Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Não teres o diploma não te permite treinar lá fora nem tirares o grau II.
E mesmo tirando o curso aí tens o reconhecimento do IPDJ mas certas associações não te permitem o estágio nem o trabalho. Eu tinha muito cuidado antes de me enfiar em qualquer curso desses, principalmente pelo facto de não ser reconhecido pela UEFA e ser um curso que só te dá acesso mesmo ao grau 1. Se quiseres mais que isso, ardeu.

E o Diploma da UEFA é o diploma de reconhecimento do organismo que tutela o futebol Europeu sobre a formação e qualidade do curso que estão a tirar. Se para treinar uns miúdos ou na distrital é indiferente, se quiseres subir mais uns níveis é extremamente importante.

No final do dia, a diferença dos cursos das Associações para os outros é o reconhecimento por parte da UEFA acerca da autorização para poderem dar os cursos. Não conheço ninguém que tenha tirado nível 2 ou mesmo os UEFA'S Pro sem ter o diploma de UEFA C.

Compartilhar este post

Link para o post

Para não falar que basta existir uma remodelação profunda qualquer nas cédulas e ardeu tudo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 1 hora:

@Pickle Rick  @JohnyM então eu, que tirei aí o curso, ardeu tudo ? Para tirar o Grau II tenho que tirar novamente o Grau I por uma associação ?

Basta o estado acabar com esta questão das cédulas e sim, ardeu. Mas isso é um risco que corres obviamente. Até porque, como sabes, a UEFA não reconhece o curso que tiraste e o mesmo só tem validade em Portugal. Mas podes, à partida, estar descansado que as cédulas não devem mudar. Não é durante quanto mais tempo vai o estado permitir essa certificação a entidades privadas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 13 horas:

Basta o estado acabar com esta questão das cédulas e sim, ardeu. Mas isso é um risco que corres obviamente. Até porque, como sabes, a UEFA não reconhece o curso que tiraste e o mesmo só tem validade em Portugal. Mas podes, à partida, estar descansado que as cédulas não devem mudar. Não é durante quanto mais tempo vai o estado permitir essa certificação a entidades privadas

Mas essa questão das cédulas teria que começar a haver uma só certificação e essa seria FPF/UEFA, encontrei um comunicado do ano passado da FPF a falar disso, eles afirmam que, não reconhecem os cursos privados (como referiste) como portadores de diploma UEFA e para prosseguir na carreira e tirar o Grau II teria que tirar o Grau I numa AF, quanto a treinar só em Portugal já sabia, apesar de que eu acredito que em Portugal há sempre forma de arranjar solução para isso, dependendo dos "connects", do clube onde estás, há relatos que houve alunos de entidades privadas que conseguiram através duma AF o diploma UEFA, como não sei, mas isso também não é a melhor maneira de pensar, mas sim que, em entidade privadas não dá diploma UEFA, ponto.

Ontem em conversa com um Mister (tem Grau III), ele diz que provavelmente no futuro essas entidades privadas vão começar a dar o Grau II também, sem diploma UEFA, o que, para quem não estiver a pensar sair de Portugal a UEFA é "irrelevante" digamos. Se um dia concluir que ser treinador de futebol será o meu futuro como profissional não me importa de tirar o Grau I de novo a partir duma AF, acima de tudo foi uma porta que se abriu para mim, de momento estou a estagiar no meu clube do coração (VSC), é sempre um orgulho e um sonho representar o teu clube e com oportunidade de ingressar numa equipa técnica depois do estágio como observador ou outra função, até isto acontecer são 2 anos, até lá muita coisa pode mudar.

Independentemente de tudo vou continuar a trabalhar, passo por passo, aprender, se não der como treinador, há o scouting por exemplo que adoro, quero é estar ligado ao mundo do futebol hehe

Abraço e obrigado pela ajuda 🙂

Já agora, deixo aqui o comunicado:

https://sportrail.pt/blog/cursos-de-treinador-de-futebol-de-nivel-i-promovidos-por-entidades-formadoras-privadas/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 2 horas:

Mas essa questão das cédulas teria que começar a haver uma só certificação e essa seria FPF/UEFA, encontrei um comunicado do ano passado da FPF a falar disso, eles afirmam que, não reconhecem os cursos privados (como referiste) como portadores de diploma UEFA e para prosseguir na carreira e tirar o Grau II teria que tirar o Grau I numa AF, quanto a treinar só em Portugal já sabia, apesar de que eu acredito que em Portugal há sempre forma de arranjar solução para isso, dependendo dos "connects", do clube onde estás, há relatos que houve alunos de entidades privadas que conseguiram através duma AF o diploma UEFA, como não sei, mas isso também não é a melhor maneira de pensar, mas sim que, em entidade privadas não dá diploma UEFA, ponto.

