Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Citação de MicaelMargarido, Em 20/05/2019 at 18:42:

Exercício de treino 8

Conceptualize um exercício transversalmente em meio campo, da etapa pedagógica de fase 1 “Construir a relação com a bola”, em regime de coordenação específica, utilizando vários alvos e uma frequência de concretização alta. 

Ainda o pessoal se admira quando ninguém percebe o que a malta que aparece agora dos cursos quer dizer :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Se um exercício desses serve, a "coordenação específica" está presente em qualquer exercício com bola, não? Que raio...

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem talvez não sabe, sou diretor desportivo no futsal regional dos Açores nos últimos 3 anos. Embora na verdade, seja treinador adjunto.
Estive nos 2 anos anteriores no Lusitânia, até acabamos por ir à fase da promoção da Segunda Divisão (mas as equipas dos Açores estão a milhas da malta ai de fora...).

Este ano desci um degrau para subir dois, e estou também com alguns amigos mais próximos no GD Biscoitos. Já subimos do Campeonato Regional para o Nacional (Série Açores) para a época 19/20.

Ontem e hoje, e porque o nosso treinador acabou expulso numa final na taça do fim-de-semana passada, acabei por assumir o banco. Ganhámos o 1º jogo (meia-final) ontem, mas perdemos a final hoje.
É frustrante, acabo é por não saber bem se gostei de sensação. É tanta coisa por controlar :4_joy:

Mas fica a experiência.
Para o ano vamos estar na Série Açores.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Estou prestes obter o nível 2 de futebol, tem sido uma maratona do camandro desde o nível 1 (cheguei a comentar por aqui, com a minha licenciatura em desporto e atividade física mais mestrado em educação física não consegui ter equivalência na parte geral ou específica em nenhum dos níveis. Foi surreal, porque apanhei o período de transição quando o ipdj pegou nisto. Mas está feito siga!).

Ora hoje fui ver como é para o nível 3, mas já tinha uma ideia dos requisitos. Uma coisa que não sabia é que a duração é semelhante aos 2 primeiros níveis (quase 2 anos), o que é uma treta. Depois há o preço, 3400 euros é obra. Vou ter de pensar na minha vida para os próximos anos,  ponderar bem porque é um investimento significativo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, Em 08/06/2019 at 02:43:

Estou prestes obter o nível 2 de futebol, tem sido uma maratona do camandro desde o nível 1 (cheguei a comentar por aqui, com a minha licenciatura em desporto e atividade física mais mestrado em educação física não consegui ter equivalência na parte geral ou específica em nenhum dos níveis. Foi surreal, porque apanhei o período de transição quando o ipdj pegou nisto. Mas está feito siga!).

Ora hoje fui ver como é para o nível 3, mas já tinha uma ideia dos requisitos. Uma coisa que não sabia é que a duração é semelhante aos 2 primeiros níveis (quase 2 anos), o que é uma treta. Depois há o preço, 3400 euros é obra. Vou ter de pensar na minha vida para os próximos anos,  ponderar bem porque é um investimento significativo.

E ainda tens mais requisitos que podem dificultar. Tens que ter pelo menos 2 anos de campeonatos nacionais, quando abrem (o que é uma coisa rara) só existem 30 vagas e tens cerca de 400 Treinadores a concorrem para essas 30 vagas.

A ANTF diz que UEFA limita o número de Treinador Profissionais. 

Depois agora inventaram que se quiseres ir ao Reino Unido tirar o Nivel 3/4 tens que ter residência fixa no Reino Unido, para assim a FPF dar-te equivalência aqui em Portugal. 

Vai ser complicado tirar o nivel 3 e 4 mas vou ver como consigo contornar as coisas e tentar ir à Irlanda tirar o nivel 3. 

Compartilhar este post

Link para o post

Malta preciso de uma ajuda, eu queria tirar o curso de teinador de GR e estava a pensar em tirar por Portugal, fui ao site da AFP (Porto) e aquilo é um site que ficou parado nos anos 90. Alguém me pode dizer onde me posso inscrever?

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sei se há disso sequer. É capaz de haver formações amiúde, agora um curso oficial mesmo não me parece. Quando tirei o nivel 2 o Braga tinha obrigado a malta dos redes a frequentar o curso, portanto...

Compartilhar este post

Link para o post

Também não conheço cursos. Sei que se fazem formações, eventos e pouco mais.

Este ano tive um treinador de GR a tirar o nível I comigo, por falar nisso, teoricamente acabei no sábado, se não tiver chumbado como é óbvio.
:4_joy:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 18 horas:

Nem sei se há disso sequer. É capaz de haver formações amiúde, agora um curso oficial mesmo não me parece. Quando tirei o nivel 2 o Braga tinha obrigado a malta dos redes a frequentar o curso, portanto...

