Sr.Sergio Publicado 6 Julho 2012 mas isso é só para quem tirou agora a carta?ou para todos os condutores? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 6 Julho 2012 mas isso é só para quem tirou agora a carta?ou para todos os condutores? Todos. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 6 Julho 2012 Isso é uma boca? :mrgreen: Para o meu pai sim :lol: Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 6 Julho 2012 Basicamente é mais um imposto 'disfarçado' e mais burocracias para tratar Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 6 Julho 2012 (editado) @ R3d: :laugh: Editado 6 Julho 2012 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 6 Julho 2012 06 Março 2011 Renovar a carta vai ser mais caroOs condutores de veículos ligeiros pagam hoje 2,25 euros de taxa moderadora no centro de saúde mas novas unidades privadas poderão cobrar mais. Renovar a carta de condução vai ser mais caro. Actualmente, a renovação exige uma ida ao centro de saúde, onde é paga uma taxa moderadora de 2,25 euros, mas o Governo prepara-se para criar Centros de Avaliação Médica e Psicológica (CAMP). Estas unidades privadas deverão cobrar mais do que os 2,25 euros por um exame médico, para os condutores de ligeiros, e ainda mais de 65 euros pelos exames psicológicos, obrigatórios para condutores de veículos pesados de passageiros. As taxas do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) deverão manter-se: 30 euros para menores de 70 anos e 15 euros para quem tem mais de 70 anos. O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Mário Jorge Rêgo, afirma ao CM que "os exames médicos para as renovações das cartas consomem muitos recursos". Libertar os médicos dessa actividade é bem-vindo, diz, mas "vai penalizar as pessoas, que irão pagar mais do que a taxa moderadora", lembrando que os condutores têm sido penalizados com a renovação das cartas porque "o Governo tem vindo a reduzir os prazos de validade". "Antes era aos 65 anos, agora é aos 50 anos." A lei que cria os CAMP foi aprovada em 2010, mas ainda falta publicar a sua regulamentação. "A regulamentação está atrasada porque é preciso definir entre os ministérios das Obras Públicas e da Saúde como e onde vão funcionar os centros, qual a dimensão e o valor a cobrar pelos exames médicos", diz fonte do IMTT. ESTADO PODE PERDER RECEITAS O Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) registou em 2010 um total de 382 903 pedidos de renovação das cartas de condução de condutores dos veículos ligeiros e motociclos. Os pedidos de atestados médicos nos centros de saúde, que comprovam que o condutor está apto, podem representar um encaixe para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), como receitas do pagamento das taxas moderadoras, no valor de 861 mil euros. No futuro, estes valores poderão ser transferidos para os cofres das empresas gestoras dos Centros de Avaliação Médica e Psicológica. "Os condutores que optam por recorrer aos médicos privados para fazer os exames pagam mais do que os condutores que recorrem ao centro de saúde", explica o médico Mário Jorge Rêgo. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/renovar-a-carta-vai-ser-mais-caro-220603040 Compartilhar este post Link para o post
Vulkano Publicado 6 Julho 2012 Ontem á noite tava na serra, um seat a gasolina, passou por nós 6 vezes, sempre que passava por nós metia uma abaixo e acelerava naquela m*rda forte e feio, e aquilo não andava um crl, só cagava fumo e o barulho daquilo pareciam 2 tachos a tremer... Agora eu pergunto, um carro daqueles todo podre, que aquilo se passava por uma lomba f*dia a parte de tras porque tava rebaixo, sera que tem dinheiro para a gasolina? Compartilhar este post Link para o post
Manarte Publicado 6 Julho 2012 Pessoal, tenho uma duvida, agora é obrigatorio ir a exame de codigo, com aulas de condução dadas? É que vieram-me com essa historia, e eu não tenho nada disso... Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 6 Julho 2012 No meu tempo tinha que ter, salvo erro, 8 aulas de condução feitas para ir a exame de código. Compartilhar este post Link para o post
Manarte Publicado 6 Julho 2012 No meu tempo tinha que ter, salvo erro, 8 aulas de condução feitas para ir a exame de código. E não sabes se aínda é obrigatorio? Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 6 Julho 2012 Tens de ter pelo menos 10 aulas acho eu. Compartilhar este post Link para o post
nEsT_1 Publicado 6 Julho 2012 No meu tempo tinha que ter, salvo erro, 8 aulas de condução feitas para ir a exame de código. Feito é como quem diz... Eu tinha 2 feitas e 8 assinadas. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 6 Julho 2012 Eu já tinha umas 10/12 feitas, mesmo feitas. Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 6 Julho 2012 Na minha altura, não era obrigatório ter aulas de condução, para se fazer o código... Compartilhar este post Link para o post
Manarte Publicado 6 Julho 2012 Obrigado a todos, tive também a pesquisar mais um bocado, e em muito sitio diz que é obrigatorio.. Secalhar segunda ligo para o IMTT e pergunto, porque se for aí já estamos noutra conversa... Pois agora tenho que pagar 125€ para ir a exame, e com jeitinho não pago porcausa disso :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 6 Julho 2012 É obrigatório ter frequentado um quarto das aulas práticas obrigatórias para a categoria para ser proposto a exame: http://www.apdec.pt/Docs/2005/Despacho_17692_2005.pdf Compartilhar este post Link para o post
Manarte Publicado 6 Julho 2012 Ou seja whatever, eles não me falaram disso, por isso eu posso pegar por aí certo? aquilo está mesmo mal feito, nem livro tive que assinar das aulas a que fui e afins... Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 6 Julho 2012 Mas estás a pensar em ir a exame sem pagar? Compartilhar este post Link para o post
Nume Publicado 6 Julho 2012 Ou seja whatever, eles não me falaram disso, por isso eu posso pegar por aí certo? aquilo está mesmo mal feito, nem livro tive que assinar das aulas a que fui e afins... eu dei uma aula antes de ir a código lol Compartilhar este post Link para o post
Manarte Publicado 6 Julho 2012 Mas estás a pensar em ir a exame sem pagar? Isto é assim, eu já paguei a carta por inteiro, e chumbei duas vezes no codigo, mas os gajos agora querem comer-me 150/200€, só que naquela escola, os gajos querem que os alunos paguem para passar o exame de condução por exemplo, se pagar por exemplo mais "x" eles ajudam-me a fazer o codigo e afins... ou seja corrupção da pura certo? E então eu agora estou a pensar seriamente em pegar nesta cena para os "queimar" . Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 9 Julho 2012 Alguém sabe se é possível "renovar" a licença de aprendizagem, caso acabe o prazo de 2 anos? Compartilhar este post Link para o post