zunaiki Publicado 24 Outubro 2016 Não me lembro de ver o EMEM tão pequeno. 6 saves.... :estrelas: Não é fácil manter-se um save activo e com a saída de um novo FM leva a que esta secção fique estagnada no aparecimento de novos saves. Bem sabes que para se ter um save organizado e legível temos de perder algumas horas e nem sempre as temos disponíveis para este passatempo. Falo por mim, pois até tenho aqui um save e gostaria de ser mais rápido a actualizar e a mostrar as novidades, todavia nem sempre isso é possível. Agora, por outro lado, também considero positivo ter um save tão longo porque até me acaba por congestionar a compra do próximo FM. Assim a carteira só volta a mexer lá para uma boa steam sale ou quando sair em 2018 :p. Compartilhar este post Link para o post
Lavrador Publicado 24 Outubro 2016 Não me lembro de ver o EMEM tão pequeno. 6 saves.... :estrelas: Creio que o momento alto disto foi no 08 ou no 09, desde dai a tendencia tem sido para decrescer, alias a própria qualidade dos saves mostra isso, o melhor exemplo é que antigamente as actualizações eram mensais (no jogo) e neste momento os savers optam por anuais, dantes postavamos as estatisticas de cada jogo e a analise a cada um e hoje em dia postamos o calendario de jogos e fazemos um apanhado geral do que se passou, e atenção contra mim mesmo falo. Um save no EMEM antigamente facilmente chegava aos 500 post, hoje em dia temos basicamente o Jonasthern a comentar sozinho os saves todos e se um save tiver mais de 100 post é muito bom. E é impressão minha ou este ano o próprio topico da Beta esta com menos adesão? Infelizmente creio que a tendencia do EMEM é para decrescer, alias não é só no cmpt, o mesmo se passa em todos os foruns do mesmo género, acho que a tendencia das pessoas é cada vez mais postar em grupos do fb ou assim, e sendo realista, noto que o cmpt é cada vez menos um forum dedicado ao fm mas mais ao offside e ao futebol real. Eu não sei o que fizeram naquele ano de 2008 para o EMEM ter tanta adesão e tanta qualidade, aliás, talvez tenhamos nós proprios "destruido" um pouco o EMEM ao falar de maneiras menos corretas com os novatos que faziam saves 1 epoca e depois pediam para encerrar. Se calhar se na altura esses novatos tivessem tido mais apoio hoje tinhamos mais movimento. As ultimas grandes iniciativas que chamaram algum pessoal ainda foi a escola dos savers ou la o que era e o save do mês (sim ja sei que vou ser sacrificado por causa de o ter mencionado, mas a realidade é que essa "competição" extra motivava muito pessoal a postar). Por fim neste momento a única solução que posso ver é tentar chamar o pessoal que posta nos topicos das reacções ou dos saves não detalhados a arriscar-se num save e o pessoal ir tentando apoiar a comentar/acompanhar os saves activos (ja sei que tambem vêm agora aqueles que dizem que os comentários não fazem o save blabla, mas a verdade é que para mim neste meu último save sempre que tinha um comentário do Jonasthern alegrava-me porque sentia que tava a postar não só para mim mas tambem para outra pessoa.) Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 25 Outubro 2016 Eu creio que o "problema" mesmo é a vida pessoal de cada um . Já não temos 16 anos e o tempo para postar dessa forma que falas já não existe. É verdade que com o FM 17 muito provavelmente a secção vai levar um boozinho e haver mais saves, a questão é se depois esses saves se vão manter ou se pouco tempo depois se vão embora. E novamente quanto ao postar mês a mês, ou época a época penso que também será pelo pouco movimento. Basta ver o save do CMPT, ele postava praticamente mês a mês só que assim se for preciso estamos a postar 3 ou 4 atualizações sem ninguém dizer nada e isso também dá um aspeto mau ao save. Ao menos assim posta-se meia época de cada vez e quase de certeza que há um post a separar a próxima atualização :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Pedrovsky Publicado 25 Outubro 2016 É como o Fabio diz, a malta que por cá postava em 2008 foi crescendo e a vida traz responsabilidades que roubam o tempo que antes se dedicava a isto. Falo por mim, venho cá todos os dias dar um saltinho e vou acompanhando a maior parte dos saves, mas raramente comento porque os saves que acompanho com mais gosto não se movem por comentários. Depois hoje em dia, mesmo a sociedade no geral bombardeia os miúdos que antes poderiam acabar aqui a postar com mil e uma distracções diferentes e fica difícil terem tempo e níveis de atenção que cheguem, para assumir o "compromisso" de partilhar um save na Internet. Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 25 Outubro 2016 Todos têm razão, eu próprio sofri dos mesmos males, falta de tempo sobretudo, mas tento vir sempre cá todos os dias porque gosto muito de acompanhar os saves do pessoal. Mas como disse, pode ser que melhore, temos de ser positivos. Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 25 Outubro 2016 Como vos percebo. Dei ca uma vista de olhos e como ja foi mencionado anteriormente, nunca vi isto com tao pouca atividade. Que pena. Realmente pro volta dos anos mencionados acima isto tinha uma atividade incrivel. Sem querer faltar ao respeito a ninguem, que saudades dos saves de users como Cesario_Dalta, Dario Pinto, Red Prince, Six Strings, Bad Motherfucker, Kewl, Zlatan, Saka... Mencionei ha uns tempos atras que o Save do Mes poderia ser uma boa iniciativa para voltar a ter mais atividade aqui. Precisamos de ideias para ressuscitar esta seccao. Compartilhar este post Link para o post
Arnold Publicado 25 Outubro 2016 Eu creio que o "problema" mesmo é a vida pessoal de cada um . Já não temos 16 anos e o tempo para postar dessa forma que falas já não existe. É verdade que com o FM 17 muito provavelmente a secção vai levar um boozinho e haver mais saves, a questão é se depois esses saves se vão manter ou se pouco tempo depois se vão embora. E novamente quanto ao postar mês a mês, ou época a época penso que também será pelo pouco movimento. Basta ver o save do CMPT, ele postava praticamente mês a mês só que assim se for preciso estamos a postar 3 ou 4 atualizações sem ninguém dizer nada e isso também dá um aspeto mau ao save. Ao menos assim posta-se meia época de cada vez e quase de certeza que há um post a separar a próxima atualização :mrgreen: Basicamente é isto. E cadete, o save do mês não vai solucionar nada. Acho que a melhor solução é tentar promover a secção aos users mais recentes. Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 25 Outubro 2016 Remember a "Escola de Saves" ou lá o que era :lol: Grande Some1 ! Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 25 Outubro 2016 Basicamente é isto. E cadete, o save do mês não vai solucionar nada. Acho que a melhor solução é tentar promover a secção aos users mais recentes. Entao vamos la promove-la... Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 25 Outubro 2016 Se meia dúzia de users que postam no "Reações" fizessem o save no EMEM, já era uma boa ajuda para isto ficar animado. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 25 Outubro 2016 Vou escrever isto como membro da comunidade porque aqui, nesta secção, sou um utilizador normal como qualquer outro. Esta é a minha opinião pessoal sobre este assunto. Em primeiro lugar eu só considero preocupante os meros seis saves ativos nesta secção (cinco se formos rigorosos) se estivermos a falar em quantidade porque em qualidade acho que o panorama é muito diferente. Não estive aqui nesses anos do FM08 ou 09 mas abri o tópico há dois anos e nessa altura ainda apanhei a secção mais movimentada, não só em número de saves como também de utilizadores. Posso dizer que nesse tempo só acompanhava uns quatro ou cinco saves regularmente. Ironicamente esse número mantém-se actualmente, ou mantinha-se porque dois saves que acompanhava foram encerrados. Sinceramente não estou muito preocupado com o facto de serem apenas seis (ou cinco), estaria mais preocupado se fossem apenas seis e todos mal trabalhados. Como já disse prefiro qualidade a quantidade e portanto, pessoalmente, gosto mais de ter cinco saves com um bom trabalho gráfico e uma boa componente escrita do que