Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Citação de Activate, há 5 minutos:

Sim, e atenção que eu não estou a dizer que não devia ser castigado ou apanhar uma multa. Mas o que se têm falado é de ficar 2 anos suspenso e pagar a volta de 2500€...

Pois...

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade é que ele, nem ninguém agrediu o árbitro, devem ser castigados pela forma como se dirigiram ao árbitro (que pelo video, parece ser uma "boa peça"), mas falar em agressões ao árbitro...Não concordo minimamente.

Claro que dizer "a ilha é pequena", é visto como uma ameaça, um castigo de alguns jogos, seria justo, mas não esses 2 anos ou parecido.

Editado por Ricardo Pinto
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A numero 4 LOL que p*ta de panzer meu deus

A parte da agressão deve ser uma piada, concordo que devas ser castigado pela atitude, mas também não posso falar muito, que eu apanhei alguns artistas como esse e chegava me a mostarda ao nariz rapido 😂 aquela forma com a mão de chamar as jogadoras e de mandar afastar lol que p*ta de tronco meu deus

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 54 minutos:

Sim, e atenção que eu não estou a dizer que não devia ser castigado ou apanhar uma multa. Mas o que se têm falado é de ficar 2 anos suspenso e pagar a volta de 2500€...

Pronto, isso também me parece um exagero.

Depois relata aí como corre o processo. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 56 minutos:

Pronto, isso também me parece um exagero.

Depois relata aí como corre o processo. 

O Clube irá hoje protestar o jogo com base no artigo 22ª do Regulamento de Arbitragem que diz que um agente de arbitragem não pode ter qualquer tipo de ligação a um clube e que vai esperar pelos castigos para recorrer depois deles, esperando que antes que seja lançada qualquer tipo de punição que se abra um inquérito, de forma a que ninguém seja castigado de forma injusta, e que o clube também está disposto a uma reunião com os intervenientes presentes de forma a haver um esclarecimento e mais tarde se chegar a uma conclusão deste mesmo jogo e dos acontecimentos do mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 4 horas:

Quem puxa a camisa é o meu adjunto, eu tento-lhe puxar no ombro para ele se virar para mim, mas sem sucesso, nem o arranhei, nem era com o intuito de lhe agredir.

Certamente que o objetivo seria só dar um abraço ao homem e agradecer. Espero que sejas banido do futebol. Um tipo que, várias horas depois de um jogo futebol terminar, vai ameaçar e ofender outra pessoa só porque não concorda com meia dúzia de decisões deve ficar em casa a coser meias.

Relativamente aos artigos que querem citar, acho que fazem bem em dar dinheiro com o protesto à AF Madeira. O Artigo 22º do Regulamento da FPF fala dos observadores e o Artigo 22º do Regulamento da AF Madeira fala em dispensas portanto tá fixe. No entanto, e partindo do principio que citaste o artigo errado, a não ser que o árbitro em questão esteja atualmente federado nesse clube não tens sorte. Mesmo estando federado, se estiver noutro escalão não sei até que ponto te safas mas também espero que apanhem todos uma punição exemplar

EDIT: Fui reler outra vez o Artigo 22º que remete para o Artigo 8º. Lá fala em cargos no clube e não em ser federado portanto dificilmente se vão safar. De qualquer forma, felizmente que nada disso te vai safar da queixa crime 

EDIT 2: Obrigado @Diogo_CFB

Editado por JohnyM
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 7 minutos:

Certamente que o objetivo seria só dar um abraço ao homem e agradecer. Espero que sejas banido do futebol. Um tipo que, várias horas depois de um jogo futebol terminar, vai ameaçar e ofender outra pessoa só porque não concorda com meia dúzia de decisões deve ficar em casa a cozer meias.

