Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
James Darmody

[FM'08] Asteras - Chelsea - Inter - Vasco | França

Publicações recomendadas

uefa.png

19 de Maio de 2011

Final da Taça Uefa: Real Madrid vs Chelsea

Em termos actuais o nome de Chelsea e Real até pode ser elevado ao mesmo patamar, mas quando se fala de história a conversa muda de tom. O Real Madrid nem precisa de apresentações neste capítulo, as 7 vitórias na Liga dos Campeões (1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1966, 1998, 2000 e 2002) e as duas na Taça Uefa (1985 e 1986) falam por si. Já o Chelsea, venceu a Liga dos Campeões na sua única final na competição, em 2007/2008, perante o Inter, por 1-0. Os blues tinha agora oportunidade de vencer a Taça Uefa, troféu que foi conquistado pelo Asteras o ano passado, com o agora treinador do Chelsea a comandar os gregos.

Ponto comum nas duas equipas: as figurais em maior destaque no momento da final são os pontas-de-lança. Do lado do Chelsea Didier Drogba, melhor marcador da equipa na competição e em excelente momento de forma, e do lado do Real Madrid Robinho, que surgia como elemento a mais temer da equipa merengue, um aviso feito por Gudjohnsen, que bem conhece o brasileiro dos tempos que jogou no Barcelona.

Ambas as equipas não tiveram grandes dificuldades em chegar a esta grande final, tendo o Real eliminado Parma, Mónaco, Getafe e PSG. A minha caminhada é conhecida por todos, mas volto a recordá-la: AZ, Panathinaikos, Ajax e West Ham. Talvez pela facilidade como fomos passando as eliminatórias pode-se justificar que os adeptos tivessem tão confiantes para o encontro, mas que é o certo é que era o Real Madrid o favorito à vitória de acordo com a imprensa, talvez devido à sua maior experiência a este nível.

Real Madrid vs Chelsea: Formações
formacoes.png

Comecei com 4x3x3 mas aos 15' já jogava em 4x1x4x1, que tantas vezes me acompanhou nestes 4 anos. O motivo da mudança é muito simples: ganhar o meio-campo, ganhar o jogo. E não quis esperar até estar em desvantagem para o fazer, em finais não há margem para erros e os treinadores têm que ser os primeiros a dar o exemplo.

Taça Uefa: Final
1736.png Real Madrid x Chelsea 630.png , @ The Millennium Stadium
tuj15-1.png

Excelente final, com resultado desnivelado demais. Grande Chelsea que soube encarar brilhantemente o prolongamento e levar de vencida o Chelsea, mesmo depois de ter consentido por duas vezes a igualdade.

Como seria de esperar, um jogo bastante equilibrado entre duas equipas que podiam estar muito bem na Final da Champions. Um Chelsea que se apresentou em 4-3-3 no inicio e um Real Madrid em 4-4-2. Drogba quis dar continuidade ao seu bom momento na UEFA e marcou o primeiro da partida ao minuto 19, e que golo, grande remate de fora da área, um golo mesmo à Drogba. Mas, a tua defesa consentiu o primeiro erro alguns minutos depois e o Real Madrid restabeleceu o empate. Foi por pouco tempo no entanto, já que o inspirado Drogba, nove minutos depois de ter marcado o primeiro, bisou recolocando o Chelsea na frente.

Não esperava ver-te errar duas vezes defensivamente no mesmo jogo, ainda por cima tendo a defesa que tens, mas Robinho bisou e a culpa foi de quem ? Kolarov, num alivio muito deficiente colocou a bola nos pés do brasileiro e ele lá empatou novamente tudo. Deve ter-te posto os cabelos em pé a tua defesa durante esta final.

Muita emoção na primeira parte 2-2 ao intervalo. A segunda foi mais fraca, não houve golos, houve até menos jogadas de perigo. Jogavas agora num 4-1-4-1, ou seja, recuaste os extremos para a linha do meio campo, acho que fizeste bem para equilibrar o número de jogadores no centro de terreno. AS equipas estavam então mais contidas, um golo podia decidir tudo e ninguém queria sofrer. O prolongamento foi um desfecho óbvio.

