Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sobreira

Pequenas Dúvidas Informáticas

Publicações recomendadas

Vou ver se encontro essa amanhã na rádio popular que vai haver a promoção dos produtos sem IVA. Obrigado a ambos.

Compartilhar este post

Link para o post

Noob question: A minha tv tem um problema qualquer que por vezes faz com que não dê som. Estava a pensar em ligar as colunas do pc lá mas onde é que as ligo? São duas colunas que ligam a um Subwoofer que por sua vez liga no pc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, Em 05/04/2022 at 09:53:

Noob question: A minha tv tem um problema qualquer que por vezes faz com que não dê som. Estava a pensar em ligar as colunas do pc lá mas onde é que as ligo? São duas colunas que ligam a um Subwoofer que por sua vez liga no pc.

Porque não equacionas ligar o subwoofer? Essas colunas que falas não passam de satélites, servem para emitir os sons mais agudos. Só o conjunto faz sentido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 18 horas:

Porque não equacionas ligar o subwoofer? Essas colunas que falas não passam de satélites, servem para emitir os sons mais agudos. Só o conjunto faz sentido.

Foi o que fiz. Já consegui :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 1 hora:

Qual o DNS que usam da Google?

8888

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 5 minutos:

8888

Danka. Não era 1111? Ou algo assim?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 20 minutos:

Danka. Não era 1111? Ou algo assim?

Esse é o da Cloudfare

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer cálculos em massa qual consideram ser a versão do Excel mais rápida? Isto sabendo que o meu portátil está estragado e o meu PC actual fica algo a desejar, enquanto espero pelo arranjo que deve demorar 1/2 semanas. As versões antigas serão mais rápidas ou mais lentas? Pretendo fazer milhares e milhares de cálculos em 1/2 minutos portanto convém ser a versão mais rápida possível para um PC antiquado. Estou indeciso entre instalar o 2007 e o 2010, qual é mais rápido?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rei_Patricio, há 2 horas:

Que alternativa há ao teamviwer para uso profissional? O Anydesk tb detecta que é proffisional e bloqueia?

VNC?

Compartilhar este post

Link para o post

Malta (@Bazuka @Mica @Bashir gente que pode saber, mas é pergunta geral), a minha Maria é fotógrafa e, como tal, mexe muito em ficheiros, tem necessidades vastas de armazenamento, etc. Actualmente guarda tudo em discos externos e é tudo backed up automaticamente para o Backblaze, mas queria facilitar-lhe a vida na parte dos discos.

Como tal, a solução lógica parece-me ser um NAS, mas na verdade não percebo muito do assunto. Sei que, em teoria, aquilo fica no mesmo sítio e, desde que haja ligação à net, é possível ler e escrever até de forma remota. Mas não faço ideia de como configurar, nem de qual NAS nem tipo de discos comprar.

Se ajudar, ela tem neste momento uns 5 discos, totalizando cerca de 20TB de armazenamento, dos quais 14-15 estarão ocupados, diria. A ideia não é armazenar tudo nos discos para sempre, mas sim fazer uma reciclagem, talvez tirando coisas de há 2 anos, por exemplo. Se por algum motivo for preciso ir buscar algo anterior, em teoria estará no Backblaze, porque o backup é teoricamente eterno.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Malta (@Bazuka @Mica @Bashir gente que pode saber, mas é pergunta geral), a minha Maria é fotógrafa e, como tal, mexe muito em ficheiros, tem necessidades vastas de armazenamento, etc. Actualmente guarda tudo em discos externos e é tudo backed up automaticamente para o Backblaze, mas queria facilitar-lhe a vida na parte dos discos.

Como tal, a solução lógica parece-me ser um NAS, mas na verdade não percebo muito do assunto. Sei que, em teoria, aquilo fica no mesmo sítio e, desde que haja ligação à net, é possível ler e escrever até de forma remota. Mas não faço ideia de como configurar, nem de qual NAS nem tipo de discos comprar.

Se ajudar, ela tem neste momento uns 5 discos, totalizando cerca de 20TB de armazenamento, dos quais 14-15 estarão ocupados, diria. A ideia não é armazenar tudo nos discos para sempre, mas sim fazer uma reciclagem, talvez tirando coisas de há 2 anos, por exemplo. Se por algum motivo for preciso ir buscar algo anterior, em teoria estará no Backblaze, porque o backup é teoricamente eterno.