Relativamente aos artigos que querem citar, acho que fazem bem em dar dinheiro com o protesto à AF Madeira. O Artigo 22º do Regulamento da FPF fala dos observadores e o Artigo 22º do Regulamento da AF Madeira fala em dispensas portanto tá fixe. No entanto, e partindo do principio que citaste o artigo errado, a não ser que o árbitro em questão esteja atualmente federado nesse clube não tens sorte. Mesmo estando federado, se estiver noutro escalão não sei até que ponto te safas mas também espero que apanhem todos uma punição exemplar

Certamente seria para lhe pedir justificação do motivo para ter expulsado a jogadora nº10. Fui-lhe confrontar passado 1h quando o vi, e sabes porquê' Não foi por não ter marcado aquela falta ou a outra falta, mas sim por novamente ter expulsado elementos do meu clube, onde só teve motivos para expulsar um elemento. Mas ao contrário disso, expulsa 4 elementos do meu clube, colocando no relatório que todos agrediram, sabes o que acontece se o clube não se manifestar ou tentar colocar alguma verdade no assunto? Suspensões de meses, e multas altissimas para um clube de distrital, achas que o clube não fecha as portas? E tu queres-me dizer que viste alguma agressão nesse video? Viste em algum momento o arbitro a ser agredido fisicamente, que mereça tal valor avultado numa coima?

Nem sei porque estás ai com o regulamento da AF Madeira, não somos da Madeira. Mas já que estás ai a dar uma de "chico esperto" dos regulamentos, o artigo 22 não é só sobre observadores, é também para agentes da arbitragem, que remontam-te para o artigo nº8, onde não podes ter qualquer tipo de ligação/atividade a FPF, Associações ou clubes. Este árbitro está vinculado ao clube no qual arbitrou esse jogo, como sénior, lógico em categoria diferente porque é masculino. 

E volto a dizer , tanto eu como a minha nº6, e o meu adjunto merecemos castigo, pela postura/atitude agressiva, e palavras desordeiras, agora por agressões físicas ao arbitro , isso é completamente surreal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 1 minuto:

Certamente seria para lhe pedir justificação do motivo para ter expulsado a jogadora nº10. Fui-lhe confrontar passado 1h quando o vi, e sabes porquê' Não foi por não ter marcado aquela falta ou a outra falta, mas sim por novamente ter expulsado elementos do meu clube, onde só teve motivos para expulsar um elemento. Mas ao contrário disso, expulsa 4 elementos do meu clube, colocando no relatório que todos agrediram, sabes o que acontece se o clube não se manifestar ou tentar colocar alguma verdade no assunto? Suspensões de meses, e multas altissimas para um clube de distrital, achas que o clube não fecha as portas? E tu queres-me dizer que viste alguma agressão nesse video? Viste em algum momento o arbitro a ser agredido fisicamente, que mereça tal valor avultado numa coima?

Nem sei porque estás ai com o regulamento da AF Madeira, não somos da Madeira. Mas já que estás ai a dar uma de "chico esperto" dos regulamentos, o artigo 22 não é só sobre observadores, é também para agentes da arbitragem, que remontam-te para o artigo nº8, onde não podes ter qualquer tipo de ligação/atividade a FPF, Associações ou clubes. Este árbitro está vinculado ao clube no qual arbitrou esse jogo, como sénior, lógico em categoria diferente porque é masculino. 

E volto a dizer , tanto eu como a minha nº6, e o meu adjunto merecemos castigo, pela postura/atitude agressiva, e palavras desordeiras, agora por agressões físicas ao arbitro , isso é completamente surreal.

fdx por algum motivo vi por aí Calheta e associei à Madeira. Enfim. De qualquer forma o EDIT foi especifico relativamente a isso. O Artigo 8º fala em "a) Realizar negócios com a FPF, LPFP, Associações, clubes ou outras pessoas coletivas naquelas filiadas; b) Exercer qualquer outra atividade para as entidades referidas na alínea anterior;". Extrapolar isso para o facto de ser federado num clube e por isso não o poder arbitrar parece-me um claro exagero mas isso depende da interpretação do Conselho de Disciplina.

