Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Citação de Chandler, há 14 minutos:

É muito improvável que consigas ganhar dinheiro suficiente para viver do futebol se não fores ex-jogador ou licenciado. Reformulo: é muito improvável que consigas ganhar dinheiro suficiente para viver do futebol, e é ainda mais improvável se não fores ex-jogador ou licenciado. É fundamental teres uma alternativa.

Exato, é mais ou menos por aí onde quero chegar, haver uma alternativa, principalmente na área que eu gosto.

Ainda para mais não tenho o 12º ano completo e neste momento é quase impossível completar por causa do trabalho, sendo que me é fundamental o trabalho neste momento, liguei para a IPVC Melgaço e falaram-se da possibilidade de ingressar num curso superior (duração 2 anos) e depois tirar a licenciatura (caso ainda esteja interessado), sem ter que fazer provas e diminui o tempo durante 1 ano (ou seja, 2 ano também de duração). Vou tentar ligar para a FADEUP também, ver se há algo idêntico.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido muito que te deixem entrar numa faculdade do ensino público com o mínimo prestígio sem o 12º e prova de ingresso...

Compartilhar este post

Link para o post

n tens o 12º e tens o grau I de treinador? n ha nenhum requisito minimo quanto ao ensino? 

desculpa la a pergunta, mas acho que na AFL tens q ter pelo menos o ensino secundario feito 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de johan, há 24 minutos:

n tens o 12º e tens o grau I de treinador? n ha nenhum requisito minimo quanto ao ensino? 

desculpa la a pergunta, mas acho que na AFL tens q ter pelo menos o ensino secundario feito 

No Grau II é que precisas do 12º ano.

Compartilhar este post

Link para o post

À uma solução, cursos maiores de 23 anos. Liguei para o IESF e falaram-me sobre isso, na FADEUP também fazem.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que mais fundamental que isto tudo é também ter os conhecimentos, senão é fodido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 4 horas:

À uma solução, cursos maiores de 23 anos. Liguei para o IESF e falaram-me sobre isso, na FADEUP também fazem.

E podes fazer isso sem o 12º ano?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 30 minutos:

E podes fazer isso sem o 12º ano?

Eu tenho apenas alguns módulos em atraso no 12º Ano, o que acaba por não ter na mesma. Na FADEUP (entre outras) tem cursos para maiores de 23 anos, mas não sei sobre sobre essa questão, já no IESF pode-se, inclusivé, vou lá amanhã tratar das coisas.

EDIT: Já agora, obrigado a todos que me ajudaram de certa forma, sou apaixonado por futebol e por desporto duma forma geral, espero juntar o útil ao agradável, agora veremos se consigo entrar. :99_muscle:

Editado por BrunoCardoso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, Agora:

Eu tenho apenas alguns módulos em atraso no 12º Ano, o que acaba por não ter na mesma. Na FADEUP (entre outras) tem cursos para maiores de 23 anos, mas não sei sobre sobre essa questão, já no IESF pode-se, inclusivé, vou lá amanhã tratar das coisas.

EDIT: Já agora, obrigado a todos que me ajudaram de certa forma, sou apaixonado por futebol e por desporto duma forma geral, espero juntar o útil ao agradável, agora veremos se consigo entrar. :99_muscle:

Informa-te bem primeiro. Não sei até que ponto consegues entrar para uma licenciatura sem o 12º ano feito mesmo através das vagas de maiores de 23 anos.

Vê se a licenciatura que queres tirar tem equivalência através do IPDJ para o curso de treinador de futebol. E depois vê bem se te compensa tentar uma instituição privada. Eu sou licenciado em Desporto e nem sabia sequer que existia esse IESF. O Chandler já te disse o importante. Isto é muito bonito ter o sonho mas convém teres plano B. E olha que a vida de ginásios não é plano B nenhum porque é uma vida de m*rda (diz-te alguém que está atualmente nesse ramo)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 15 minutos:

Informa-te bem primeiro. Não sei até que ponto consegues entrar para uma licenciatura sem o 12º ano feito mesmo através das vagas de maiores de 23 anos.

Vê se a licenciatura que queres tirar tem equivalência através do IPDJ para o curso de treinador de futebol. E depois vê bem se te compensa tentar uma instituição privada. Eu sou licenciado em Desporto e nem sabia sequer que existia esse IESF. O Chandler já te disse o importante. Isto é muito bonito ter o sonho mas convém teres plano B. E olha que a vida de ginásios não é plano B nenhum porque é uma vida de m*rda (diz-te alguém que está atualmente nesse ramo)

Agora estás-me a deixar confuso quanto ao 1º ponto haha é que eu tenho quase a certeza que iniciei a conversa com isso, mas também aquilo é relativamente 10/15m de casa, mas tenho quase a certeza que sim, num curso maiores de 23 anos mas por outras vias. 