Enquanto que o Real Madrid realizou as três substituições no tempo regulamentar, tu não realizaste nenhum e isso pode ter sido muito importante para o resultado final. Para além disso, foste certeiro nos jogadores que escolheste para entrarem e o Real Madrid teve a infelicidade de perder o Kompany por lesão. Penso que depois da saída dele, aquela defesa tremeu por tudo quanto era sitio.

Nasri, ele que tinha entrado no final do tempo regulamentar tirou um coelho da cartola, grande golo do francês, parecido com o 1º do Drogba. Estavas novamente em vantagem e para não variar, logo a seguir a um golo apareceu outro, mas desta vez a decidir quase tudo, o 4-2 marcado por Zapata, o central a ir lá à frente no canto, dar uma ajuda. Já tinhas uma mão na Taça e com o Real totalmente no ataque e desguarnecido na defesa, o 5º golo apareceu por Joe Cole.

Tendo em conta o que se passou no jogo todo, penso que a vitória é justa, mas algo dilatada demais. Foste bastante melhor no prolongamento e isso viu-se perfeitamente. Nesses trinta minutos conseguiste um score de 3-0, muito bom mesmo, decisivo !

O Johnni tomou liberdade de ver o jogo e comentar, uma análise fiel ao que se passou em campo, concordando com ele quando diz que a vitória foi dilatada demais. Já quanto aos erros defensivos já não estou tão de acordo, pois o Real também teve muito mérito nos golos que construiu, aquele ataque comandado por Robinho provoca dores de cabeça a qualquer equipa. E se a minha defesa esteve mal por consentir 2 golos, imaginemos então a do Real que conta com Heinze, Kompany, Richards e Ramos, e ainda com um super-guarda redes na baliza, ao sofrer 5. Tal como tivemos mérito ao marcar os nossos golos o Real também teve o seu nos seus tentos..

As substituições também me pareceram um aspecto fundamental, mas quase que me ia lixando quando o Robinho esteve perto de marcar nos minutos finais. Quando o jogo foi para prolongamento meti logo o Nasri, quando o francês marcou meti logo de seguida Cassano para o lugar de Drogba e quando Zapata fez o 4-2 foi a vez de Joe Cole entrar. Curiosamente Cassano e Joe Cole tiveram na jogada do 5º, com Cassano a rematar e Joe Cole a aproveitar o ressalto para marcar. Veio do banco a vitória, sem dúvida!

Anexo: Estatísticas do Jogo | Classificação dos Jogadores

Te4d0Bq_70s

O Chelsea conquistava assim a sua primeira Taça Uefa nos seus 106 anos de história enquanto o seu treinador português André Filipe conquistava a sua segunda vitória neste troféu, numa carreira de Treinador que leva ainda apenas 4 anos. A festa era em grande em Londres, adeptos a cantarem o meu nome, direcção deliciada pela vitória e até as velhas glórias vieram congratular-me a mim e à equipa pelo feito. Era, obviamente, um treinador realizado em Londres, talvez já demasiado realizado..

Poucos dias depois jogava-se em Barcelona, em Lluis Companys, a final da Liga dos Campeões com o nosso rival de Londres envolvido. Não quiseram ficar atrás e arrebataram mesmo o troféu, imitando até o nosso resultado. Venceram, justamente, a Juventus por 5-2, naquela que foi uma demonstração de força do futebol Inglês, que muitos apelidam como o melhor do Mundo.

Por último deixo também o meu agradecimento ao Mário Monteiro pela visualização e comentário ao jogo, pena estar até grande demais :mrgreen: Se o pusesse aqui tenho a certeza que desconfigurava o fórum todo ^^

Próxima actualização: Resumo da época 2010/2011, com um olhar à temporada do Asteras Tripolis.

Compartilhar este post

Link para o post
Parabens pela Taça Uefa ;)

Obrigado :D

Parabens pela Taça Uefa ;)

Jogaste MUITO BEM contra o grande R.Madrid

ps: cortaste o 5ºgolo

ups, tens razão, que distracção. Obrigado pela atenção, já está corrigido :)

Compartilhar este post

Link para o post

Enorme André!

