Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

[Benfica] Away Days

Publicações recomendadas

Visitante

É obrigatório esse visto para viajar para a Turquia?

É obrigatório ter esse visto para sair do aeroporto, se o fizeres na intenert e o levares já de Portugal óptimo, se não podes adquiri-lo à mesma no aeroporto. Retirei essa informação da internet. Aconselham a tratar do visto na internet, porque no aeroporto as filas para tratar disso são muito grandes.

Compartilhar este post

Link para o post

E levem uma caneta. Muito provavelmente, durante o voo dar-vos-ão uns impressos para preencherem.

Compartilhar este post

Link para o post

Dois excelentes relatos dessas deslocações. :handclap:

A nível interno já fiz muitas deslocações mas fora do país só tive oportunidade de fazer uma e valeu por cada minuto.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

É já amanhã de manhã que vou viajar para a Turquia com a minha namorada, infelizmente não vou poder colocar o meu habitual "Lá estarei." no tópico do jogo Galatasaray - Benfica pois este ainda não foi criado, mas no meu regresso contem com uma nova partilha neste tópico e com imagens da cidade de Istambul e do jogo em si. Volto na quinta-feira, claro está, a tempo de marcar também presença no grande derby.

Amo-te Benfica!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou em denial. Tive de cancelar a minha viagem há 4 dias atrás por questões profissionais. Estou completamente desolado, era uma viagem que esperava ansiosamente por fazer. p*ta que pariu a esta m*rda. Bora João!! Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Galatasaray 2-1 Benfica

Confesso que me caiu mal a derrota. Acho que o jogo foi muito mal perdido. Não somos em nada inferiores ao Galatasaray, e não há justificação possível para a derrota. Até já cheguei a achar que o nosso mal foi ter marcado tão cedo, a nossa pior fase do jogo foi precisamente depois do golo. É certo que o Galatasaray ainda podia ter aumentado a vantagem com bolas ao poste e houve boas intervenções do Júlio César, mas tirando esses casos pontuais acho que mesmo assim ficou patente que o Benfica é melhor. Agora, espero bem que façamos a nossa parte em Lisboa, porque se não as coisas que pareciam já estar mais ou menos encaminhadas podem ficar muito complicadas.

Dei uma entrevista, em directo, para a Sporttv, cerca de hora e meia antes do jogo. Podem ver se meterem para trás na televisão. Estava eu a passear com um amigo à volta do estádio, e o jornalistas ouviu-nos a falar em português e perguntou se tinhamos ido ali de propósito para o jogo, depois disse que tinha um directo para fazer e que não tinha encontrado nenhum português por ali (pudera... já vos explico mais à frente porquê) e tive de ser eu a dar a entrevista, um bocado contrariado ao inicio, mas depois acedi.

Deixo agora o futebol de parte, e vamos à parte turística da viagem. Como escrevi mais do que uma vez, fui a Istambul com a minha namorada, e passámos lá 5 noites e 4 dias, que aproveitámos ao máximo para conhecer o melhor possível aquela bela cidade. Muito boa viagem, e um destino que eu recomendo a toda a gente.

Photo%2018-10-15%2011%2040%2050_zpsdjdhuuba.jpg

Photo%2020-10-15%2016%2007%2010_zpsqgkdng4i.jpg

Photo%2021-10-15%2012%2049%2000_zpsvdlqfaxf.jpg

Aqui estão três imagens da cidade. Uma coisa de que me arrependo é de não ter levado máquina fotográfica, e estive por isso refém do telemóvel para tirar fotografias. Existem imensas bandeiras da Turquia espalhadas por toda a parte da cidade, e fiquei na dúvida se é por eles serem muito nacionalistas, se é por haver eleições daqui a uma ou duas semanas, ou se um misto dos dois.

A última das três imagens é tirada a meio de uma ponte, que atravessa o Corno de Ouro. Istambul não é uma cidade fácil de compreender do ponto de vista geográfico, principalmente para quem mora em cidades como Lisboa ou Porto, nas quais estamos habituados a lidar com um rio e duas margens distintas. Ainda por cima, estando na zona mais turística de Istambul, a perspectiva que temos é totalmente errada quando olhamos para o mar. A ver vamos se me faço entender daqui para a frente, para quem não está familiarizado com a geografia de Istambul, mas como é de cultura geral, Istambul é a única cidade do mundo que está dividida entre dois continentes, porém a zona europeia da cidade está também dividida entre si, por um braço de água, chamado Corno de Ouro.