Quanto ao curso de treinador, eu vou iniciar o estágio para concluir o Grau I, isso já é indiferente, só se dessa equivalência UEFA também, mas não se sei há alguma UNI que também o dá, ou secalhar dão todas :mrgreen: 

O IESF foi construída em 1985, cá para cima é bem conhecida, principalmente pelo Minho, claro que, não se deve comparar a muitas outras, mas em termos de custos (o principal factor) compensa-me mais.

Editado por BrunoCardoso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, Em 01/07/2019 at 23:21:

É possivel entrar na faculdade através das vagas de maiores de 23 anos sem teres o 12º ano completo. Eu entrei para o ISEG apenas com o 11º ano. Tive foi que fazer as provas de acesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma dúvida, estando a trabalhar, como se consegue fazer o estágio para acabar o nível I, por exemplo?

Pois a conjugação de horários não é muito fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens de ajustar o horário. Eu por exemplo trabalho por turnos, e também foi um pincel lol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, Em 16/07/2019 at 17:00:

Tenho uma dúvida, estando a trabalhar, como se consegue fazer o estágio para acabar o nível I, por exemplo?

Pois a conjugação de horários não é muito fácil.

Depende da boa vontade do sítio onde trabalhas.

Eu trabalho por turnos e vou fazer agora o estágio de nível I. Já arranjei clube e na empresa também me facilitam o horário.

Btw, malta, sítios para ler sobre futebol 3 e 5? Devo ficar com duas equipas sendo que uma delas é de petizes ou traquinas. Eu sei que é uma coisa mais lúdica mas a minha experiência é de futebol de competição em escalões mais avançados.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Pessoal, gostava finalmente de começar neste mundo e procurar por oportunidades para fazer parte de uma estrutura de um clube. A minha ideia era ter uma experiência que me permitisse entrar num clube pela parte da gestão, ou seja, poder intervir na organização do próprio futebol do clube. Se as coisas ainda são como quando jogava à bola, presumo que todos ou quase todos os clubes distritais sejam uma bandalheira e que não haja grande espaço para integrar alguém que queira, de facto, fazer coisas e implementar ideias (tipo CEO ou algo do género). 

Ainda assim, alguma recomendação quanto a onde procurar? Talvez ir ao ZeroZero e sacar uns mails? Criar um blog? Não tenho contactos nenhuns neste momento, e também não estou a ver que outros canais possa explorar. Seria para Braga ou Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Já começa a haver sinais de mudança.. 

Cursos de nivel II a abrir sem ser pelas associações, validadas pelo IPDJ.

Compartilhar este post

Link para o post

Continua a não valer grande coisa em termos de progressão de carreira. Não permite treinar nos profissionais, não permite treinar lá fora...
Permite muito pouca coisa mesmo tendo em conta que só garante o TPTD. Quem quiser seguir por este ramo vai ser sempre obrigado a tirar o curso pelas Associações pois são as únicas que têm a permissão da Federação que por sua vez é a única que tem validade por parte da UEFA para atribuir os diplomas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 3 horas:

Continua a não valer grande coisa em termos de progressão de carreira. Não permite treinar nos profissionais, não permite treinar lá fora...
Permite muito pouca coisa mesmo tendo em conta que só garante o TPTD. Quem quiser seguir por este ramo vai ser sempre obrigado a tirar o curso pelas Associações pois são as únicas que têm a permissão da Federação que por sua vez é a única que tem validade por parte da UEFA para atribuir os diplomas.

A unica coisa que permite é treinar na FPF. Porque de resto chapéu...

Compartilhar este post

Link para o post

E vocês têm toda a razão, aliás, eu inclusive irei reverter esta situação, gastarei mais dinheiro, mas pelo menos fico safo. Para mim, continua a não ser um caminho a seguir - embora eu tenha tirado o primeiro nível assim, mas desconhecia estas burocracias, infelizmente - , isto é apenas e só para iludir as pessoas e gerar mais dinheiro. 

Mas para quem procura outras alternativas (mesmo não sendo a melhor), elas andem aí..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 1 hora:

E vocês têm toda a razão, aliás, eu inclusive irei reverter esta situação, gastarei mais dinheiro, mas pelo menos fico safo. Para mim, continua a não ser um caminho a seguir - embora eu tenha tirado o primeiro nível assim, mas desconhecia estas burocracias, infelizmente - , isto é apenas e só para iludir as pessoas e gerar mais dinheiro. 