Agora vamos por partes: Admites que passado 1h foste confrontar o homem, portanto o argumento do calor do jogo cai por terra e estás a fazer isso de forma premeditada. Mais uma vez presumo que não tenha sido para lhe dar um abraço a agradecer. 

Pelo video, o elemento oficial que é expulso em primeiro lugar não posso opinar porque não sei o que disse e acredito tanto na tua palavra como na palavra do árbitro mas tendo em conta que naquela salganhada das primeiras coisas que fez foi agarrar o árbitro não me parece que tenha estado lá só a elogiar as lindas botas que ele tinha. O elemento oficial que vai atrás dele faz uma figura de quem não merece estar no futebol ainda para mais como responsável. Se eu no meu dia-a-dia fizesse aquilo a um polícia estava f*dido portanto ao fazer aquilo ao elemento de autoridade naquele momento também está apresentada essa pessoa para mim. No que toca às jogadoras, infelizmente no video só vejo um pseudo empurrão da jogadora nº11 azul à jogadora nº4 branca e depois a resposta desta. Seja qual for a decisão disciplinar, desde que tenha sido igual para as duas não fico chocado. No entanto, e vislumbrando somente uma parte do conflito parece-me que ambos se resolviam somente com uma advertência para cada uma.

Se vejo o suficiente para coimas e suspensões avultadas? Sim, vejo. Infelizmente a qualidade da imagem e da gravação não é a melhor mas o comportamento do elemento de casaco azul e a reação corporal do árbitro deixam-me com a clara sensação (não posso dizer certezas porque não estava presente) que existe pelo menos uma carga com o peito nas costas do árbitro e como tal isso tem de ser considerado agressão. Esse tipo de comportamentos não podem ser tolerados no futebol. Se é com multas e suspensões fortes que isso combate, que assim seja. Pode ser que assim, pessoas que vão confrontar árbitros uma hora após o término do jogo pensem duas vezes antes de o fazerem

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 11 minutos:

fdx por algum motivo vi por aí Calheta e associei à Madeira. Enfim. De qualquer forma o EDIT foi especifico relativamente a isso. O Artigo 8º fala em "a) Realizar negócios com a FPF, LPFP, Associações, clubes ou outras pessoas coletivas naquelas filiadas; b) Exercer qualquer outra atividade para as entidades referidas na alínea anterior;". Extrapolar isso para o facto de ser federado num clube e por isso não o poder arbitrar parece-me um claro exagero mas isso depende da interpretação do Conselho de Disciplina.

Agora vamos por partes: Admites que passado 1h foste confrontar o homem, portanto o argumento do calor do jogo cai por terra e estás a fazer isso de forma premeditada. Mais uma vez presumo que não tenha sido para lhe dar um abraço a agradecer. 

Pelo video, o elemento oficial que é expulso em primeiro lugar não posso opinar porque não sei o que disse e acredito tanto na tua palavra como na palavra do árbitro mas tendo em conta que naquela salganhada das primeiras coisas que fez foi agarrar o árbitro não me parece que tenha estado lá só a elogiar as lindas botas que ele tinha. O elemento oficial que vai atrás dele faz uma figura de quem não merece estar no futebol ainda para mais como responsável. Se eu no meu dia-a-dia fizesse aquilo a um polícia estava f*dido portanto ao fazer aquilo ao elemento de autoridade naquele momento também está apresentada essa pessoa para mim. No que toca às jogadoras, infelizmente no video só vejo um pseudo empurrão da jogadora nº11 azul à jogadora nº4 branca e depois a resposta desta. Seja qual for a decisão disciplinar, desde que tenha sido igual para as duas não fico chocado. No entanto, e vislumbrando somente uma parte do conflito parece-me que ambos se resolviam somente com uma advertência para cada uma.

