Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

Acho que já percebi o que o Underscore quer dizer e tem razão. Isto de já fazer os movimentos automaticamente já me estava a levar ao engano. Ganda nabo que estava a ser.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Alonso.

Apoio do calcanhar no tapete do carro, acho que foi isso que ele disse. E não calcanhar no pedal, isso era meio caminho andado para me espetar contra outro carro :mrgreen:

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, desde que vocês entram no carro até iniciar a marcha qual é o vosso procedimento, passo-a-passo? São tantas coisas que eu baralho-me. :mrgreen:

Sou tão grande que vejo-me fdd para arranjar uma posição que me sinta confortável na condução... ou tenho as pernas muito esticadas, ou sinto-me muito apertado... :facepalm:

Editado por Diogo Miguel

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, desde que vocês entram no carro até iniciar a marcha qual é o vosso procedimento, passo-a-passo? São tantas coisas que eu baralho-me. :mrgreen:

Sou tão grande que vejo-me fdd para arranjar uma posição que me sinta confortável na condução... ou tenho as pernas muito esticadas, ou sinto-me muito apertado... :facepalm:

Ajeitar o banco, pôr o cinto e ligar o carro. Quando não tenho o carro por uns dias também costumo verificar os espelhos.

Compartilhar este post

Link para o post

aquilo que ele esta a dizer e por exemplo no ponto de embraiagem apoiam o calcanhar no chao e o pe no pedal e vao levantando, controlando deste modo melhor, depois disso poe o pe de lado obviamente ate porem a 2º etc etc

Compartilhar este post

Link para o post

Ajustar o banco.

Ajustar as costas do banco.

Ajustar a parte da almofada do banco (não sei o nome, mas é parte do banco onde se "encosta" a cabeça)

Colocar o cinto

Ajustar o espelho retrovisor do carro

Ajustar os espelhos retrovisores laterais.

Creio que não me está a faltar nada.

Edit: Isto se alguém tiver mexido no carro... :mrgreen:

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Ajeitar o banco, pôr o cinto e ligar o carro. Quando não tenho o carro por uns dias também costumo verificar os espelhos.

Sim, mas e a partir dai até iniciar a marcha?

Antes de ligarem o carro verificam se está em ponto morto? Se não estiver, colocam em ponto morto, ligam o carro, pé na embraiagem e travão, destravam o travão de mão, colocam na primeira mudança e fazem o ponto de embraiagem até arrancar?

São estes passos todos que ainda não interiorizei...

Ajustar o banco.

Ajustar as costas do banco.

Ajustar a parte da almofada do banco (não sei o nome, mas é parte do banco onde se "encosta" a cabeça)

Colocar o cinto

Ajustar o espelho retrovisor do carro

Ajustar os espelhos retrovisores laterais.

Creio que não me está a faltar nada.

Edit: Isto se alguém tiver mexido no carro... :mrgreen:

A questão é a mesma que fiz ao Longineu. Esses primeiros passos eu sei, o restante até iniciar a marcha é que ainda não interiorizei e por isso estou a perguntar.

Editado por Diogo Miguel

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de ligarem o carro verificam se está em ponto morto? Se não estiver, colocam em ponto morto, ligam o carro, pé na embraiagem e travão, destravam o travão de mão, colocam na primeira mudança e fazem o ponto de embraiagem até arrancar?

Sim, sim. Verifico sempre se o carro está em ponto morto. Se não estiver, ponho. Depois faço exactamente como dizes aí. Isso com o hábito vai-se tornar automático, não te preocupes. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Apoio do calcanhar no tapete do carro, acho que foi isso que ele disse. E não calcanhar no pedal, isso era meio caminho andado para me espetar contra outro carro :mrgreen:

É isso mesmo. O que eu entendi do que o BrunoCardoso disse, é que ele pousava o calcanhar no tapete do carro a fazer o ponto de embraiagem. Não acho que dê muito jeito.

É isto, e no final disto tudo, benze-te.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro meto o pé na embraiagem e no travão. Ligo o carro, levanto o travão de mão. Meto em primeira(se já estiver deixo) e arranco...

Compartilhar este post

Link para o post

1. Antes de ligarem o carro verificam se está em ponto morto?

2. Se não estiver, colocam em ponto morto, ligam o carro, pé na embraiagem e travão, destravam o travão de mão, colocam na primeira mudança e fazem o ponto de embraiagem até arrancar?

1. É preciso sempre verificar a mudança do carro antes de arrancar.

2. Se não estiver não coloco. Normalmente deixo sempre o carro com a 1ª mudança ou com a marcha atrás. É raro deixar em ponto morto.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, sim. Verifico sempre se o carro está em ponto morto. Se não estiver, ponho. Depois faço exactamente como dizes aí. Isso com o hábito vai-se tornar automático, não te preocupes. :mrgreen:

Afinal na minha cabeça não estava tão errado como pensava. :)

Primeiro meto o pé na embraiagem e no travão. Ligo o carro, levanto o travão de mão. Meto em primeira(se já estiver deixo) e arranco...

