Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Cabeça de giz

[EMEM] O Cantinho dos Savers

Publicações recomendadas

Li por alto, mas alguns referiram que já não temos 16 anos e falta de tempo é mais notória. É verdade, mas supostamente deveriam ser os miúdos que hoje em dia têm 16 anos a postar com regularidade. Não houve a tal transição. Já não jogo FM e, por isso, posso estar a dizer asneira, mas será que este FM tem tanta adesão quanto os de há 8 anos atrás tinham? É que antes o que beneficiava o jogo era a simplicidade. Agora as versões actuais exigem mais paciência e se calhar isso afasta as pessoas - atenção que isto não é uma coisa má, pelo contrário. A febre pelo FM07 e 08 foi qualquer coisa de inacreditável. Esses jogos tiveram uma adesão incrível.

A questão não é só essa. É que por exemplo eu quando me iniciei como é óbvio fazia posts que eram uma cagada completa e tive o Moskito se não me engano, logo a dar-me alguns conselhos ( mas publicamente, mesmo nos comentários ) de como melhorar e etc etc . São coisas que a meu ver fazem falta ainda hoje em dia, porque há saves que estruturalmente podem ser melhores mas a malta não diz nada por duas razões : não está para se chatear e normalmente quem está do outro lado também não tem a habilidade de ver isso como uma crítica construtiva e vê como uma crítica destrutiva e começa logo espingardar. Depois também é a tal coisa, há 10 anos atrás já havia pessoal que só tinha saves para ter comentários, hoje já nem os criam porque vêem que isto está morto :mrgreen:

Eu por exemplo raramente comento porque por vezes não consigo escrever aquilo que considero um bom comentário. Do meu ponto de vista (opinião pessoal e aquilo que eu faço) mais vale não escrever do que escrever um comentário só para “encher” e dizer “vi esta atualização”.

Mas se também não houver comentários (e portanto não existir essa interação) ninguém morre por causa disso. Para mim um dos melhores saves que está nas secções lá de cima é um do Doce nos JT que vai até 2050 e tal e onde o homem tem tipo 6 ou 7 posts seguidos no tópico sem comentários. Para mim isso é aquilo que deve ser o EMEM: não desistir por não ter comentários e continuar a jogar e a postar.

Eu por acaso lembro-me uma do infinito naquele tópico do “Olhos em Bico” onde ele estava no Luch da 2ª Div. Russa e apareceu um gajo qualquer a dizer que “a Europa ainda é possível”. :lol: Que lol, o homem não só não lê a atualização como nem sequer repara nas imagens e não vê que o CSKA, Zenit, Dínamo e afins não estavam naquela divisão. :lol:

Percebo e concordo contigo e acho que não é isso que deve motivar alguém a criar aqui um save, mas sim o gosto de jogar e de partilhar com as pessoas. No entanto eu acho que a interação também é boa sei lá :mrgreen: Por exemplo se eu vou para um clube novo e não digo os objetivos que tenho, se alguém depois me perguntar e eu responder, é uma coisa positiva. Há uma interação e algo que não estava na atualização e que é importante fica a saber-se. Se ninguém me perguntar podemos andar 3 épocas e ninguém sabe os objetivos. Ou então assume-e que não há objetivos :mrgreen:

Pois lá está....isso é só parvo. E já que falas no save do Infinito, aproveito para falar nele por outra coisa : a inovação. O save do infinito fugia ao mais tradicionais, não tinha uma linguagem comum ( :mrgreen: ) , nem grandes gráficos mas era um save inovador pela forma como ele o montava.... e nem teve em equipas por aí além o que a mim também me parece deixar claro que não são as conquistas ou não que levam o pessoal a seguir um save. E quando falo em inovar não falo só em aparecer algo incomum. Há dezenas de desafios aqui no fórum e sempre que há alguém que faz um deles e o posta no tópico das reacções imediatamente capta a minha atenção.....e acredito que seja assim com muita gente. Aliás já temos um save do FM17 e é um desafio. Dá-lhe Bdani! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal pode ir às CN/JT, visitar os saves que estão guardados e tirar boas ideias.

De resto, reforçaste a ideia que tinha dito: não houve transição. É complicado, mas os pioneiros também não tinham ninguém para lhes ensinar e conseguiram sobreviver. É uma questão de vontade, responsabilidade e compromisso. Agora claro que imagino que deve ser difícil entrar na secção, ver só seis histórias activas e ter ânimo. Os tempos também eram outros e esta parte do fórum era muito movimentada.

Se eventualmente o fórum sofresse uma remodelação/update da interface, isto podia renascer novamente uma vez que a probabilidade de haver mais registos devido a melhores condições no espaço seria maior.

Como tinha dito, o CMPT está a ficar mais parado. Também se nota este problema na parte do offside. Já houve mais pessoas a comentar, mas está a haver demasiado desgaste e poucas caras novas.

A forma como se fala "´há dez anos atrás..." Isto está a passar tão depressa. :mrgreen:

Editado por Eden Hazard

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal pode ir às CN/JT, visitar os saves que estão guardados e tirar boas ideias.