Se vejo o suficiente para coimas e suspensões avultadas? Sim, vejo. Infelizmente a qualidade da imagem e da gravação não é a melhor mas o comportamento do elemento de casaco azul e a reação corporal do árbitro deixam-me com a clara sensação (não posso dizer certezas porque não estava presente) que existe pelo menos uma carga com o peito nas costas do árbitro e como tal isso tem de ser considerado agressão. Esse tipo de comportamentos não podem ser tolerados no futebol. Se é com multas e suspensões fortes que isso combate, que assim seja. Pode ser que assim, pessoas que vão confrontar árbitros uma hora após o término do jogo pensem duas vezes antes de o fazerem

Agora vou generalizar.

O vosso (árbitros) problema é acharem que representam uma autoridade como a PSP ou GNR, mas vocês, enganam-se e é muito por aí que a maioria de vocês pecam, vão para o jogo armado em "maus" que tem a faca e o queijo na mão, e que não vos possam dizer nada, que é que sabem e mandam, e depois vai-se a ver e estão sempre metidos em embrulhadas. Este arbitro em questão já foi revogado por todos os clubes aqui da ilha, nem o próprio clube onde ele está federado ,  o quer arbitrar jogos, só para veres o nível, mas vocês árbitros, parecem os religiosos, não se pode apontar o dedo a um, que juntam-se todos para defender o "menino". Volto a perguntar, e para de ver com olhos de protecção da arbitragem, vês no video alguma agressão física com "força bruta" como o arbitro escreve no relatório do jogo? Ou vês sim uma postura/atitude agressiva para cima do arbitro? E depois o arbitro se foi agredido, porque não se queixo ao policia que foi ao local? Porque não houve detenção, que é o normal quando há agressões a um arbitro? Porque não houve identificação? Mesmo 1hr depois, tinha 3 policias no local quando o confrontei, porque não se queixou? 

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ter de corrigir a minha posição, nem me tinha apercebido da cena de o teres ido confrontar já bem depois do sucessivo e vendo o desdém com que falas da classe de arbitragem, fazia bem ao futebol (e se calhar até a ti), parares por um tempinho largo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, Agora:

Agora vou generalizar.

O vosso (árbitros) problema é acharem que representam uma autoridade como a PSP ou GNR, mas vocês, enganam-se e é muito por aí que a maioria de vocês pecam, vão para o jogo armado em "maus" que tem a faca e o queijo na mão, e que não vos possam dizer nada, que é que sabem e mandam, e depois vai-se a ver e estão sempre metidos em embrulhadas. Este arbitro em questão já foi revogado por todos os clubes aqui da ilha, nem o próprio clube onde ele está federado ,  o quer arbitrar jogos, só para veres o nível, mas vocês árbitros, parecem os religiosos, não se pode apontar o dedo a um, que juntam-se todos para defender o "menino". Volto a perguntar, e para de ver com olhos de protecção da arbitragem, vês no video alguma agressão física com "força bruta" como o arbitro escreve no relatório do jogo? Ou vês sim uma postura/atitude agressiva para cima do arbitro? E depois o arbitro se foi agredido, porque não se queixo ao policia que foi ao local? Porque não houve detenção, que é o normal quando há agressões a um arbitro? Porque não houve identificação? Mesmo 1hr depois, tinha 3 policias no local quando o confrontei, porque não se queixou? 

Generalizações para a pessoa errada. Faço só 2 pedidos: 1) se é para discursos parvos e com generalizações avisa-me que escuso de estar a perder tempo a responder e 2) se não queres opiniões contrárias à tua avisa porque eu também paro de escrever. No entanto deixa-me que te diga que mesmo que não gostes disso, o árbitro é a autoridade em campo. Quer queiras ou não.

Agora vamos ao resto. Acho giro que eu tenha de ver sem "olhos de protecção da arbitragem" mas tu podes ver como quiseres. "juntam-se todos para defender o "menino"" mas não me viste em lado nenhum a defender ninguém. Fiz uma interpretação de videos tal como tu fizeste. A diferença é que tu estiveste lá e eu só posso comentar com base num vídeo de qualidade manhosa e mal filmado. Sei a tua versão, mas não sei a versão do árbitro que para mim têm as duas o mesmo valor.