Exacto, também é isto que o meu instrutor me tem ensinado, eu é que troquei ali em cima. Embraiagem e travão antes de ligar o carro.

1. É preciso sempre verificar a mudança do carro antes de arrancar.

2. Se não estiver não coloco. Normalmente deixo sempre o carro com a 1ª mudança ou com a marcha atrás. É raro deixar em ponto morto.

Porquê que não colocas em ponto morto? Nos exames de condução há stress se fizermos como disseste em vez de colocar em ponto morto e depois em primeira?

Editado por Diogo Miguel

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê que não colocas em ponto morto? Nos exames de condução há stress se fizermos como disseste em vez de colocar em ponto morto e depois em primeira?

Não sei se há stress mas a mim ensinaram-me que, a desligar o carro, deve-se meter a 1ª. Se for numa descida, deve-se meter a marcha-atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

Meter em ponto morto é só para parecer tudo bonito e tal, mas sim, convém estar em ponto morto quando ligas o carro.

Metes o pé na embraiagem e no travão, ligas o carro, fazes pisca para iniciar a marcha, destravas e quando estiveres pronto arrancas. Vais levantando a embraiagem aos poucos e dando aceleração ao carro.

Só têm de pensar no seguinte. Já toda a gente passou por isso. Praticamente toda a gente teve os mesmos dilemas antes de começar a conduzir, ou depois das primeiras aulas. E quando apanhar um semáforo vermelho numa subida? Como é que arranco sem deixar descair o carro? Como é que vou andar a circular numa rua super estreita tendo o controlo total do carro? Como é que vou fazer as saídas nas terceiras/quartas saídas da rotunda tendo atenção a tudo, para não me esmerdar contra um gajo qualquer que venha por fora?

Com o hábito, as coisas vão ao sítio. Toda a gente que tem carta passou por isto e toda a gente o superou. Ou quase, vá.

E atenção: O ajuste do banco é realmente importante. Se for preciso, percam cinco minutos com o vosso instrutor para que ele vos explique isso. Se estiverem muito próximos/afastados, podem perder grande parte da sensibilidade com os pedais, o que resulta numa série de erros.

Não sei se te podem contar como erro, mas é preferível jogar pelo seguro. Ponto morto e depois primeira. É um preciosismo.

Compartilhar este post

Link para o post

(...)

É mais prático. A minha rua por exemplo é uma descida e quando estaciono o carro deixo sempre com a marcha atrás. Se quiser sair e tiver que puxar o carro atrás é mais prático ligar o carro, acelerar até ele estar naquele ponto de arranque e tirar o travão de mão. Não preciso de tirar o carro da mudança de marcha atrás, colocar em ponto morto e depois voltar a colocar essa mudança.

Mas também faço isso em outras situações quando o carro está em 1ª. Tiro o travão de mão mantendo o pé na embraiagem e no travão e depois coloco o pé no acelerador e toca a andar. Mas também posso não estar a explicar bem visto que já tenho as coisas tão mecanizadas que fica difícil explicar.

O melhor no exame é nunca arriscar e jogar pelo seguro, como está a dizer o André Sousa. E já agora fazer aquilo que foste ensinado a fazer pelo instrutor. Se ele quer que tu faças isso, tens que fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora: Na condução o que me fez mais confusão, foram as cedências de passagem. Não por não as saber, mas porque a minha cabeça estava formatada para o que via na estrada. Peões a três/quatro metros da passadeira, e toca de abrandar/parar o carro para ver se eles iam atravessar ou simplesmente continuar a marcha. Um carro do outro lado da rotunda, e toca de ceder-lhe a passagem. Flipava-me todo com isso. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se há stress mas a mim ensinaram-me que, a desligar o carro, deve-se meter a 1ª. Se for numa descida, deve-se meter a marcha-atrás.

Por acaso nisso da descida não sabia.

Meter em ponto morto é só para parecer tudo bonito e tal, mas sim, convém estar em ponto morto quando ligas o carro.

Metes o pé na embraiagem e no travão, ligas o carro, fazes pisca para iniciar a marcha, destravas e quando estiveres pronto arrancas. Vais levantando a embraiagem aos poucos e dando aceleração ao carro.

Só têm de pensar no seguinte. Já toda a gente passou por isso. Praticamente toda a gente teve os mesmos dilemas antes de começar a conduzir, ou depois das primeiras aulas. E quando apanhar um semáforo vermelho numa subida? Como é que arranco sem deixar descair o carro? Como é que vou andar a circular numa rua super estreita tendo o controlo total do carro? Como é que vou fazer as saídas nas terceiras/quartas saídas da rotunda tendo atenção a tudo, para não me esmerdar contra um gajo qualquer que venha por fora?

Com o hábito, as coisas vão ao sítio. Toda a gente que tem carta passou por isto e toda a gente o superou. Ou quase, vá.

E atenção: O ajuste do banco é realmente importante. Se for preciso, percam cinco minutos com o vosso instrutor para que ele vos explique isso. Se estiverem muito próximos/afastados, podem perder grande parte da sensibilidade com os pedais, o que resulta numa série de erros.