Citação de Pickle Rick, há 18 horas:

Também não conheço cursos. Sei que se fazem formações, eventos e pouco mais.

Este ano tive um treinador de GR a tirar o nível I comigo, por falar nisso, teoricamente acabei no sábado, se não tiver chumbado como é óbvio.
:4_joy:

A sério?😒 É que lá no centro na Clairefontaine tem uma coisa mais específica, só que era para dizer adeus ao dinheiro quase todo que fiz neste dois anos.

Quando estive na Dragon Force devia ter perguntado para me esclarecerem isso, agora já vou tarde, vou chatear o meu antigo mister que agora é o treinador dos GRs do Porto B para ver o que é que ele me diz.

Mas o mais provável é ter de tirar o curso de treinador para ir para o banco, portanto🤔

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BartoloSerenity, há 15 horas:

A sério?😒 É que lá no centro na Clairefontaine tem uma coisa mais específica, só que era para dizer adeus ao dinheiro quase todo que fiz neste dois anos.

Quando estive na Dragon Force devia ter perguntado para me esclarecerem isso, agora já vou tarde, vou chatear o meu antigo mister que agora é o treinador dos GRs do Porto B para ver o que é que ele me diz.

Mas o mais provável é ter de tirar o curso de treinador para ir para o banco, portanto🤔

Não necessariamente. Podes ir como delegado. O ano passado era o que fazíamos com o nosso treinador de guarda-redes.

Agora se quiseres ir como treinador, sim, tens que tirar o curso. Pelo menos que eu também saiba, não há curso de treinador de GR em Portugal..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BartoloSerenity, Em 23/06/2019 at 23:53:

Malta preciso de uma ajuda, eu queria tirar o curso de teinador de GR e estava a pensar em tirar por Portugal, fui ao site da AFP (Porto) e aquilo é um site que ficou parado nos anos 90. Alguém me pode dizer onde me posso inscrever?

n existem curso de TGR... oq ha sao seminarios, eventos, palestras, por ai fora. Mas n ha nenhuma UEFA ou grau para TGR... Tens de tirar a memsa que o treinador "normal".

qql duvida q tenhas manda me mp posso eventualmente esclarecer duvidas masi especificas sobre essa area

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço um gajo que tirou o curso de treinador de guarda-redes em Espanha (Madrid), há uns 4 ou 5 anos. Lembro-me que na altura era um dia inteiro, com gajos top de nível mundial. Posso tentar saber mais... mas sim convém tirares o nível I de treinador de cá. Por exemplo, esse meu colega tirou o nível II comigo apesar de ter esse curso de treinador gr.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 12 minutos:

Conheço um gajo que tirou o curso de treinador de guarda-redes em Espanha (Madrid), há uns 4 ou 5 anos. Lembro-me que na altura era um dia inteiro, com gajos top de nível mundial. Posso tentar saber mais... mas sim convém tirares o nível I de treinador de cá. Por exemplo, esse meu colega tirou o nível II comigo apesar de ter esse curso de treinador gr.

Pode ter tirado uma pseudo especialização mas não existem cursos de treinador de guarda redes

Compartilhar este post

Link para o post

Então é assim @BartoloSerenity, falei com o meu colega e ele tirou na federação espanhola (https://www.rfef.es/). Diz que em Outubro por norma abrem novos cursos, vai estando atento.https://www.rfef.es/noticias/formacion-0

https://www.rfef.es/noticias/formacion/asi-es-curso-entrenador-porteros

Deve ser algo desse género. Mas se fosse a ti, começava a tirar o nível I e II por cá, e entre ambos ia Espanha tirar este curso de treinador de guarda-redes da Federação Espanhola. Confirmei agora mesmo, foi este curso que tirou por lá.

Edit:tenho mais informações. Neste momento só deixam a malta entrar com UEFA b, ou seja nível 2. No final deste curso de treinadores dão-te uma cédula UEFA. Se entretanto houver mais novidades eu coloco por aqui, até porque pode haver outros interessados. Eu por acaso não ligo nada ao treino de guarda-redes, nunca puxou nada. Mas quem quer seguir nisto é uma excelente oportunidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado a todos pela disponibilidade ao ajudarem-me a perceber melhor a realidade por aqui. Já estou a avaliar todas as opções e parece-me mesmo que vou ter que tirar o nível 1 e 2 com as formações específicas lá pelo meio.Toda a preparação é pouca. Qualquer dúvida que tenha vou fazer questão de perguntar aqui primeiro.🙏🏻