Posto isto, se o árbitro considerou ser agredido (VOLTO A REFERIR QUE O VÍDEO NÃO É CLARO SE É OU NÃO AGREDIDO) deveria ter recorrido a todos os procedimentos que disseste. Se não o fez, errou. E o principal prejudicado será ele 

Fico sem perceber o que raio todo esse historial justifica o que lhe foi feito. Fico sem perceber o que raio justifica uma confrontação uma hora depois de um jogo. Fico sem perceber o que raio justifica dizer que sabem onde o homem mora. Fico sem perceber muita coisa, mas eu é que estou mal porque sou provavelmente o único aqui que sabe o que é estar do outro lado. 

Citação de Thierry Henry, Agora:

Vou ter de corrigir a minha posição, nem me tinha apercebido da cena de o teres ido confrontar já bem depois do sucessivo e vendo o desdém com que falas da classe de arbitragem, fazia bem ao futebol (e se calhar até a ti), parares por um tempinho largo. 

Pronto mais um árbitro aqui....

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não tomando partidos e porque fiquei curioso por já ter assistido a cenas semelhantes em futebol ainda mais amador que esse, @JohnyM e se o arbitro não for agredido e colocar essa informação no relatório só para lixar quem está a reclamar com ele?

(Não estou a dizer que foi isso que aconteceu, não estava lá logo não sei, mas vamos supor que tinha sido esse o caso)

O que é que poderia acontecer ao árbitro? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, Agora:

Não tomando partidos e porque fiquei curioso por já ter assistido a cenas semelhantes em futebol ainda mais amador que esse, @JohnyM e se o arbitro não for agredido e colocar essa informação no relatório só para lixar quem está a reclamar com ele?

(Não estou a dizer que foi isso que aconteceu, não estava lá logo não sei, mas vamos supor que tinha sido esse o caso)

Processo disciplinar e possível suspensão.

Não por esse motivo, mas esta época aconteceu a dois árbitros que falsearam um relatório (alegaram que um treinador não estava presente quando estava no banco a dar indicações e tudo) foram suspensos por seis meses. Levaram processo disciplinar e o conselho de disciplina tomou essa decisão 

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, e se não existir maneira de comprovar que o relatório está correcto? Ou está sempre presente alguém a supervisionar o trabalho dele? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, Agora:

Ok, e se não existir maneira de comprovar que o relatório está correcto? Ou está sempre presente alguém a supervisionar o trabalho dele? 

A nível distrital e da FPF há jogos com observação e jogos sem observação à equipa de arbitragem e com efeitos meramente classificativos. Nos jogos dos campeonatos profissionais os árbitros são sempre observados. As nomeações dos observadores são publicadas em ambos os casos.

Não existe maneira de comprovar isso. Podem existir provas (videos ou fotos) ou então é palavra de um contra palavra do outro, sendo que quem faz a contestação tem de apresentar provas que é mentira. Vou dar-te um exemplo prático: há uns anos valentes estava a apitar um jogo e o meu assistente dá-me indicação para expulsar o treinador por bocas, algo que fiz logo na altura. Mencionei isto em relatório. Mais tarde o treinador contestou e eu fui chamado para prestar esclarecimentos. Disse que não tinha ouvido nada e que foi somente por indicação do assistente que o expulsei. O meu colega na altura também foi chamado e disse o que ouviu. Presumo que o treinador tenham arranjado testemunhas a favor dele. A multa e o castigo acabaram por ser anulados porque, pelo que me lembro, não existiam provas nem a favor nem contra ninguém

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 31 minutos:

Na época passada aconteceu isso ao Belenenses no jogo com o Aboboda. O jogo foi interrompido (e retomado noutra data), pois o árbitro alegou que tinha sido agredido por adeptos do Belenenses e recusava continuar. 
O relatório da Polícia não mencionava nada, os dois clubes concordaram que não houve agressões. Penso que o árbitro foi suspenso até ao final da época. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 2 horas:

Generalizações para a pessoa errada. Faço só 2 pedidos: 1) se é para discursos parvos e com generalizações avisa-me que escuso de estar a perder tempo a responder e 2) se não queres opiniões contrárias à tua avisa porque eu também paro de escrever. No entanto deixa-me que te diga que mesmo que não gostes disso, o árbitro é a autoridade em campo. Quer queiras ou não.