NAS não é a minha praia. É melhor esperar por alguém que esteja mais dentro do assunto. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 01/09/2022 at 14:43:

Sorry, também não estou muito por dentro do assunto.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bela pontaria nesses três quotes, também nunca trabalhei com um NAS.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 01/09/2022 at 14:43:

Fiquei triste porque não me identificaste. Passei anos a trabalhar com NAS (FreeNAS ❤️ ).

Para mal dos teus pecados, não trabalhei muito a nível doméstico.

No entanto, e pela minha experiencia, o NAS Server, pouco interessa. Desde que tenha uma porta LAN de 1GB, pouco interessa a marca.

O importante é serem HDDs bons, mesmo bons. Há 5 anos, recomendava os WD Red. Deduzo que as coisas não tenham mudado muito.

Sendo necessários 20TB, em vez de pagares forte por uma NAS Server (no meu tempo, um QNAP de 4 baías custava uns 200€), assembla um PC pequenito, apenas para isso. Se tiveres que aumentar o armazenamento no futuro, só tens que gastar dinheiro nos discos, e não numa NAS Server novo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 14 horas:

Fiquei triste porque não me identificaste. Passei anos a trabalhar com NAS (FreeNAS ❤️ ).

Para mal dos teus pecados, não trabalhei muito a nível doméstico.

No entanto, e pela minha experiencia, o NAS Server, pouco interessa. Desde que tenha uma porta LAN de 1GB, pouco interessa a marca.

O importante é serem HDDs bons, mesmo bons. Há 5 anos, recomendava os WD Red. Deduzo que as coisas não tenham mudado muito.

Sendo necessários 20TB, em vez de pagares forte por uma NAS Server (no meu tempo, um QNAP de 4 baías custava uns 200€), assembla um PC pequenito, apenas para isso. Se tiveres que aumentar o armazenamento no futuro, só tens que gastar dinheiro nos discos, e não numa NAS Server novo.

Opá sorry, nem sabia. 😁

Do que vi, andam por esse preço, sim. O que nem me parece muito, por exemplo vi um servidor com 4 baías, 18TB cada. Isso deve ser mais do que suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 13 minutos:

Opá sorry, nem sabia. 😁

Do que vi, andam por esse preço, sim. O que nem me parece muito, por exemplo vi um servidor com 4 baías, 18TB cada. Isso deve ser mais do que suficiente.

Tens é que garantir que são discos próprios para NAS e a LAN de 1GB

Compartilhar este post

Link para o post

Malta alguem ja aconteceu isto? hoje apareceu isso do nada quando praticamente so andei no youtube e a jogar Black Desert Online andou a spammar todo o dia

Screenshot_47.png.20a03f1a89ba61482619eebd1b89fe91.png

Screenshot_48.png.7ae0b5c7b73421e3a490d6bbf58106b7.png

Compartilhar este post

Link para o post

Conhecem alguma loja de confiança, em Lisboa ou arredores, para trocar um teclado de um Portátil?

Tenho um Acer que começou a dar um problema estúpido, que online tudo me aponta para que fique resolvido para já com a troca de teclado, não sei se na Worten me conseguiam dar um jeito mas não tenho grande confiança neles.

Resumo do problema se alguém estiver interessado:

https://community.acer.com/en/discussion/645979/my-acer-laptop-a315-41-doesnt-boot-until-i-press-any-key

Obrigado desde já a quem possa ajudar 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de paladino77, há 1 hora:

Conhecem alguma loja de confiança, em Lisboa ou arredores, para trocar um teclado de um Portátil?

Tenho um Acer que começou a dar um problema estúpido, que online tudo me aponta para que fique resolvido para já com a troca de teclado, não sei se na Worten me conseguiam dar um jeito mas não tenho grande confiança neles.

Resumo do problema se alguém estiver interessado:

https://community.acer.com/en/discussion/645979/my-acer-laptop-a315-41-doesnt-boot-until-i-press-any-key

Obrigado desde já a quem possa ajudar 

Não conheço o portátil, mas se não fores um Eduardo Mãos de Tesoura, se tiveres o teclado para substituir, consegues fazer isso na boa, para a maioria dos portáteis atuais, sem quebrar nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, preciso de ajuda.

Preciso de ligar dois monitores ao meu Mac (Apple chip M1 2020) mas este nativamente só suporta um monitor externo. É uma limitação conhecida, tal como alguns workarounds, como por exemplo uma docking station com displaylink. Recomendam alguma em específico? Vi uma da Plugable mas custava 180€ e nem estava disponivel em Portugal, seria ótimo se me conseguissem recomendar algo mais em conta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...