De resto, reforçaste a ideia que tinha dito: não houve transição. É complicado, mas os pioneiros também não tinham ninguém para lhes ensinar e conseguiram sobreviver. É uma questão de vontade, responsabilidade e compromisso. Agora claro que imagino que deve ser difícil entrar na secção, ver só seis histórias activas e ter ânimo. Os tempos também eram outros e esta parte do fórum era muito movimentada.

Se eventualmente o fórum sofresse uma remodelação/update da interface, isto podia renascer novamente uma vez que a probabilidade de haver mais registos devido a melhores condições no espaço seria maior.

Como tinha dito, o CMPT está a ficar mais parado. Também se nota este problema na parte do offside. Já houve mais pessoas a comentar, mas está a haver demasiado desgaste e poucas caras novas.

A forma como se fala "´há dez anos atrás..." Isto está a passar tão depressa. :mrgreen:

Pode estar mais parado (o offside) mas o número de bonecos é muito baixo, ou pelo menos disfarçam mais. Se fores a ver quase toda a gente que posta consegue ter uma conversa ou discussão em condições.

Nesta altura, é normal haver poucos saves, e é sinal que a malta sabia que quando saísse o novo fm ia cagar no save.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso até gostava de começar um save aqui. Já o fiz uma vez no FM11, mas deu crash dumps na altura. :mrgreen:

A cena é que no meu save já vou em 2031 (FM10), só putos regens e isso, e não tenho pica nenhuma para começar um novo save, seja neste FM ou noutro.

Compartilhar este post

Link para o post

Remember a "Escola de Saves" ou lá o que era :lol: Grande Some1 !

Por acaso se fosse agora não seguia para a frente com isso. Não naqueles moldes pelo menos.

Eu consigo explicar bem porquê é que nessa altura estava tão empenhado aqui, seja a ajudar ou a interagir nos saves, e foi parando ao longo do tempo. Foi esta a secção que me chamou mais a atenção primeiro.

___

Eu fui fazendo aqui vários saves e tentei que fossem complexos. Tive um no San Marino, sem história se não me engano, e outro no Leiria (e que se não me engano depois passei pelo Porto, City, Valência, Genoa, até que fui parar a Islândia). E acrescentei uma história no fim e meti-o no mesmo universo do save que fiz a seguir, o dos Templários. Criei um mundo todo por detrás mas depois fui perdendo um pouco o interesse. Se não me engano durou quase dois anos. Depois o meu disco decidiu dar o berro. Cheguei até a perder a informação e o mail em que tinha a conta Someone e lembro-me que falei com alguém para criar esta.

Depois desse criei um no Pro Vercelli com história mas que não durou muito, acho que por erros. A seguir foi um nas divisões inferiores da Noruega no FM 2015 que também teve história ao início mas depois parei de escrever a história porque dei conta que ninguém queria saber dela, estavam mais interessados no facto de ser uma equipa de uma divisão dos quintos do crl.

O último que fiz foi no Lens e deu m*rda porque o meu disco deu problemas e xau FM. A cena é que no caso do dos Templários, aconteceu-me o mesmo no fim da primeira época mas para não deitar o save ao lixo, voltei a repetir a época. Acho que não tinha paciência para o fazer nos dias de hoje. Ao escrever isto dei-me conta que começo sempre em equipas baixas.

O meu interesse e empenho desceu muito. Tentava ter uma apresentação muito boa, que passou a ser bastante básica. Deixei de escrever saves de ficção para quem só fazia saves de ficção antes. Não só aliado à secção, a vontade de ver futebol e/ou jogar FM desapareceu muito, especialmente esta última. Então depois do último save nunca mais voltei a pegar no FM nem devo voltar tão cedo. Acho que tudo isto é um bocado fruto da idade e de ter outros objectivos e menos tempo. Suponho que para outras pessoas tinha sido um bocado do mesmo.

Ainda sou novo mas comecei os meus primeiros saves aqui há 8-9 anos. Tinha prai 15 ou 16 :lol: Agora no próximo ano já estou a meio caminho dos trinta.

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás, até acho que o regresso do Save do Mês (que até poderia ter algo na frontpage do fórum) seria importante para separar o EMEM do Reacções e afins. Sempre tinha algo mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem falei com os meus amigos mas eles não querem largar saves que já têm a algum tempo e dizem que vão esperar pelo 17 , quanto a mim amanhã já irei criar um tópico no EMEM com um save meu .

Sinceramente eu nem quero saber muito dos comentários porque as vezes há aqueles comentários "Grande trabalho , continua" isso é um comentário que a mim sinceramente me desmotiva um bocado porque parece que a pessoa comenta só por comentar e para parecer bem . Muitas vezes prefiro nem ter comentários do que ter esse tipo de comentários .

Aqui o meu objetivo não é pensar em mim , mas sim pensar no EMEM , apenas quero trazer qualidade e sobretudo quero ajudar a que de uma vez por todas o EMEM volte a crescer ! É difícil mas nada é impossível !