Assim sendo, estando na zona mais turística de Istambul, e olhando em frente, vemos a margem do outro lado, mas não se trata da parte asiática da cidade, trata-se ainda da parte europeia da cidade que está do outro lado do Corno de Ouro. Estando na mesma zona turística do lado europeu de Istambul, e olhando para a direita, vemos, ao longe, a zona asiática, que está separada pelo Canal do Bósforo, que tem ligação com o Corno de Ouro.

Photo%2019-10-15%2011%2026%2013_zpsk3np0bbd.jpg

Photo%2020-10-15%2011%2055%2042_zps30ieqole.jpg

Aqui sim, temos ao fundo e do lado esquerdo, a parte europeia de Istambul, e mais próximo e do lado direito, a zona asiática da cidade. Uma coisa quase obrigatória de fazer em Istambul é o cruzeiro do Bósforo, mas eu não fiz, porque tinha curiosidade em ir mesmo à parte asiática da cidade, mesmo tendo lido e ouvido que essa parte, do ponto de vista turístico, era muito menos interessante, mas eu quis ver com os meus próprios olhos, e por isso em vez do cruzeiro fiz uma viagem de ferry até à parte asiática e fui almoçar por lá.

Photo%2020-10-15%2011%2056%2048_zpsvkketlqp.jpg

Photo%2020-10-15%2009%2044%2011_zps1cnr07rj.jpg

Photo%2020-10-15%2009%2044%2041_zpsg91vskra.jpg

Apanhámos o ferry com destino a Kadikoy, umas das zonas mais importantes da parte asiática. Kadikoy é a origem do Fenerbahçe, e se é verdade que do lado europeu se vê com muita regularidade gente na rua com as cores do Galatasaray, passando o Bósforo, o laranja e vermelho dão lugar ao amarelo e azul. Realmente a parte asiática tinha menos pontos de interesse, viajámos apenas de Kadikoy até Uskudar, outro centro da parte asiática, talvez ainda mais importante do que o primeiro. Daí voltámos a apanhar o ferry de regresso à zona europeia.

As atracções são infindáveis na parte europeia, e quatro dias pareceram curtos para visitar tanta coisa, e ainda algumas ficaram por visitar.

Photo%2017-10-15%2020%2005%2039_zpsrvsmbcrm.jpg

Photo%2020-10-15%2014%2052%2024_zpsdk8fwisl.jpg

Hagia Sophia, outrora uma mesquita, hoje em dia um dos mais imponentes monumentos da cidade e um museu de visita obrigatória.

Photo%2017-10-15%2020%2013%2011_zpsauovl2d2.jpg

Photo%2018-10-15%2012%2006%2001_zps9cthsspg.jpg

Photo%2018-10-15%2015%2000%2051_zpsjhtzc2th.jpg

Blue Mosque, a mesquita mais famosa de Istambul. Não se paga para entrar, mas a entrada é proibida a certas horas, pois é hora de oração, embora esteja sempre aberta para quem quiser ir rezar. Às 12h, 16h e 18h, a porta dos visitantes é encerrada, e dá-se inicio à oração, que dá para ouvir fora da mesquita. No meu primeiro dia lá, estava muito bem a sair de casa, e começo a ouvir os gritos do homem que conduz a reza, não sei se o faz com microfone ou se há altifalantes espalhados pela cidade, mas ouve-se em toda a parte e não deixa de ser um bocado cómico.

Photo%2018-10-15%2014%2051%2017_zpssbnwhufm.jpg

Mesmo estando aberta a visitas, há regras de indumentária a cumprir, e não se pode entrar calçado.