Antes de mais parabens pela conquista do campeonato, época muito regular e bastante superior aos demais, campeão com mérito!

E Fantástico na UEFA, final que mostrou a enorme capacidade da equipa, o titulo foi muito bom mas também mostra que a equipa precisa mais que a UEFA eheh Parabens campeão!

PS: Sei que precisavas de uma cena hoje, mas apesar de estar on no msn, estava em sucessivos torneios de Fifa e não vi o pc, desculpa lá...

Compartilhar este post

Link para o post
Bem que grande cabazada parabens pela uefa.CHELSEA ALLEZ

Parece mais fácil do que realmente foi. Quem viu o jogo sabe de certeza do que falo..

Enorme André!

Antes de mais parabens pela conquista do campeonato, época muito regular e bastante superior aos demais, campeão com mérito!

E Fantástico na UEFA, final que mostrou a enorme capacidade da equipa, o titulo foi muito bom mas também mostra que a equipa precisa mais que a UEFA eheh Parabens campeão!

PS: Sei que precisavas de uma cena hoje, mas apesar de estar on no msn, estava em sucessivos torneios de Fifa e não vi o pc, desculpa lá...

Oh, não faz mal, era para fazer aquilo que eu fiz com os chinocas, mas melhor claro, e para isso ia pedir-te já que tu tens jeito para isso. Como não estavas tentei a minha sorte e pronto, acabou por sair aquilo, safa-se.. ^^

Obrigado aos dois.

Compartilhar este post

Link para o post

É um bocado estranho neste futebol actual imaginar uma final da UEFA entre Chelsea e Real Madrid,duas equipas com tanto calibre.

Mesmo assim excelente ao vencer o jogo em prolongamento.Talvez um discurso motivador para os jogadores.Drogba esteve excelente apesar de já estar em final de carreira mostra que ainda assim é um excelente ponta-de-lança.Os merengues também jogaram bem e terá sido um resultado algo pesado se pensarmos que perderam 3-0 em prolongamento.

Excelente vitória e que venças a Supertaça Europeia!

Compartilhar este post

Link para o post

O jogo foi enorme!! Durante os 90 minutos foi equilibradíssimo e compreeende-se a ida para o prolongamento... depois entrou o Nasri, e marca um golaço... este jogo estava longe de estar decidido maso que é certo é que Zapata pouco depois marcou outro no seguimento de um canto. E como é claro o Real apostou tudo no ataque e tu aproveitaste e bem isso, ainda chegando ao 5ºgolo..

Parabéns ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Bem que grande jogo.No tempo regulamentar, houve bastante emoção e sobretudo equilibrio entre as 2 equipas.Cometestes alguns erros na defesa o que te fez sofrer 2 golos e partir assim para prolongamento.No prolongamento foste simplesmente fantástico e não deste hipoteses nenhumas ao Real Madrid,marcando uns fabulosos 3 golos!

Parabéns ;)

Compartilhar este post

Link para o post
É um bocado estranho neste futebol actual imaginar uma final da UEFA entre Chelsea e Real Madrid,duas equipas com tanto calibre.

Mesmo assim excelente ao vencer o jogo em prolongamento.Talvez um discurso motivador para os jogadores.Drogba esteve excelente apesar de já estar em final de carreira mostra que ainda assim é um excelente ponta-de-lança.Os merengues também jogaram bem e terá sido um resultado algo pesado se pensarmos que perderam 3-0 em prolongamento.

Excelente vitória e que venças a Supertaça Europeia!

Sinceramente já não me recordo com exactidão do que disse no prolongamento, mas penso que foi " Vocês podem chegar ao golo que tanto merecem! ".

Parabéns pela UEFA e pla Premier League. Foste grande esta época :prayer:

eheh :tongue:

O jogo foi enorme!! Durante os 90 minutos foi equilibradíssimo e compreeende-se a ida para o prolongamento... depois entrou o Nasri, e marca um golaço... este jogo estava longe de estar decidido maso que é certo é que Zapata pouco depois marcou outro no seguimento de um canto. E como é claro o Real apostou tudo no ataque e tu aproveitaste e bem isso, ainda chegando ao 5ºgolo..