Não sei se te podem contar como erro, mas é preferível jogar pelo seguro. Ponto morto e depois primeira. É um preciosismo.

Concordo em tudo, e deixa-me mais aliviado saber que não sou o único com este tipo de questões.

Quanto ao bold, como sou muito grande tem sido difícil arranjar uma posição em que me sinta confortável, ou tenho as pernas muito esticadas ou estou muito apertado... :lol: Na próxima aula vou falar com o meu instrutor para vermos melhor isto.

É mais prático. A minha rua por exemplo é uma descida e quando estaciono o carro deixo sempre com a marcha atrás. Se quiser sair e tiver que puxar o carro atrás é mais prático ligar o carro, acelerar até ele estar naquele ponto de arranque e tirar o travão de mão. Não preciso de tirar o carro da mudança de marcha atrás, colocar em ponto morto e depois voltar a colocar essa mudança.

Mas também faço isso em outras situações quando o carro está em 1ª. Tiro o travão de mão mantendo o pé na embraiagem e no travão e depois coloco o pé no acelerador e toca a andar. Mas também posso não estar a explicar bem visto que já tenho as coisas tão mecanizadas que fica difícil explicar.

O melhor no exame é nunca arriscar e jogar pelo seguro, como está a dizer o André Sousa. E já agora fazer aquilo que foste ensinado a fazer pelo instrutor. Se ele quer que tu faças isso, tens que fazer isso.

bold: Como assim? Estás já com o pé no acelerador e com o carro pronto para arrancar só ai destravas o travão de mão?

Editado por Diogo Miguel

Compartilhar este post

Link para o post

(...)

bold: Como assim? Estás já com o pé no acelerador e com o carro pronto para arrancar só ai destravas o travão de mão?

Sim.

Dessa maneira e se a distância for curta não há o risco de deixar o carro ir abaixo e bater no da frente, exceto se for rápido o suficiente para agarrar no travão de mão, porque o carro já está naquele ponto de arranque onde não corre o risco de ir abaixo.

É um truque para quando se estaciona o carro numa descida e se quer puxar mais para trás para ficar melhor estacionado e/ou para sair.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso nisso da descida não sabia.

Concordo em tudo, e deixa-me mais aliviado saber que não sou o único com este tipo de questões.

Quanto ao bold, como sou muito grande tem sido difícil arranjar uma posição em que me sinta confortável, ou tenho as pernas muito esticadas ou estou muito apertado... :lol: Na próxima aula vou falar com o meu instrutor para vermos melhor isto.

Descida ou subida. Se estiveres a descer, metes marcha-atrás. Se estiveres a subir, metes a primeira.

São pequenos hábitos que têm imensa influência na condução. Apoiar o calcanhar no tapete para pressionar a embraiagem também é habitual e não se deve fazer. Aliás, se muita gente não tivesse o conhecimento que tem, o instinto natural seria usar o pé direito para acelerar e o pé esquerdo para travar. :mrgreen:

Sim. É fazer o ponto de embraiagem com o travão de mão puxado. Imagina que estacionaste numa descida. Quando chegas, tens o carro da frente coladinho ao teu. Para evitar que deixes descair o carro e batas no da frente, ligas o carro, deixas estar o travão de mão, fazes o ponto e quando sentires o carro a puxar, destravas o carro que ele começa a andar para trás.

Ah! Se estacionares numa subida/descida, também podes virar as rodas para o lado do passeio. É como meter a marcha atrás ou a primeira, consoante a inclinação. Assim, se o carro por algum motivo se destravar, ele acabará por embater no passeio, invés de ir parar ao meio da estrada.

Mas lá está. Preciosismos.

Editado por André Sousa

Compartilhar este post

Link para o post

Isso do ajuste do banco é bem importante, o meu 1º instrutor não explicava um crl e houve umas 5 ou 6 aulas que tinha de andar a ajustar durante a aula porque não encontrava posição decente.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre q ajusto o banco vou com o pé ao pedal da embraiagem para ver se está como eu quero.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre q ajusto o banco vou com o pé ao pedal da embraiagem para ver se está como eu quero.

Normalmente é sempre assim que se ensina para regular o banco da forma mais fácil. Regular de forma a que a perna fique confortável a pisar o pedal da embraiagem por completo.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta uma pergunta, eu vou ter exame de condução daqui a uns dias :mrgreen: e agora estava a imaginar o possivel percurso e surgiu me uma duvida..Estou parado num stop para virar à esquerda e estou na faixa da esquerda, quando vou entrar a seguir entro na faixa da esquerda e só depois faço pisca para me colocar à direita certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Fazes a perpendicular e colocas-te logo na via da direita, quase que directamente. Isto se não houver justificação para circulares noutra via que não a da direita.

Compartilhar este post

Link para o post

Sério? já nao conduzo há quase dois meses e já não tinha bem a certeza.. Bem naquele caso como tem traço continuo tenho mesmo de me por à esquerda primeiro.. ty sousa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...