Agora vamos ao resto. Acho giro que eu tenha de ver sem "olhos de protecção da arbitragem" mas tu podes ver como quiseres. "juntam-se todos para defender o "menino"" mas não me viste em lado nenhum a defender ninguém. Fiz uma interpretação de videos tal como tu fizeste. A diferença é que tu estiveste lá e eu só posso comentar com base num vídeo de qualidade manhosa e mal filmado. Sei a tua versão, mas não sei a versão do árbitro que para mim têm as duas o mesmo valor.

Posto isto, se o árbitro considerou ser agredido (VOLTO A REFERIR QUE O VÍDEO NÃO É CLARO SE É OU NÃO AGREDIDO) deveria ter recorrido a todos os procedimentos que disseste. Se não o fez, errou. E o principal prejudicado será ele 

Fico sem perceber o que raio todo esse historial justifica o que lhe foi feito. Fico sem perceber o que raio justifica uma confrontação uma hora depois de um jogo. Fico sem perceber o que raio justifica dizer que sabem onde o homem mora. Fico sem perceber muita coisa, mas eu é que estou mal porque sou provavelmente o único aqui que sabe o que é estar do outro lado. 

Pronto mais um árbitro aqui....

Pronto, já percebi e compreendo o teu ponto de vista. 

Já tive acesso a queixa-crime contra mim e meu adjunto, e ele fez a queixa as 22:00 dizendo que foi agredido ao meio-dia , que eu entrei no campo e lhe agarrei pelo pescoço e fui lhe ameaçando por vários momentos sempre com a mão no pescoço e no relatório de jogo, diz que lhe agredi na zona do trapézio...

Mas lá está, ele depois chamou a policia e não registou agressões, nem identificou ninguém porque ele não deu parte de ninguém, e é perceptível no video que eu nao agarro ninguém pelo pescoço...

Compartilhar este post

Link para o post

Já saiu o mapa de castigos, as minhas atletas, a numero 10 apanhou 3 jogos, a numero 6 apanhou 4 jogos.

Foi aberto um processo disciplinar ao meu clube, a mim e ao meu adjunto. Suspensos preventivamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já pintei muitas cenas dentro de um campo de futebol mas felizmente nunca cheguei a uma situação triste como essa. A idade faz-nos bem.

Imaginar alguém com 2 dedos de testa a chatear-se numa competição como essa, em que chega ver 2 ou 3 lances e meia dúzia de intérpretes (ou só a mamalhuda de branco) para se ficar na dúvida se é um jogo de futebol ou um sketch dos Monty Python é ainda mais assustador. 

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem estava com interesse em saber o desfecho deste "processo", ontem saiu o acordão ( que irá ser recorrido) , meu adjunto levou 15 dias de suspensão e multa. Eu apanhei 45 dias de suspensão e multa e o clube perda de 2 pontos e multa. 

Todas as multas foram do mesmo valor 5UC.

Resta saber se os dias de março até hoje se algum foi contabilizado ( caso semelhante do Gélson Martins em França ) e o que se irá suceder após apresentarmos o recurso.

PS - Se alguém for perguntar em que o recurso irá consistir, somente nas "ofensas corporais" , que no longo acordão é o único ponto em que eles não comprovam que houve, nem com testemunhas do clube adversário, adeptos, relatório da PSP, nada, de resto descriminaram tudo ponto por ponto , "saltando" o ponto onde supostamente há agressão física, mas mesmo assim incluem isso no castigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não recebi o certificado, nem a cédula nem um email com um mínimo de uma explicação. 😂

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...