vinte ou trinta com trinta mil imagens não redimensionadas e a dizer “muitas vitórias, 1º lugar isolados, estamos na Taça, jogador X limpa tudo, etc etc etc”. Resumindo estes dois parágrafos: muita atenção que falta de quantidade não significa falta de qualidade. Quanto ao ponto do Lavrador e falando dos comentários eu vou ser mortalmente sincero (sim, vou dizer :mrgreen:): Visualizações > Comentários. E porquê? Basicamente as visualizações são muito mais fiáveis e dão melhores dados no que toca à popularidade do save do que os comentários. Só para dar um exemplo há alguns anos atrás tinha o hábito de ver saves do FManager (versão brasileira do CMPT, sendo reconhecido pela SI – tal como este fórum) que eram realmente fantásticos. No entanto nunca comentei porque obviamente não tenho conta lá. Este é a lógica das visualizações: pessoas que veem e acompanhavam o save. Podem ser utilizadores do CMPT, podem ser pessoas que gostam de FM, podem ser pessoas que gostam de carreiras online… tanto faz. O que é melhor: um comentário ou mais de 100 visualizações? Com um comentário sabem que há uma pessoa que escreveu no tópico mas com mais de 100 visualizações vocês sabem que mais de 100 pessoas foram ao tópico (ou então duas carregaram no F5 50 vezes :mrgreen:). E já agora em relação aos comentários eu vou tocar noutro ponto: eu muito sinceramente prefiro não os ter do que ter um ou dois a dizer “bom mês, equipa forte, etc”. Basicamente é o tal ponto da qualidade vs quantidade. Ao abrir tópico nesta zona é suposto haver uma interação entre saver e users e isso funciona para os dois lados. Muita malta queixa-se disto mas depois há pessoas que têm tópico e respondem única e exclusivamente com um “obrigado :wink:” ou “:compinchas:”. Ainda me lembro quando fiz um comentário construtivo num save que entretanto já foi apagado e o autor respondeu-me com um “:wink:”. Tipo… uma pessoa lê, uma pessoa tenta compreender aquilo que se passou e o gajo responde assim? No mínimo uma falta de repeito. Eu pessoalmente acho que devia haver esse duplo trabalho de fazer com que os users comentem com critério e os savers respondessem também com critério. Falam com saudades de certos users e com razão mas sabem de quem eu tenho mais saudades? Do Lourenço. O gajo era um dos poucos que interagia como deve ser, com comentários inteligentes e que estimulavam o debate dentro do tópico. Ainda me lembro de ele comentar no meu save e colocar várias questões pertinentes. De gajos que dizem bom mês e tal e que causam pouca interacção nenhumas. Prefiro ter os comentários do JonasThern e do Luis Enrique de x em x tempos que são interessantes e estimulam algum debate/reflexão naquilo que faço no jogo do que do user A, B, C e D que passam pelo tópico e dizem "bom mês", "bons resultados", "muito forte" e similares. Para mim é muito mais desmoralizador ter comentários idiotas no tópico do que não os ter. Aliás houve uma altura onde praticamente não tinha comentários no save e estive bastante feliz com isso. 150/200 visualizações significava que pelo menos alguém tinha visto aquilo portanto... siga marinha. :lol: Quanto ao Save do Mês respeito a opinião mas já não devem estar lembrados dos últimos tempos desta iniciativa onde as últimas eleições já só tinham uma meia dúzia de votos. Quando era novidade a malta participava e votava mas depois com o passar do tempo a chama apagou-se. Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 25 Outubro 2016 O Save do Mês, nos moldes certos, vai ser sempre positivo porque traz competitividade e competitividade é sempre positivo. Eu quando tive o meu save de maior duração (e que me deixa sempre contente quando alguém me vem falar do António Barbosa), parte da motivação era porque achava o save que era o save do mês uma abominação, portanto queria fazer algo melhor que aquilo. Entretanto descobri outros saves que também eram bons e queria que o meu fosse melhor que o deles. Claro que também queria contar a minha história e tudo mais, mas, tal como disse, para mim, parte da motivação para o levar em frente era essa competitividade. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 25 Outubro 2016 (editado) Em primeiro lugar eu só considero preocupante os meros seis saves ativos nesta secção (cinco se formos rigorosos) se estivermos a falar em quantidade porque em qualidade acho que o panorama é muito diferente. Não estive aqui nesses anos do FM08 ou 09 mas abri o tópico há dois anos e nessa altura ainda apanhei a secção mais movimentada, não só em número de saves como também de utilizadores. Posso dizer que nesse tempo só acompanhava uns quatro ou cinco saves regularmente. Ironicamente esse número mantém-se actualmente, ou mantinha-se porque dois saves que acompanhava foram encerrados. Sinceramente não estou muito preocupado com o facto de serem apenas seis (ou cinco), estaria mais preocupado se fossem apenas seis e todos mal trabalhados. Como já disse prefiro qualidade a quantidade e portanto, pessoalmente, gosto mais de ter cinco saves com um bom trabalho gráfico e uma boa componente escrita do que vinte ou trinta com trinta mil imagens não redimensionadas e a dizer “muitas vitórias, 1º lugar isolados, estamos na Taça, jogador X limpa tudo, etc etc etc”. E já agora em relação aos comentários eu vou tocar noutro ponto: eu muito sinceramente prefiro não os ter do que ter um ou dois a dizer “bom mês, equipa forte, etc”. Basicamente é o tal ponto da qualidade vs quantidade. Ao abrir tópico nesta zona é suposto haver uma interação entre saver e users e isso funciona para os dois lados. Muita malta queixa-se disto mas depois há pessoas que têm tópico e respondem única e exclusivamente com um “obrigado :wink:” ou “:compinchas:”. Ainda me lembro quando fiz um comentário construtivo num save que entretanto já foi apagado e o autor respondeu-me com um “:wink:”. Tipo… uma pessoa lê, uma pessoa tenta compreender aquilo que se passou e o gajo responde assim? No mínimo uma falta de repeito. Eu pessoalmente acho que devia haver esse duplo trabalho de fazer com que os users comentem com critério e os savers respondessem também com critério. Porque fui eu que lancei um pouco a discussão, vamos lá :mrgreen: 1º Paragráfo : Concordo com o que dizes. Por exemplo já cheguei a ver o EMEM com 7 páginas em que se atualizava de manhã e à tarde o save já ia na 3º página e maior parte era palha. A questão é que também já vi o EMEM só ter 2 páginas mas a 1º página estava carregada de bons saves. 6 saves ativos parece-me manifestamente pouco para o que já se viu aqui. 2º Parágrafo : É igual ao 1º, nem tinha reparado :lol: 3º Paragráfo : Aqui divido em duas e já explico porquê. É verdade que os comentários são um pouco como os saves. Para os fazer devia haver um pouco de qualidade. Um comentário que seja " Bom mês " nem dá para tu responderes grande coisa nem dá para perceber se alguém leu alguma coisa do que tu escreveste. Acaba também por prejudicar a tal questão da interação. Os comentários servem sobretudo para interagir com o saver. Quando comento um save tento sempre focar pontos que ele deixou que me pareceram importantes e se reparar em algo que ele não tenha mencionado, pergunto. Pode-lhe ter escapado e assim há uma interação. O 2º ponto foca-se um bocado nisto. É que os comentários trazem interação e as visualizações não, apesar de concordar que os 2º são mais importante. E a interação é importante para o desenrolar do save, porque lá está, às vezes não se mete tudo nas atualizações e depois acaba por se meter nos comentários e aí outros users também podem ver isso. Mas volto a frisar que concordo com a questão da qualidade. Porque se um gajo comenta é no fundo porque gostou do que leu e acaba por transmitir ao saver. Se vai comentar só para aparecer e dar barraca é muito mais desmoralizador porque um gajo pensa que escreveu as coisas para o boneco. Nunca mais me esqueço num save do CMPT ( creio que foi no do Sporting, no desafio da academia ) e o rapaz tinha uma atualização em que tinha a 2º mão de uma taça frente ao Guimarães e perdeu, mas tinha ganho na 1º mão. A imagem da 1º mão estava na página anterior e quem seguia sabia que ele tinha seguido