Parabéns ;)

Ah pois foi enorme, 120 minutos, uff :mrgreen: O Nasri e aquela bomba abanaram com o jogo, enorme jogador :prayer:

Eu disse pa teres cuidado com o Robinho :p

E eu tive, mas com jogadores da qualidade do Robinho nem sempre chega..

Parabens pela Taça Uefa :mrgreen:

;)

:carinhoso:

Bem que grande jogo.No tempo regulamentar, houve bastante emoção e sobretudo equilibrio entre as 2 equipas.Cometestes alguns erros na defesa o que te fez sofrer 2 golos e partir assim para prolongamento.No prolongamento foste simplesmente fantástico e não deste hipoteses nenhumas ao Real Madrid,marcando uns fabulosos 3 golos!

Parabéns ;)

Gostava que tivesses visto, Shadow, foi uma grande final, muita emoção e gostava que tivessem sentido o que eu senti no decorrer do jogo. Fica para a próxima..

Obrigado a todos, :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não tenho nada a juntar àquilo que disse. Grande vitória, mas gorda demais. Excelente jogo, muito interessante, entre dois colossos do futebol mundial. Parabéns André ;)

Compartilhar este post

Link para o post
chelsea1.jpg

Época 10/11: Resumo da Época
resumo.png

As finanças cairam, naturalmente, com o investimento feito esta época. Mas o investimento não foi, de todo, em vão, já que o Chelsea voltou a vencer o campeonato, pela 4ª vez na sua história, e conquistou pela primeira vez uma Taça Uefa. E está aqui a base de um futuro risonho, já que as minhas contratações passaram por jogadores relativamente novos (à volta dos 23 anos). Contudo, há posições que necessitam de reforços, já que Terry e Drogba não caminham para novos, tendo eles sido elementos indispensáveis na manobra da equipa e não tendo substitutos dentro do plantel.

Não deixa de ser irónico apenas não termos conquistado a Taça de Inglaterra, onde perdemos perante o Crystal Palace. De resto, fomos sempre superior a tudo e todos, contra o Crystal Palace não fugiu à regra mas enfim, coisas do futebol.

Época 10/11: Estatísticas dos Jogadores
est.png

Como podem ver rotatividade foi algo que não faltou, o que talvez tenha sido determinante para a regularidade exibicional e a nível de resultados da equipa durante toda a época.

Todos puderam dar o seu contributo e fizeram-no da melhor forma, com apenas Podolski e Lampard a ficarem abaixo dos 7 valores como média. Facilmente se verifica porque é que por vezes sofremos golos a mais, tal foi a nossa mentalidade ofenisva. Apenas os laterais esquerdos - Kolarov e Bertrand - não marcaram qualquer golo dos jogadores de campo, todos os outros fizeram o gosto ao pé pelo menos uma vez.

Quanto a destaques, foi Ricardo Carvalho que acabou com a melhor média, muito devido a ter jogado sempre contra equipas mais fracas. Cassano, no início da época e Drogba no fim, fizeram grande parte dos golos da equipa, com Nasri, Kalouda e Zapata a estarem também em foco neste capítulo. Matías Fernández não foi dos mais utilizados mas foi, juntamente com Nasri, quem fez mais assistências.

É isto que eu gosto numa equipa, saber que posso contar com todos e que tenho uma equipa secundária quase ao nível da principal, o que me dá garantias de ter sempre um bom 11 em campo, quando um ou outro dos titulares à partida se encontra em má forma.
  1. Cassano sagra-se Melhor Marcador da Europa
  2. Chelsea sobe para a 1ª posição do Ranking Europeu - ver a lista
Foram precisamente os 3 Melhores Marcadores da Liga Inglesa a ocupar o pódia no troféu da Bota de Ouro. Cassano, apesar da quebra de forma no final da época, ainda conseguiu manter a primeira posição, embora com apenas 1 golo de vantagem em relação a Defoe, conquistando o prémio, algo sempre motivo de orgulho para um jogador.

Todas as conquistas da época fizeram de nós a Melhor Equipa da Europa, de acordo com os últimos 5 anos, fazendo mesmo o melhor registo em termos de pontos de todas as equipas neste mesmo período de tempo, com 38,5 pontos.