Ontem em conversa com um Mister (tem Grau III), ele diz que provavelmente no futuro essas entidades privadas vão começar a dar o Grau II também, sem diploma UEFA, o que, para quem não estiver a pensar sair de Portugal a UEFA é "irrelevante" digamos. Se um dia concluir que ser treinador de futebol será o meu futuro como profissional não me importa de tirar o Grau I de novo a partir duma AF, acima de tudo foi uma porta que se abriu para mim, de momento estou a estagiar no meu clube do coração (VSC), é sempre um orgulho e um sonho representar o teu clube e com oportunidade de ingressar numa equipa técnica depois do estágio como observador ou outra função, até isto acontecer são 2 anos, até lá muita coisa pode mudar.

Independentemente de tudo vou continuar a trabalhar, passo por passo, aprender, se não der como treinador, há o scouting por exemplo que adoro, quero é estar ligado ao mundo do futebol hehe

https://sportrail.pt/blog/cursos-de-treinador-de-futebol-de-nivel-i-promovidos-por-entidades-formadoras-privadas/

A FPF não reconhece e acho que nunca reconhecerá esses cursos que só são reconhecidos pelo IPDJ pela tal questão das cédulas. E muito dificilmente essas empresas algum dia irão ministrar cursos de nível 2

Citação de Edward, há 1 hora:

Cursos de arbitro na AF Porto? Alguém? Estou a pensar tirar um.

Entra em contacto com o CA da AF Porto e pergunta-lhes diretamente. É o meio mais fácil.

[email protected]

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, Agora:

Opiniões sobre o Manuel António @JohnyM ?

De onde o conheces? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 13 horas:

De onde o conheces? 

Estou a ter a disciplina de arbitragem e leis de jogo com ele.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 11 horas:

Estou a ter a disciplina de arbitragem e leis de jogo com ele.

Só ele? Ou ele e mais alguém?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, Em 18/04/2019 at 22:29:

Só ele? Ou ele e mais alguém?

Só ele. Perde-se um bocado e troca-se todo, é uma personagem dos diabos. :4_joy:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 1 hora:

Só ele. Perde-se um bocado e troca-se todo, é uma personagem dos diabos. :4_joy:

Um bocado deve ser pouco. É uma personagem mas é um porreiraço

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, Em 15/04/2019 at 12:07:

Já ouvi dizer que os cursos tirados em entidades privadas não dão para estarmos inscritos como Treinadores de Competição.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de sinik, há 3 minutos:

Já ouvi dizer que os cursos tirados em entidades privadas não dão para estarmos inscritos como Treinadores de Competição.

A partir do momento que tens a cédula de treinador e que seja certificado pelo IPDJ podes, as únicas entraves são o que já referiram aí em cima, no inicio destes cursos de entidades privadas havia era algumas que nem certificadas pelo IPDJ eram, por exemplo, onde eu tirei, os primeiros cursos nem eram certificados imagina.

Editado por BrunoCardoso

Compartilhar este post

Link para o post

ah ok ok, então é tranquilo. A mim faltam-me 4 jogos para terminar o Estágio de Nivel 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de sinik, há 2 minutos:

ah ok ok, então é tranquilo. A mim faltam-me 4 jogos para terminar o Estágio de Nivel 2

Boa sorte, eu já ando pelo clube a dar treinos (VSC) mas o meu estágio só começa na próxima época, eventualmente mais tarde se não der para prosseguir para o Nivel 2 sem a "UEFA C" faço de novo o Grau 1 numa associação, ao tomar essa decisão é porque tenho a certeza que quero ser profissional no futebol, daí nem estar muito preocupado.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, estou a pensar começar a tirar o curso de treinador e tenho uma dúvida em relação ao estágio. Somos nós próprios que o temos de arranjar ou a associação orienta-nos para algum clube?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gods, há 16 horas:

Boas, estou a pensar começar a tirar o curso de treinador e tenho uma dúvida em relação ao estágio. Somos nós próprios que o temos de arranjar ou a associação orienta-nos para algum clube?

Se tiveres para onde ir porreiro, senão creio que a associação te arranja. 

Nos quadros de um clube dessa mesma associação atenção..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gods, Em 28/04/2019 at 00:59:

Podes arranjar tu ou quando fores tirar o curso o responsável de estágios arranja-te um.

Citação de FabioK, há 9 horas:

Se tiveres para onde ir porreiro, senão creio que a associação te arranja. 