em frente, mas mesmo assim ele escreveu no texto que tinha passado e alguém comentou algo do género " Pena a eliminação frente ao Guimarães, de resto excelente " :lol: Isto sim é um facada, tanto é que creio que ele depois até lhe respondeu menos bem. Editado 25 Outubro 2016 por FabioK Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 26 Outubro 2016 (editado) Creio que o momento alto disto foi no 08 ou no 09, desde dai a tendencia tem sido para decrescer, alias a própria qualidade dos saves mostra isso, o melhor exemplo é que antigamente as actualizações eram mensais (no jogo) e neste momento os savers optam por anuais, dantes postavamos as estatisticas de cada jogo e a analise a cada um e hoje em dia postamos o calendario de jogos e fazemos um apanhado geral do que se passou, e atenção contra mim mesmo falo. Um save no EMEM antigamente facilmente chegava aos 500 post, hoje em dia temos basicamente o Jonasthern a comentar sozinho os saves todos e se um save tiver mais de 100 post é muito bom. E é impressão minha ou este ano o próprio topico da Beta esta com menos adesão? Infelizmente creio que a tendencia do EMEM é para decrescer, alias não é só no cmpt, o mesmo se passa em todos os foruns do mesmo género, acho que a tendencia das pessoas é cada vez mais postar em grupos do fb ou assim, e sendo realista, noto que o cmpt é cada vez menos um forum dedicado ao fm mas mais ao offside e ao futebol real. Eu não sei o que fizeram naquele ano de 2008 para o EMEM ter tanta adesão e tanta qualidade, aliás, talvez tenhamos nós proprios "destruido" um pouco o EMEM ao falar de maneiras menos corretas com os novatos que faziam saves 1 epoca e depois pediam para encerrar. Se calhar se na altura esses novatos tivessem tido mais apoio hoje tinhamos mais movimento. As ultimas grandes iniciativas que chamaram algum pessoal ainda foi a escola dos savers ou la o que era e o save do mês (sim ja sei que vou ser sacrificado por causa de o ter mencionado, mas a realidade é que essa "competição" extra motivava muito pessoal a postar). Por fim neste momento a única solução que posso ver é tentar chamar o pessoal que posta nos topicos das reacções ou dos saves não detalhados a arriscar-se num save e o pessoal ir tentando apoiar a comentar/acompanhar os saves activos (ja sei que tambem vêm agora aqueles que dizem que os comentários não fazem o save blabla, mas a verdade é que para mim neste meu último save sempre que tinha um comentário do Jonasthern alegrava-me porque sentia que tava a postar não só para mim mas tambem para outra pessoa.) Nessa altura o EMEM era simplesmente fantástico. Registei-me neste fórum devido essencialmente a esta secção e, como tantos outros, criei um número significativo de saves. Tanto que tenho um nas Carreiras Notáveis e dois nos Jogos Terminados, se não me engano. A questão é que este cantinho também está a sofrer um mal que está a pairar sobre o fórum completo: a falta de adesão de novos utilizadores. Não é só aqui que isto está parado. Mesmo a parte do offside já foi muito mais movimentada. Isto talvez se justifique devido à falta de inovação da plataforma e uma vez que há fóruns de qualidade superior, as pessoas acabam por preferir outros espaços a este - o facebook também prejudicou um pouco. Li por alto, mas alguns referiram que já não temos 16 anos e falta de tempo é mais notória. É verdade, mas supostamente deveriam ser os miúdos que hoje em dia têm 16 anos a postar com regularidade. Não houve a tal transição. Já não jogo FM e, por isso, posso estar a dizer asneira, mas será que este FM tem tanta adesão quanto os de há 8 anos atrás tinham? É que antes o que beneficiava o jogo era a simplicidade. Agora as versões actuais exigem mais paciência e se calhar isso afasta as pessoas - atenção que isto não é uma coisa má, pelo contrário. A febre pelo FM07 e 08 foi qualquer coisa de inacreditável. Esses jogos tiveram uma adesão incrível. Bateu cá uma nostalgia ao entrar neste tópico. Naqueles tempos quem era o rei disto tudo era o Kewl. As apresentações eram inacreditáveis. Grandes tempos que passei por