2010/2011: Acompanhando o Asteras e a Europa

ligagrega.png

O Asteras venceu o título, mas o Panathinaikos e o Olympiakos deram uma ajudinha. É certo que o campeão é sempre vencedor com mérit,o mas o Asteras pouco mais fez que 2/3 dos pontos possívies. No meu 1º ano na Grécia, em que fiquei em 2º, atrás do Panathinaikos, fiz até mais pontos, na altura somando 68 pontos.

Na Supertaça Grega o Asteras fez também o tri, à semelhança do campeonato, derrotando o Olympiakos por 1-0. Em virtude da vitória na Uefa a equipa esteve presente no Mónaco, no Estádio Louis II, contra o Barcelona. O poderio dos espanhóis fez-se notar, com o clube de Tripolis a encaixar uma pesada derrota de 1-5. Na Liga dos Campeões foi de novo o Barcelona a acabar com o sonho Grego, derrotando o Asteras nos Oitavos-de-Final com um agregado de 7-0. Mas foi uma brilhante prestação, já que a equipa passou em 1º num grupo onde tinha a companhia de Roma, Besiktas e Celtic. Já não tão brilhante foi a prestação da equipa na Taça da Grécia, onde caiu perante o AEK nas Meias-Finais.

Em Portugal o Sporting esteve francamente mal, com o 6º lugar a ser bastante bom tendo em conta a 1ª volta paupérrima que o clube fez. Estiveram mesmo nos lugares de despromoção durante algum tempo.. Em Espanha Barcelona venceu sem grandes dificuldades, com o Villarreal, equipa que defrontamos na Uefa e que conta com uma óptima equipa, a surpreender tudo e todos pela negativa. A Juventus voltou ao topo em Itália, onde já não estava desde o escândalo Calciocaos. O Milan, actual campeão, foi apenas 5º, estando Mauro Tassotti em muitos maus lençóis. Do outro lado do Atlântico o Grémio tem dominado, vencendo em 2008, ficando em 3º em 2009 e recuperando o título agora em 2010. Wendell, avançado formado no Goiás, era a estrela da equipa, tendo entretanto transferido-se para o Herta a troco de 11,25M.

Próxima actualização: O futuro, por agora incerto.

Compartilhar este post

Link para o post

A época foi excelente e há bastantes jogadores que se destacam pela positiva tendo em conta a excelente temporada que realizaram. Olhando para a equipa Kalouda é um dos que mais se destaca... tendo em conta que conta com valores iguais ou superiores à dezena em Golos, Assistências e HdJ... Depois Zapata com 12 golos, bastante bom para um central e claro, Drogba e Cassano... No meio-campo Nasri foi "gigante" durante toda a época, o VdV é que fruto da sua irregularidade não conseguiu brilhar tanto com o Nasri...

Quanto ao teu futuro... já te dei a minha opinião ;)

Continuação de bom trabalho :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Bom resumo de época e o asteras mesmo dsem ti continua a jogar muito bem :fixe:

Deixei lá boas bases, tanto a nível desporitvo como a nível financeiro :tongue:

Bom resumo da epoca

Continua assim ;)

:)

A época foi excelente e há bastantes jogadores que se destacam pela positiva tendo em conta a excelente temporada que realizaram. Olhando para a equipa Kalouda é um dos que mais se destaca... tendo em conta que conta com valores iguais ou superiores à dezena em Golos, Assistências e HdJ... Depois Zapata com 12 golos, bastante bom para um central e claro, Drogba e Cassano... No meio-campo Nasri foi "gigante" durante toda a época, o VdV é que fruto da sua irregularidade não conseguiu brilhar tanto com o Nasri...

Quanto ao teu futuro... já te dei a minha opinião ;)

Continuação de bom trabalho :compinchas:

O VdV é capaz de ser o jogador mais espectacular em forma para a posição de MAC mas prefiro jogadores mais regulares como o Nasri, jogando sempre bem.

Obrigado aos 3 :)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Tiago Moreira

Contra o Ajax nos quartos e contra o West Ham nas meias compartilho a tua opinião, «Ambas as equipas não tiveram grandes dificuldades em chegar a esta grande final...» e é o resumo desses quatros jogos: fáceis com um domínio completo do Chelsea.