Nos quadros de um clube dessa mesma associação atenção..

Por acaso isso é uma dúvida que ainda não consegui esclarecer, se podes fazer o estágio num clube de outra associação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 5 horas:

Podes arranjar tu ou quando fores tirar o curso o responsável de estágios arranja-te um.

Por acaso isso é uma dúvida que ainda não consegui esclarecer, se podes fazer o estágio num clube de outra associação.

Poder podes, se fores tu a arranjar. O meu colega que ta a acabar o estágio ta a tirar o curso em setubal e o estágio é no oriental. So que quando ainda nao sabia onde ia estagiar e abordou essa questao a associação falou lhe logo em paio pires e tal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hawkeye, Em 21/01/2019 at 01:03:

Acabamos esta semana a primeira volta

Começamos o campeonato de maneira péssima com um empate e uma derrota (1-1 vs Pevidem e 2-1 face ao Vieira), mas depois a equipa deu o grito da revolta e começamos uma serie de 13 vitórias seguidas (a contar com taça), injustamente interrompida por um empate a 3-3 onde fomos roubados até dizer chega (assim como contra o Álvite onde tivemos a sorte do nosso lado) mas demos alta resposta no jogo seguinte

Já na Taça AF Braga estamos neste momento nos oitavos de final (jogamos domingo o acesso aos quartos)

Tem sido uma experiencia fantástica e para o ano estou tentado a fazer mais uma perninha

19/01 Pevidém SC 0-0 CCD Santa Eulália       FG
  Vieira 8-3 Aldão       FG
  CD Celoricense 5-2 Ponte       FG
  Brito SC 4-0 Águias Negras Tabuadelo       FG
  UD Polvoreira 1-1 Águias Alvite       FG
20/01 Os Sandinenses ANU Desp. Ronfe

h2h
  Ases Sta. Eufémia 0-1 Arões SC       FG
  Santiago Mascotelos 3-1 GD Selho       FG
CLASSIFICAÇÃO
      P J V E D GM GS DG  
1 7 Desp. Ronfe 35 14 11 2 1 59 12 +47 a
2 7 CCD Santa Eulália 31 14 10 1 3 52 19 +33 a
3 7 Vieira 31 14 10 1 3 62 22 +40 a
4 7 Pevidém SC 29 13 9 2 2 38 14 +24 a
5 7 Brito SC 26 14 8 2 4 36 16 +20 a
6 8 Ases Sta. Eufémia 25 14 8 1 5 32 18 +14 a
7 8 Aldão 23 14 7 2 5 46 37 +9 a
8 7 Arões SC 21 14 6 3 5 32 29 +3 a
9 8 Águias Alvite 20 14 6 2 6 32 26 +6 a
10   Santiago Mascotelos 18 13 6 0 7 30 22 +8 a
11 8 UD Polvoreira 15 14 4 3 7 34 37 -3 a
12 8 Águias Negras Tabuadelo 9 13 2 3 8 25 41 -16 a
13 7 CD Celoricense 8 14 2 2 10 19 47 -28 a
14 7 GD Selho 6 14 2 0 12 21 100 -79 a
15 8 Os Sandinenses 0 0 0 0 0 0 0 0 a
16 8 Ponte 0 13 0 0 13 12 90 -78 a

Fica aqui a classificação caso alguém esteja interessado

Até podemos nem vir a ganhar o campeonato, mas para o ano vai me dar um grande gozo ver alguns dos miúdos nos séniores 🙂

Ah e esqueci me @FabioK já temos GR suplente :4_joy: (é dos juvenis, mas tem cumprido bem, e até já jogou um jogo)

E a um jogo do fim (não para nós que folgamos)

LVMsQWJ.png

: )

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Exercício de treino 8

Conceptualize um exercício transversalmente em meio campo, da etapa pedagógica de fase 1 “Construir a relação com a bola”, em regime de coordenação específica, utilizando vários alvos e uma frequência de concretização alta. 

Pessoal, estou a tirar o primeiro nível e o exame prático consiste em criar um exercício com este tema! 
Alguém com alguma ideia? 

Compartilhar este post

Link para o post

podes fazer um 3v3+2 apoios fora e depois diversificar para apoios frontais para trabalhar dinamicas diferentes. As dimensoes do exercicios tem de ser reduzidas para que te permitam atingir o critério da concretizaçao alta. 

basicamente a distancia da outra baliza ficará por volta dos 25/30m da baliza de onze ate um pouco mais da meia lua da grande area, tipo mais 10 metros. 

os apoios escolhem 1 da equipa que perdeu. ou coisa do genero! 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...