aqui e posso dizer que fui um sortudo por ter falado com tanto pessoal espectacular que por aqui passou. Que saudades! Editado 26 Outubro 2016 por Eden Hazard Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 26 Outubro 2016 Nessa altura o EMEM era simplesmente fantástico. Registei-me neste fórum devido essencialmente a esta secção e, como tantos outros, criei um número significativo de saves. Tanto que tenho um nas Carreiras Notáveis e dois nos Jogos Terminados, se não me engano. A questão é que este cantinho também está a sofrer um mal que está a pairar sobre o fórum completo: a falta de adesão de novos utilizadores. Não é só aqui que isto está parado. Mesmo a parte do offside já foi muito mais movimentada. Isto talvez se justifique devido à falta de inovação da plataforma e uma vez que há fóruns de qualidade superior, as pessoas acabam por preferir outros espaços a este - o facebook também prejudicou um pouco. Li por alto, mas alguns referiram que já não temos 16 anos e falta de tempo é mais notória. É verdade, mas supostamente deveriam ser os miúdos que hoje em dia têm 16 anos a postar com regularidade. Não houve a tal transição. Já não jogo FM e, por isso, posso estar a dizer asneira, mas será que este FM tem tanta adesão quanto os de há 8 anos atrás tinham? É que antes o que beneficiava o jogo era a simplicidade. Agora as versões actuais exigem mais paciência e se calhar isso afasta as pessoas - atenção que isto não é uma coisa má, pelo contrário. A febre pelo FM07 e 08 foi qualquer coisa de inacreditável. Esses jogos tiveram uma adesão incrível. Bateu cá uma nostalgia ao entrar neste tópico. Naqueles tempos quem era o rei disto tudo era o Kewl. As apresentações eram inacreditáveis. Grandes tempos que passei por aqui e posso dizer que fui um sortudo por ter falado com tanto pessoal espectacular que por aqui passou. Que saudades! Verdade. Velhos tempos. Eu por exemplo já estou nos meus 32 e acho incrível como ja passaram 10 anos desde que me registei aqui. Belos anos esses de 2008 e 2009. Ainda jogo FM mas não com tanta regularidade. Vou comprar o FM17 e vou tentar postar aqui um save para fazer lembrar os velhos tempos. Veremos. Saudações futebolísticas... Compartilhar este post Link para o post
Roma Publicado 26 Outubro 2016 Acho que o próprio youtube e twitch podem ter ajudado a esta quebra. Os fóruns deste género que continuam sempre em alta, são os espanhóis. Aquela malta faz com cada parede de texto na hora de comentar saves que é uma coisa absurda. Compartilhar este post Link para o post
CM.PT.85 Publicado 26 Outubro 2016 Eu cá, já não consigo jogar FM sem mostrar aqui nesta comunidade. Nem que daqui a dois anos, esteja aqui sozinho :D Aliás, o CMPT para mim é só EMEM. O link que tenho gravado vem logo para este fórum. Concordo com a cena do "novo FM a sair" e isso tudo, mas também parece que já estavam à espera do novo FM desde Fevereiro/Março. Da minha parte, cá estarei no próximo mês com um novo save e irei mais uma vez trabalhá-lo para que vá para as carreiras notáveis. De resto, prometo que irei fazer um esforço para seguir outros saves que me chamem a atenção, de forma a isto se tornar mais interactivo. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 26 Outubro 2016 Verdade. Velhos tempos. Eu por exemplo já estou nos meus 32 e acho incrível como ja passaram 10 anos desde que me registei aqui. Belos anos esses de 2008 e 2009. Ainda jogo FM mas não com tanta regularidade. Vou comprar o FM17 e vou tentar postar aqui um save para fazer lembrar os velhos tempos. Veremos. Saudações futebolísticas... Ontem fui recordar o meu save e em Novembro faz 8 anos que o terminei. Os anos estão a passar muito depressa. :lol: Acho que o próprio youtube e twitch podem ter ajudado a esta quebra. Os fóruns deste género que continuam sempre em alta, são os espanhóis. Aquela malta faz com cada parede de texto na hora de comentar saves que é uma coisa absurda. Posta aqui o link desses fóruns para ver. Fiquei curioso. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 26 Outubro 2016 (...) 