Por agora parece mesmo que vou voltar ao ativo já esta época como treinador de GR de seniores num dos meus clubes de infância que está na Divisão de Honra no Porto. Mal posso esperar por começar✊🏻

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde,

Eu de momento vou iniciar o estágio para completar o Grau I de treinador mas, gostava futuramente de ingressar numa universidade, para ter uma formação mais geral  sobre desporto (dará mais ofertas de emprego, mais áreas), mas o meu objectivo será o futebol, tive a ver a UTAD e Melgaço, ambas ciências do desporto (penso), algum de vocês me pode ajudar quanto a isto ? Qual a Universidade que me aconselham, ou o melhor curso, procuro no Norte, desculpem, mas estou um bocado desorientado quanto a isto, não sei mesmo qual o melhor caminho.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me claro que nenhuma faculdade de desporto do norte te dará mais créditos e proximidade de professores reputados que a FADEUP. Em tese, isto é um facto inequívoco. A mesma coisa para a FMH a sul. Poder-se-á individualmente discordar disto, alegar que andaram sei lá onde e que até foi bom, mas sempre com base em opiniões individuais que pouco acrescentam à discussão. Factualmente, reputação e magnitude, FADEUP e FMH estão à frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer comparar com as outras, só dar mais informação porque o rapaz parece interessado, há já vários anos que a UTAD faz ponte com os clubes da região. Nas minhas camadas jovens, há já mais de 15 anos, fui treinado quase sempre por estudantes da UTAD, tirando o primeiro ano, em que fui treinado pela lenda Samuel Fraguito. 😎

Do que sei, essa ligação continua.

@Bruno Cardoso, se quiseres saber mais coisas da UTAD posso falar com pessoas que tiraram lá o curso e assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 15 minutos:

Boa tarde,

Eu de momento vou iniciar o estágio para completar o Grau I de treinador mas, gostava futuramente de ingressar numa universidade, para ter uma formação mais geral  sobre desporto (dará mais ofertas de emprego, mais áreas), mas o meu objectivo será o futebol, tive a ver a UTAD e Melgaço, ambas ciências do desporto (penso), algum de vocês me pode ajudar quanto a isto ? Qual a Universidade que me aconselham, ou o melhor curso, procuro no Norte, desculpem, mas estou um bocado desorientado quanto a isto, não sei mesmo qual o melhor caminho.

n percebi o que pretendes fazer. 

Primeiro dizes q queres algo mais geral, duas frases depois já queres algo mais especializado em futebol. Se queres algo mais geral, sugeria ciências do desporto, se ambicionas tirar uma cena mt mais especifica aconselho-te treino desportivo com especialização em futebol.

Citação de BrunoCardoso, há 15 minutos:

Qual a Universidade que me aconselham, ou o melhor curso, procuro no Norte, desculpem, mas estou um bocado desorientado quanto a isto, não sei mesmo qual o melhor caminho.

FADEUP a norte, porem n tenho a certeza se têm treino ou nao. 

Editado por johan

Compartilhar este post

Link para o post

Na FADEUP tens CdD e escolhes o ramo no segundo ano, tal e qual como na FMH. Mas qualquer uma te dará a cédula de TEF e um par de noções anatómicas e de treino elementares para te meteres num ginásio.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

@johan é o que dá escrever com pressa e explicar-me mal hehe eu com o curso de treinador de futebol, apenas posso trabalhar no futebol e é esse o meu objectivo claramente, mas vamos supor que a carreira corre mal ou então enquanto for treinador querer arranjar um part-time num ginásio (coisa que eu também gosto muito) por exemplo, apenas com o curso de treinador não dá, entendes ? É mais por aí. 

@Chandler sou um leigo em faculdades, queria procurar a melhor opção em termos de custos(propinas, alojamento caso necessário, etc)/qualidade.

Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Sem querer comparar com as outras, só dar mais informação porque o rapaz parece interessado, há já vários anos que a UTAD faz ponte com os clubes da região. Nas minhas camadas jovens, há já mais de 15 anos, fui treinado quase sempre por estudantes da UTAD, tirando o primeiro ano, em que fui treinado pela lenda Samuel Fraguito. 😎

Do que sei, essa ligação continua.

@Bruno Cardoso, se quiseres saber mais coisas da UTAD posso falar com pessoas que tiraram lá o curso e assim.

Tenho alguns conhecidos que treinaram no Diogo Cão hehe 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

É muito improvável que consigas ganhar dinheiro suficiente para viver do futebol se não fores ex-jogador ou licenciado. Reformulo: é muito improvável que consigas ganhar dinheiro suficiente para viver do futebol, e é ainda mais improvável se não fores ex-jogador ou licenciado. É fundamental teres uma alternativa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...