o próximo.

Se no início me tivesse sido dada a hipótese de escolher um narrador entre o Fraser e o Whitehead, tinha escolhido o primeiro, e como me arrependeria... Ainda bem que a narrativa varia entre os dois, só comecei a interessar-me pela história do Fraser no último terço do livro, aliás é só aí que o livro agarra toda a minha atenção. O Whitehead, do início ao fim, é um mistério dentro de si próprio e nunca me esquecerei daquele final onde o caos explode num momento de catarse.

Reconheci imediatamente a descrição do estado em que a Mary Jane Kelly foi deixada pelo Jack the Ripper, mas não tinha conhecimento da existência do Yorkshire Ripper.

Editado por bmfpcdm

Compartilhar este post

Link para o post

O "Carta ao Pai" já foi. Pensava que ia demorar menos tempo mas aquilo é muito forte, senti-me na pele dele. Gostei muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos ... Preciso de uma ajudinha...

Ando à já algum tempo (para não dizer muito mesmo) atrás do livro The Shining do Stephen King mas acontece que em português não encontro somente a inglesa e a versão em inglês eu não quero. Já procurei Wook, Fnack, Book.it (local onde eu trabalho) e afins mas nada.

Se alguém souber que me envie MP :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Se pudessem tirar uns segundos da vossa vida para responder a meia dúzia de perguntas, eu e mais 3 pessoas e meia ficaríamos agradecidos. Ainda mais se partilhassem com os vossos amigos!

(eu sei que já trouxe uma cena semelhante para aqui, mas, por algum motivo, não me deixava nem ver metade dos resultados e desapareceu sozinho :lol:)

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Encontrei um livro que ja procurava ha quase dois anos quase por acaso num alfarrabista! A batalha incerta, do steinbeck.

10€... por um edicao de 1936 (quando foi publicado nos states). grande compra.

So nao sei que edicao é

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...