3º Paragráfo : Aqui divido em duas e já explico porquê. É verdade que os comentários são um pouco como os saves. Para os fazer devia haver um pouco de qualidade. Um comentário que seja " Bom mês " nem dá para tu responderes grande coisa nem dá para perceber se alguém leu alguma coisa do que tu escreveste. Acaba também por prejudicar a tal questão da interação. Os comentários servem sobretudo para interagir com o saver. Quando comento um save tento sempre focar pontos que ele deixou que me pareceram importantes e se reparar em algo que ele não tenha mencionado, pergunto. Pode-lhe ter escapado e assim há uma interação. O 2º ponto foca-se um bocado nisto. É que os comentários trazem interação e as visualizações não, apesar de concordar que os 2º são mais importante. E a interação é importante para o desenrolar do save, porque lá está, às vezes não se mete tudo nas atualizações e depois acaba por se meter nos comentários e aí outros users também podem ver isso. Mas volto a frisar que concordo com a questão da qualidade. Porque se um gajo comenta é no fundo porque gostou do que leu e acaba por transmitir ao saver. Se vai comentar só para aparecer e dar barraca é muito mais desmoralizador porque um gajo pensa que escreveu as coisas para o boneco. Nunca mais me esqueço num save do CMPT ( creio que foi no do Sporting, no desafio da academia ) e o rapaz tinha uma atualização em que tinha a 2º mão de uma taça frente ao Guimarães e perdeu, mas tinha ganho na 1º mão. A imagem da 1º mão estava na página anterior e quem seguia sabia que ele tinha seguido em frente, mas mesmo assim ele escreveu no texto que tinha passado e alguém comentou algo do género " Pena a eliminação frente ao Guimarães, de resto excelente " :lol: Isto sim é um facada, tanto é que creio que ele depois até lhe respondeu menos bem. Eu por exemplo raramente comento porque por vezes não consigo escrever aquilo que considero um bom comentário. Do meu ponto de vista (opinião pessoal e aquilo que eu faço) mais vale não escrever do que escrever um comentário só para “encher” e dizer “vi esta atualização”. Mas se também não houver comentários (e portanto não existir essa interação) ninguém morre por causa disso. Para mim um dos melhores saves que está nas secções lá de cima é um do Doce nos JT que vai até 2050 e tal e onde o homem tem tipo 6 ou 7 posts seguidos no tópico sem comentários. Para mim isso é aquilo que deve ser o EMEM: não desistir por não ter comentários e continuar a jogar e a postar. Eu por acaso lembro-me uma do infinito naquele tópico do “Olhos em Bico” onde ele estava no Luch da 2ª Div. Russa e apareceu um gajo qualquer a dizer que “a Europa ainda é possível”. :lol: Que lol, o homem não só não lê a atualização como nem sequer repara nas imagens e não vê que o CSKA, Zenit, Dínamo e afins não estavam naquela divisão. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Roma Publicado 26 Outubro 2016 Aqui fica a quem pediu para dar uma vista de olhos ao fórum espanhol http://www.fmsite.net/forums/topic/78054-la-media-luna-que-acecha-europa/ Escolhi uma história random. Vejam só a troca de comentários :lol: malucos do crl. Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 26 Outubro 2016 Aqui fica a quem pediu para dar uma vista de olhos ao fórum espanhol http://www.fmsite.net/forums/topic/78054-la-media-luna-que-acecha-europa/ Escolhi uma história random. Vejam só a troca de comentários :lol: malucos do crl. Fui lá ver esse forum e aquilo é outra realidade, tens lá um tópico com 40000 visitas :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Saka Publicado 26 Outubro 2016 Boas malta sai das profundezas tipo Undertaker...Estou a vários anos sem aparecer aqui é certo, razoes...deixei de jogar FM como jogava agora estou mias viciado em fifa, a minha escrita esta bem mal, já era mas agora ainda esta pior pois na altura que postava era aqui que praticava alguma escrita já que meu trabalho raramente escrevo. Porque de não haver muitos saves a malta de hoje em dia quer é mostrar que é maior do seu bairro e sem fazer muito, acham que alguém tem paciência de passar quase duas