Mas para quem procura outras alternativas (mesmo não sendo a melhor), elas andem aí..

O nível II até é fixe e mesmo com o braço de ferro das Associações, consegues treinar equipas decentes nos campeonatos distritais. O problema é quando passamos às competições orientadas pela FPF. Aí tenho a certeza que o IPDJ não vai ter hipótese nessa luta pois a partir do III nível o curso é administrado pela FPF e eles não querem dar-se ao luxo de ter entidades privadas a organizar o mesmo e a terem permissão para treinar nas suas competições sendo apenas portadores de TPTD.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se é para investir mais vale tirar nas  associações. Não cabe na cabeça de ninguém tirar o curso 2 vezes. 

Já recebi o diploma do 2o nível, chegou há uns dias ( chegou bem mais tarde que o normal, no nível 1 no início de Agosto já cá estava). Ora bem, a partir daqui para cima só se for para ser profissional da bola, é alto investimento. Depende de muita coisa, veremos o que o futuro nos reserva.

Já ouvi falar que é capaz de haver alterações nos planos de estudo dos vários níveis e diminuir o tempo de duração. Alguém sabe de algo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 13 minutos:

Se é para investir mais vale tirar nas  associações. Não cabe na cabeça de ninguém tirar o curso 2 vezes. 

Já recebi o diploma do 2o nível, chegou há uns dias ( chegou bem mais tarde que o normal, no nível 1 no início de Agosto já cá estava). Ora bem, a partir daqui para cima só se for para ser profissional da bola, é alto investimento. Depende de muita coisa, veremos o que o futuro nos reserva.

Já ouvi falar que é capaz de haver alterações nos planos de estudo dos vários níveis e diminuir o tempo de duração. Alguém sabe de algo?

@Fajo para resolver a minha situação, vou ter que tirar o curso duas vezes (nível I). A diferença é que, na segunda vez vou só tirar a especifica, o que, a nível monetário fica mais barato. Através da Universidade, tens direito a Grau II/Uefa B, mas se não tiveres o diploma Uefa C, tens de o tirar para teres o Uefa B validado.

Actualmente estou em estágio para completar o Grau I, depois tendo carteira - ao menos já consigo arranjar algo a receber - , vou tirar a especifica numa associação. Para o ano também vou entrar numa Licenciatura de Educação Física, a universidade que vou entrar dá-me a Geral do Grau I e II, depois também me dá vantagens (€ e duração) para tirar o Grau II.

Investimento, tempo, mas terá que ser, não quero entrar por outro caminho ao qual não sabemos como vai ser no futuro, ao menos fico regularizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que nem todas as faculdades dão equivalência, atenção a isso. Agora está melhor em termos de organização, mas cheguei a dizer por aqui: Tirei licenciatura em Desporto e Actividade Física; Mestrado em Ensino de Educação-Física para o ensino básico e secundário, no fim nenhuma deu equivalência (nem parte geral, especifica ou estágio).

Se essa faculdade dá equivalência óptimo. Além disso, vais puder ganhar conhecimento em áreas desportivas e importantes para todos nós que somos desta vertente. Conhecimento nunca é demais, portanto fazes bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 18 horas:

Atenção que nem todas as faculdades dão equivalência, atenção a isso. Agora está melhor em termos de organização, mas cheguei a dizer por aqui: Tirei licenciatura em Desporto e Actividade Física; Mestrado em Ensino de Educação-Física para o ensino básico e secundário, no fim nenhuma deu equivalência (nem parte geral, especifica ou estágio).

Se essa faculdade dá equivalência óptimo. Além disso, vais puder ganhar conhecimento em áreas desportivas e importantes para todos nós que somos desta vertente. Conhecimento nunca é demais, portanto fazes bem.

http://www.iesfafe.pt/tmp/Uploads/Regulamentos/Regulamentos da ESEF/Educao Fsica e Desporto/Quadro_IPDJ_PaginaIESF.pdf

Acima de tudo - mesmo não tendo escolhido a melhor via - , este curso abriu-me portas e oportunidades que nunca imaginava e claro, estar a fazer o que mais gosto, no desporto que muitos de nós é apaixonado 🙂 

Só uma questão, tendo em conta que eu, quando ingressar esse curso, já tenho o Grau I de treinador, posso escolher outra carteira ? Por exemplo, treinador de Basquetebol ? A diferença é que, provavelmente eu teria que fazer estágio num clube e com os treinos de futebol vs horários, ia acabar por dar asneira. 😅

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...