Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

Tive um acidente a duas semanas atrás e f*di três pneus do carro, e uma das 3 jantes também foi a vida.

Mas no carro da escola de condução?

E ficas te bem?

Compartilhar este post

Link para o post

6ª aula. Segui os vossos conselhos e correu msmo bem :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Tive um acidente a duas semanas atrás e f*di três pneus do carro, e uma das 3 jantes também foi a vida.

aposto que tava um poster do ozil numa paragem de autocarro

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte. Cepo como és, bem vais precisar.

Compartilhar este post

Link para o post

Exame de condução marcado :medinho:

Até meti uma 3ª em vez da 1ª quando ele me disse a data :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Também fiz isso numa aula.

Mas acho que o pior que fiz foi tentar arrancar num subida em ponto morto :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

como é que vcs fazem as reduções? quer dizer, eu sei fazer, mas ele diz-me para travar (moderar a velocidade), reduzir, largar a embraiagem e se puder continuando a travar. A cena é que aquilo manda sempre um solavanco :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Deves largar a embraiagem demasiado rápido, digo eu. Eu uso imenso a manete das mudanças, até me faz confusão gente que vai parar em semáforos e passa tipo da 5ª para um ponto morto. Ando sempre com as mudanças mais altas possíveis também.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou é porque levantas o pé da embraiagem muito rápido ou porque reduzes demasiado cedo.

Deves largar a embraiagem demasiado rápido, digo eu. Eu uso imenso a manete das mudanças, até me faz confusão gente que vai parar em semáforos e passa tipo da 5ª para um ponto morto. Ando sempre com as mudanças mais altas possíveis também.

Eu faço isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual e o problema de passar de 5ª para ponto morto?

Compartilhar este post

Link para o post

Não faço e sempre me disseram que era errado, mas como não sou mecânico também não sei explicar porquê. A verdade é que sinto-me muito mais confortável a travar reduzindo as mudanças e passando por elas todas, isto se travar com tempo, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

É capaz de ser errado em termos de segurança porque o carro fica menos estável, mas se tiver tudo controladíssimo não vejo problema. Também não percebo de mecânica, mas não me cheira que tenha problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou por volta da 20ª aula de condução e os meus maiores problemas são o início de marcha depois de ter de parar - ou levanto a embraiagem depressa demais ou acelero cedo demais - e passar de 3ª para 2ª - é rara a vez que passo de 3ª para 2ª e não se dá conta (quer pelo carro, quer pelo barulho).

O ponto de embraiagem ou o aprendi bem ou o instrutor ajuda ou o carro está aceleradíssimo :mrgreen: , porque o carro só me foi abaixo uma vez. Estacionar e contornar passeios faço 1 mal em 5, mais ou menos. Inversões de marcha já começo a conhecer o carro já não tenho problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

como é que vcs fazem as reduções? quer dizer, eu sei fazer, mas ele diz-me para travar (moderar a velocidade), reduzir, largar a embraiagem e se puder continuando a travar. A cena é que aquilo manda sempre um solavanco :lol:

LOL

Estou a imaginar-te nessa situação e carro a mandar solavanco :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Deves andar a largar a embraiagem duma só vez, aí é normal o solavanco.

Experimenta assim, travas, reduzes e ao largar a embraiagem fá-lo só até ao ponto onde ela pegue, isto é, largas até as rotações começarem a subir, deixas estar um pouco e retiras o pé totalmente.

Fazendo é mais fácil do que escrever de maneira que se perceba, mas a redução é para ser feita devagar e não tirar logo o pé da embraiagem :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

mas então as reduções só se devem fazer em situações que tenhamos tempo, certo? Numa situação apertada temos que ir ao ponto morto

Compartilhar este post

Link para o post

É capaz de ser errado em termos de segurança porque o carro fica menos estável, mas se tiver tudo controladíssimo não vejo problema. Também não percebo de mecânica, mas não me cheira que tenha problema.

Mecanicamente não tem problema nenhum, em termos de segurança como as rodas não estão ligadas ao motor, o carro vai mais solto e demora mais a travar. Contudo para velocidades citadinas mal se nota a diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

mas então as reduções só se devem fazer em situações que tenhamos tempo, certo? Numa situação apertada temos que ir ao ponto morto

Eu faço sempre reduções, tenho atenção ao trânsito à minha frente, antecipo eventuais travagens do mesmo e poupo travões por exemplo.

Numa situação de emergência é pata a fundo no travão e embraiagem e engreno uma mudança adequada à velocidade depois de travar pois posso ter necessidade de ter de fugir daquele sítio, em ponto-morto tás feito :lol:

Ponto-morto só se utiliza para ligar o carro.

Claro que se tiveres o discernimento para efectuar reduções numa situação de aperto, podes fazer e teoricamente num carro sem ABS convém mesmo fazeres para não bloquear as rodas e conseguires parar num menor espaço do que se as rodas bloquearem :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas pá, à partida essas situações de emergência são a excepção. Se fores a 90 e se se atravessar alguma coisa à tua frente tens de travar logo, mas o normal na condução não é isso. Vês o carro da frente a abrandar, vês o semáforo a fechar, vais reduzindo a velocidade e consequentemente as mudanças... eu faço sempre isto, até porque nunca se sabe se aquilo ainda começa a andar entretanto e eu escuso de parar totalmente o carro e voltar a arrancar - poupa-se combustível.

Compartilhar este post

Link para o post

Reduzir as mudanças uma por uma é nas situações em que é preciso travar com o motor, para evitar que o carro derrape. Na cidade, a baixas velocidades ou até quando se consegue prever com bastante antecedência o momento de paragem não é preciso ir reduzindo, ponto morto e um cheirinho no travão até parar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas pá, à partida essas situações de emergência são a excepção. Se fores a 90 e se se atravessar alguma coisa à tua frente tens de travar logo, mas o normal na condução não é isso. Vês o carro da frente a abrandar, vês o semáforo a fechar, vais reduzindo a velocidade e consequentemente as mudanças... eu faço sempre isto, até porque nunca se sabe se aquilo ainda começa a andar entretanto e eu escuso de parar totalmente o carro e voltar a arrancar - poupa-se combustível.

Porque haverias de ter de parar quando passas para ponto-morto em vez de ires reduzindo? Eu passo para ponto-morto quando o semáforo está vermelho e vou travando, se ele ficar verde antes de eu parar meto a mudança e siga. As duas maneiras têm prós e contras, um dos contras de passar para ponto-morto é o que já foi dito a cima, um dos contra de ir reduzindo é que desgastas mais a embraiagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, não sei se já falaram nisto mas aqui vai... sabem onde tenho de ir para obter o atestado médico? Pensava que era nos centros de saúde mas ao que parece já não é assim :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...