horas a preparar uma actualização do seu save?! Já na altura que andava aqui muita gente queria o ganhar coisas fantásticas ao construir uma historia que cativa se as pessoas a seguir, queriam mais andar atrás de membros para fazer se faziam batota ou não, sendo que muito também tentavam matar a nascença qualquer miúdo novo que se lança se por ter uma escrita mais ou menos, isto tudo junto e mais outras situações que na vou falar levaram a que as pessoas fossem se afastando... Sendo que so apareci aqui pois meu amigo de sempre Roma, que é das pessoas que mais adorei a ver aqui, as suas historias deveriam estar aqui num manual do que ser user pois ele escrevia bem, mas as vezes era um autentico Peseiro e isso é que prendia as pessoas a seguir o save pois ele não era jogador de ganhar fácil para seu save ter alguma conquista tinha de ser bem suada, na minha opinião acho que falta essa cultura no emem, que eu sempre lutei, umas vezes bem entendido outras nem por isso, mas se forem ver fóruns Brasileiros ou espanhóis, numa vi la um gajo ganhar tudo e despejar só resultados á sempre uma historia por detrás. Para finalizar acerca dos comentários, que querem que um gajo diga? Se estão só despejar resultados e conquistas para mostrarem que são os melhores?! E copiando um dos users que mais seguia.... RIP Compartilhar este post Link para o post
zunaiki Publicado 26 Outubro 2016 (editado) Bem, uma coisa é certa a discussão trouxe aqui algumas caras com bastante história do fórum, principalmente do EMEM. Como já referi antes a disponibilidade horária que se tem de dar a um save, de qualquer envergadura que seja, coloca alguma dificuldade acrescida e a falta de motivação leva a que as pessoas simplesmente desistam mesmo que tenham comentários ou visualizações. Para além disso, quem acompanhou o desenvolvimento deste fórum, e da secção em particular, foi ganhando outras responsabilidades que lhes retirou essa mesma disponibilidade. Por outro lado, começaram a surgir novas plataformas de informação e comunicação, como o Facebook e/ou até mesmo o Youtube/Twitch, que permitem a divulgação para plateia mais vasta. Adicionalmente, estas plataformas tiveram um boom, começando a distribuir quantias monetárias significativas a quem tivesse a capacidade de suceder naquele meio. Ora tal como ocorreu no nosso tempo o desenvolvimento tecnológico foi diferente para esta nova geração, acabando-a por a empurrar para esta vertente cinematográfica e com uma possibilidade de sucesso bem maior. Actualmente este problema começou a ter um destaque mais preponderante, de tal forma que até este cantinho já contou com várias opiniões e perspectivas, enquanto que o número de saves se manteve. Não é fácil esta transição e até pode ser já tarde para se apanhar o comboio. Apesar de o FM ter agora uma preponderância forte na comunidade futebolística, tendo o apreço de jogadores e treinadores profissionais, a verdade é que este patamar chegou aos outros meios, que eu já mencionei, e não a este fórum. De tal forma isto é comprável que dos 5 dos 6 saves presentes na secção são todos de membros com alguns anos de casa, sendo provável que já tenham participado mais do que uma vez em projectos deste tipo. Editado 26 Outubro 2016 por zunaiki Compartilhar este post Link para o post
Dem20 Publicado 26 Outubro 2016 Com esta discussão toda acho que hoje cheguei a conclusão que quero mesmo que isto volte a renascer , com isso vou começar um save nesta secção e vou tentar chamar uns amigos viciados no jogo para ver se alinham em postar aqui também . Irei fazer o que estiver ao alcance para tentar que o EMEM volte a crescer ! Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 26 Outubro 2016 Com esta discussão toda acho que hoje cheguei a conclusão que quero mesmo que isto volte a renascer , com isso vou começar um save nesta secção e vou tentar chamar uns amigos viciados no jogo para ver se alinham em postar aqui também . Irei fazer o que estiver ao alcance para tentar que o EMEM volte a crescer ! Atitude de louvar :handclap: Compartilhar este post Link para o post