A final já prometia ser outra coisa, Real Madrid outro plantel outra história. Os noventa minutos resumem-se principalmente à primeira parte onde foram marcados os quatro golos. O Real Madrid mostrou que queria vencer ao responder prontamente aos teus dois golos. Agora depois do tempo regulamentar é que é outra coisa... fantástica vitória psicológica de um Chelsea que fez por merecer o troféu. Parabéns ;)

Compartilhar este post

Link para o post
chelsea2.jpg

Sentia-me bem no Chelsea, um clube que me deu todas as condições para crescer como treinador e triunfar. Mas confesso que não fechava as portas a uma eventual saída, por dois motivos: a alguma facilidade com que dominei as competições internamente, embora não tenha conquistado a FA Cup, o que me leva ao segundo, que é o meu querer de passar por todos os campeonatos escolhidos. Com uma proposta do estangeiro, o espírito de conhecer novos desafios e treinar novos jogadores podia ser mais forte que a estabilidade e o sucesso (quase!) garantido em Stamford Bridge.

Portanto, tomei a decisão de não concorrer a qualquer cargo, mas manter sempre todas as opções em aberto quanto a propostas de trabalho que surgissem. Apenas havia uma garantia: se continuasse em Inglaterra, ficava no Chelsea, não trocava os blues por qualquer outro clube Inglês. Não digo que não possa regressar a outro clube Inglês no futuro, depois de ter passado por outros campeonatos, mas trocar o Chelsea por outro clube do mesmo escalão nunca!

Junho de 2011

Situação de Emprego: 1 de Junho, 7 de Junho, 15 de Junho, 21 de Junho, 24 de Junho

Havia algumas equipas que me interessavam particularmente, sobretudo espanholas, um campeonato por onde ainda não passei. Na La Liga houveram muitas desilusões, estando Villarreal, Espanyol, Zaragoza e numa última instância o Sevilla a compôr o lote de equipas que me agradavam, tendo os 4 conjuntos jogadores com muito valor.

Em Portugal o Sporting despedia Paulo Bento, a quem toda a gente apontava o dedo pela péssima temporada realizada pelo grande de Lisboa, que tinha terminado em 6º lugar na Bwin. Mas, sinceramente, não era por Portugal que queria já passar, e quando o fizesse preferia que fosse ao comando do Benfica, que como todos sabem é o meu clube de coração.

Até que, no dia 23 de Junho Mancini rescinde com o Inter por mútuo acordo, tendo a imprensa Italiana focado logo o meu nome como principal favorito a render o Italiano no comando dos nerazzurris. E parece que as fontes da imprensa estavam mesmo correctas, tendo o Inter avançado com uma proposta logo no dia a seguir:

proposta.png
1135.pngInter - Plantel

Sinceramente estou tentado a aceitar. Poderei disputar um novo campeonato, a Série A, que escapa a 2 anos ao Inter, tendo na mesma possibilidades de vencer a Liga dos Campeões, o único grande título Europeu que me falta. Foram estes os argumentos apresentados pelo migalhas numa conversa que tive com ele, e estou completamente de acordo com o seu ponto de vista. E vocês, que me dizem quanto a esta mudança de ares? Ainda não aceitei..

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Esta época inicial no Chelsea foi tão boa que sou da opinião que a mudança só fará bem. Inter é um bom desafio, podes tentar a Liga dos Campeões e devolver o sucesso interno ao clube. Podes também continuar a seguir as pisadas do grande Zé Mourinho icon6.gif

Compartilhar este post

Link para o post

É uma proposta muito tentadora. O Inter tem um plantel de bom nível e seria interessante ver-te no campeonato italiano, espectacular a nível táctico. És tu que terás de decidir mas na minha opinião gostava de te ver no banco dos nerrazurri.

Compartilhar este post

Link para o post

A proposta é tentadora mas os clubes espanhois que te podes candidatar não são nada, mesmo nada maus.

Gosto da equipa do Villareal, mas o Inter também era um grande clube para treinares :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...