Compartilhar este post

Link para o post

Pode estar mais parado (o offside) mas o número de bonecos é muito baixo, ou pelo menos disfarçam mais. Se fores a ver quase toda a gente que posta consegue ter uma conversa ou discussão em condições.

Nesta altura, é normal haver poucos saves, e é sinal que a malta sabia que quando saísse o novo fm ia cagar no save.

Mesmo o pessoal que não é boneco e comenta coisas com conteúdo, deixou de comentar com tanta frequência.

É normal ter poucos saves, mas nunca apenas seis. É muito pouquinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Novatos, arrisco-me a dizer que tenho o melhor 1º post dum save ^^ podem roubar.

Editado por Lip Iverson

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso se fosse agora não seguia para a frente com isso. Não naqueles moldes pelo menos.

Eu consigo explicar bem porquê é que nessa altura estava tão empenhado aqui, seja a ajudar ou a interagir nos saves, e foi parando ao longo do tempo. Foi esta a secção que me chamou mais a atenção primeiro.

Não era uma crítica ! Apenas lembrei-me a propósito do tema que veio à discussão. Eu acho que na altura ainda participei nisso, mas era demasiado puto e depois caguei naquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebi que não era. :compinchas: Mas agora pessoalmente acho mal limitar seja quem for. Lembro-me que as minhas ideias na altura era tudo ou preto ou branco, não havia nada a meio

Compartilhar este post

Link para o post

Espelho Meu, Espelho Meu...

Ganhaste a Liga dos Campeões com o Rio Ave? Queres mostrar ao mundo a tua equipa do Olivais e Moscavide? Esta secção é para ti...

Na minha opinião mudava-se a descrição um pouco

Compartilhar este post

Link para o post

Espelho Meu, Espelho Meu...

Ganhaste a Liga dos Campeões com o Rio Ave? Queres mostrar ao mundo a tua equipa do Olivais e Moscavide? Esta secção é para ti...

Na minha opinião mudava-se a descrição um pouco

Desde que me lembro, este sempre foi o titulo...acho que tens razao e deveria ser mudado... :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Mostra que o teu Save dava uma história melhor que o Twilight!

Compartilhar este post

Link para o post

A bem da verdade, pelo menos para mim, vai ser sempre o EMEM.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim eu não falei no titulo, mas sim na descrição. Se compararmos o que está lá escrito aos saves que são cá postos nao tem grande coisa a ver

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de ler estas últimas páginas, deu-me o bichinho para criar um save.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta para a moderação, agora qualquer save que acabe vai para os JT? vem descredibilizar completamente essa area a meu ver, estarem la saves de 10 epocas e outros de 1 epoca...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta para a moderação, agora qualquer save que acabe vai para os JT? vem descredibilizar completamente essa area a meu ver, estarem la saves de 10 epocas e outros de 1 epoca...

Já tinha reparado nisso. Se não me engano, vi lá saves que nem uma época tinham feito.

Aliás, basta ver este

http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=172111

Editado por CM.PT.85

Compartilhar este post

Link para o post

E este deve ser um exemplo do que se passa aqui muito. Muitas vezes, a culpa nem é da malta que não comenta. Muitas vezes a culpa é dos próprios savers que abrem um tópico só por abrir e passado um dia perdem a pica. Aconselho a avançarem pelo menos uma época, antes de começarem a postar, para ver se têm a motivação certa. O problema é quando isto acontece várias vezes à mesma pessoa, e depois a malta já não vai tar interessada quando surgir uma coisa boa, pois pensa que a qualquer altura vai fechar.

Perde-se a motivação e depois aparecem os tais erros quando se está a abrir o jogo. Em todos estes anos de FM, nunca tive um crash desses. Acredito que seja por usarem esses updates manhosos de muitas ligas e isso, mas é por isso que nem quero saber disso.

Cumprimentos e nunca mais chega o dia 4 !!

Compartilhar este post

Link para o post

E este deve ser um exemplo do que se passa aqui muito. Muitas vezes, a culpa nem é da malta que não comenta. Muitas vezes a culpa é dos próprios savers que abrem um tópico só por abrir e passado um dia perdem a pica. Aconselho a avançarem pelo menos uma época, antes de começarem a postar, para ver se têm a motivação certa. O problema é quando isto acontece várias vezes à mesma pessoa, e depois a malta já não vai tar interessada quando surgir uma coisa boa, pois pensa que a qualquer altura vai fechar.

Perde-se a motivação e depois aparecem os tais erros quando se está a abrir o jogo. Em todos estes anos de FM, nunca tive um crash desses. Acredito que seja por usarem esses updates manhosos de muitas ligas e isso, mas é por isso que nem quero saber disso.

Cumprimentos e nunca mais chega o dia 4 !!

Eu quase certeza vou começar um save neste novo fm...nao posto nenhum aqui a 2 anos mais ou menos...não sei como isto anda mas espero voltar a ver o EMEM em grande como nos a 3 4 anos atrás

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...