Photo%2020-10-15%2013%2039%2015_zpsbddnaxrh.jpg

Uma das várias portas de entrada do Grand Bazaar. O Grande Bazaar é uma superfície enorme de venda de tudo e mais alguma coisa que vocês possam imaginar, e o mais engraçado é que todos os preços são negociáveis. Eles dizem 200 e vendem por menos de 100, comprei lá duas malas e dois lenços para a minha mãe e irmã a menos de metade do preço que eles estavam a pedir. E claro, os 200 e 100 é em moeda turca, a Lira Turca, cuja conversão é 1€ = 3,2 TL.

Photo%2019-10-15%2022%2016%2019_zpsx3s5sd13.jpg

Dentro de Grand Bazaar. Agora imaginem ruas como esta, infindáveis, paralelas e perpendiculares.

E para finalizar o post que já vai longo, embora eu tivesse muitas e muitas mais fotos possíveis de partilhar, vamos voltar ao futebol, que foi o grande catalisador da minha viagem até Istambul.

Photo%2020-10-15%2012%2052%2018_zpsuqgdcdcf.jpg

Estádio do Besiktas, e maior estádio de Istambul, e da própria Turquia. Fica localizado bem no centro da cidade, e era precisamente aqui o ponto de encontro dos adeptos do Benfica para seguirem em direcção ao estádio, em autocarros. Eu por acaso não sabia disso, e fui de metro até lá, mas ainda bem. Para voltar a seguir ao jogo é que realmente deu jeito o autocarro.

Photo%2020-10-15%2016%2012%2007_zpsj2mw5uit.jpg

Uma coisa que eu estava longe de pensar que fosse possível, no centro da cidade, a loja oficial do Galatasaray e do Fenerbahçe, lado a lado.

Photo%2021-10-15%2011%2020%2056_zpsu95q4ybc.jpg

Photo%2021-10-15%2011%2020%2022_zpshooohcmo.jpg

Um pub à moda inglesa, também no centro de Istambul, que faz publicidade aos jogos que vai transmitir em folhas A4. No domingo também eles vão transmitir o Benfica vs NotSportingLisbon, mas a hora está errada, em Istambul a diferença horária é de 2h, e sendo o jogo em Portugal às 17h lá será às 19h e não às 20h. Só se tiver a ver com o facto do Benfica dar sempre uma parte de avanço aos adversários, a aí já faz sentido começar a ver o jogo só às 20h de Istambul.

Photo%2021-10-15%2017%2013%2042_zpscf4btbgf.jpg

Já no estádio depois da viagem de metro até lá. O estádio fica completamente fora da cidade, longe de tudo, e numa zona horrível, que não tem absolutamente ponto nenhum de interesse. Até aqui tudo mais ou menos bem, o engraçado foi encontrar a porta de acesso à bancada visitante, dei duas voltas ao estádio e nem vê-la, todas as portas estavam abertas e quando chegava à G11 e G12, havia uma seta a apontar para nenhures, quando demos por ela era preciso falar com um segurança para ele abrir uma área vedada e rodeada de arame farpado, descer umas escadas em direcção a uma auto-estrada e entrar lá por um buraco refundido do pior que vocês possam imaginar. Nunca vi nada assim na vida, nem acho que vá voltar a ver.

Photo%2021-10-15%2019%2012%2037_zpsuq6jvb9b.jpg

Photo%2021-10-15%2019%2042%2025_zps9fkwufvo.jpg

E pronto, dentro do estádio. A segunda foto é em pleno hino da Liga dos Campeões.

O sector visitante é uma jaula que mais parece estar preparada para receber animais do que pessoas. Não é o facto de ser uma jaula, porque já estive na jaula do Dragão, de Paris, de Barcelona e talvez em mais mas agora de cabeça não me lembro, mas sei que sempre que tive elas eram todas normais, mas aqui há um acrílico enorme à frente que torna praticamente impossível de ver o jogo em condições. Também há acrílico dos lados, depois duas filas de cadeiras sem ninguém, nova barreira mas mais pequena de acrílico já do lado dos adeptos do Galatasaray, depois uma barreira de seguranças em fila indiana a todo o comprimento da bancada e só depois, aí sim, começam a sentar-se os adeptos do Galatasaray. Eu imagino um Galatasaray - Fenerbahçe ali, deve ser lindo.

Aqui fica o resumo, talvez extenso demais da minha visita à Turquia e à cidade de Istambul. Adorei a viagem, foi pena o resultado.

Amo-te Benfica!

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

João, esse estádio que tem à frente o placar com o Quaresma está em construção não é? É que o Besiktas tem jogado no estádio olímpico e esse que é o maior da Turquia.

Excelentes fotos btw. ;-)

Editado por wolfking

Compartilhar este post

Link para o post

:prayer:

No meu primeiro dia lá, estava muito bem a sair de casa, e começo a ouvir os gritos do homem que conduz a reza, não sei se o faz com microfone ou se há altifalantes espalhados pela cidade, mas ouve-se em toda a parte e não deixa de ser um bocado cómico.

Pelo o que o meu pai me contou de quando lá esteve à uns anos, existem altifalantes espalhados pela cidade.

depois disse que tinha um directo para fazer e que não tinha encontrado nenhum português por ali (pudera... já vos explico mais à frente porquê)

E isto? É por causa das condições do estádio?

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post

Na Luz também existe acrílico na jaula. Quem está ao meio não faz diferença mas quem fica nas pontas vê umas boas partes do relvado assim meio desfocado.

Excelente post, João. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

JP, a hora da transmissão do jogo terá a ver com a mudança da hora de verão para inverno? Talvez eles não a façam já no próximo fim de semana e aí sejam as 3 horas de diferença, mas isto sou eu a supor. Bom post, falta só a tua entrevista para ficar perfeito. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Na Luz também existe acrílico na jaula. Quem está ao meio não faz diferença mas quem fica nas pontas vê umas boas partes do relvado assim meio desfocado.

Esse acrílico nas pontas existe em todo o estádio salvo erro, é para separar as zonas ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo o que o meu pai me contou de quando lá esteve à uns anos, existem altifalantes espalhados pela cidade.

É normal isso dos altifalantes em todos os países árabes. Como as orações têm hora definida, as pessoas são convocadas através desses altifalantes. Não imaginam o quão agradável é ser acordado às 6 da manhã com essa m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

João, esse estádio que tem à frente o placar com o Quaresma está em construção não é? É que o Besiktas tem jogado no estádio olímpico e esse que é o maior da Turquia.

Excelentes fotos btw. ;-)

Sim, tens razão, foi lapso meu. Esse estádio que aí aparece é o estádio do Besiktas, que está a sofrer obras de remodelação e aumento de capacidade, e actualmente o Besiktas tem jogado no tal estádio olímpico, que é o maior de Istambul. Não sei qual será a capacidade do estádio do Besiktas depois de terminadas as obras.

Não havia por lá portugueses nas imediações do estádio porque não era sequer suposto, aquela porta do sector visitante tem um outro acesso muito mais reservado e normalmente os visitantes não andam a passear à volta do estádio, e vão logo lá dar por outras vias.

Esse acrílico que tu estás a falar também existe no estádio do Sporting, e em outros estádios, na Luz não o colocam apenas na jaula, também os colocam para dividir as bancadas, mas esse acrílico é para aí do tamanho de uma janela, ali estamos a falar de um acrílico do tamanho de um 1º andar de um prédio, vê que eu estava acima do meio da bancada e mesmo assim esse acrílico cortava-me a visão.

JP, a hora da transmissão do jogo terá a ver com a mudança da hora de verão para inverno? Talvez eles não a façam já no próximo fim de semana e aí sejam as 3 horas de diferença, mas isto sou eu a supor. Bom post, falta só a tua entrevista para ficar perfeito. :compinchas:

É uma boa leitura e provavelmente andará perto da verdade. Em relação à entrevista, não sei como a poderia encontrar na internet.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Estavas de casaco preto com riscas brancas à frente?

Sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

carrega no icone e vê no site

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Alguém sabe como posso corrigir aquilo? Nunca me tinha acontecido.

Edit - e não são só as de Istambul, as de Madrid, pelo menos, também foram à vida.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe como posso corrigir aquilo? Nunca me tinha acontecido.

Edit - e não são só as de Istambul, as de Madrid, pelo menos, também foram à vida.

Esgotaste o limite que a tua conta do photobucket tem. Em princípio acho que no próximo mês(?) já aparecem de novo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...